Bom dia a todos
De facto é esta troca de informação e apoio de quem melhor conhece estes sonhos sobre rodas que faz toda a diferença para quem chega a este universo, e desde já agradeço a a todos(a)s pela ajuda/opiniões/esclarecimentos. Espero sinceramente que tudo se concretize (nesta ou outra) e que possa retribuir de alguma forma um dia.
Ah, e mesmo que seja a 80/90 km/h, que é mesmo o alvo de velocidade máxima que pretendemos em plano, nas subidas testei duas deste motor e deu para perceber até onde conto com ele (mas também isso já estava à espera) o importante vai ser mesmo o absorver a viagem e paisagem, e chegar lá.
Aparte da célula e equipamentos, que segundo tudo o que testámos e ligámos funciona e está exatamente no estado em que procurávamos, e o ultimo ponto e factor decisivo é exatamente o motor e componentes...
Pela matrícula ela é importada, e à partida só teve mais 1 dono antes do stand, e como o estado interior da AC é impecável fiz a associação de que seria alguém que cuidou dela e que à partida faria o mesmo com o motor. O indicador do stand que tenho é só o de outra pessoa que lá comprou uma Acaravana, e que não teve queixas. Mas era uma Acaravana mais recente, daí que...
Na visita e ensaio que fizémos foi-nos dito pelo stand que foi feita uma revisão geral ao motor (distribuição, correias, filtros, óleo, travões, etc), e que o motivo da chapa por baixo do motor ter óleo (eu meti lá o dedo para confirmar o que seria) era da revisão que tinha sido feita e que tinha sujo aquilo tudo. Em relação ao chiar o que me disseram era que os tensores tinham de ser regulados, antes de levar a AC.
A outra situação que detetei foi que num dos tubos do gasóleo perdia ligeiras gotas (que eles se prontificaram a substituir), ora pela minha ideia (e que eles disseram o mesmo) esse gasóleo escorre e passa nesse óleo que está lá na chapa e pinga no chão. Logo aí, caso fosse esse o caso, bem que o motor poderia estar em boas condições para rodar muitos mais kms e ter sido somente devido ao motor a não estar limpo e devidamente preparado pelo mecânico que intervencionou a AC.
Isso foi o que me pareceu, mas por via das dúvidas optei por hoje ir lá com esse mecânico amigo que conhece bem aqueles motores.
Se ele pode ser enganado, ou não detetar nada anormal aparte do normal idade dum motor daqueles? Pode, mas pelo menos muito mais do que eu ele percebe, e tem largos anos de experiência.
E relativamente à garantia eu é que ía com as ideias de "motor e caixa" (falámos disso mas até fui eu que puxei assunto, daaah) a pensar que estava a ganhar algo, quando na verdade estaria a reduzir aquilo que tenho direito. Informei-me melhor e basta a fatura do stand para serem automaticamente de 2 anos (Deco, etc, etc), desde que não me apareçam com papel para assinar de "Garatia de 1 anos motor e caixa", a não ser que lá tenham os componetes todos descriminados.
Confesso que estou hiper entusiasmado, mas acima de tudo mantenho a frieza e imagino é logo uns meses à frente se estivesse a célula toda partida e eu comprasse numa de "eu depois arranjo" (aqui não é o caso, está impecável), ou de avançar de qualquer maneira com o motor e depois ter o sonho parado por problemas mecânicos.
Vou dando noticias da evolução do processo, uma vez mais obrigado a todo(a)s