Teto descolado

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Teto descolado

Mensagempor Sa Fernandes » terça jul 09, 2013 9:59 am

Bom dia Companheiros,

Tenho uma LMC no qual me tem dado muitas alegrias e ate hoje nunca me deu um único problema.

Acontece que detectei já a algum tempo que o teto pela parte de cima está ligeiramente descolado, ou seja quando ando por cima da AC noto que o revestimento de alumínio deveria estar unido.

Não tem qualquer infiltração e até já a levei a uma empresa especializada, no qual obtive a resposta de que não há qualquer problema e que a caravana está em perfeitas condições, sendo este um problema comum derivado da exposição solar.

Pois bem! eu gosto de ter as minhas coisinhas direitas e assim sendo gostaria de perguntar ao forum se alguém tem um problema semelhante e se sabem qual a solução?

Já me lembrei de injetar cola...!

Abraço
Sa Fernandes
 
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 08, 2013 3:02 pm
Localização: Braga

Re: Teto descolado

Mensagempor bornes » terça jul 09, 2013 1:49 pm

Companheiro,
não sei como isso está, mas parece-me que requer cola e veda. Como ainda não me aconteceu nada disso...
Mas se algum companheiro teve algum caso parecido, era bom o conselho dele.
Mas isso é mesmo normal? E não entra agua nem nada?
Se fosse eu já andava a meter umas travessas para segurar isso, heeheheheh... eu também sou assim, gosto de tudo direitinho... Aliás, se vir que não está á minha maneira, ou troco de veiculo ou dou. Não quero nada que não goste ou tenha receio de andar.
Já reparou se vai a andar e lhe sai a chapa toda?
Que lhe corra tudo bem.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Teto descolado

Mensagempor Sa Fernandes » terça jul 09, 2013 2:04 pm

Caro companheiro,

Agradeço a sua participação, mas pela sua resposta vejo que não está mesmo a ver do que é que eu estou a falar!!!

A AC não tem qualquer infiltração

Atentamente
Sa Fernandes
 
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 08, 2013 3:02 pm
Localização: Braga

Re: Teto descolado

Mensagempor bornes » terça jul 09, 2013 2:15 pm

Peço desculpa ao companheiro, mas ou não se está a explicar bem ou então compreendi mal.
O companheiro não está a falar da chapa de alumínio que cobre a sua autocaravana?
Ou está a falar do forro do teto da sua autocaravana?
É que são duas coisas totalmente distintas.
Se for a chapa, acho incrível o que diz.
Se for o forro, claro que é só colar e não tem nada a ver com infiltrações.
Mas se eu não entendi, peço desculpa.

Atentamente.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Teto descolado

Mensagempor Sa Fernandes » terça jul 09, 2013 3:40 pm

Caro Bornes,

Aqui não tem nada de infiltrações ou de incrível, apenas tem um fator que se chama dilatação.
A minha não é a 1º ac com esta situação, já vi varias com este fenômeno.
O teto não está para voar nem para cair! apenas se nota em algumas partes e apenas pela parte de cima e em alguns sítios que o aluminio descolou, como expliquei já foi analisada numa casa especializada e me informaram que não tem qualquer problema, tratasse simplesmente da dilatação dos materiais.

Não tem que pedir desculpa! mas como deve imaginar as opiniões objectivas são sempre mais bem vindas do que meter travessas e chapas a voar.

De qualquer forma obrg pela sua opinião.

Atentamente
Sa Fernandes
 
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 08, 2013 3:02 pm
Localização: Braga

Re: Teto descolado

Mensagempor bornes » terça jul 09, 2013 3:53 pm

Companheiro,
pode até ser normal no seu ponto de vista e da entidade que lha vendeu.
Para mim não pode ser normal.
Desde que vi o seu comentário, telefonei para vários amigos que tem autocaravanas e todos me dizem que não pode ser normal, mas se o companheiro diz que é...
Tenho uma integral e não pode acontecer uma coisa dessas, porque mesmo com a contração dos materiais, isso não pode acontecer.
Como já disse noutros tópicos, fui empresário metalúrgico, sou formado em mecanotecnologia e isso como descreve é para mim fora do normal.

Atentamente.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Teto descolado

Mensagempor Sa Fernandes » terça jul 09, 2013 4:44 pm

Carissimo,

Em algum comentário referi que o processo era normal? ou falei em entidade vendedora?

Atentamente
Sa Fernandes
 
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 08, 2013 3:02 pm
Localização: Braga

Re: Teto descolado

Mensagempor bornes » terça jul 09, 2013 5:52 pm

ahahahahaahahahah,
ok...
cole lá isso e boas viagens.
:wink:
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Teto descolado

Mensagempor Luis Agostinho » terça jul 09, 2013 9:28 pm

Boa noite Sá Fernandes,

Sa Fernandes Escreveu:Já me lembrei de injetar cola...!


Talvez seja a única solução...

Imagine uma "folha" de madeira ou derivado com alguns milimetros de espessura...uma placa de "esferovite"...e por fim uma folha de aluminio com milimetros de espessura (nalguns casos pode ser de outro material)...esses materiais por si só não oferecem resistência nenhuma á torção ou perfuração...
Mas se os juntar colando-os e prensados de seguida atingem uma resistência que dificilmente os conseguirá torcer...
Básicamente é assim que se fazem as paredes laterais e tectos de uma autocaravana...ora o que acontece é que se a cola não for bem espalhada pode levar a um descolamento de uma das partes... foi isso que aconteceu na sua autocaravana...na parte que descolou foi a zona onde a cola deixou de unir a parte exterior com o esferovite.
De facto não tem problema nenhum se não fôr junto a alguma das juntas que unem as paredes laterais com o tecto...
Talvez a solução seja com tempo mais frio e sem ter estado exposta ao sol por causa da dilatação...fazer um furo milimetrico onde introduzir uma agulha hipódérmica injectando cola e de seguida colocar um peso por cima durante algumas horas...será a própria cola que depois fechará esse "buraquinho".
Já agora para ficar mais perfeito o trabalho se colocar no interior uma daquelas "aguentas" que usam na contrução civil para sustentar provisoriamente tectos falsos fazia força dos dois lados...
Se por acaso o material exterior fôr fibra..já se torna mais dificil a reparação...mas por aí já não o posso ajudar. Aí talvez o cola e veda seja o ideal.

Por isso não será de todo errado essa hipótese que colocou de injectar cola.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Teto descolado

Mensagempor alexandrechora » quarta jul 10, 2013 12:06 am

Boas

Já vi algumas AC na mesma situação, e na realidade não tinham qualquer indicio de infiltração, realmente o fenomeno está directamente relacionado com a colagem da ultima camada de cobertura da sanduiche do tecto... A contracção e dilatação dos diferentes tipos de materiais originam essa situação, que associado ao tipo de colagem e fecho das uniões laterais podem dar origem ao descolamento prematuro da camada de alumínio do tejadilho.
O que deve Fazer? na minha opinião, claro.... manter-se atento ás uniões e juntas laterais, certificando-se que estão estanques, também junto ás claraboias, que são os pontos de pressão do conjunto. Verificar que não existem qualquer indicio de infiltração, e essa situação pode se manter por anos a fio sem qualquer problema de humidade. Mas assim que surgir a desconfiança de que a estanquicidade não está garantida, não ignore e avance para a resolução do problema.....

Como eu o faria???
1- assegurava-me que a sanduiche estava completamente seca.
2- faria esta operação com temperaturas entre os 15 e 20graus de preferência.
3- Soltava um dos topos do tecto e iniciava a colagem por secções, no sentido da abertura para ir saindo o ar.
4- Utilizava injecção de cola de poliretano mas flexivel para acompanhar a contração e dilatação dos diferentes materiais.
5- Utilizava o menor numero de pontos possíveis de injecção da cola , ainda assim assegurando-me que não existem gaps de colagem....
6- Cola com secagem lenta pelo menos 30minutos de secagem, depois da injecçao de cola, deverá se movimentar em cima da zona colada e calça-la no sentido contrario da saida do ar.... vai ver que resulta.....
e tira daí o sentido.....

Certo é tal como diz o Luis, o tecto da sua AC perde resistencia, porque as camadas em conjunto são mais fortes do que o somatório individual das mesmas separadas.... principos básicos da dinâmica dos materiais.....

cumps espero ter ajudado...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Teto descolado

Mensagempor Sa Fernandes » quarta jul 10, 2013 9:40 am

Ola Luis
Ola Alexandre

Obrg pelas vossas respostas construtivas...!
Ontem ao fim do dia fui pedir opinião a mais uma casa especializada na reparação de Autocaravanas e a resposta foi precisamente a mesma da 1º, de que não existe qualquer problema e para não me preocupar pois no meu caso é uma área bastante reduzida.

Agradeço mais uma vez a vossa opinião e se decidir reparar esta situação irei postar aqui o resultado

Obrg

Sa Fernandes
 
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 08, 2013 3:02 pm
Localização: Braga

Re: Teto descolado

Mensagempor Carlos Baptista » quinta jul 18, 2013 3:28 pm

O que acontece aí, é precisamente o mesmo que acontece no revestimento de algumas placas, na construção civil.
Aquando do revestimento, o espaço entre as duas superfícies não ficou completamente preenchido, sendo que, ficaram bolhas de ar.
Com as altas temperaturas que se fazem sentir, especialmente no tejadilho das AC, esse ar dilatou, provocando a descolagem.
O conselho do companheiro atrás que diz para injetar cola, seria tambem o meu.
É só o furinho da agulha de uma seringa. Do outro lado da bolha é fazer outro furinho e...
Fogo à peça!
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Teto descolado

Mensagempor RuckFules » terça set 17, 2013 1:00 am

Boa noite companheiros.

Já venho tarde para responder a este tópico, mas como me despertou a atenção o facto de tratar-se de uma LMC, aqui deixo o meu testemunho:

Também tenho uma LMC (já antiga) e o tecto também está descolado. E sendo a minham uma AC de 7 metros, está descolado em vários pontos do tecto. Como já disseram, isso é normal, pois essa "forra" é uma quase uma "película" de aluminio, e por conseguinte a prolongada exposição solar fá-la dilatar e encolher com o aquecimento arrefecimento, acabando por descolar.
No caso da minha (e já antiga como mencionei) não tem qualquer infiltração no tecto.

Agora o que eu aconselho, é NUNCA utilizar "veda e cola" ou "cola e veda" para o colar. Nem isso, nem janelas como tenho visto por vezes. A estrutura da autocaravana cede com a trepidação e torção durante o movimento na estrada. As juntas, sejam do tecto, das janelas, etc devem ser feitas com material de boa qualidade e flexível, NUNCA rígido, pois por muito bom que seja, com o tempo acaba por ceder/estalar. E confirmo isso, pois na minha AC, o anterior propietário decidiu usar dessa coisa que cola e veda tipo pedra numa das janelas e o resultado foi uma bela infiltração precisamente nessa janela porque com os anos o vedante acabou por estalar. Veda e cola é para fixar paineis solares ou pequenos objectos, pois a superfícei de colagem é pequena e querem-se bem fixos.

Votos de boas viagens e estadias
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Teto descolado

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 17, 2013 10:37 am

RuckFules Escreveu:Agora o que eu aconselho, é NUNCA utilizar "veda e cola" ou "cola e veda" para o colar


Pelo o amor da santa...o Danibeja que não leia isto que o "hóme" passa-se!!! :mrgreen: :mrgreen:

O amor da vida dele...e ainda por cima trocam-lhe o nome...!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Teto descolado

Mensagempor Calita » terça set 17, 2013 2:47 pm

Luis Agostinho Escreveu:
RuckFules Escreveu:Agora o que eu aconselho, é NUNCA utilizar "veda e cola" ou "cola e veda" para o colar


Pelo o amor da santa...o Danibeja que não leia isto que o "hóme" passa-se!!! :mrgreen: :mrgreen:

O amor da vida dele...e ainda por cima trocam-lhe o nome...!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,


:D :D :mrgreen: :mrgreen:
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 53 visitantes