Frigorifico custa a acender

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico custa a acender

Mensagempor Luismbmp » quarta ago 20, 2014 6:22 pm

Olá companheiros,
precisava da vossa ajuda.
Tenho um frigorifico thetford N80, que tem 2 anos, a garantia já terminou.
O problema que está a acontecer, é o seguinte:
Cada vez que tento acender o frigorifico a gaz, farto-me de carregar o isqueiro piezo, ele da o estalo, mas não acende a chama, o isqueiro faz a faisca, mas não acende a chama. Muito dificilmente, ao fim de uns dez minutos sempre a tentar, lá acende. Depois, tenho que estar a carregar no botão do gaz muito tempo, se tiro o dedo, a chama desliga-se, tenho que indo sempre tentando tirar o dedo a ver se a chama continua acesa. E lá com muito custo fica acesa.
Nota importante: Uso gaz propano, tenho a bilha quase cheia, o fogão trabalha lindamente, o boiler acende á primeira e trabalha lindamente.


Um frigorifico com 2 anos e tres ou quatro saidas com a AV desde que a tenho, avaria assim tão depressa?

Agradecia ajuda.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Joao Antunes » quinta ago 21, 2014 4:23 pm

Boas companheiro!!
No meu também se passa o mesmo, mas é mais antigo, eu na minha lógica da "batata" até me passava pela cabeça que era a falta de uso... :oops:

Abraço
Joao Antunes
 
Mensagens: 73
Registado: quinta abr 28, 2011 9:17 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Candido Pinheiro » quinta ago 21, 2014 9:53 pm

Boa noite amigo Luis vou tentar ajudar nao sei se poderá ser o mesmo problema que se passava com o meu porque o meu caracol é bastante velhinho logo o frigorifico tambem o é logico....tinha um problema semelhante vou passar a explicar o que fiz mas existe aqui pessoas com mais qualificaçoes que te poderão se calhar dar-te melhor soluçao nao sei.ora depois de me fartar da porcaria do piloto nao acender decidi meter pés ao caminho e tentar resolver o problema andei pela net a recolher informaçoes o mais precisas possivel pois não se deve mexer sem ter alguns cuidados pois estamos a lidar com gás...um dia decidi retira-lo o que me deu uma trabalheira dos diabos mas lá consegui.claro está com os anos e falta de manutençao estava em bastante mau estado.depois de lixado e aplicada uma tinta propria para aguentar aquecimento(que nao deve ser o teu caso pois o teu ainda é recente,nao deve sofrer de oxidaçao ainda).ora o que te interessa é oque vem a seguir,no que respeita ao gás o frigorifico na traseira tem um bico com uma chaminé que vai ficando com o tempo e uso com porcaria que se vai acumulando no meu estava cheio de porcaria que com um compressor e petroleo ficou tudo limpinho.conclusao, depois de tudo montado no sitio ficou a funcionar uma maravilha.pode ser o teu problema bico ou chaminé entupidos.espero ter ajudado.abraço.

Ps.http://autocaroladas.blogspot.pt/p/bricolas-na-ac.html

deixo-te aqui este link muito bom nao sei se conheces que dá muito jeito e onde andei a ver alguma explicaçoes.
Avatar do Utilizador
Candido Pinheiro
 
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 12, 2012 9:50 am
Localização: Ponte de Lima

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor danibeja » sexta ago 22, 2014 12:59 pm

Boa tarde,

O meu frigorífico Eletrolux , quando circulo com a AC, tenho que esperar um período de tempo 5 a 10 minutos até poder ligar o frigorífico a gás, tem uma espécie de temporizador que não deixa ligar o gás imediatamente após a paragem da AC ( por exemplo bombas de combustível )...

No entanto o meu frigorífico não é totalmente automático, tenho que ser eu a trocar de tipo de alimentação ( gás , 12V ou 220V )....

Caso o seu frigorífico não tenha este tipo de característica, aponto duas situações:

A peça onde encaixa o botão que pressiona para acender o gás, com impurezas, que não permitam o accionamento total do gás quando se prime...

Ou poderá ser o termopar mal colocado/avariado....

Assim como podem ser outras deficiências, por vezes um fio desligado, coisas menores com chatices maiores......

Boa sorte, pois nos frigoríficos trivalentes é preciso muita sorte...

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Luismbmp » domingo ago 24, 2014 9:00 pm

Olá,
agradeço a ajuda,

irei ver se o bico da chamine se encontra entupido. No caso se for, caramba, cada 3 ou 4 vezes que a AV sai tenho que limpar sempre a chamine? Nota negativa para este fabricante.
Aos companheiros que tem frigorificos thetford, como é que se comportam os vossos?

Começei a notar este problema, um dia quando chego a um sitiu, pois vinha com o frigorifico ligado a 12V, ao estancionar, e porque estava calor, ao imobilizar a AV, logo de seguinta, vou abrir o redutor da garrafa do gaz, desligo o botão dos 12V, passo para o gaz, e chamo o gaz ao pressionar o botão, carrego no isqueiro 1 vez, 2 vezes, 3 vezes e nada, durante uma data de vezes e não acendeu.
Vou ao fogão e tento acende-lo, ligou logo á 1ª, os dois bicos. Mau, o que será isto. Esperei uns 10 minutos, vou tentar outravez, et voilá, acendeu á primeira.
A partir de então calculei que fosse uma expecie de temporizador.
Mas acontece que a partir dessa situação o frigorifico nunca mais ficou bom.
Numa proxima saida, eu costumo ligar o frigorifico umas 4 horas antes de arrancar. E quando fui liga-lo a gaz, o gajo tambem não acendeu, ou seja, passados varios dias depois do primeiro problema ter acontecido, não acendeu, e não tinha andado com a AV com o frigorifico a 12V.
Varias vezes a acender e não acendia, e lá com muito custo acendeu, mas ficando com o dedo no botão do gaz a carregar para dentro, mesmo ficando muito tempo a carregar a chama apagava-se. E sempre insistindo, lá consegui que a chama fica-se acesa. Quando fica acesa, nunca mais se desliga.
Na sexta á noite sai e fui dormir á praia, o frigorifico novamente não queria acender, e como é que consegui que a chama fica-se logo acesa sem apagar, coloquei o botão nos 220v, precionei no botão do gaz, carreguei no isqueiro, 1 vez, 2 vezes, e acendeu, fiquei com o botão sempre a carregar, para a chama não se apagar, e enquanto carregava no botão do gaz, rodei o botão que estava no 220v para a posição do gaz, esperei mais uns segundos, tirei de pressionar no botão que chama o gaz, e bingo, a chama ficou acesa.

Agora, que problema poderá ser, na minha opinião a chaminé suja, a chama é minima, e qualquer coisinha se apaga logo, e o frigorifico não faz assim muito frio.
O meu problema pense que é qualquer coisa com o temporizador que marou, e corta o gaz, ou algum fusivel que queimou.

E agora começar por onde?


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor jfneves » domingo ago 24, 2014 11:23 pm

Boa noite Luismbmp,


Pelo relato da sua avaria estou inclinado que o problema se situa ao nível do queimador do frigorífico, uma vez que como diz, o frigorífico não teve muito uso, logo, não deverá haver muita sujidade a limpar. No entanto, o bico do queimador (chapa redonda com um furo no meio, que não poderá de forma alguma ser alterado), poderá ter alguma impureza resultante do lixo transportado pelo gás, que impeça o fluxo normal do mesmo.

Já tive um problema com o meu, um Dometic RM7401, também relativamente novo à data do dito problema, que consistiu tão só numa simples teia ou ninho de aranha dentro do tubo do queimador. Parece impossível mas realmente aconteceu.

A dita teia não deixava passar convenientemente o fluxo de gás, pelo que a chama era diminuta e inconstante. Uma situação destas, tanto pode acontecer a um frigorífico acabado de sair de fábrica, como a um outro com dezenas de anos.

Assim sendo, poderá executar os seguintes procedimentos:

(Atenção que está a intervir numa rede de gás, pelo que deverá ter todo o cuidado e ter um mínimo de conhecimentos para tal. Se não se sentir com o mínimo de segurança, deverá entregar o assunto a um profissional)

1 - Desmonte a grelha inferior de ventilação para ter acesso ao queimador.
2 - O queimador em princípio estará por detrás de uma protecção em chapa galvanizada, que o protege de correntes de ar, fixada por 2 ou 3 parafusos e um encaixe.
3 - Sem desmontar a dita protecção, poderá eventualmente visualizar a chama e verificar se é uniforme, de cor azulada, sem zonas amareladas ou alaranjadas.
Com o auxílio de uma outra pessoa no interior da AC, que faça a abertura somente do botão do gás, sem utilizar o isqueiro do frigorífico, e junto do queimador deverá tentar acender a chama, utilizando por exemplo, um isqueiro de fogão. Desta forma, poderá fazer o despiste do bom funcionamento ou não, do isqueiro do frigorífico.
4 - Caso não possa efectuar os procedimentos atrás descritos com a protecção no lugar, desmonte a mesma.
5 - Fica com acesso ao queimador (um tubo quadrado ou redondo, com cerca de 8 cm), onde poderá verificar no extremo do mesmo, por debaixo da chaminé, um furo com outros mais pequenos, ou umas pequenas ranhuras, por onde sai o gás. Nesse local estão localizados o sensor do termopar (que aquecido pela chama mantém o gás aberto) e o eléctrodo do isqueiro que faz saltar a faísca para acender a chama.
Aqui ensaia o isqueiro, verificando se a faísca incide na saída do gás.
6 - Caso tudo esteja a funcionar devidamente e a avaria persista, tente soprar o queimador com ar, pelo furo que este tem no início (não introduza nada dentro do queimador).
7 - Nada tendo resultado, e caso se sinta com capacidades para tal, desmonte o queimador com o auxílio de duas chaves de bocas de 9 ou 11, com todo o cuidado, para poder verificar se se encontra algo, que não deveria lá estar, no seu interior. Muita atenção ao bico, que se encontra no interior do queimador e á posição em que está montado. Nunca deverá tentar desentupir o bico com a utilização de um arame ou agulha, mesmo as que são vendidas para limpeza de bicos de gás, somente soprando no mesmo.

Espero ter contribuído um pouco para a rápida resolução do seu problema.

PS.: Se tiver necessidade de mais esclarecimentos, envie p.f. MP.

Um abraço e boa sorte.

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Luismbmp » terça ago 26, 2014 8:07 pm

jfneves Escreveu:Boa noite Luismbmp,


Pelo relato da sua avaria estou inclinado que o problema se situa ao nível do queimador do frigorífico, uma vez que como diz, o frigorífico não teve muito uso, logo, não deverá haver muita sujidade a limpar. No entanto, o bico do queimador (chapa redonda com um furo no meio, que não poderá de forma alguma ser alterado), poderá ter alguma impureza resultante do lixo transportado pelo gás, que impeça o fluxo normal do mesmo.

Já tive um problema com o meu, um Dometic RM7401, também relativamente novo à data do dito problema, que consistiu tão só numa simples teia ou ninho de aranha dentro do tubo do queimador. Parece impossível mas realmente aconteceu.

A dita teia não deixava passar convenientemente o fluxo de gás, pelo que a chama era diminuta e inconstante. Uma situação destas, tanto pode acontecer a um frigorífico acabado de sair de fábrica, como a um outro com dezenas de anos.

Assim sendo, poderá executar os seguintes procedimentos:

(Atenção que está a intervir numa rede de gás, pelo que deverá ter todo o cuidado e ter um mínimo de conhecimentos para tal. Se não se sentir com o mínimo de segurança, deverá entregar o assunto a um profissional)

1 - Desmonte a grelha inferior de ventilação para ter acesso ao queimador.
2 - O queimador em princípio estará por detrás de uma protecção em chapa galvanizada, que o protege de correntes de ar, fixada por 2 ou 3 parafusos e um encaixe.
3 - Sem desmontar a dita protecção, poderá eventualmente visualizar a chama e verificar se é uniforme, de cor azulada, sem zonas amareladas ou alaranjadas.
Com o auxílio de uma outra pessoa no interior da AC, que faça a abertura somente do botão do gás, sem utilizar o isqueiro do frigorífico, e junto do queimador deverá tentar acender a chama, utilizando por exemplo, um isqueiro de fogão. Desta forma, poderá fazer o despiste do bom funcionamento ou não, do isqueiro do frigorífico.
4 - Caso não possa efectuar os procedimentos atrás descritos com a protecção no lugar, desmonte a mesma.
5 - Fica com acesso ao queimador (um tubo quadrado ou redondo, com cerca de 8 cm), onde poderá verificar no extremo do mesmo, por debaixo da chaminé, um furo com outros mais pequenos, ou umas pequenas ranhuras, por onde sai o gás. Nesse local estão localizados o sensor do termopar (que aquecido pela chama mantém o gás aberto) e o eléctrodo do isqueiro que faz saltar a faísca para acender a chama.
Aqui ensaia o isqueiro, verificando se a faísca incide na saída do gás.
6 - Caso tudo esteja a funcionar devidamente e a avaria persista, tente soprar o queimador com ar, pelo furo que este tem no início (não introduza nada dentro do queimador).
7 - Nada tendo resultado, e caso se sinta com capacidades para tal, desmonte o queimador com o auxílio de duas chaves de bocas de 9 ou 11, com todo o cuidado, para poder verificar se se encontra algo, que não deveria lá estar, no seu interior. Muita atenção ao bico, que se encontra no interior do queimador e á posição em que está montado. Nunca deverá tentar desentupir o bico com a utilização de um arame ou agulha, mesmo as que são vendidas para limpeza de bicos de gás, somente soprando no mesmo.

Espero ter contribuído um pouco para a rápida resolução do seu problema.

PS.: Se tiver necessidade de mais esclarecimentos, envie p.f. MP.

Um abraço e boa sorte.

Fernando Neves


Boas,

Agradeço ao companheiro Fernando e aos demais pela ajuda, assim que tiver tempo irei ver donde será o problema.
Em breve darei resposta.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Rui Loureiro » terça set 30, 2014 4:33 pm

Boas companheiros.

Só uma questão, a chaminé estando com sujidade também tem influência na não fixação da chama? Ou é só o termopar?

Atenciosamente, abraço.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor jfneves » terça set 30, 2014 9:37 pm

Rui Loureiro Escreveu:Só uma questão, a chaminé estando com sujidade também tem influência na não fixação da chama? Ou é só o termopar?


Boa noite Rui Loureiro,

A chaminé estando com sujidade não terá uma influência preponderante na não fixação da chama, salvo se estiver completamente obstruida.

Já o incorrecto posicionamento da sonda do termopar, relativamente à chama ou a sua eventual avaria, já têm uma influência determinante.

Um abarço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Rui Loureiro » terça fev 17, 2015 7:16 pm

Boas companheiros,

Hoje estive ali para os lados de Monsaraz fiz uma ventania incrível...
O meu frigorífico esteve sempre a trabalhar bem, até a viagem de regresso, onde a viagem não foi fácil com tanto vento, acontece que agora não consigo acender o frigorífico...
Pressiono o botão para chamar o gaz, pressiono o isqueiro, e acende de imediato a chama, no mostrador o tracinho sobe logo até ao verde, que é sinal do termopar estar ok, mas assim que tiro o dedo do botão de chamar o gaz a chama apaga logo...!!!!
O que poderá ser?
Reparei que existia muita fuligem por debaixo do queimador( tubo com cerca de 8cm com furos) poderá estarentupido?
A chama é normal... Que raios estes frigoríficos...

Cumprimentos

Rui Loureiro.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Luismbmp » quarta abr 29, 2015 9:14 pm

Boas,
uma pergunta.
Quando voces vão a andar com a vossa autocaravana com o frigorifico ligado a 12v, e quando estancionam num local, conseguem logo acender o frigorifico a gaz?
É que tenho reparado no seguinte, quando venho a andar com o frigorifico a 12v e quando chego a um local e estanciono, quando vou ligar o frigorifico a gaz logo de seguida, ele não acende.
Na ultima saida que fiz, vinha no caminho e vinha pensando que quando chegasse ao local e estanciona-se não iria logo ligar o frigorifico a gaz. Então fiz o seguinte, cheguei, estancionei, desliguei a carrinha, fui ao frigorifico e coloquei o botão que estava nos 12v para a bolinha, que é desligado. Esperei uns 5 minutos, e quando o fui acender a gaz, bingo, acendeu logo.
Ou seja, na minha opinião os frigorificos devem ter algum sistema de segurança ou de espera, pois o meu frigorifico não acende logo a gaz de seguida quando chegamos com o frigorifico a 12v.

Alguem já testou isto?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor spedy » quarta abr 29, 2015 9:53 pm

Companheiro é um procedimento de segurança, imagine que está em modo automático, circula a 12v e pára numa bomba de combustível, será desejável que o frio não acenda!!!!
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor maprista » quarta mai 13, 2015 2:17 pm

Companheiros é assim,quando viajo o frigo anda desligado pois vai ao alternador buscar energia e por consequente a carga da bateria enfraquece,mais de invernno ou á noite,a perda de frio é pouca desde que logo que cheguemos o liguemos ao gaz.Viajo assim semanas consecutivas e foi a melhor maneira que encontrei do meu amigo nao me dar dores de cabeça.E não esqueçam se não estiver nivelado temos calor em vez de frio.E tb temos o problema da descongelação automatica que tb acontece..
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: Frigorifico custa a acender

Mensagempor Lealbino » quinta jul 21, 2016 11:23 pm

Na minha AC andei ali um pouco a "bater com a cabeça nas paredes" porque a gás era por vezes complicado ligá-lo, parecia que só às vezes ligava (e eu que já vinha com trauma do frigo da anterior AC), mas depois de ter tentado fazer as coisas com mais calma agora ligo a chama, pressiono e rodo o manípulo do gás e espero...espero sem impaciência e passado algum tempo a chama fixa e fica a funcionar sem problemas.

Mesmo quando tenho ligado a 220V e depois desligo e sigo caminho passando a 12V, faço o trajecto que tenho a fazer e mal paro...ligo a gás e acende logo seguindo o mesmo procedimento. Até agora ando sempre com tudo congelado em cima e mega fresco (água e cervejas que até custam beber) na zona refrigerada, e têm estado temperaturas de 36°C. Pode ser que o sistema se segurança só se aplique em algumas ACs :wink:

Abraços!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes