FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor maprista » sexta nov 01, 2013 9:14 am

Bom dia
Alguem me sabe dar uma explicação para esta situação.
Ofrigorifico apaga quando a garrafa chega a meio,tenho o redutor da truma duomatic 30mb o frigo é de 30 mb,tenho duas garrafas de gaz,uma de gpl propria e outra de propano,assim que o gpl chega a meio o frigo apaga e volta a ligar apos encher a garrafa,o mesmo acontece com a garrafa de propano,se trocar por uma cheia volta a funcionar normalmente,o frigo é daqueles totalmente automatico,ja tive para trocar a centralina do frigo mas apos varias experiencias verifiquei que tudo funciona normalmente se a garrafa estiver de meio para cima.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor RuckFules » sexta nov 01, 2013 10:07 am

Bom dia companheiro

Não serei a pessoa mais indicada para lhe dar opinião, pois de gas pouco percebo, mas arrisco algumas questões.

O frigorífico já funcionou bem com esse sistema? Não haverá nenhuma incompatibilidade com redutores? Pergunto isto porque normalmente o redutor para propano é de 37mb e não 30mb. A minha AC é das antigas, importada da Alemanha, o redutor é de 50mb e está já na tubagem do gás, daí que tive que adquirir uma torneira de saída directa da garrafa de gás.

Tive recentemente um problema devido à AC ter estado parada mais de ano e meio. A tubagem do gás junto do queimador do frigorífico tinha alguma ferrugem pelo que entupiu. Tive que desmontar, limpar tudo bem limpo e voltar a montar. Ficou a funcionar bem (quer dizer, "bem" para estes frigoríficos de absorção que fazem de conta que fazem frio).

Cumprimentos
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor maprista » sexta nov 01, 2013 5:08 pm

Antes de montar este sistema e só com propano funcionava bem.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor RuckFules » sexta nov 01, 2013 6:00 pm

maprista Escreveu:Antes de montar este sistema e só com propano funcionava bem.


Não terá havido alterações no redutor? O frigorífico será mesmo de 30mb? Não tenho grande conhecimento das instalações de gás nas autocaravanas, mas supostamente os equipamentos vêm preparados para trabalhar a propano, pelo que a pressão deverá ser de 37mb.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor ahlagos » sexta nov 01, 2013 7:29 pm

Os Livros de Instruções da RAPIDO que acompanham as autocaravanas mais recentes, desaconselham a utilização de GPL. Precisamente pelos problemas no frigorífico e boiler.
http://www.forumdesccrapido.com/viewima ... l_ra11.jpg
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor maprista » sábado nov 02, 2013 2:42 pm

o problema não é o GPL,acontece o mesmo com propano,,voltando a encher a garrafa funciona impecavelmente ate atingir o meio sensivelmente,depois deixa de ter força para fazer funcionar o sistema,ou seja abrir a valvula,e o frigo é de 30 mba tal como redutor
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor hnunes2 » sábado nov 02, 2013 3:03 pm

Boa tarde.

O companheiro tem possibilidade de experimentar com outro redutor?
A pressão do gás tem uma variação pequena e, portanto, meia garrafa ainda tem uma pressão considerável.
Se tiver possibilidade, experimente com outro redutor e, se não resultar, em minha opinião, o sistema está entupido.

Cumprimentos AC's.

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor romão » sábado nov 02, 2013 8:22 pm

boa tarde companheiros,
companheiro marpista, o problema deve ser mesmo o gpl, se não vejamos:
Você afirma que antes de fazer a alteração o frigo funcionava bem com o propano e só depois da alteração é que começa a ter problemas.
Fazendo uma analogia com o que se passa com os fogões que temos em casa vemos que estes vêm preparados para queimar gas butano/propano
e se quisermos que queimem gas canalizado(chamado gas da cidade), temos que substituir os bicos por outros próprios para queimar esse gas.
As ACs mais modernas (pelo menos) vêm com os electrodomésticos preparados também para queimar gas butano/propano sem mexer nos queimadores.
A minha é de 2007 e vem assim de origem. Dito isto, não sendo eu muito versado nesta matéria , sou levado a concluir que o seu frigo não gostará dessa
promiscuidade gasosa e daí essa anomalia.
Algo aconteceu ao frigo quando passou a queimar gas gpl sem estar preparado para isso e agora terá, provavelmente, que repor a situação que foi aterada
para que volte à normalidade.
Companheiro Marpista, em minha opinião, se não domina essa história do gas, não se esqueça que o dito cujo é demais perigoso para experiências
avulso.
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor barradas » sábado nov 02, 2013 10:28 pm

maprista Escreveu:Antes de montar este sistema e só com propano funcionava bem.

boas que sistema é que montou?
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor hnunes2 » sábado nov 02, 2013 11:07 pm

Boa noite.

O GPL é uma mistura de gás butano e de gás propano.
A composição percentual da mistura vai variando conforme a época do ano devido às temperaturas pois, o butano congela quando as temperaturas se aproximam dos zero graus C.
De notar que nos países nórdicos usam propano praticamente todo o ano e em alguns mesmo todo o ano.

Assim, tal como já foi dito, o serviço deve ser feito por pessoa qualificada. É este também o meu entendimento.

É minha opinião de que, por ser o mais fácil, deverá começar por experimentar com outro redutor (eventualmente novo).

Cumprimentos AC's

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor Moreira » segunda nov 25, 2013 7:30 pm

Eu tive um problema idêntico eu tinha gaz com garrafas pluma,e funcionava tudo bem,mas resolvi trocar
para as bp,que são tranparentes e dá para ver o nivel do gaz,troquei as garrafas e deram-me um redutor novo,
passados uns tempos,comecei a ter esses problemas,tirava a bilha e abanava,e a coisa resolvia,mas cada vêz
que desligava,era uma chatice,até que foi falar com a pessoa que me fêz a troca,e expliquei-lhe o que acontecia.
e disse-me que o problema era do redutor,e trocou-me por outro,assunto resolvido nunca mais tive problemas.
mas o seu caso pode não ser,mas antes de passar a coisas mais dificeis veja primeiro o redutor.Espero ter
ajudado

Cumprimentos companheiro maprista

Moreira
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor spedy » terça dez 09, 2014 1:25 pm

Bom dia companheiro Maprista, a situação ficou resolvida? O seja já não tem problemas com o uso de Gpl?

Obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: FRIGO APAGA COM MEIA GARRAFA DE GAZ

Mensagempor maprista » domingo fev 01, 2015 9:38 pm

Com o GPL,ficou resolvido ,pois todas as semanas passo pela bomba e meto 5 euros está sempre a bombar.
Agora tenho outro problema ,nao para e arrefece ate -7 ou -20 no congelador,desligo de vez em quando e vai funcionando,e tb cheguei á conclusao que em viagem principalmente de inverno é prejudicial andar nos 12 v,nao carrega devidamente asbaterias.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 50 visitantes

cron