Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor Oliventino » sábado set 27, 2014 12:24 am

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite jfneves,

Se quiseres dispensar do teu tempo agradeço.

De facto na minha autocaravana anterior as baterias estavam colocadas num compartimento à parte...eram de descarga lenta (não AGM) e realmente tinham um tubo transparente na lateral que atravessava o piso para o chão...
Concordo quando alertam para o perigo da libertação de gazes...mas o que é facto é que elas vêm no interior da célula...

Um abraço,


Desculpem a ousadia de tentar responder a mensagem endereçada a outra pessoa, só o faço porque vos conheço, e cálculo que me sim.

A fibra de vidro absorvente AGM, é usada tanto na bateria de arranque como na estacionaria, deepcicle, ou na mista.

A minha primeira autocaravana tinha a bateria para o habitáculo no compartimento do motor, do lado oposto à outra, hoje já não há espaço para isso, cabos curtos, eficaz e barato.
A sua anterior AC terá agora perto de 10 anos, era o tempo de GEL, a nova tem 1 ano é o tempo da AGM, que são estanques e até dão para qualquer posição, a segurança aumentou.
A anterior era de chão duplo, ideal para as colocar apesar de mais caros os cabos, algumas AC têm na garagem, mais caro, mas os topos de gama suportam os preços, e a maioria são veículos pesados.
As que estão debaixo do banco cumprem as normas de construção, fica mais barato, e é preciso concorrer no preço final.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor jfneves » sábado set 27, 2014 2:07 pm

Oliventino Escreveu: Desculpem a ousadia de tentar responder a mensagem endereçada a outra pessoa, só o faço porque vos conheço ......


Caro Oliventino: na parte que me toca a desculpar, não desculpo, muito menos a ousadia, ainda se fosse outra situação qualquer....., mas..… como foi a primeira vez e hoje estou bem disposto, vou relevar…. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nota: Intervenha sempre e sem pedir desculpa. Precisamos é de que as opiniões se discutam para as soluções acontecerem.


Tentando responder ao Luis Agostinho:

De uma maneira geral, estou inteiramente de acordo com o que o companheiro Oliventino afirmou.

Certamente que a construção de autocaravanas estará sujeita a normativos legais, mas sendo esta uma actividade relativamente recente, apenas algumas dezenas de anos e um segmento de mercado que ao contrário do que se passa actualmente, tinha pouca relevância, poderão as referidas normas não abarcarem ainda de uma forma exaustiva todos os aspectos importantes.

Quando falamos de baterias em vaso fechado, com a tecnologia VRLA (GEL eAGM), a questão do local da sua instalação não se coloca.

Restam as baterias em vaso aberto VLA, com electrólito líquido constituído por uma solução aquosa de ácido. Podem ser de manutenção periódica (adicionar água destilada, se em falta) ou sem manutenção.

Nota: Pessoalmente nunca instalaria qualquer uma delas, dentro da célula e muito menos debaixo dos bancos da frente.

As baterias com manutenção, são providas na parte superior de uns bujões ( 6 nas de 12V - 1/célula) roscados ou por tampas atravessadas ( 2 ou 3), com um pequeno orifício no topo dos bujões ou tampas, para permitir a saída dos gases e destinando-se a possibilitar a adição de água destilada.

Estas baterias com manutenção, dada a impossibilidade de se centralizar a descarga dos gases, são de todo inadequadas para o interior, podendo-se no entanto montar dentro de um recipiente fechado, o qual será provido de ventilação para o exterior.

As baterias sem manutenção, que por sua vez já utilizam uma tecnologia de baixa emissão de gases, dispõe de um pequeno orifício num dos lados para colocação de um tubo plástico que vai possibilitar a centralização e o encaminhamento de eventuais gases para o exterior.

Por vezes as pessoas não prestam a devida atenção, essencialmente por desconhecimento, a estes pequenos pormenores, não montando estes dispositivos, ou ainda porque colocam dentro do compartimento das baterias (quando debaixo dos bancos) pequenos objectos que em contacto com o referido tubo da bateria fazem com que este se desconecte da mesma.

Estas últimas, serão certamente as baterias que os fabricantes montam dentro do habitáculo.

Na tua Fiat 130 Multijet - chassis ZFA250, a bateria está montada abaixo do piso, entre o banco do condutor e os pedais, dentro de uma caixa, tendo esta amplas aberturas para os baixos do veículo.

Embora não cabendo totalmente no âmbito deste tópico, adiantarei alguns aspectos em que os fabricantes estão muito pouco preocupados, na posterior utilização e manutenção das ACS, principalmente nas integrais, que é o caso da minha AC, mesmo nas gamas altas (dado que as pessoas aquando da compra das ACs não estão sensibilizadas para estes assuntos, por total desconhecimento):

1 - Nas ACs integrais, os fabricantes não têm ou não querem ter a mínima preocupação em como vai ser possível efectuar a manutenção do motor (uma simples mudança de óleo), em função do acesso patético que constroem para acesso ao vão do motor!!!!!

2- O para-choques frontal do veículo base é manifestamente mais estreito do que a frente da AC. Os fabricantes não tiveram a mais pequena preocupação em fazer um aumento do para-choques inicial, para possibilitar um amortecimento mínimo (em pequenos choques) e consequente protecção dos passageiros!!!!!

3 – Igualmente na parte traseira, isto em todas as ACs, não existe para-choques nenhum, digno desse nome!!!!!!

4 – Circulando as ACs normalmente carregadas ao máximo, muitas delas acima do peso bruto permitido, as molas traseiras (salvo chassis ALCO), não foram reforçadas relativamente ao veículo base, quando normalmente a zona de carga nas ACS está disponibilizada quase na íntegra na traseira, muitas das vezes, toda ela para além do eixo traseiro!!!!!

5 – Montam depósitos de águas cinzentas, adaptados aos diversos chassis, tentando aproveitar todas as reentrâncias dos mesmos. Resultado, não ventilando todos esses pequenos volumes de que é composto o depósito, para que o ar possa ser expulso pela subida da água, quando esta atinge a base desses volumes, os respectivos espaços não são aproveitados.
Nas especificações descriminam: volume do depósito de águas cinzentas - 100 Litros, quando na realidade só dispõem de 50-60% do volume referido!!!!!!

6 – Colocação de cassetes com capacidade de 8-9 Litros, em ACs com lotação para 6 pessoas!!!!!

Pergunto: serão aceitáveis situações semelhantes às descritas? Certamente que não, mas será muito difícil alterar o comportamento dos fabricantes.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor ahlagos » sábado set 27, 2014 5:58 pm

[quote="Oliventino"][quote="ahlagos"]Boa noite,
Porque será que a maioria, senão todos (?), os carros com STOP and GO trazem baterias AGM?
Obrigado[/quote]

Porque a exigência eléctrica é enorme, o motor de arranque é o maior consumidor de um carro, ainda não há bateria com melhor desempenho, já em bom preço, mais leve, não transporta tanto chumbo,usa chumbo mais puro, carrega mais depressa.

Ainda custam mais de 2000€ as recém chegadas Super B, com a tecnologia níquel cadmium tipo telemóvel.
Pesquisem na Internet as Odissey muito usadas em carros de correr e no ar, em som, e outras.[/quote]

Obrigado Oliventino
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor ahlagos » sábado set 27, 2014 5:58 pm

[quote="Oliventino"][quote="ahlagos"]Boa noite,
Porque será que a maioria, senão todos (?), os carros com STOP and GO trazem baterias AGM?
Obrigado[/quote]

Porque a exigência eléctrica é enorme, o motor de arranque é o maior consumidor de um carro, ainda não há bateria com melhor desempenho, já em bom preço, mais leve, não transporta tanto chumbo,usa chumbo mais puro, carrega mais depressa.[/quote]

Obrigado Oliventino pela sua resposta
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor plopes » quarta Oct 08, 2014 2:41 pm

Boa tarde companheiros,

Quero agradecer a todos os intervenientes que transmitiram e que vão continuam a transmitir as suas opiniões, pois hoje seguramente sei bem mais sobre baterias do que sabia há umas semanas atrás :wink:

Entretanto já adquiri Bateria nova como vou descrever no meu "Diário de Bordo".

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor RicardoG » terça dez 09, 2014 10:07 pm

Uma dúvida... a minha bateria da célula foi-se completamente (nem dá para acender a iluminação). Estive para aqui a ler e acho que vou comprar uma vechline de 110AMP. No entanto estou a pensar instalar um painel solar lá para o início do Verão e não sei se esta bateria dá para carregar com o painel. Podem ajudar?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor Duarte » terça dez 09, 2014 11:01 pm

Olá boa noite
Finalmente substitui a minha velha varta por outra Varta LDF 90
http://www.varta-automotive.pt/pt-pt/pr ... 0-090-080/
Imagem

Comprei esta bateria na Camperserv por 183.50 euros com a entrega da velha.
Ainda estive para mudar para AGM, mas os técnicos da Camperserv aconselharam-me estas convencionais chumbo-acido pois segundo eles têm havido montes de problemas com as AGM, pois o carregador de baterias que vêm, na maior parte das autocaravanas não vêm preparado para carregar as baterias AGM (Somente as mais recentes terão esse carregador já preparado para AGM). Falo do carregador de baterias quando se liga á corrente e não do regulador solar.

Não sei se isto será verdade ou têm fundamento, gostaria que os entendidos opinassem sobre o assunto.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor curto » quarta dez 10, 2014 7:33 pm

Oportuna a questão colocada companheiro Duarte. Será que muitos dos problemas relatados por companheiros com as baterias de gel ou agm terão origem no facto de algumas Centralinas (nomeadamente as mais antigas) não estarem preparadas para a carga de todos os tipos de baterias?
Como sabemos a tensão de carga das baterias varia conforme o tipo de bateria sendo maior para as de gel e agm e normalmente estamos muito atentos aos controladores dos painéis solares e esquecemos as centralinas.
Também eu aguardo comentários dos companheiros mais entendidos, embora no meu caso as baterias sejam convencionais de ácido-chumbo.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor RicardoG » quinta dez 18, 2014 8:45 am

Uma pergunta ao companheiro Duarte... esses 90 Ah são suficientes? Também tenho que comprar uma e estava a pensar comprar de 110 Ah (da vechline) porque me disseram que era o mínimo recomendável para uma autocaravana. O que acha?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor Duarte » quinta dez 18, 2014 11:10 am

Olá bom dia
Companheiro RicardoG eu tenho 2 Baterias de 90 Ah tendo no total 180 Ah.
Somente uma deu a alma ao criador e outra ainda era nova e depois de medir a respectiva bateria conclui-mos que ainda estava em condições de se emparelhar com uma nova e dai compra aquela Varta de 90 Ah pois a outra que tinha era também de 90 Ah e deve-se emparelhar baterias iguais.

Durante cerca de dois meses andei só com 90 Ah, mas foi de verão e como moro no Algarve o Sol ajudava imenso a recarregar com o painel solar e não senti muitas dificuldades, mesmo a ver TV, e antena de satélite por algumas horas, mas assim que chegou o inverno com menos horas solares com os miúdos a verem tv e carregar os pc portáteis, luzes acesas, Truma ligado etc reparei que para o consumo que fazemos é melhor mesmo 180 Ah claro se tiver lugar para as duas no sua AC, melhor se tiver duas de 110 Ah melhor pois são 220 Ah.

Agora o companheiro é que sabe quais os seus consumos e o qual o seu orçamento disponível para gastar em baterias.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor RicardoG » quinta dez 18, 2014 2:18 pm

Ah, ok. Já percebi! Na minha só tenho espaço para uma bateria por isso vou comprar com a maior capacidade que puder.
Obrigado pela explicação!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor fj2011 » quarta mar 04, 2015 11:58 pm

RicardoG Escreveu:Ah, ok. Já percebi! Na minha só tenho espaço para uma bateria por isso vou comprar com a maior capacidade que puder.
Obrigado pela explicação!


Boa noite,

Ricardo, já comprou a bateria?
olhe que pode não ser uma boa opção comprar uma bateria com grande capacidade, aceita um conselho?
Compre 2 baterias iguais de 100A em vez de optar por uma de 200A ( bem mais dificil de manusear) ...e depois observe o tópico que fala sobre este assunto em: viewtopic.php?f=17&t=7378
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor Oliventino » sexta mar 06, 2015 12:45 am

fj2011 Escreveu:
RicardoG Escreveu:Ah, ok. Já percebi! Na minha só tenho espaço para uma bateria por isso vou comprar com a maior capacidade que puder.
Obrigado pela explicação!


Boa noite,
Ricardo, já comprou a bateria?
olhe que pode não ser uma boa opção comprar uma bateria com grande capacidade, aceita um conselho?
Compre 2 baterias iguais de 100A em vez de optar por uma de 200A ( bem mais dificil de manusear) ...e depois observe o tópico que fala sobre este assunto em: http://www.campingcarportugal.com/forum ... =17&t=7378


Boa noite.
Ao companheiro RicardoG digo que essa capacidade é de armazém,(AH), as
baterias podem ter menos capacidade de armazenar mas ter as outras capacidades com melhor desempenho, (normalmente mais evoluídas) que as poderá encarecer justificadamente, podendo e devendo ser mais pequenas e consequentemente mais leves.

Ao companheiro fj2011 digo, se for uma bateria e não duas com o mesmo valor de AH, peso, preço e características, simplifica tudo radicalmente, a unica desvantagem é só pegar no peso repartido ou não.
O que digo no outro tópico é só quando alguém entende, quer ou precisa que sejam duas, nesse caso só há uma forma correcta.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor fj2011 » sexta mar 06, 2015 1:05 am

Oliventino Escreveu:
fj2011 Escreveu:
RicardoG Escreveu:Ah, ok. Já percebi! Na minha só tenho espaço para uma bateria por isso vou comprar com a maior capacidade que puder.
Obrigado pela explicação!


Boa noite.
Ao companheiro RicardoG digo que essa capacidade é de armazém,(AH), as
baterias podem ter menos capacidade de armazenar mas ter as outras capacidades com melhor desempenho, (normalmente mais evoluídas) que as poderá encarecer justificadamente, podendo e devendo ser mais pequenas e consequentemente mais leves.

Ao companheiro fj2011 digo, se for uma bateria e não duas com o mesmo valor de AH, peso, preço e características, simplifica tudo radicalmente, a unica desvantagem é só pegar no peso repartido ou não.
O que digo no outro tópico é só quando alguém entende, quer ou precisa que sejam duas, nesse caso só há uma forma correcta.


Boa noite,

Oliventino, temos que partilhar os bons conselhos, como para mim o manuseamento é muito importante, estou a ficar velhote, tenho de me poupar :D , Pois sei bem o quanto custa (em termos de peso) ter uma bateria de 200 e tal amp numa célula com pouco espaço em vez de 2 de 100amp :D :D
Tenho uma que já a tive na célula, :!: Bem, pesa quase tanto como as duas de 100Ah :lol: daí agora estar a receber energia na rua para castigo, mas como continua a ter um bom desempenho, certamente gosta mais de estar ao fresco do que no interior da célula :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes