Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça mar 31, 2015 9:14 am

:)

Boas companheiro, espero que o processo de "conversão" da máquina esteja perto de concluído e com tudo a funcionar em pleno! :wink:

Em relação à pintura a rolo eu vou devagar devagarinho quando chegar à parte da cabine, e para isso estou a pensar primeiro testar em zonas da cabine que não se vejam para fazer a sequência completa de preparação/pintura/polimento e só depois decidir o que faço...de facto com pistola seria logo outra loiça, mas por falta de tempo/local e por uma certa curiosidade nestes processos "manuais" vou ver no que dá.

Tenho andado em maré de personalização e pintura de pranchas de surf, de skates, de bicicletas, e como têm ao mesmo tempo servido para testar pontos a aplicar na AC, só falta mesmo este teste final e ela bem que merece ficar ao mesmo nível reluzente dos meus outros "brinquedos" eheh, espero bem brevemente postar aqui os resultados. :)

Do que encontrei na net e das impressões que tenho trocado com quem pintou a questão assenta na preparação da chapa e de após aplicar a tinta (demãos) ter controlo atmosférico da temperatura (daí ter de andar de olho no vento e no calor) e depois polir como deve ser, mas claro que é diferente falar com quem tivesse pintado noutros países ou saber como fizeram os companheiros de cá que pintaram a rolo...

Vamos lá ver se até lá aparece alguém que o tenha feito e que tenha dicas preciosas, era logo outra segurança. Senão vai na base do "devagar devagarinho", e há-de correr bem também, sejam os resultados para avançar ou não. :D


Abraços!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça jul 14, 2015 1:15 pm

Boa tarde

Ora tal como referi na seção de pintura após alguns percalços e desencontros no fim de semana passado, não fui a tempo de ler a preciosa ajuda e dicas que o companheiro danibeja me tinha enviado, e demos seguimento ao planeamento de testar tinta e ver se conseguíamos cumprir com os objetivos a que nos propúnhamos: pintar a AC a rolo durante o fim de semana aproveitando uma viagem que íamos fazer, e se possível também a cabine.

Já tinha grande parte do material pronto para a preparação e pintura da célula, e o que é certo é que no geral as indicações que encontrei no anterior post do danibeja (e outros companheiros) acerca da pintura foram seguidas, mas resumindo acabei por pintar a AC no passado fim de semana seguindo as linhas de orientação que tinha, e foi feito um teste de tinta na chapa e avançámos também para a pintura da cabine.

A AC foi pintada durante todo o fim de semana no Alentejo na casa de familiares o que por um lado proporcionou uma "estufa natural" de secagem mas por outro transformou o processo de preparação e pintura numa aventura tórrida, valeu sermos três pessoas todas com um parafuso "diferente" (eu, a minha mulher e a minha mãe), porque só assim se conseguiu preparar e pintar toda a AC em dois dias (que não foram dias completos devido a outras paragens obrigatórias). :D

Planeamento, restante família a dar apoio nas refeições, rotatividade na equipa e no sombreamento, e constantes mergulhos na piscina do monte foram o alívio sem o qual não teria sido mesmo possível concretizar esta "obra". Sabemos agora que teria sido muito mais leve fazê-lo faseadamente em dias alternados e por zonas, mas… decidimos fazê-lo antes de irmos de férias e tê-la pronta, e conseguimos. Ainda estamos é os 3 a sentir os músculos do corpo a recuperarem da aventura do fim de semana, mas é maravilhoso sair da garagem de manhã para o trabalho e ver aquela cor renovada na Bhymer!

Quando no domingo acabámos a pintura nem acreditámos bem que o tínhamos concretizado, mas o certo é que ficou completamente renovada e sem o aspeto amarelado que tinha e com um acabamento sem escorrimento e mesmo como pretendíamos. Era mesmo como dizia, "ela merecia", fez-me lembrar as pão-de-forma que tanto gostava e gosto de ver passar restauradas e agora ter o prazer de a ver também com outra pele/cor renovada, sem deixar de estar com as linhas originais. Missão cumprida!

Em breve seguimos de férias mas conto depois reunir as fotos que foram tiradas bem como o material e tinta usada, mas uma coisa é certa e agora partilho com aqueles que pintaram as suas ACs, façam-no porque não é uma missão impossível e com tempo ainda mais fácil é, o segredo quanto a mim está na preparação e no planeamento. E o resultado é único e fala por si, ainda pra mais quando nasce fruto de suor e muita força de vontade. 8)


Abraço a todos e obrigado pelas dicas dos que já se tinham aventurado em missões semelhantes!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor plopes » terça jul 14, 2015 3:37 pm

Estou ansioso para ver o resultado...
Mas se o dono está satisfeito, só pode ter ficado bom!

Estava aqui agora a olhar para o calendário e a ver que já pintei a minha à um ano.
Para já tudo ok e sem sinais de "fadiga" na pintura.
Infelizmente também não tenho dado tanto uso à AC como desejaria neste ultimo ano, mas tendo em conta que tem estado na rua, é bom!

Vá vá... queremos as fotos! :P
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado jul 18, 2015 11:35 pm

8)

Hoje acabámos os pequenos detalhes que faltavam na pintura, e sinceramente ao olhar hoje para a Bhymer foi um dos "projectos" que mais satisfação me deu ver concretizado, tinha ideia de ser possível vê-la assim um dia mas ter hoje ali à minha frente essa realidade... :mrgreen:

No principio da semana seguimos de férias rolantes e vou tentar tirar umas fotos para depois no regresso partilhar, engraçado que hoje ao estar tudo a ser arrumado apercebi-me que a bordo vai um surfskate que contruí/personalizei, duas pranchas surf a que fiz o mesmo, e duas bicicletas que levaram o mesmo tipo de customização, venha agora o disfrutar das criações!

Companheiro plopes torço para que essas reviravoltas na AC se ultrapassem depressa, quem tanto batalhou na excelência dos trabalhos que fez merece que o resultado seja saboreado em pleno, e acredito que assim vá ser :wink:

Hoje no final de testar os sistemas troquei o redutor e mangueira e o certo é que haver chama para o frigorífico...nicles. Aspirei a zona perto do queimador mas mesmo assim nada.
Tudo liga, outros pontos alimentados por gás funcionam, piezo liga, faísca dá sinal perto do bico do gás do frigo mas o gás não chega lá.

Pus um isqueiro onde antes havia a chama do frigo a ver se seria da faísca enquanto se pressionava o botão do gás mas não deve chegar lá gás porque nada de chama... Será que é questão de ficar a carregar mais tempo (ainda mais?) no botão do gás para encher o circuito por ter trocado o redutor?

Mas pronto, no fim de tudo nem isto me tirou o sorriso, o importante é que a outra chama (a da alma da AC) está renovada e reluzente. Venham as férias e os kms plenos de regras de ouro!


Encontramo-nos por aí, abraço a todos!


Ps: e claro, se tiverem ideia do que poderá ser esta questao do gás sempre daria para ter lá umas frescas ;)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor danibeja » domingo jul 19, 2015 4:53 pm

Boa tarde,

Ainda a este fim de semana estive com um companheiro que tinha trocado a lira e o redutor ( BP ), e infelizmente entregaram-lhe um redutor avariado ( novo ).... poderá ser o seu problema, verifique se chega gás aos outros locais, como fogão, boiler......

Dependendo dos frigoríficos, também pode ser o injector que tem o botão de rodar que se pressiona até ligar o gás, e após o termopar estar quente se larga para abrir totalmente o gás, por vezes um bocado de spray Bala ou WD40, etc... fica bom, outras vezes é preciso desmontar todo o bloco do botão , o que não o aconselho , pois é muito difícil de montar , mas.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » domingo jul 19, 2015 8:41 pm

Obrigado pelas dicas, uma vez mais :wink:

À partida o redutor não estará avariado porque fogão e boiler funcionam sem problemas, agora relativamente ao botão que se pressiona e roda para ligar o gás não verifiquei mas vou fazê-lo.

Eu rodo o botão e ficando a pressionar ligo um isqueiro manual no bico do frigo e não faz chama (o gás não chega lá), como tal pode ser o tal problema do botão/injetor. O wd40 é colocado na zona do botão ou na zona do injetor (talvez pouco antes da zona onde faz a chama)?


Abraço e obrigado!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor danibeja » segunda jul 20, 2015 4:48 pm

Boa tarde,

O injector que falei nada tem a ver com o queimador....

Do lado de dentro da AC retira o botão e coloca o WD40 ( ou vaselina liquida ) e vai pressionado várias vezes, por vezes é suficiente.....

Se não ficar bom é melhor levar a uma oficina.......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda jul 20, 2015 9:53 pm

:wink:

Obrigado companheiro, amanhã faço a verificação e ao mesmo tempo ponho uma velinha a ver se passa a funcionar. :D

Caso não resolva deixo para o final das férias que vai ser altura de fazer checkup geral do frigo e de aproveitar para o levar àquele técnico que aqui aconselharam para fazer revisões a fundo dos frigos.

Ah e justiça seja feita pelas inspirações que as suas bricolages aqui publicadas geram, no meu caso uma das principais foi a da pintura da sua AC a rolo e ver a minha aqui agora estacionada e ao voltar da praia vê-la com aquele ar renovado...valeu mesmo a pena ter andado com as fotos da sua AC este tempo todo a servir de "estás a ver como ela ficou? Tens de ser capaz também, um dia...". E o dia chegou. 8)


Grande Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor danibeja » terça jul 21, 2015 12:24 pm

Boa tarde,

É bom saber que a partilha auxilia muito, lembro-me do companheiro capucillas (julgo que é assim que se escreve) postar inumeras reparações, que tanto jeito deram.... mas realmente, todos nos precisamos deste tipo de partilha, principalmente porque por vezes nos proprios somos capazes de fazer semelhante, bem como, adquirimos experiencia, e essa experiencia quando estamos longe de casa, e por vezes do nosso país, pode fazer muita diferença.....

Obrigado pelo elogio, e que o mesmo tambem sirva a todos os que diariamente partilham as suas bricolage, bem como, encorajar todos os que vão fazendo as suas bricolages as postem no forum ou até mesmo noutros locais de acesso livre....

Ainda em relação a frigorificos de absorçao, recomendo a todos que pelo menos de 4 em 4 anos substituam a massa termica das placas da parte inferior, são os dissipadores de frio que os frigorificos tem por baixo do congelador, são umas peças em aluminio, retiram se e limpa se de forma ao ferro preto que la esta atras fique bem limpo, depois ''bezunta-se'' com massa termica, cerca de 3€ = 30gramas, e faz a passagem do frio muito melhor, fazendo com que poupe gas e funcione melhor......

grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta set 25, 2015 6:25 pm

Boa noite

Já andava há algum tempo a tentar resumir o processo de pintura da minha AC e é desta que fica o registo, depois de muita pesquisa de trabalhos feitos cá dentro e lá fora, estruturei o processo (porque no meu caso estava bastante limitado de tempo e no local onde a pintar) defini a tinta a usar na célula e cabine, bem como dos passos a tomar para que fosse um sucesso (ou se não o fosse como ter planos B).

A pintura da AC foi feita a rolo (e daí parte do desafio), sem recurso a pistola de pintura e/ou a estufa ou local adequados, e isso revelou-se como sendo a maior dificuldade no processo. No entanto como hobbie tenho a realização de filmes, o que ajudou e muito a definir um “guião” que permitisse fazer um guião para este “filme”, nomeadamente em relação ao local exterior mais adequado e tudo o que seria necessário nesse local, ao acompanhamento constante da meteorologia (vento/temperaturas/humidade), e a tentar iniciar e terminar o “filme” se possível antes de ir de férias o que me deixava só com… 1 fim-de-semana livre para o fazer.

Era um bocado de loucos mas quem me conhece sabe que é sempre tudo aparentemente de loucos, mas normalmente bate certo desde que se planeie bem (ou caso principie em não bater certo haver um plano B), e ainda bem que uma vez mais foi o caso.

PROCESSO

No total éramos 3 pessoas, o que ajudou muito na fase da lavagem e preparação, sendo que a maioria da pintura foi essencialmente distribuída por duas pessoas (2 rolos, 2 pratos tinta, 2 pinceis, com luvas e acessórios de limpeza a dobrar).

O processo começou por nos dias anteriores usar uma pistola de ar quente para tirar autocolantes e depois limpar eventuais resíduos de cola com petróleo (mesmo se saltasse tinta não haveria problema, pois seria para pintar).

A fase de desmontagem e isolamento das zonas e peças que não se pintam deu muuuuito trabalho especialmente por ter tudo de ser planeado para ser feito com tempo limitado, mas o processo de pintura em si não foi de todo um bicho-de-sete-cabeças como eu pensava ser, óbvio que assusta o fator “vou pintar um carro, só que ainda é maior”. Se fosse num espaço fechado em que eu pudesse iniciar os trabalhos de preparação, e poder voltar à AC noutros dias e retomar o processo com calma e passo a passo, aí então seria mesmo muito mais fácil, portanto recomendo que quem tem receios e tem um espaço privilegiado avance.


Fotos da AC antes da pintura e com algumas aplicações de fita a isolar

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado set 26, 2015 11:27 pm

(Cont.)

Imagem

Imagem

Imagem

PROCESSO

Célula

Lavar com água e sabão da loiça
Esfregar com ESFREGAO VERDE, detalhes com escova pequena
Secar
Arrancar silicones e limpar resíduos
Isolar zonas com fita papel
Pintar com auxilio de rolo e pinceis quando aplicável, dependendo dos “cantos”
Secar
Aplicar Silicone novo


Cabine

Lavar com água e sabão da loiça
Esfregar com ESFREGAO VERDE, detalhes com escova pequena
Usar Lixa Água 400 para a cabine, depois mais fina;
Arrancar silicones e limpar resíduos
Limpar
Secar bem
Isolar borrachas e peças;
Pintar com auxilio de rolo e pinceis quando aplicável, dependendo dos “cantos”

Párachoques

Lavar com água e sabão da loiça
Esfregar com ESFREGAO VERDE
Enxaguar com água
Secar bem
Isolar zonas com fita papel
Spray metalizado cinzento
Spray de envernizamento
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado set 26, 2015 11:29 pm

(Cont.)

MATERIAL USADO

Pistola Ar quente remover autocolantes;
4 Esfregões verde e branco da loiça – AKI
Detergente loiça para lavar com esfregões;
Tinta anti-óxido branco brilhante luxens AKI – cada lata 33E (2,5Litros, a primeira lata tinha indicação rendimento 20m2, a segunda lata indica 30m2 mas foi devolvida por não ser necessária);
Pratos de pintura (2 pratos, aprox 1,5E cada)
Kit cabo + 10 rolos para esmalte AKI – aprox 5E
Cabo extra de pintura – Aprox 2E;
Lixas 400 e 1200 – 0,45E cada no MaxMat;
Trinchas AKI – Kit 3 – 4E
Fitas papel largo e fino, aproximadamente 2E cada (comprados 3 e gastos aprox metade de todos)
Luvas de borracha;
Papeis proteção;
Papel prata para envolver espelhos e outros pontos difíceis de forma mais rápida e completa (por exemplo pneus, guarda-lamas);
Diluente/petróleo para limpeza material;

Imagem de parte do material utilizado

Imagem
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado set 26, 2015 11:31 pm

(Cont.)

Repito-me mas quando no domingo acabámos a pintura nem acreditámos bem que o tínhamos concretizado, mas o certo é que ficou completamente renovada e sem o aspeto amarelado que tinha e com um acabamento sem escorrimento mesmo como pretendíamos.
Era mesmo como dizia, "ela merecia", fez-me lembrar as pão-de-forma que tanto gostava e gosto de ver passar restauradas e agora ter o prazer de a ver também com outra pele/cor renovada, sem deixar de estar com as linhas originais. Missão cumprida!
Espero que inspire outros a fazerem o mesmo, tal como eu me inspirei com os trabalhos dos vários companheiros que pintaram e renovaram as suas ACs.


Fotos do resultado final

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sábado set 26, 2015 11:33 pm

(Cont.)

Imagem

Imagem

Imagem



Nota: Como sugestão aconselho fazerem antes o exercício de simular a pintura da AC de forma a perceber que tipo de pinceis precisam (para conseguirem pintar todos os cantos), se precisam de escadotes ou de andaimes ou de algum tipo de outra solução para chegarem a todo o lado (dou como exemplo a zona por baixo do Capuccino, ou zona do centro das claraboias), e testarem primeiro a tinta numa zona em que não se note de forma a perceberem o acabamento que a tinta dá antes de pintarem uma zona que esteja mais à vista.


Abraços!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor rmiguel » segunda set 28, 2015 8:51 am

Epah, excelente...

Tenho uma questão, o tejadilho tb foi pintado?
É que na minha AC o tejadilho é de um material diferente, perece-me um tipo de plástico enquanto que as paredes são de alumínio e parece-me que no meu caso basta o lavar bem e o branco volta a brilhar.

Já agora na junção entre o tejadilho e as paredes há um friso certo? Este friso pode ser propicio a deixar entrar humidades/água ? Como fazem em caso de ser necessário o isolamento do mesmo? É que acho que com silicones/colas e vedas não deve ficar grande coisa...

Abraço
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 31 visitantes

cron