Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça nov 12, 2013 1:44 pm

Boas 8)

De facto este fds foi daqueles "em pleno", desde horários de trabalho incompativeis da cara-metade, passando por aniversários, e metendo lá a meio outros trabalhos, só conseguimos dar um curto passeio até à praia para ela não estar parada. Olhar para o relógio, encolher os ombros e regressar para dar seguimento a mais uma data de "tarefas".

Não me queixo porque quem corre por gosto já se sabe, o problema é mesmo que até os planos/horários coincidirem e todas as outras atividades alinharem fazem com que a AC muitas vezes venha lá no final da lista... mas isso há-de mudar. :wink:

Ainda não consegui ir ver do cabo do capot, mas assim já sei que tento para baixo como sugeriu o companheiro Danibeja, e se não der dessa forma segue logo no sentido inverso. Espero mesmo que seja algo rápido de solucionar, mas enfim, estou cá para o que for.

Em relação ao frigo (Eletrolux RM2210) vou mesmo seguir estas e outras dicas do outro post, seguir os passos, verificar os cantos todos e depois tratar de seguir a sugestão do companheiro RuckFules no outro post, que é esperar bastante tempo a ver se aquilo dá sinal de vida. E não sei porquê, mas a sensação que tenho é que esse Frigo desse lado com essa manutenção profunda e adição das ventoinhas acho que até no verão se safa 8)

Em relação aos plásticos e borrachas já tinha e usava nos outros carros 2 produtos que até agora têm tido resultados "de novo", não sei se é proibido meter aqui marcas e por isso não avanço com nomes... como estes não agarram pó (julgo que a vaselina tem essa questão), à partida são para manter na AC.


Havemos de nos encontrar certamente, é só questão das coisas alinharem. E vão alinhar :D

PS: Por acaso algum dos companheiros daqui não andava pela Fonte da Telha neste fds pois não? Costuma estar lá uma AC quase todos os fds's e fiquei a pensar...
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta nov 15, 2013 10:25 am

Bom dia

Finalmente consegui fazer o teste no capot da AC e foi exatamente como o companheiro danibeja aconselhou, ligeira pressão/peso no capot e a cara metade puxou a alavanca e abriu logo. Lubrificação pra cima da mola e encaixes, várias tentativas com êxito e parece que já está resolvido :wink:

Dei a primeira lavagem "light" à AC no inicio, mas agora quero testar lavá-la mais profundamente com o "Polish Color Magic Plus Branco 500ml Turtle Wax" e tratar de limpar os cantinhos mais sujos e repor a cor de plásticos e borrachas.

O problema é que só encontro o "Polish Color Magic Plus Branco 500ml Turtle Wax" na loja do Porto sugerida pelo companheiro danibeja e para amanhã já imagino que seja impossivel tê-lo comigo... alguém sabe onde se vende na zona de Lisboa, po exemplo?

Depois de tratar destas partes estéticas, adivinho que logo que eu consiga o próximo grande passo seja procurar consultoria junto do companheiro RuckFules, dar a volta completa ao frigorifico... 8)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor spedy » sexta nov 15, 2013 11:43 am

Bom dia, qual é o produto que o companheiro tinha falado que resultava muito bem nos plásticos?

Obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta nov 15, 2013 12:20 pm

Boas

O produto é o Sonax Plastic Restorer (Black), na AC aidna vou testar este fim de semana (só dará em plásticos sem ser macios), posso depois dizer como correu :wink:

E quanto ao polish da Turtle como não o encontro à venda "em loja" estou a ver que vou ter de adiar essa tarefa... :(


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda dez 02, 2013 4:21 pm

Boa tarde

Só um update, finalmente consegui pegar em alguns dos pontos da AC e como não podia deixar de ser apareceram mais uns hehe 8)

Célula/Cabine - Finalmente num espaço onde podia estar à vontade e com um escadote XXL dei a volta à "casa" e limpei e selei todos os pontos que encontrei sem selagem e por onde pudesse meter água, depois fiz a lavagem à mão com esponja e champô da mesma marca do restaurador de plásticos (Son@x) e percebi que ela estava mesmo a precisar de uma lavagem destas mais profunda e com esponja. Ela ficou mais clara quando lhe dei a primeira lavagem há uns tempos, mas desta vez apareceu o branco. Tratei de restaurar os plásticos de cor preta com o produto, lubrificar os pontos que já há algum tempo andavam a pedir, pintar as peças exteriores e interiores que estavam mais queimadas/envelhecidas (lixar, pintar, envernizar) e... foi mesmo a tempo porque acabou-se a luz do dia.

Frigorifico - Segui as dicas e após intervenção de limpeza das grelhas, limpeza dos componentes a que consegui chegar lá dentro, da confirmação do azul da chama, limpeza e troca de pasta térmica, deixei ligado o sistema gás desde noite até de manhã e finalmente encontrei o frigorifico a fazer frio. Já pensava que ele não funcionaria mas... próximo passo quando tiver tempo vai mesmo ser a da instalação das ventoinhas e respetivo interruptor.
Falta testar a 220V e agora sabendo como ele funciona, imagino que na altura que a levámos para o parque campismo devemos ter ligado os botões sem noção do que faziamos, daí não ter funcionado...

Chão WC - Finalmente deu para secar as humidades, lixar, limpar, colocar malha para reforço e fibrar os pontos que estavam estalados. Só à segunda é que acertei na mistura certa de fibra/catalis mas no final saiu como eu queira e a aproveitar para lembrar quando eu em miudo ficava todo zonzo a arranjar pranchas de surf no quarto. :P

Fuga de Água - Como tem de haver sempre qualquer coisa (já vou aprendendo) depois de fibrar e secar o chão do WC supeitei de uma fuga de água que me pareceu ter visto antes ali pelo chão do WC...
Do que me apercebi pode ser de várias situações, agora tenho de ir triando:
1 - Quando abasteci a água do depósito de águas limpas houve água que deve ter ficado acima do nivel no depósito e escorreu por algum lado e foi saindo no caminho para a rua (pouca, mas uns pingos cairam no chão quando estacionei). Tenho de ver se quando encho acima do nivel se a água se escapa para algum lado que não deva;
2 - Estando o chão do WC seco, quando ligo a bomba e abro as torneiras aparece alguma água passado algum tempo.
3 - Testei com as torneiras fechadas e bomba ligada e parece-me que aparece água na mesma... (?) Ou é alguma tubagem com fuga, ou é alguma racha no depósito, ou então é na zona da bomba imagino eu . Venha tempo para procurar. :idea:


Acima de tudo no final destes dias (ou pequenas partes deles) foi uma muito boa sensação vê-la estacionada mas com outro ar cá fora e lá dentro. Dá cá uma vontade de zarpar para algum lado que até me fico a coçar...


E pronto, agora é esperar por mais algum dia em que haja um "furo" para fazer mais qualquer coisa. Obrigado desde já pelas dicas, não há nada melhor do que ir á luta mas depois ver resultados :wink: Abraços



PS: O tal liquido "restaurador de plásticos" está até hoje impecável e com cor (mais preta) sem problemas, imagino que não dure para sempre mas como passaram 15 dias e ela está na rua e apanhou dias de chuva, parece-me ser um bom teste para quem queria dar uns toques. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça dez 03, 2013 10:24 am

Ah e o agradecimento pelas dicas era pelas que fui recebendo e que permitiram arranjar e descobrir o que estava avariado hehe, em relação à fuga de água já descobri pelo menos dois tópicos (bomba e tubagem, "T's", ralos, interligações) que me vão ajudar a começar a procurar a causa. 8)

Não fosse ficar aqui aquela ideia do género "olha-me este que vem fazer perguntas antes de pesquisar, bastava ele procurar no Forum e encontrava logo maneira de começar..." :P


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda dez 16, 2013 4:09 pm

Boa tarde a todo(a)s

Cá vai mais uma atualização, depois de finalmente conseguir ter luz do dia (esta "coisa" de durante os dias úteis ficar de noite às 17:30h até me tira do sério, são 5 dias a menos para eu poder estar de volta da BHymer 8) ) para pôr em prática o que tinha em mente, segui os circuitos e fiz os testes até isolar o problema na zona da sanita/cassete (Thetford C3). Consegui isolar mas já não houve tempo para ir mais além... disseram-me logo que o pouco que pinga até bastaria ir secando o chão de fibra e tal, mas nada disso, tem de ficar seco para até dar pra estar de meias. :P

Do que vi cá de fora com a cassete tirada e ligando a bomba (sem a bomba ligada não se nota o pingar mais acentuado), pinga água a partir dos orificios no plástico da zona da mangueira e do cabo de eletricidade, deduzo que aquilo tenha a ver com a zona de retenção da água do autoclismo que fica pressurizada quando se liga a bomba, como só agora consegui pesquisar como se desmonta/acede à "caixa" da sanita, a próxima missão vai ser tirar o suporte do papel higiénico e ver se descubro onde se acede, ver onde vai dar a mangueira/válvula do autoclismo, e por aí vai.

O outro ponto que finalmente consegui aceder foi ao aquecimento/Trumatic (penso que o meu seja a versão SL 3002, só tem manipulo/botão de um lado), não consegui limpá-lo mas tem bastante pó (vai ter de entrar em ação o aspirador) e só procurei ver se não haviam cabos fora do sitio.

Troquei as pilhas que supostamente são para a ignição, dentro do "comando central" de gás da AC deixei todas as válvulas no sentido em que estavam (o frigorifico funciona a gás, e o fogão tanbém, portanto o sentido deve ser o mesmo). Desconfiei logo porque acho que a luz na zona das pilhas se acende, mas decidi rodar na mesma o manipulo e nada de ignição, pressionei e esperei um pouco e nada novamente... Aguardei o tempo para arejar o eventual gás e testei de novo, mesmos resultados, deve haver algo desligado/avariado nas ligações da ignição/pilhas.

Venham os próximos passos que isto até dá gozo! :lol:


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado dez 21, 2013 8:54 pm

E como a vida também é feita de mistérios... 8)

Após aceder à tubagem através do espaço do papel do WC, decidido a descobrir de onde era a fuga, percebi que era a ponta que encaixa na sanita e manda água quando puxado o autoclismo que não parava de deitar água mal se ligava o circuito de água da AC...

Aceder e manobrar as peças através daquele espaço foi um filme, por isso como já imaginava que seria da válvula elétrica do autoclismo decidi que para eliminar a fuga desligaria a válvula até futura intervenção. Desliguei o contato e preparei-me para encaixar as peças, e foi aí que percebi que a ponta de saída da água devia estar mal encaixada... encaixei-a até dar o "clique", dado que pelo menos assim o o-ring que tem selaria a água, liguei o contato da válvula para testar a fuga de água e...

...deixou de verter água, ficou resolvido sem eu perceber muito bem o que aconteceu. Ou o "ligar/desligar" fez um reinicio à válvula ou então o encaixar devidamente a ponta da tubagem fez magia (mas que não percebi como). :?

No resto abri a zona do boiler e Trumatic e aspirei tudo o que era pó e sujidade, com pincel à mistura, mas no final a luz do piezo não acende nem há sinal de faísca. Como troquei as pilhas talvez seja ou de ligação com problemas (mas os fios parecem estar todos ligados), ou o piezo está avariado, ou há algum local que fornece eletricidade que eu não sei onde fica... terá de ficar para uma próxima oportunidade.


De resto está de saúde e recomenda-se, vai já rolar nos próximos dias com sorrisos lá dentro. E se nos encontrarmos saõ benvindos a bordo, não se preocupem com o frio porque levamo a bordo um ventiloconvetor :D



Abraços, e se não "falarmos" antes ficam os votos de um feliz Natal para todo(a)s
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor luisms » domingo dez 22, 2013 2:36 pm

Muito boa a descrição do que o companheiro Lealbino vai fazendo. Companheiro não pense que por não escrevermos nada aqui que não seguimos o tópico de ponta a ponta. Venham mais reparações (eu não quero dizer avarias).
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quinta dez 26, 2013 3:12 pm

8)

Obrigado pela força, espero que desse lado tenha corrido tudo bem neste Natal, já preparando a entrada no ano novo. :wink:

De facto os posts acabam por ser mais para por um lado ajudar quem tal como eu tenha problemas semelhantes (aquelas pesquisas em que algo muito básico pode não o ser para outros), como para dar pistas mais detalhadas/fáceis na eventualidade de alguém já ter passado por elas e saber como as resolver.

Os passos são dados devagarinho mas com muito gosto, mesmo que no caso da água tenha voltado a aparecer ontem... próxima etapa vai ser abrir a tampa do wc (só ontem vi que haviam mais uns parafusos no topo do wc/sanita), para ver se resolvo de vez. :?


Abraços, se não nos "falarmos" até lá ficam os votos de que sejam umas belíssimas entradas no novo ano
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta jan 29, 2014 12:56 pm

Bom dia a todo(a)s

Lá continuo eu nas atualizações :wink:

Nos updates da BHymer finalmente consegui pintar e envernizar o chão e o lavatório do WC, tinha-o fibrado mas ainda não tinha levado "vida nova"... ficou logo outro WC! Aproveitei para isolar a porta de eventuais odores/frio/calor, e dei uma volta e polir os ralos que deviam ter sido pintados noutros tempos/soluções.

Depois como lhe faltava uma porta de encaixe do armário do WC (não se notava, mas notava eu hehe) optei por mandar fazer uma peça em acrílico à medida, depois foi só criar umas dobradiças que encaixassem no sitio de rotação, e só falta colar o fecho iman para ficar tudo completo.

O roupeiro passou a ter uma solução de cabides+arrumação roupa+gavetas sapatos e saco de roupa suja dedicado, fica tudo mais prático e direto de utilizar, assim antes de viajar é só chegar e "despejar" tudo o que se use sem estar pensar muito onde se arrumará.

Havia uma tábua de divisória na horizontal entre cabine e célula, em tempos deve ter tido a ver com estética e proteção da cabeça nas passagens mas com os anos o pano estava queimado e a posição da tábua tornava incómoda a passagem, e além disso dificultava o apoio da escada para o cappucinne (não encaixava)... com uma tesoura e tico-tico ficou eliminado/adaptado o problema, e depois bastou uma demão de bondex para harmonizar o tom com o dos móveis da AC. Criei com uma vareta metálica um engate para os ganchos da escada do cappuccine e agora há segurança total para "escalar" para as dormidas seja connosco ou com outro casal da familia. Se há coisa que gosto é de adaptar tudo à minha medida, uma casa com rodas não seria exceção certo? :)

Estrutura/Grade + Escadas
O próximo passo de maior importância é de montar no exterior uma estrutura/grade em "U" no topo da AC e uma escada para aceder lá acima, o meu modelo de AC não vinha com este acessório mas estive com uma Hymer exatamente igual que tinha estes acessórios montados... ora, lá terei eu de tratar de arquitetar uma estrutura destas para a minha BHymer.

Tenho uma pessoa que executa trabalhos com ferro/aluminio e constrói qualquer estrutura, fiquei de tirar as medidas exatas da estrutura que pretendo e agora estou a ver se tenho tempo para resolver esse ponto.

Do que li aqui no fórum em outros tópicos uma das sugestões de fixação é de usar Cola e Veda nas sapatas de fixação (ainda vou ver o que ele terá na serralharia para servir de apoio a prender a tubagem e por outro lado ser a base que apoia na AC), e que estas deveriam ter cerca de 10cmX10cm (à partida seriam 9 fixações no topo, e no máximo mais 4 fixações para as escadas) por um lado preferia por causa da questão das furações e quais os parafusos adequados, e no caso das escadas se aguentaria com o peso e não "rasgaria a célula", mas fico a pensar se aguentará as deslocações de ar e peso sem descolar/rasgar.

Em resumo planeio tirar as medidas e fazer a estrutura em aluminio anodizado, com tubo de diâmetro 2,5 cm, ver que soluções de fixação inox/aluminio tem para prender a estrutura a uma altura de +- 10 cm afastada da célula e que tenham base que seja possivel colar (espero que não seja necessário aparafusar, mas caso não o seja que solução aconselham?).

Para as escadas, e porque a solução original é uma estrutura/escada que fixa duas pontas na grade de topo, e fixa duas pontas na base da Autocaravana, considero essa hipótese (também porque o peso quando subisse na escada distribuía-se na grade de topo e nos 2 apoios na base). Vou tentar juntar imagem em anexo do plano base, sem alterações.

Como a grade é para transportar pranchas e eventualmente fixar uma caixa de tejadilho (e por isso se calhar colocar mais umas barras na estrutura para fixar a caixa sem furar), e lembrando sempre dos amigos do alheio, tenho dúvidas relativamente às escadas sendo que neste momento tive estas ideias:

1 - Escada semelhante à original, por ser mais fácil construir e por distribuir o peso na subida (2 apoios na grade superior + 2 fixações), mas com o incoveniente de estar à mão de escalar;
2 - Escada semelhante à original fixa no topo da grade, mas com dobradiças que permitissem recolher a escada;
3 - Escada simples no mesmo material da grade mas separa da grade (4 fixações, fico a pensar se com esta solução não se rasga a malha de aluminio...)
4- Criar um apoio na grade de forma a ser possivel aproveitar a escada do capucine para "escalar", desta forma nunca haveria um ponto de apoio cá de baixo, e como a escada do cappucine até tem bons degraus...;


Desculpem o exteeeeeenso post, mas nestas coisas é como nas reparações, começa-se numa e já se vão nas outras toda :lol: s

Espero que se veja o "esquema" original

http://www.imageupload.co.uk/images/201 ... BHYMER.jpg
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor curto » quinta jan 30, 2014 7:38 pm

Boa tarde companheiro. Já se notava a falta dos relatos das suas bricolage.
Cá ficamos leitores fieis dos seus relatos.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta jan 31, 2014 9:54 am

:wink:

Espero é pelo dia em que vou tirar umas fotozinhas a dar uma "cor" a este processo, além de se calhar detalhar demais e na maioria serem processos que já foram feitos/falados aqui, no meu caso pessoal estou a tentar preservar ao máximo o aspeto "clássico" aliando o investimento qb e o tempo que escasseia...

É engraçado quando depois leio o que escrevo e parece que foi "pensei, fiz" quando só um parafuso levou uma eternidade hehe.

O apoio de todos dá logo outro gosto ao processo, espero concluir para os "minimos olimpicos" a que me proponho. Ah, e sei bem que muitas das coisas que pergunto são básicas para quem já fez intervenções gigantes, mas pronto, cada um no seu nivel lá vou tentando subir de patamar 8)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RMartins » domingo fev 02, 2014 6:36 pm

Lealbino Escreveu:Ah, e sei bem que muitas das coisas que pergunto são básicas para quem já fez intervenções gigantes, mas pronto, cada um no seu nivel lá vou tentando subir de patamar 8)


Abraços



Todos já passamos por esse básico que fala ;)

Um abraço!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda fev 10, 2014 1:06 pm

:wink:

Depois de "simular" várias possibilidades cheguei à solução que melhor se adequa à colocação de uma Box Tejadilho (vai passar a ser diretamente aparafusada/selada no teto da AC, estava-me a escapar que se fosse em cima da estrrutura ficava demasiado alta) e de ter uma estrutura que permita prender as pranchas) e que fosse de melhor montagem, e por sorte até acaba por ser mais simples de implementar.

ESTRUTURA: A estrutura de cima será mesmo só em "U" com as pontas do U com sapatas a 30º para apoiarem no Cappucine (esta versão pelo que sei tinha a estrutura de origem desta forma, vou tentar manter o mais próximo possivel da Hymer Camp original), com os restantes apoios em sapatas de 15 cm de altura pra ficar só ligeiramente abaixo da linha do cappucinne.

Paralelamente à estrutura em U leva um barra igual que será soldada à estrutura exterior por duas barras paralelas que servem para apoiar/prender as pranchas, com um apoio/sapata colada ao teto e ponta da barra com sapatas a 30º para apoiar no Cappucine, e assim fico com espaço para colocar a Top Box que deverá ficar furada no teto caso queira utilizar para outras situações (lembrei-me de colar mas depois ficava sem hipótese de utilizações noutros locais).

Em vez de furar no topo para colocar a estrutura opto por me estrear com a utilização do Cola e Veda aplicado em todas as sapatas colocadas no topo da AC, e só aparafuso os apoio da Top Box (mas ainda tenho de ver as melhores soluções de colocação de Top Box de maneira a poder retirar um dia caso queira).

APOIO ESCADA: Só serão aparafusadas e seladas as sapatas na parte vertical da AC onde ficará uma barra (Afastada cerca de 10 cm da parede da AC) perto do topo para encaixe do cimo das escadas (aproveitando as escadas do Cappucine que têm 2 ganchos) e aparafusadas também as sapatas mais perto da base das escadas onde colocarei uma espécie de "molas" para trancar a base das escadas quando quiser subir para utilizar.


Acho que desta vez não me esqueci de nada, e com a pesquisa mais afinada aqui no Fórum fiquei com confiança para usar Cola e Veda nas sapatas da estrutura e facilitar e muito o processo de montagem. 8)


Vamos ver se isto agora passa a ganhar vida mais rapidamente
:wink:


Abraços!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes