Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta Oct 23, 2013 2:05 pm

Obrigado a todo(a)s, de facto as “falhas” que surgiram tiveram mais a ver com a habitual falta de tempo para organizar devidamente as coisas, e dei por mim a rir com a falta daquelas coisas básicas hehe.

Mas serviu para aprender e ao mesmo tempo perceber o que não poderia faltar em viagens mais longas e sem tanta “rede”, os adaptadores de mangueira já cá cantam, a extensão está a caminho (aconselham algum comprimento em especial? Estava apensar no máximo em 25/30 metros), e o adaptador trifásico/tomada também tenho de ir à procura.

Encontrei uma extensão de 25 metros a 23€ e pareceu-me adequado para o fim em vista, já o adaptador tenho de ver onde será melhor comprá-lo e depois ver se é justo o valor a que é vendido…

Agora é tentar gerir o (reduzido) tempo e tratar de meter as coisas a andar. ;)


Abraços


PS: Mais vale ser desta forma, parece-me:

Companheiro luisms, fico a torcer para que rapidamente possa estar na estrada a fazer o mesmo, e se for com a sua AC de sonho então vai certamente valer todos os minutos de espera ;)

Companheiro Aleluia, estou mesmo a ver que um dia destes nos cruzamos numa qualquer praia de ondas. Mas costuma ir lá pra dentro (faço surf)? ;)

Companheiro RMartins, de facto o chão é uma prioridade e já penso que eu ter estreado o duche foi um erro que só não lamento mais por eventualmente o ter andado depois com a AC às voltas com tempo seco/quente tenha minimizado eventuais problemas. Agora tenho de procurar onde se vende material para fibrar por cima daquele chão (só fibrei em tempos pranchas de surf mas acredito que não seja muito diferente), para aquilo ficar no ponto. Prefiro não deixar dúvidas nas micro-fissuras e fibrar antes de usar.
Já em relação ao frigorífico tenho mesmo de arranjar tempo para investigar para despistar o que se passa, só aos fim de semana é que às vezes há dias completos mas mesmo nesses…

Companheiro RuckFules, na altura em que andava a pesquisar os temas das ACs deparei-me com a situação da colisão e acompanhei até ao desfecho (feliz), imagino que tenha mesmo sido um renascer das cinzas.  Em relação ao frigo era o que dizia ao companheiro RMartins, tenho de ver se primeiro me dedico a investigar, antes de tecer opiniões. Mas fico a torcer por que seja algo mais simples do que se possa pensar…

Em relação ao fim de semana isso seria excelente, mas este fim de semana ainda não sei que voltas vou dar… com isto da compra da AC deixei de lado vários outros assuntos que agora me estão a “bater à porta” (entre as quais os de outros carros, ondas, filmagens, e neste âmbito o tal dos pneus da AC).

Mas fazemos assim, como eu já andava sempre a “mil” com outras coisas antes da AC, agora então ainda estou na fase de perceber como vai ser, ou seja como li que haverá algum local pelo Samouco onde eventualmente vai pernoitar deixo-lhe o meu nº telemóvel em MP e se sempre for lá passar o fim de semana diga qualquer coisa e vejo se consigo ir lá ter nem que seja de passagem, combinado?

Companheiro Oliventino, excelente dica técnica e excelente convite mas que neste fim de semana não conseguirei concretizar… Fica o muito obrigado pelo convite, não é de imediato mas numa próxima deve ser de certeza um sitio a rumar. ;)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor time_out » quarta Oct 23, 2013 4:34 pm

Lealbino Escreveu:Encontrei uma extensão de 25 metros a 23€ e pareceu-me adequado para o fim em vista, já o adaptador tenho de ver onde será melhor comprá-lo e depois ver se é justo o valor a que é vendido…


Boa tarde

Atenção com a secção do fio da extensão. Mais importante que o preço é ter a certeza que os fios (deve ser uma extensão de 3 fios condutores) têm a secção correcta. Muito fino faz com que aqueça em demasiado e corre-se o risco de derreter o isolamento quando o consumo é elevado e pode chegar a haver um curto circuito, se é muito grosso está a pagar-se por algo que não é necessário!
Também tudo o que li sobre extensões mencionam os 25 m são o ideal.
O enrolador é muito practico mas eu sempre preferi fazer a minha própria extensão, comprar o cabo indicado (que aguente ser pisado e com a secção ideal), comprar uma ficha estanque macho 220V com terra e uma macho de 3 pinos azul (a que chama de trifásica mas que é monofasica!) que serve para conectar na femea que está na autocaravana.
Prefiro a extensão sem enrolador por 2 razões, a primeira é que sei o que tenho em termos de caracteristicas e a segunda é que é bem mais leve e o peso é algo importante a considerar. O tempo que levo a arrumar náo é muito mesmo comparando com o desenrolador pois convem não esquecer que se deve desenrolar o cabo todo e não como se vê frequentemente desenrolar só o necessário.
Um comentário final, por €23 euros e face ao preço do cobre, não creio que os fios tenham a necessária secção para as necessidades da AC!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » quarta Oct 23, 2013 8:06 pm

Obrigado pela dica time_out, de facto comecei a matriz pelo preço mas antes de comprar vou verificar isso mesmo, pelo preço tem de haver algo ali em falta... é numa casa que costuma ter material bom, mas vou ver a secção e fios e apostar na qualidade. E pelo que vi no limite se precisar de ligar a AC à eletricidade em casa os 25 m chegam para ir de casa até à rua. :wink:

A minha AC tem a tomada "trifásica" de saída em macho, tenho de encontrar um adaptador com uma "tri" fémea com 220V macho na outra ponta. Até o rapaz no parque campismo quando trouxe um adaptador "Tri" macho / 220V viu o encaixe ficou sem saber se para aquele encaixe teria adaptador... para minha sorte tinha :mrgreen:

A maior parte das coisas já se estão a alinhar, faltam-me as rodas novas e abrandar a chuva para começar a dar os retoques no que está a precisar de um retoque/reparação.


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RMartins » quarta Oct 23, 2013 9:21 pm

A que tenho é de 25mt, até hoje nunca faltou cabo :)
Não tenho enrrolador, na altura que comprei a extensão pensei nisso mas acabou por fica por comprar. Tenho ouvido varias opiniões em que os enrroladores podem não ser boa opção pois tem tendencia a aquecer, tanto o enrrolador em si como o cabo que possa lá ficar enrrolado quando não precisamos dele na totalidade.
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 24, 2013 1:32 am

Boa noite.

Companheiro Lealbino, a ficha para ligar á AC (a menos que tenham feito alguma alteração, o que duvido) não é trifásica. O nome técnico da ficha é "CE16 Monofásica". Ficha azul de 3 pinos com uma tampa.
Não sou frequentador de parques de campismo, mas os locais onde vi pontos de corrente, normalmente também são com este tipo de fichas, pelo que lhe recomendo fazer uma extensão CE16 macho/femea e fazer (ou comprar feito) um adaptador CE16 Monofásico Femea/Schuko Macho. As fichas Schuko são que normalmente os equipamentos de casa com consumo mais eleveado (ferros de engomar, máquinas de lavar roupa/loiça, etc) usam. Com este material fica pronto a ligar-se a pontos de corrente nos parques de campismo, ou em qualquer tomada vulgar de 220V.
Ou seja, resumindo a lista de compras:

Comprando o adaptador feito:
1x Ficha CE16 Monofásica Fêmea
1x Ficha CE16 Monofásica Macho
1x Adaptador CE16 Femea/Schuko Macho
Cabo FVV com secção de 2.5mm (os metros que quiser)

Fazendo o adaptador:
2x Ficha CE16 monofásica Femea
1x Ficha CE16 Monofásica Macho
1x Ficha Schuko Macho
Cabo FVV com secção 2.5mm (os metros que quiser). Deste cabo tira um palmo de cabo para efectuar o adaptador.

Pode em alternativa comprar uma extesão dessas de enrolador. O problema dos enroladores baratos, nem é tanto a secção do cabo (já explico mais à frente). O problema é a cravagem dos cabos nas fichas (normlamente por onde derretem) e o revestimento do cabo de fraca qualidade, que depois de umas pisadelas começam a danificar-se os condutores internos.

No caso de optar por uma extensão de enrolador, compra (ou faz) para além da extesão um adaptador Schuko Fêmea/CE16 Monofásica Macho.

Explicação sobre os enroladores: A menos que vá ligar algum ferro de engomar, torradeira electrica, forno eléctrico, aquecedor a óleo ou termoventilador ou qualquer outro aparelho de grande consumo eléctrico dentro da AC, os ampéres que vai buscar aos 220V (cá fora) são muito reduzidos. Até porque nos parques de campismo, os pontos de corrente estão limitados a 5 Ampéres (pelo menos os que conheço).
Para ter uma ideia, um consumo dentro da AC (a 12 Volts) de 20 ampéres, equivale em numeros redondos (para não entrar em detalhes técnicos) a 1 (UM) ampére cá fora nos 220V. Portanto não precisa desenrolar a totalidade da extensão, nem terá problemas se optar por um enrolador. (Nota: a menos que ligue algum dos equipamentos que mencionei antes, ou algo de elevado consumo).

(Nota: recomendo-lhe comprar esse material em lojas da especialidade. O comércio tradicional agradece, o atendimento é mais profissional, ajudar-lhe-ão com conhecimento técnico e muitas vezes até é mais barato do que nos AKIs Leroys e afins).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » domingo Oct 27, 2013 8:00 am

Com informação deste nivel mais claro fica impossivel, agora tenho toda a info para não falhar na compra e saber os fundamentos por trás, é por estas e por outras que este Forum é uma mega mais valia para todos os que dele fazem parte.

Ainda não a comprei os cabos por falta de tempo, mas pelo menos ontem depois de uma grande correria lá consegui ter pneus novos montados na AC (retificação do stand onde a comprei) e fazer o check a alguns pontos. Hoje será dia de tentar ir à praia com a familia mais alargada (que já se notava estar a "babar" por fazer uns kms nela) aproveitando a desculpa de "encaixar" trabalho de filmagens e tal, e como a tv tem hdmi direto para ligar às câmaras... ainda dou um pulo à água fico lá de dentro todo orgulhoso a vê-la estacionada cá fora (sabem como é a sensação não é?). 8)

Um bom domingo para todo(a)s, grande abraço

PS: Ah e concordo em pleno com a compra no "comércio tradicional" e neste caso em particular na casa onde à partida o irei fazer, que tem por trás pessoas que percebem do assunto. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » sexta nov 01, 2013 10:04 am

...e quando eu já pensava ter clarificados todos os pontos que teria pela frente para intervir, eis que descubro um cabo elétrico junto ao pedal do degrau para acesso à "casa" que me deixou na dúvida de se aquilo em tempos foi de elevação elétrica (hehe, dúvido, até porque tem uma pega) ou se era somente um alarme/aviso caso o degrau estivesse aberto e iniciasse movimento...

Tenho de ir averiguar melhor, mas só depois de aproveitar o fds para finalmente estrear o suporte de bicicletas, para ganhar ânimo para me debruçar na longa lista de "micro-coisas" a fazer na AC 8)

Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RuckFules » sexta nov 01, 2013 10:15 am

Bom dia companheiro Lealbino

De facto a lista de coisas a descobrir, reparar, melhorar nestas nossas casinhas com alguns anos é interminável.

Ainda ontem estive a fazer a alteração da grelha do frigorífico para ver se melhora o frio. Instalei 3 ventoínhas directamente na grelha. Agora não será por falta de ar (ventilação) que o frigo não faz frio. Isto só mesmo até haver verbas para mais um painel solar, o inversor e um frigorífico de compressor com as medidas certas para mandar aqueles às urtigas!

Este fim de semana vai rolar para algum lado? Nós vamos fazer os possíveis e impossíveis para sair hoje à noite ou amanhã logo de manhazinha cedo. Para a semana estaremos uns dias pela Comporta. Isso será certo.
Se por acaso tiver disponibilidade e quiser passara o sábado ou domingo entre Lisboa e Alcácer aproveitamos o trajecto. (Provavelmente iremos estar pelo Samouco a matar saudades)
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda nov 04, 2013 11:10 am

Bom dia!

E vá lá que eu até gosto de andar em constantes manutenções, já tinha várias coisas em mãos e ainda me fui meter em mais uma que é fértil em ter sempre pontinhos por onde pegar (AC) hehe... mas eu gosto portanto a corrida é daquelas que tem gosto 8)

Já vi tarde a mensagem RuckFules, este fds só no sábado à tarde a cara-metade pegou na AC para uma ida à praia e o restante dos minutos (literalmente, é quase sempre assim) do fds foi de volta de outros assuntos, mas depois percebi por outro post que afinal houveram aí problemas com a máquina... :( Espero que se resolva depressa e que não seja nada demais, e que possam rapidamente voltar à estrada :wink:

Ainda não tive tempo de pegar no frigorifico, mas parece-me que quando pegar vou invertê-lo, tratar de desimpedir grelhas e chaminé, instalar ventilação num estilo de sistema desse mesmo género, enfim fazer logo tudo quando tiver de tratar do frigo.

Como ainda andamos na fase de ensaios e estreias com a AC (entre outros com família que quer andar nela) no próximo fds deve haver uma ida até casa de familiares, em versão viagem de ensaio com quem há muito pede pra passear... :)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RuckFules » segunda nov 04, 2013 11:20 am

Pois é companheiro Lealbino.
Mesmo que tivesse visto a mensagem a tempo e tivéssemos combinado, a minha máquina não me teria permitido ir a lado nenhum. Ainda ando às cabeçadas com ela.

Quanto ao frigorífico se quiser depois posso dar-lhe algumas dicas sobre cuidados a ter (especialmente para quando perguntar como eu: "de onde raio caiu isto?"). Já fiz esse trabalho todo no meu. Também instalei ventilação, mas coloquei directamente na grelha superior 3 !! ventoínhas de 120mmx120mm. Não há-de ser por falta de ar que o frigorifico vai deixar de fazer frio. Mas ainda não consegui testar convenientemente o resultado.

O próximo fim de semana, se conseguir resolver as pancadas da maníaca até lá, estaremos pela Comporta ou Álcacer do Sal. Era suposto lá ir passar uma semaninha, mas já vi que a semaninha vai ser a tentar resolver outro problema. Isto de se ser pobre e ter coisas "velhas" é outra adrenalina! :lol:

Um abraço e boas voltinhas
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » terça nov 05, 2013 10:40 am

:? Espero mesmo que isso se resolva rapidamente, para poderem "libertar-se" das amarras e usufruirem da vossa casa com rodas :wink:

Em relação às ventoinhas do frigo tenho praticamente a certeza de que vou recorrer ao apoio desse lado, mas primeiro vou ter de conseguir ter tempo para pegar no frigo e começar a despistar os problemas... mas de uma forma ou outra a ideia depois de verificar o frigo (vamos lá ver quando) é mesmo melhorar a ventilação 8)


Abraços


PS: Só para partilhar, nunca tinha tido um suporte de bicicletas num veículo "normal" e quando o fazia era sempre a perder algum tempo a encaixar na carrinha que tenho, ou seja as voltas mais simples acabavam sempre por ficar nas intenções... no final deste domingo senti a liberdade de poder rapidamente montar as 2 bicicletas no suporte da AC, seguir com a cara metade até um local que sempre quisemos ir os dois para uma volta de final do dia, usufruirmos, regressarmos, prendermos rapidamente as bicicletas de novo, e lancharmos lá dentro a ver tv. Esta "menina" faz mesmo toda a diferença! :D
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » domingo nov 10, 2013 8:21 pm

Boa noite

...e quando no final deste fim de semana decido fazer o ponto situação visual do motor/niveis, antes de dizer à BHymer "boa semana de descanso", eis que puxo a alavanca para abrir o capot e... e... nada de abrir :?

Pois é, algo se passa com o cabo/alavanca ou então com o engate que abre, depois de pesquisar e forçar um pouco mais sem resultados (a unica coisa que percebo é que depois de tentar abrir o capot puxando a alavanca, ele fica sujeito a um "clique" quando o pressiono para fechar, ou seja quando puxo a alavanca ela faz qulquer coisa), tentei fazer o teste puxando com um alicate para ver se era o curso do cabo/alavanca que estavam no limite mas não consegui abrir...

Pode ser que algum de vós já tenha passado com isto num sistema igual (Fiat Talento '93, deduzo que o sistema de cabo seja igual ao das Ducato) senão os próximos episódios lá passarão por ir ter com o mecânico a ver se damos a volta àquilo.

Mas que todos os males fossem destes, este fim de semana grande parte dos meus amigos foi sabendo que tinha uma "AC Clássica com 20 anos", já adivinho que muito em breve pelo menos mais 3 casais invistam numa. Venham ele(a)s!!! :D


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor danibeja » domingo nov 10, 2013 9:02 pm

Lealbino Escreveu:Boa noite

...e quando no final deste fim de semana decido fazer o ponto situação visual do motor/niveis, antes de dizer à BHymer "boa semana de descanso", eis que puxo a alavanca para abrir o capot e... e... nada de abrir :?

Pois é, algo se passa com o cabo/alavanca ou então com o engate que abre, depois de pesquisar e forçar um pouco mais sem resultados (a unica coisa que percebo é que depois de tentar abrir o capot puxando a alavanca, ele fica sujeito a um "clique" quando o pressiono para fechar, ou seja quando puxo a alavanca ela faz qulquer coisa), tentei fazer o teste puxando com um alicate para ver se era o curso do cabo/alavanca que estavam no limite mas não consegui abrir...

Pode ser que algum de vós já tenha passado com isto num sistema igual (Fiat Talento '93, deduzo que o sistema de cabo seja igual ao das Ducato) senão os próximos episódios lá passarão por ir ter com o mecânico a ver se damos a volta àquilo.

Mas que todos os males fossem destes, este fim de semana grande parte dos meus amigos foi sabendo que tinha uma "AC Clássica com 20 anos", já adivinho que muito em breve pelo menos mais 3 casais invistam numa. Venham ele(a)s!!! :D


Abraços



Boa noite,

Eu também tive esse problema na minha Fiat Talento, e para abrir o capot foi preciso empurrar para baixo o capot enquanto a minha mulher puxou a alavanca lá dentro da AC, depois soltei e ele abriu, e deveu-se à ferrugem das molas e afinação...

Um bocado de lubrificação a afinação do capot numas borrachas que tem nos cantos da frente e é capaz de ficar bem...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » segunda nov 11, 2013 4:04 pm

:D

É por estas e por outras que este espaço está num patamar acima, muito obrigado pela dica companheiro Danibeja.

Vou tentar fazer isso mesmo com a minha cara-metade logo que possa, espero que assim resolva a situação para nós podermos andar descansados e a AC ter o "coração" vigiado para ser bem tratado. :wink:

Próximos passos depois de resolver a situação do capot, tentando organizar-me com as limitadas horas de luz que consigo apanhar durante a semana, e já pensando que terá de ser no fim de semana a começar bem cedo:

1 - Reparar e fibrar o chão do wc da AC, o kit está comprado, só falta a aplicação;
2 - Fazer uma lavagem exterior mais profunda com champô para carros (e com recurso a escadote mais alto que a AC), aproveitando para correr todas as juntas com produto limpeza e escova "de dentes" para desincrustrar os cantos mais sujos;
3 - Recuperar os plásticos queimados do sol, uns com pintura, outros com recurso a produto para devolver a cor;
4 - Lubrificar todos os pontos que precisem, exteriormente e internamente na AC;
5 - Tratar de verificar toooodos os pontos do frigorífico de acordo com os tópicos que encontrei e nos pontos em que aqui fui aconselhado, limpeza, verificações, etc, etc...
6 - Como não sabia estar quieto e fazer o que já tenho para fazer ainda me lembrei de mais uma coisinha... Encontrar onde vendam torneiras do estilo WC (com apoio, extensiveis, e se possivel com controlo de fluxo na torneira) para substituir a torneira fixa do lavatório da cozinha e assim poder puxar para o exterior caso seja necessário;
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor RuckFules » segunda nov 11, 2013 8:53 pm

Boa noite companheiro Lealbino.

Ainda não foi desta que nos encontramo por aí. Um dia será.

Esse problema da abertura do capot eu tenho mas não é na Fiat. É no carro mesmo (um verdadeiro cancro chamado Volvo). Para abrir o capot é preciso alguém o estar a puxar para cima, pois as molas já não têm força para levantar não sei quantos kilos de chapa (tudo naquele carro é exageradamente pesado). Como qualquer parafusinho na Volvo custa como se fosse de ouro e não me apetece andar a pagar um carro a prestações que o comprei a pronto fica por aí mesmo.

Mas vamos lá às manutenções que tem programadas:
Ponto 3: recuperação de plásticos. Uma recomendação pessoal minha! O melhor produto para recuperar plásticos (NÃO PINTADOS) e borrachas é mesmo vaselina líquida. Um produto barato e ficará surpreendido com os efeitos. Uso-a desde que me lembro de ter carros. Pára-choques, tablier, borrachas das portas, borrachas dos vidros, plásticos decorativos, no caso da autocaravana até nas "molduras" exteriores das janelas, etc etc. Esta semaninha no Alentejo sem fazer nada deu-me para este trabalho. As borrachas agradecem, e os plásticos sorriem.

Ponto 5: frigorifico. Não se esqueça de comprar pasta térmica para colocar nos dissipadores/absorvedores. Já deve ter visto por aí algum tópico sobre isso. Se não viu, aqui fica a dica: desapertar os 4 parafusos que seguraram os dissipadores (dentro do frigorífico, aquelas alhetas em aluminio). Separam-se em dois mas tenha atenção que um dele deverá ter uma sonda agarrada que não convém partir (parece um bocado de fio de cobre). A seguir há-de reparar que por trás disso passa uma espécie de tubo preto. É espalhar pasta térmica por cima desse tubo. Ao apertar dos dissipadores de alumínio a massa irá espalhar-se uniformemente.

Há duas semanas fiz esse trabalho no meu, depois de o ter virado de cabeça para baixo durante dois dias. Coloquei-lhe umas ventoínhas na grelha e aquilo agora na posição 1 a gás (de 1 a 5) faz gelo no congelador e a àgua no frigo sai bem geladinha (não testei com cerveja). Claro que no Verão voltaremos ao frigorífico que faz de conta que faz frio, mas nessa altura espero já ter a solução definitiva para o problema.

Bons trabalhos e até um dia destes.
Abraço
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes