Gaz propano nas Ac´s.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Oliventino » quinta jan 30, 2014 11:13 pm

Boa noite luimbmp.
No verão muda para butano porquê?
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor barradas » sexta jan 31, 2014 3:46 pm

Oliventino Escreveu:Boa noite luimbmp.
No verão muda para butano porquê?

porque é mais barato :lol:
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Luismbmp » sexta jan 31, 2014 9:23 pm

Oliventino Escreveu:Boa noite luimbmp.
No verão muda para butano porquê?



Boas,
mudo para butano porque tenho um pouco receio do propano fechado dentro da carrinha, em horas de altas temperaturas. Ainda que tenha bastante arejamento, mesmo assim sei lá, é uma pancada minha. De verao meto o butano, so para o fogao e frigorifico, chega bem.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor benjamim antonio » sexta jan 31, 2014 11:08 pm

Boas tardes companheiros. No meu caso, tanto em casa como em casa do meu filho (Instalação feita por mim dentro dos parâmetros legais )e na autocaravana uso propano durante todo o ano. -Na autocaravana o sistema já vinha montado e nas intrucções alemãs diz butano/propano, o adaptador é o mesmo, o vermelhinho da repsol. A diferença está na bilha tem de ser a de cor laranja. Na Alemanha e creio que no resto da Europa, com excepção de Portugal, é obrigatório a inspecção periódica ao sistema de gás (ainda possuo as fichas amarelas da dita inspecção. Quanto ao rendimento o propano é superior em qualquer altura do ano. No fogão faz uma refeição( a tal chama azulinha) em menos tempo e o frigorifico tem melhor rendimento. Contudo os bicos dos aparelhos devem ser mantidos limpos e desentupidos "esta operação deve ser feita com um palito e nunca com agulhas ou alfinetes que podem alterar os calibres". Por ultimo não esquecer que a chaminé do frigorifico também deve ser limpa pelo menos uma vez por ano, operação que pode ser feita com um escovilhão do tipo que se usa nos canos das caçadeiras ou á falta deste um fio eléctrico com o respectivo isolamento com medida superior ao comprimento da respectiva chaminé, e prendendo a meio um bocado de lixa de ferro em tela e fazendo movimentos de vai e vem até que deixe de sair fuligem, não esquecer que aquela chapinha em espiral que se encontra no interior também deve ser limpa.
Nota final:- por favor quando desapertarem qualquer acessório reapértem-no á mão, só depois usem a .respectiva chave.
Desculpem a delonga.
Grande abraço e boas viagens, chegando sempre ao destino feliz e inteiro.
Benjamim ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ser autocaravanista é muito mais do que ter uma autocaravana
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Luismbmp » sábado fev 01, 2014 9:10 pm

Boas, com a bilha de propano colocada, o redutor é um normal de 37mbar de garrafa.
Como não foi instalado saida livre na garrafa e sim um redutor á garrafa, haverá problema em me descolcar com a AV e com o redutor conectado na garrafa mas com a patilha no off?


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor benjamim antonio » domingo fev 02, 2014 12:30 am

Boa noite companheiro Luis

Não à inconveniente assim como devemos circular com o adaptador, no meu caso, ou com o redutor no seu sempre fechados
Com respeito ao propano no verão, não tenha tanta preocupação. as bilhas são testadas com tolerância e com mais pressão do que aquela com que são cheias mais, o perigo a existir, existe nos dois tipos de gás. contudo o lugar onde são transportadas deve ser ventilado e isolado do resto do habitáculo, que é o caso das nossas ac.s
Por fim e como tem sido dito neste forum o propano é mais limpo logo mais saúde para os aparelhos.
nota: se o tranquilizar mais e se não for mui difícil tirar e por o redutor. feche-o e retire-o da botija e, viage tranquilo, aprecie a paisagem e chegue ao seu destino com saúde e feliz assim como quem o acompanhe.
Um grande abraço e boas viagens
Benjamim

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Ser autocaravanista é muito mais do que ter uma autocaravana
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor LUIS CORTINA » domingo fev 02, 2014 9:51 am

Luismbmp Escreveu:Boas, com a bilha de propano colocada, o redutor é um normal de 37mbar de garrafa.
Como não foi instalado saida livre na garrafa e sim um redutor á garrafa, haverá problema em me descolcar com a AV e com o redutor conectado na garrafa mas com a patilha no off?


Abraço


Olá bom dia companheiro Luismbmp, no caso das autocaravanas é frequente trazer junto ao local onde estão as garrafas de gás um autocolante com a informação dos mbars que é utilizado na rede de gás, caso a sua não traga essa informação, não é conveniente alterar de 30 mbar para 37 mbar.
Quanto ás garrafas de gás da galp, se o redutor do butano (30 mbar) não se adapta ás garrafas de propano, então o melhor que tem a fazer ( a minha opinião), é passar a utilizar gás repsol, em que o mesmo redutor do butano pode ser utilizado nas garrafas de propano, a troca do redutor fica a custo 0 em qualquer revendedor, mas aí junto a si, na Quinta do Conde tem uma pessoa entendida (Sr. Nuno - Sportlaser) na matéria que lhe pode esclarecer mais em pormenor qualquer duvida e a vantagem do gás propano em relação ao butano.

Cumprimentos
Luis Cortina
Avatar do Utilizador
LUIS CORTINA
 
Mensagens: 25
Registado: sexta mai 26, 2006 3:11 pm
Localização: Setubal

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor barradas » domingo fev 02, 2014 3:04 pm

LUIS CORTINA Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Boas, com a bilha de propano colocada, o redutor é um normal de 37mbar de garrafa.
Como não foi instalado saida livre na garrafa e sim um redutor á garrafa, haverá problema em me descolcar com a AV e com o redutor conectado na garrafa mas com a patilha no off?


Abraço


Olá bom dia companheiro Luismbmp, no caso das autocaravanas é frequente trazer junto ao local onde estão as garrafas de gás um autocolante com a informação dos mbars que é utilizado na rede de gás, caso a sua não traga essa informação, não é conveniente alterar de 30 mbar para 37 mbar.
Quanto ás garrafas de gás da galp, se o redutor do butano (30 mbar) não se adapta ás garrafas de propano, então o melhor que tem a fazer ( a minha opinião), é passar a utilizar gás repsol, em que o mesmo redutor do butano pode ser utilizado nas garrafas de propano, a troca do redutor fica a custo 0 em qualquer revendedor, mas aí junto a si, na Quinta do Conde tem uma pessoa entendida (Sr. Nuno - Sportlaser) na matéria que lhe pode esclarecer mais em pormenor qualquer duvida e a vantagem do gás propano em relação ao butano.

Cumprimentos

boa tarde a duvida que estão a falar é de 30 para 37mbars, estão em causa 7 mbars (é ridiculo)! mesmo que os aparelhos estejam preparados para trabalhar a 30mbars (por norma esta tudo a 37mbars, mas são testados sempre por cima disso) tem sempre de contar com a perca de pressão que tem a ver com distancia, o diametro da instalação, e a quantidade de aparelhos ligados ao mesmo tempo, ou seja se tenho uma pressão no fogão constante de 37mbars quando ligo o frigorífico a pressão inicial vai sofrer uma quebra e assim sucessivamente quantos mais aparelhos ligar, por vezes o consumo é tao elevado que falha num aparelho de consumo superior (nas nossas casas o vulgar esquentador) e fica uma pinga na garrafa (butano, porque no propano vai todo ate ao fim) !
Luis Cortina
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Luismbmp » domingo fev 02, 2014 10:35 pm

Boas, a tubagem de cobre da minha AV foi testada com pressão de 150mbar durante pouco tempo, depois foi testada a 100mbar pelo menos uns bons 15 minutos, está estanque que nem um mimo. Trabalho muito bem feito por um tecnico credenciado.
O tecnico garantiu-me que 37mbar não faz mal nenhum em ser usado nos aparelhos de 30mbar da AV. A verdade é que todos os aparelhos trabalham muito melhor do que com gaz butano.

Só estou com uma duvida, só tenho o redutor de 37mbar na garrafa, não tenho mais nenhuma protecção. Um exemplo que o redutor estoire e deixe passar a pressão maxima da garrafa estou feito. Não há ninguem que consiga retirar o redutor da garrafa com uma pressão expolsiva, e mesmo que consiga, temos o risco de levar com uma bojarda na cara ou no corpo que nem quero imaginar, e ainda danificar os aparelhos ou mesmo da pior das hipoteses fazer uma exposão, por isso é o seguinte, precisava de uma protecção entre o redutor da garrafa e os aparelhos. E o que eu estava a pensar era num regulador de pressão de 37mbar propano com tolerancia maxima de 1,3kg/h, com uma entrada e uma saida.
Assim mesmo que o redutor da garrafa estoira-se, sempre tinha o regulador para travar a pressão :)



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Oliventino » segunda fev 03, 2014 1:09 am

Boa noite.
As autocaravanas ( e autovivendas) têm, e têm que ter, uma torneira para cada aparelho.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor jfneves » segunda fev 03, 2014 2:36 pm

Luismbmp Escreveu:Só estou com uma duvida, só tenho o redutor de 37mbar na garrafa, não tenho mais nenhuma protecção. Um exemplo que o redutor estoire e deixe passar a pressão maxima da garrafa estou feito. Não há ninguem que consiga retirar o redutor da garrafa


Boa tarde companheiro Luismbmp,

O que pode e deve fazer, é instalar uma torneira à saída da garrafa, de butano ou propano, com passagem livre, ou seja, sem qualquer redução e a partir daí, para montante, desenvolve-se todo o circuito do gás - redutor apropriado aos aparelhos, tubagem metálica, torneira de corte individual para cada dispositivo e finalmente aparelho a ser alimentado.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor barradas » segunda fev 03, 2014 4:11 pm

boas os redutores (pelo menos os da bp) tem uma valvula para excesso de caudal ou seja se a mangueira se romper corta o gas, sugiro que faça um teste muito simples feche o gas e desconecte o redutor da rede de gas, com um dedo tapa o bucal de saida, abre o gas no redutor durante 3/4 segundos e tira o dedo dependente se parar de sair gas tem a tal valvula se nao parar sugiro que mude de fornecedor! no que toca as torneiras de corte fica na mesma pois se tiver a fuga atras da torneira não serve de nada
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor jfneves » segunda fev 03, 2014 4:57 pm

barradas Escreveu: no que toca as torneiras de corte fica na mesma pois se tiver a fuga atras da torneira não serve de nada


Boas tardes,

A torneira de corte individual de cada equipamento, serve unicamente para colocar fora de serviço o respectivo aparelho, em caso de avaria do mesmo. É elementar, obrigatória e faz parte das boas regras da instalação.

A torneira colocada no bocal da garrafa, sem redução, imediatamente antes da ou das liras que liga(m) ao redutor, fecha o gás logo à saída da garrafa.

A única hipótese de se verificar uma fuga de gás, fica restringida à má vedação da torneira com o bucal da garrafa, por deficiêncai do acoplamento ou do mau estado do vedante.

Dado que as fugas na tubagem rígida (não liras de borracha) e respectivas ligações, se efectuado o necessário ensaio com resultados positivos e estando a tubagem sólidamente ancorada, dificilmente darão origem a fugas no futuro.

A válvula que actua por excesso de caudal de gás, embora importante, não resolve uma pequena fuga de gás, o qual se vai acumulando e dará origem a uma explosão mediante a mais pequena ignição.

A título indicativo, posso informar que pessoalmente e há vários anos, uso butano de verão e propano de inverno, por razões óbvias de temperatura e ponto de ebulição dos respectivos gases.
A razão pela qual mudo de tipo de gás sazonalmente e não uso propano todo o ano, prende-se com o facto de não existir gás propano em garrafas "light", ou seja, tem única e exclusivamente a ver com a diferença significativa de peso das garrafas (2).

Cumprimentos,




Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor romão » segunda fev 03, 2014 6:31 pm

Boas companheiros.
Companheiro Barradas, desculpe a observação, mas não percebi essa questão do regulador com válvula de segurança.
Pelo que deu para eu entender, sempre que houver saída de gás pela canalização, essa dita válvula corta o gás?
Então quando acendemos qualquer aparelho há consumo de gás e essa válvula não dispara e só dispara quando a saída é algures na canalização
antes das saídas nos queimadores?
mais uma vez peço desculpa mas não estou a ver a coisa.
Quanto à questão dos 30/37 mbars, quanto a meu ver, o problema não se põe tanto na pressão que sai da garrafa, mas sim, na pressão que cada aparelho
está preparado para receber.
Por exemplo: Na minha autocaravana existem 3 aparelhos. O frigorífico indica na placa que pode funcionar a 30/37 mbars,
a truma indica apenas 30 mbars e o fugão indica apenas 30 mbars. todos podem funcionar a gás butano ou propano.
Isto leva-me a concluir que se colocar a funcionar a 37 mbars os aparelhos que estão preparados para 30 mbars mais rapidamente
os seus sistemas de queima darão o bérro.
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor jfneves » segunda fev 03, 2014 7:03 pm

romão Escreveu:Então quando acendemos qualquer aparelho há consumo de gás e essa válvula não dispara e só dispara quando a saída é algures na canalização
antes das saídas nos queimadores?


Boa tarde companheiro Romão,

A válvula a que se refere só corta o gás a partir de um certo valor de débito (caudal). Quando se verifica um rotura na tubagem, a quantidade de gás que sai é muito elevada, comparada com o somatório de consumos normais dos vários aparelhos ligados em simultâneo, pelo que nesse caso concreto, a válvula fecha-se.

Tem um excelente trabalho explicativo sobre gás, apresentado pelo colega Fernando Luis neste endereço http://www.campingcarportugal.com/files ... ge/gas.pdf.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes