Boa tarde a todo(a)s
Ora pela primeira vez posso dizer que senti a "diferença" de ter uma AC, porque mesmo após o temporal de sexta-feira decidimos que a vantagem da AC era a de que mesmo se chovesse n ofim -de-semana não tinhamos de ficar "em casa parados", e por isso era de seguirmos na mesma com os planos de estreia, e assim vermos que pontos haveriam a verificar.
Estar aqui a detalhar em demasia deduzo que seria estar a contar algo que já bem conhecem de trás para a frente (mas de certeza que mesmo assim vai ser longo), mas em resumo confirmámos que era mesmo esta a solução que procurávamos.
Mas ora vamos lá:
Depois da tempestade da madrugada, no sábado havia sol com fartura e o nosso percurso foi até S. Torpes, velocidade variando dos 60 para os 90km/h mas sem isso ser um problema e sem termos sido um problema para os outros condutores, aliás, ainda acabámos nós por na brincadeira "refilarmos" com um carro que ía à nossa frente a 80km/h e que atrasou a unica fila maior que se formou.
Cruzámos e cumprimentámos algumas ACs no caminho, e decidimos parar no estacionamento em S. Torpes para umas ondas e almoço na AC (a cumprir com tudo nas regras da boa imagem do AC), deu pra testar o duche pós-mar na AC e de ficar a apreciar a beleza de uma casa móvel à beira-mar após testar o fogão. A televisão LED revelou-se uma excelente mais-valia, almoçar e ficar naquele ambiente a ver um "filme de sábado". Ponto a verificar, uma das bocas do fogão não prende a chama, deverá ser limpeza.
Seguimos depois até P. Covo para descobrir como funcionam as AS de que tanto liamos, e ao chegarmos estavam 6 AC parqueadas e a zona de apoio livre, tratámos de vazar águas cinzentas, encher depósito de água, ver por curiosidade onde se descarregavam as águas negras... aquelas coisas de estreantes. Boa impressão para a situação de termos percebido que a mangueira fina que levámos não encaixava nas torneiras, depois de meio banho e alguma ginástica lá enchemos e no final apareceu um dos outros ACs a perguntar se queríamos uma mangueira, foi logo uma imagem excelente deste espírito, quer para mim quer para a minha mulher.
Decidimos que para testar toda a AC tinhamos de a ligar à eletricidade e abrir todos os acessórios à vontade, portanto o rumo foi para o Pq. campismo do Sitava.
Demos entrada no Sitava (já conheço há vários anos em versão campismo, em AC nunca) e o rapaz da equipa de lá foi impecável e indicou-nos um local plano perto do restaurante. Nesta altura estão muito poucas pessoas lá acampadas/parqueadas, mas para nós até foi melhor assim.
Primeira "maravilha": pedimos eletricidade, o rapaz chegou ao local para ligar a eletricidade mas... pois claro, faltava nós termos uma extensão, e além desta ainda um adaptador para ligar a trifásica.
Por sorte o rapaz lá nos emprestou uma extensão, e foi encontrar o unico adaptador que havia do nosso tipo, e finalmente ficámos com 220V.
Testámos tudo na AC e confirmou-se que após a viagem ela continuava a abrir janelas e portas (
) e a funcionar em pleno, só o frigorifico aparentava estar só a arrefecer o congelador... mas talvez tivesse a ver com o não estar a 220V, o que mais tarde confirmámos não ser o caso.
Noite excelente, jantar a bordo da AC, e dormida maravilha no "Capuccino" depois de ver um filme metido na pen usb da televisão.
De manhã fomos testar a limpeza das águas negras (o Parque tem área de apoio para despejo do wc e das águas, abastecimento águas limpas, e lavagem à pressão com moedas), lá percebemos como funcionava o sistema e partimos com tudo renovado e purificado.
Fizémos uma paragem novamente em S. Torpes e ficámos por lá durante a tarde de frente para o mar (já sem ser no estacionamento asfaltado) a absorver aquele visual, e que qualidade de vida que é ter uma AC. Por todas as razões e mais alguma, poder ali estar naquele cenário com todas a comodidades ao lado... é único.
Ficou feita a estreia e agora é questão de melhorar os pontos em falta, e dar uns retoques em algumas partes, mas era mesmo isto que procurávamos. Além do mais como é mais pequena e antiga mas neste excelente estado, se calhar acaba por se tornar diferente da maioria e ser essa a razão por que se viram as cabeças, e acima de tudo assim é a "nossa" BHymer Clássica.
Que venham muitos kms e que por essas estradas fora nos encontremos por aí. Se virem uma matricula "BH" Hymer Camp mais pequena já sabem, podemos mesmo ser nós.
Abraços
NOTAS:
1- A carrinha em plano atinge facilmente os 90km/h e fica com o pedal a querer mais, mas devido a uma questão na equilibragem ou mesmo dos pneus (que esta semana vão ser os 4 trocados pelo stand) mas a esta velocidade começava a "tremer" direção, com roca das rodas e equilibragem em quem confio espero que ela vá até velocidades superiores, mais que não seja só para os tais "balanços" antes das subidas;
2 - O frigorifico (Electrolux RM2262) aparenta não funcionar em pleno, no entanto o congelador funciona (não me recordo se com alguma fonte de energia em específico). Testámos a 12V, a 220V e a gás mas o resultado foi o mesmo (Li acerca de várias coisas a testar/limpar no frigorifico e vão ser esses os próximos passos a dar, entre eles lembrei-me da questão de ter lavado a AC à pressão e se calhar alguma coisa se passou nas grelhas de ventilação);
3 - O chão do WC tem pequenas estaladelas, não é nada demais mas estou a pensar avançar com veda & cola (talvez na versão flexivel, não vá aquilo partir-se) ou fibragem do chão (fibra vidro e malha), para ficar mais homogéneo;
4 - Instalámos o alarme em todas as portas da AC (no total ficou em 160€), e no temporal de 6ª ainda deu sinal com os trovões que houveram (não foi o unico alarme), é relativamente simples e dá-nos um outro descanso.
Quando há alguma coisa que o active (até agora foram só trovões muito fortes ou rajadas de vento também muito fortes que abanem muito) como estamos mesmo em frente/cima da AC basta um clique para rapidamente "acalmar" a fera, além disso a luz que pisca sempre servirá de desencorajamento.