Mudança de lugar de bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mudança de lugar de bateria

Mensagempor Rui Loureiro » sábado jul 12, 2014 10:11 pm

Boas companheiros,

Desta vez, meti as mãos e mudei a bateria de sitio para poder aproveitar o sitio onde ela estava colocada, para colocar um deposito de água limpa, pois só tinha um com cerca de 80 litros de capacidade que por vezes era pouco.
A bateria estava montada no banco lateral da auto caravana, um espaço com cerca de 65x55x30, ou seja vou la montar um depósito de 60 litros.

A bateria foi transferida para debaixo do banco de pendura onde estava colocado o carregador da mesma, ficando como a do motor que esta colocada debaixo do banco do condutor.

Imagem
Local onde estava montada a bateria, e o local onde foi parar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Montagem da bateria.

Assim que chegue o depósito, e quando o for montar coloco aqui alguma fotos como liguei um ao outro... Abraço

Até breve... Saudações :D :D
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor curto » segunda jul 14, 2014 10:19 am

Companheiro RUI
Parabéns por esta brinco que representa a constante procura de otimização do espaço nas nossas AC.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor José Duarte » segunda jul 14, 2014 9:20 pm

Boa noite Companheiro

Boa ideia. Pelo que vejo permita-me fazer-lhe uma sugestão em relação ao banco.
Que tal instalar umas dobradiças no banco de forma a ter um acesso mais fácil para as visitas de manutenção e outras.
Esta foi uma sugestão de um Companheiro em relação à minha pessoa e que muito me tem sido muito útil.

Saudações a todos.

José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor F.Ramos » segunda jul 14, 2014 10:06 pm

Boa noite
Companheiro Rui Loureiro, parabéns pela alteração da bateria, para ter mais autonomia de água. Fica muito melhor assim.
Quanto à sugestão do companheiro José Duarte, não tenho dúvida, da utilidade da alteração. O banco levanta e temos tudo à vista. A dúvida pode ser, em caso de acidente grave, com feridos, o seguro está disposto a pagar? Depois do banco ser alterado...

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor Rui Loureiro » terça jul 15, 2014 1:48 pm

Boas companheiros,

Amigo José Duarte, a ideia é óptima, contudo tenho a mesma opinião do amigo Fernando Ramos..., a segurança acima de tudo e com as seguradoras... como são o banco também se tira facilmente.
Mas estou sempre abertos a receber ideias para optimizar a minha AC.

Atenciosamente

Rui Loureiro
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor José Duarte » quarta jul 16, 2014 9:04 pm

Boa noite Companheiros.
Voltando ao assunto do banco. Explico o meu caso.
A minha autocaravana é uma sprinter mercedes 308d. O serviço foi efetuado por um Bate Chapas. Soldou duas dobradiças na parte lateral interior do banco, mantendo-se na parte exterior (lado da porta) os dois parafusos de fixação. Os parafusos foram substituídos por outros da mesma rosca e com cabeça sextavada interior, pelo que sempre que pretendo verificar qualquer coisa torna-se fácil e rápido a visualização. (utilizo uma chave sextavada com cabo).
Quanto a segurança julgo não estar em causa dado que o banco continua firme como antes. Nas inspeções periódicas nada tem sido apontado.
Quanto ao caso do Companheiro e se assim o entender é consultar um Profissional.
Saudações.

José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor emanuel_jordao » quarta fev 11, 2015 7:48 pm

Boa Noite.

Qual o tamanho de bateria que tinha debaixo do banco?

Um bateria de 392Lx175Cx190A mm... Cabería debaixo de um banco desses?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Mudança de lugar de bateria

Mensagempor rmsnegrao » quinta fev 12, 2015 3:13 pm

Boa tarde,

A minha Fiat Ducato de 2009 já vinha com a bateria do habitáculo debaixo do banco do pendura (a do motor fica debaixo dos pés do condutor) e como comprei a AC em 2ª mão, já não estava nas melhores condições (os anteriores donos terão eventualmente usado e abusado dela) pois cedo me apercebi que rapidamente se esgotava, mesmo sendo de 96AH (nem a placa solar resolvia). Assim, em Maio do ano passado enchi-me de "coragem" (leia-se, dinheiro) e mandei vir de Espanha 2 baterias AGM de 100AH para substituir a original do habitáculo (http://pedidos.activecaravan.es/epages/ ... s/DJM12100).

Não havendo espaço livre debaixo do banco do pendura, a 2ª bateria nova teve que ficar no espaço livre debaixo do banco do condutor. A bateria tem como dimensões: altura 21,2 cm (22,8cm com os terminais), profundidade 17,3 cm e largura 33,00 cm e coube 5 estrelas.

Devo acrescentar que a minha capacidade energética melhorou 300%! Agora dou-me ao luxo de ligar um forno MW de 700W (tem picos de consumo de 1000W) sem me preocupar em ligar o motor para repor o défit energético! É claro que no meu caso, tive que ter especial atenção à espessura dos cabos que ligam as baterias e o conversor de 1500W. Quando se liga o forno a quantidade de amperes que circulam é qualquer coisa... :wink:

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes