Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » quinta Oct 10, 2013 9:28 pm

:D

Agora percebo o que devem ter sentido, o vir ao volante exatamente e pensar e sentir que tudo funciona, a curtir o visual de outra perspectiva (será a "Belo Horizonte", por muitos que espero poder ver), a vibrar por o sonho se ter tornado realidade.

A máquina é mesmo o que imaginei ser, não puxei muito por ela (os tais 80 km/h) mas estava lá tudo a pedir mais. Vou tentar deixar amanhã no mecânico meu amigo para lhe dar uma vista de olhos mais profunda, e os ajustes que possam ser necessários (a buzina deve ter ficado muda, ou então foi um fusivel, e um médio que só vi agora está fundido), mas de resto está toda hiper funcional. Dizer funcional acho que é pouco, aquilo a andar e acima de tudo a célula lá dentro parecem novas. E como bonus veio com tv lcd estrategicamente colocada e com antena tdt, fui testar à espera de ter imagem/recepção má mas... cristalina!

Amanhã quero ver se vou de escadote atrás até uma lavagem, podia lavar de esponja tradicional, mas prefiro ir à lavagem de pressão ao lado de casa e esfregar de escova e depois enxaguar levemente, para ver como está sem pó em cima. Depois tenho pequenos acessórios para comprar e restaurar (comprar tampa águas com chave, colar duas barras em vinil para ocultar umas letras que tem, coisas pequenas), e depois de lavada polir tudo o que é cromado e ver o que pode ser "reanimado", depois o resto vai ser manutenção e restauro (borrachas e plásticos mais queimados).

Se tudo corresse bem (mas já me parece apertado no tempo) saía amanhã no final do dia até um destino mais próximo para passar a noite até à hora de almoço de sábado. Mulher, pais, cão, todos a estrear a "casa" rumo por exemplo ao Carvalhal.

Espero que nos encontremos aí por algum recanto, e se virem uma pequena Camp Hymer "BH"...o mais certo é ser eu. :wink:


Abraços

PS: É fabulosa a sensação de a ver estacionada ali à frente da janela, adorar aquelas linhas clássicas, e acima de tudo a imaginar tudo de bom que vamos viver juntos.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor danibeja » quinta Oct 10, 2013 9:48 pm

Muitos parabéns,

Desfrute muito.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor chicojo » sexta Oct 11, 2013 8:28 am

bom dia por ai : foi com bastante intersso que segui o negocio do colega Lialbino= que seja com imensa satisfação e prazer em todas as suas saidas
pelas estradas de Portugal e no mundo!
agora à que fazer o exame dos equipamentos =//chauffage//verficar se o ar sai em todas as saidas quando a ventoinha sopra, àgua quente e fria, autonomla elétrica,frigorifico que deve ser trimisto=gàs,220 et 12 v,a ultima so quando o alternadeur fornece,e os 220,quando a AC ligada à rede urbana

boas voltas e quem sabe até à vista________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor chicojo » sexta Oct 11, 2013 8:29 am

bom dia por ai : foi com bastante intersso que segui o negocio do colega Lialbino= que seja com imensa satisfação e prazer em todas as suas saidas
pelas estradas de Portugal e no mundo!
agora à que fazer o exame dos equipamentos =//chauffage//verficar se o ar sai em todas as saidas quando a ventoinha sopra, àgua quente e fria, autonomla elétrica,frigorifico que deve ser trimisto=gàs,220 et 12 v,a ultima so quando o alternadeur fornece,e os 220,quando a AC ligada à rede urbana

boas voltas e quem sabe até à vista________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » sexta Oct 11, 2013 4:05 pm

Obrigado uma vez mais a todos, ontem já de madrugada quando a minha mulher chegou (ela não foi comigo buscar a AC poque estava a trabalhar) não resistimos e tivemos de testar a AC e fazer de conta e subir pro cappucine e ficar deitados a ver TV. Se àquela hora havia algum vizinho a ver deve ter pensado que não batíamos bem... :lol:

Foi engraçado ter chegado ontem com a AC e estar com os meus pais enquanto estacionava a AC e um casal de vizinhos mais velho viu-a, e nós ficámos naquela expetativa da reação, se mandariam bocas, se criticariam por estar estacionada, aqueles receios...

E não é que o casal comentou com eles "...sabe, sempre tive o sonho de um dia poder ter uma, mas depois... depois nem sei porque é que não comprei.". E realmente é um sonho, e se no nosso caso até foi rápido de concretizar, fez-me lembrar de tantos sonhos que valem sempre a pena lutar, e acima de tudo um dia poder concretizar. Espero que seja o caso destes nossos vizinhos.

Hoje de manhã saí da garagem e fiquei a olhar para ela (está estacionada em frente), e que sensação. Concretizou-se mesmo, e estou a aguardar ansiosamente para sair do trabalho e poder ir hoje com a familia fazer a comemoração oficial todos juntos, a bordo dela.

Não vamos fazer a primeira "noitada" hoje por várias razões, mas será para breve. Acima de tudo vai ser um fim de semana para testar tudo, dar uns toques pessoais, e lavá-la como deve de ser.

A ver se nessa altura ela fica nas condições que quero para a poder apresentar oficialmente aqui. 8)


Um abraço, e (que para muitos de vocês que já deve ser de abalada na AC) um bom fim de semana
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor danibeja » sexta Oct 11, 2013 4:38 pm

Boa tarde,

Muito cuidado com essas lavagens...

Eu soube de alguém que lavou tão bem a AC que ficou no alumínio..... :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen:

Não utilize nada que seja abrasivo na célula, pois a tinta é lacada... logo é uma pelicula muito fina, se esfregar só um pouco, fica com o alumínio à vista........

Utilize champô automóvel com cera, que pode ser suficiente... se não for, pode por exemplo utilizar : http://www.repincol.pt/loja-acessorios- ... e-wax.aspx (peço desculpa a publicidade).....

Grande abraço,

Danibeja

PS: a minha AC também está a precisar de um polishe.....
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » terça Oct 15, 2013 1:48 pm

:D

Realmente pus-me a olhar para o material da célula e imaginei que esfregando muito aquilo ainda acabava a ficar polido até ao metal, por isso acabei por tratar de dar uma lavagem mais suave com ligeira "esfrega" para tirar o que imaginava ser sujidade acumulada...

E que diferença fez a lavagem exterior e a limpeza interior que demos! Se ela já tinha bom aspeto agora então é que se revelou mesmo, reviravolta de limpeza e renovação na cabine de tapetes e capas de bancos, limpeza e lavagem dos tecidos e móveis da célula, verificação e ensaio dos sistemas a bordo (cabine e célula), resultaram em que a nossa BHymer ficasse ainda com melhor aspeto. 8)

A ideia era testar neste próximo fim de semana, mas parece quen o tempo não está a querer ajudar... mas o mais provavel é seguirmos viagem na mesma, a vontade de a testar anda ali a rondar hehe. Já andamos a "sofrer" o suficiente ao vê-la à frente da janela como que a chamar-nos para viajar... :wink:

Hoje vai passar a noite na oficina para levar um alarme (à partida será daqueles com sensor volumétrico, um na zona da cabine e o outro na célula), porque principalmente em viagem conto que se houver algum problema que ela pelo menos dê sinal.


Abraços

PS: Hei-de tratar do polish e dos retoques, mas vai ter de ser lá mais para a frente senão acusam-me de quase andar a viver mais tempo na AC do que em casa
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça Oct 22, 2013 1:38 pm

Boa tarde a todo(a)s

Ora pela primeira vez posso dizer que senti a "diferença" de ter uma AC, porque mesmo após o temporal de sexta-feira decidimos que a vantagem da AC era a de que mesmo se chovesse n ofim -de-semana não tinhamos de ficar "em casa parados", e por isso era de seguirmos na mesma com os planos de estreia, e assim vermos que pontos haveriam a verificar.

Estar aqui a detalhar em demasia deduzo que seria estar a contar algo que já bem conhecem de trás para a frente (mas de certeza que mesmo assim vai ser longo), mas em resumo confirmámos que era mesmo esta a solução que procurávamos. 8)

Mas ora vamos lá:

Depois da tempestade da madrugada, no sábado havia sol com fartura e o nosso percurso foi até S. Torpes, velocidade variando dos 60 para os 90km/h mas sem isso ser um problema e sem termos sido um problema para os outros condutores, aliás, ainda acabámos nós por na brincadeira "refilarmos" com um carro que ía à nossa frente a 80km/h e que atrasou a unica fila maior que se formou. :)

Cruzámos e cumprimentámos algumas ACs no caminho, e decidimos parar no estacionamento em S. Torpes para umas ondas e almoço na AC (a cumprir com tudo nas regras da boa imagem do AC), deu pra testar o duche pós-mar na AC e de ficar a apreciar a beleza de uma casa móvel à beira-mar após testar o fogão. A televisão LED revelou-se uma excelente mais-valia, almoçar e ficar naquele ambiente a ver um "filme de sábado". Ponto a verificar, uma das bocas do fogão não prende a chama, deverá ser limpeza.

Seguimos depois até P. Covo para descobrir como funcionam as AS de que tanto liamos, e ao chegarmos estavam 6 AC parqueadas e a zona de apoio livre, tratámos de vazar águas cinzentas, encher depósito de água, ver por curiosidade onde se descarregavam as águas negras... aquelas coisas de estreantes. Boa impressão para a situação de termos percebido que a mangueira fina que levámos não encaixava nas torneiras, depois de meio banho e alguma ginástica lá enchemos e no final apareceu um dos outros ACs a perguntar se queríamos uma mangueira, foi logo uma imagem excelente deste espírito, quer para mim quer para a minha mulher. :wink:

Decidimos que para testar toda a AC tinhamos de a ligar à eletricidade e abrir todos os acessórios à vontade, portanto o rumo foi para o Pq. campismo do Sitava.

Demos entrada no Sitava (já conheço há vários anos em versão campismo, em AC nunca) e o rapaz da equipa de lá foi impecável e indicou-nos um local plano perto do restaurante. Nesta altura estão muito poucas pessoas lá acampadas/parqueadas, mas para nós até foi melhor assim.

Primeira "maravilha": pedimos eletricidade, o rapaz chegou ao local para ligar a eletricidade mas... pois claro, faltava nós termos uma extensão, e além desta ainda um adaptador para ligar a trifásica. :? Por sorte o rapaz lá nos emprestou uma extensão, e foi encontrar o unico adaptador que havia do nosso tipo, e finalmente ficámos com 220V.

Testámos tudo na AC e confirmou-se que após a viagem ela continuava a abrir janelas e portas ( :D ) e a funcionar em pleno, só o frigorifico aparentava estar só a arrefecer o congelador... mas talvez tivesse a ver com o não estar a 220V, o que mais tarde confirmámos não ser o caso.

Noite excelente, jantar a bordo da AC, e dormida maravilha no "Capuccino" depois de ver um filme metido na pen usb da televisão.

De manhã fomos testar a limpeza das águas negras (o Parque tem área de apoio para despejo do wc e das águas, abastecimento águas limpas, e lavagem à pressão com moedas), lá percebemos como funcionava o sistema e partimos com tudo renovado e purificado. :)

Fizémos uma paragem novamente em S. Torpes e ficámos por lá durante a tarde de frente para o mar (já sem ser no estacionamento asfaltado) a absorver aquele visual, e que qualidade de vida que é ter uma AC. Por todas as razões e mais alguma, poder ali estar naquele cenário com todas a comodidades ao lado... é único.

Ficou feita a estreia e agora é questão de melhorar os pontos em falta, e dar uns retoques em algumas partes, mas era mesmo isto que procurávamos. Além do mais como é mais pequena e antiga mas neste excelente estado, se calhar acaba por se tornar diferente da maioria e ser essa a razão por que se viram as cabeças, e acima de tudo assim é a "nossa" BHymer Clássica.

Que venham muitos kms e que por essas estradas fora nos encontremos por aí. Se virem uma matricula "BH" Hymer Camp mais pequena já sabem, podemos mesmo ser nós. :wink:


Abraços


NOTAS:

1- A carrinha em plano atinge facilmente os 90km/h e fica com o pedal a querer mais, mas devido a uma questão na equilibragem ou mesmo dos pneus (que esta semana vão ser os 4 trocados pelo stand) mas a esta velocidade começava a "tremer" direção, com roca das rodas e equilibragem em quem confio espero que ela vá até velocidades superiores, mais que não seja só para os tais "balanços" antes das subidas;

2 - O frigorifico (Electrolux RM2262) aparenta não funcionar em pleno, no entanto o congelador funciona (não me recordo se com alguma fonte de energia em específico). Testámos a 12V, a 220V e a gás mas o resultado foi o mesmo (Li acerca de várias coisas a testar/limpar no frigorifico e vão ser esses os próximos passos a dar, entre eles lembrei-me da questão de ter lavado a AC à pressão e se calhar alguma coisa se passou nas grelhas de ventilação);

3 - O chão do WC tem pequenas estaladelas, não é nada demais mas estou a pensar avançar com veda & cola (talvez na versão flexivel, não vá aquilo partir-se) ou fibragem do chão (fibra vidro e malha), para ficar mais homogéneo;

4 - Instalámos o alarme em todas as portas da AC (no total ficou em 160€), e no temporal de 6ª ainda deu sinal com os trovões que houveram (não foi o unico alarme), é relativamente simples e dá-nos um outro descanso.

Quando há alguma coisa que o active (até agora foram só trovões muito fortes ou rajadas de vento também muito fortes que abanem muito) como estamos mesmo em frente/cima da AC basta um clique para rapidamente "acalmar" a fera, além disso a luz que pisca sempre servirá de desencorajamento.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor João Morgado » terça Oct 22, 2013 2:50 pm

Olá Lealbino
Ainda bem que a estreia correu conforme o esperado e a família gostou. As pequenas coisas vão-se limando com o tempo.
Continuação de bons passeios.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor spedy » terça Oct 22, 2013 3:47 pm

Excelente relato!

É como diz o companheiro Joao com o tempo tudo fica mais fácil.

Já aprendeu que deve passar por uma casa de bricolage e jardim para comprar os encaixes de mangueira com os vários tamanhos e assim já não terá problemas com torneiras !! :mrgreen:

Seria bom prevenir, comprando uma extensão dado que nem todas as tomadas de 220v fica perto da Ac.

Boas voltas!
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor luisms » terça Oct 22, 2013 4:02 pm

Lealbino Escreveu:Boa tarde a todo(a)s

Ora pela primeira vez posso dizer que senti a "diferença" de ter uma AC, porque mesmo após o temporal de sexta-feira decidimos que a vantagem da AC era a de que mesmo se chovesse n ofim -de-semana não tinhamos de ficar "em casa parados", e por isso era de seguirmos na mesma com os planos de estreia, e assim vermos que pontos haveriam a verificar.


Parabéns Lealbino. Esta a fazer o que eu gostava, ter o prazer de "fugir" de casa sem me preocupar com nada.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Aleluia » terça Oct 22, 2013 5:36 pm

Boa tarde companheiro, Lealbino.
Ainda bem que a 1º saida de AC, correu 5 *****.
Na verdade, assim como tu, o que me enche as medidas; é estar parado em frente ao mar, apreciando o ondular das ondas.
Agora, é revisionar o que não estava bem e rolar, rolar...
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RMartins » terça Oct 22, 2013 6:07 pm

Muito bem!!
Para primeira vez, digo que foi normalissimo essas pequenas falhas que só com o tempo e ao passarmos por essas situações é que nos vamos aprecebendo.

Quanto as notas que deixou, em relação á primeira a tremedeira da direção pode muito bem ser só isso que fala, uma questão de alinhar direção e calibrar rodas. Então com pneus novos com certeza ira ficar um mimo!
A segunda nota, em relação ao frigorifico, posso lhe dizer que a velhinha Ac que tinha o frigorifico funcionava melhor a gás do que a 220v. Mas se realmente nota que não satisfas convém verificar isso o quanto antes pois é imprescindivel!
Por ultimo, quanto ao chão do WC, na minha opinião será o ponto principal, é importantissimo ver isso o quanto antes, não vão essas rachadelas deixar passar agua e começar a apodrecer por ali a baixo, ai depois o "€strago" é bem pior.


Um abraço!
RMartins
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RuckFules » terça Oct 22, 2013 11:11 pm

Boa noite companheiro Lealbino.

Mais uma vez parabéns pela sua aquisição. Os seus relatos recordam-me o momento em que me meti num avião para ir buscar a minha AC à Alemanha. Um sonho de anos realizado. Infelizmente ano e meio depois "limparam-lhe" a frente. Tudo teria corrido um pouco melhor não fosse o facto do indivíduo que foi contra ela não ter nem carta nem seguro.

Ano e meio depois temo-la de volta. É quase como reviver o momento da compra, à excepção das burocracias de legalizações.

Andamos para fazer a nossa "rentrée" das voltas autocaravanistícas mas não se tem proporcionado. Então estavamos a pensar este fim de semana rumar a qualquer lado que não fosse muito longe e lembramo-nos se o companheiro não quereria encontrar-se por aí num local qualquer. Sem compromisso, onde quer que nos encontrassemos se gostarmos ficamos se não gostarmos rumamos para outras paragens. Ou todos ou cada um segue seu destino. Como somos proprietários de uma AC dessa geração e já fizémos algumas manutenções podemos até trocar uma dicas e ideias.

Relativamente ao frigorífico bem vindo ao mundo do faz de conta que faz frio :D
O nosso, depois de lhe ter feito a manutenção devida, parece-nos que continua com pouca vontade de fazer frio. Mas na verdade ainda não o experimentámos a sério depois da manutenção (posso explicar-lhe depois alguns detalhes, desde o colocar massa térmica nos dissipadores interiores, limpar a chaminé, e até o virar ao contrário durante um dia ou dois. Só nos falta colocar as ventoínhas para experimentar (mas o objevtivo é mesmo a troca por um de compressor e acabar de vez com o brincar aos frigoríficos para poder ter cervejas frescas no verão!)

Portanto, se o companheiro quiser, diga-nos alguma coisa. Aqui ou por mensagem.

Um abraço e votos de boas viagens/estadias.
Carlos Marinho

(Nota: para outros companheiros
Costumava parar no Samouco há uns dois anos. Actualmente não sei como está o Samouco para se passar o fim de semana... se ainda param por lá companheiros, se continua sossegado, se continuamos a ser bem vindos etc etc. Se mais alguém quiser aparecer, o nosso convite estende-se a outros companheiros. Até porque gostava de rever algumas caras, e quem sabe conhecer outras novas.)
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Oliventino » quarta Oct 23, 2013 11:37 am

Bom dia.
Em Lisboa na rua António Pedro nº 2 telefone 213153597, o Sr Ramalho é um especialista nos frigoríficos Dometic, pode aí recuperar a eficácia sem necessitar comprar outro.
Convido os companheiros RuckFules e Lealbino ao marcar esse encontro a conhecer a área de serviço e pernoita na foz do Sizandro sul (não Lizandro, esse é na Ericeira) é grátis, plana, segura, sossegada muito espaçosa, frequentada, poderei acompanhar-vos.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes

cron