Bom dia companheiro CURTO (as maiúsculas é para não haver confusões, conforme adiante verá
):
Não será tão linear como o companheiro diz, e vou-o justificar mais adiante. No meu caso concreto, e penso que não será muito diferente nas outras ACs, o botão não é ON/OFF, mas sim de pressão. Ou seja, carrega - liga, solta - desliga.
Para ligar o
D+ do alternador, terá que existir um dispositivo, por exemplo um relé, que impeça a ligação simultânea do (
+) e do (-) no mesmo borne do motor. Caso contrário, ao abrir o degrau com o motor a trabalhar ou mesmo a ignição ligada, haverá um curto (certamente diferente do companheiro CURTO) . No caso que referem, da recolha automática por ligação da ignição, poderá haver já eletrónica aplicada ao sistema. Existindo algumas limitações em termos elétricos, já no caso da eletrónica as possibilidades são quase infinitas.
Relativamente à eletricidade básica, os mais (+), os menos (-) e até os vezes (x), os dividir (/) e mesmo os iguais (=), são-me familiares, pois já substitui o busca-polos pelo multímetro há vários anos. Quanto à eletrónica, tudo o que vá para além de medir umas resistências, uns condensadores ou uns díodos, é um nevoeiro muito cerrado. Só às apalpadelas ......
Voltando ao botão do degrau da minha AC, vou tentar explicar as ligações que lá estão realizadas. Para isso, vou-me socorrer da imagem da letra
" T ", formada por dois segmentos de reta, um vertical e outro horizontal. Ao extremo inferior do segmento vertical, vou designar por polo
"A" e ao superior por polo
"B". No polo
"A" liga o
( - ) e no polo
"B" liga o
( + ).
Aos extremos do segmento horizontal, vou designar o da esquerda por polo
"C" e ao da direita por por polo
"D", sendo que, é destes polos que partem os cabos para os bornes do motor. Nota: não existe condutibilidade entre as pernas do
" T ", só estou a posicionar espacialmente os contactos.
Estando o botão em repouso, o polo
"A" está
simultâneamente ligado aos polos
"C" e
"D", ou seja,estes três polos estão fechados entre si, encontrando-se ambos os bornes do motor com
( - ). Logo, se ligasse o
D+ a um dos bornes do motor, dava curto.
Para abrir o degrau, ao pressionar o botão deste na parte inferior, as ligações elétricas ficam assim: o polo
"A" permanece ligado
unicamente ao polo
"D" e o polo
"B", liga-se ao polo
"C", agora positivo, rodando o motor no sentido da abertura. Abrindo o degrau totalmente, solta-se o botão, não existindo fim de curso.
Para fechar o degrau, ao pressionar o botão deste na parte superior, as ligações elétricas ficam assim: o polo
"A" permanece ligado
unicamente ao polo
"C" e o polo
"B" liga-se ao polo
"D", este agora positivo, rodando o motor no sentido inverso, ou seja, do fecho, visto termos invertido a polaridade nos bornes do motor. Fechando o degrau totalmente, solta-se o botão, não existindo igualmente fim de curso.
Mesmo correndo o risco de estar a ser mais do que maçador, poderá eventualmente interessar a alguns companheiros, a colocação do botão junto ao banco do condutor para facilitar a manobra, pelo que vou explicar a solução que apliquei na minha AC.
Como este botão é um inversor pouco usual, foi preciso puxar por alguns neurónios (devo de confessar que pairava no ar um forte cheiro a queimado), para que chegasse a uma solução que, salvo melhor opinião, considero simples.
Aqui vai o esquema elétrico em narrativa, visto faltarem-me conhecimentos informáticos para outros procedimentos talvez mais simples:
De seguida, socorro-me da imagem da letra
" H ", rodando-a de 90º, formada por dois segmentos de reta, agora horizontais, inferior e superior (condutores elétricos) e um segmento agora vertical (isolador). Trata-se de esquematizar um botão de pressão de 4 polos.
No segmento superior horizontal, vou designar por polo
"X" o da esquerda e por polo
"Y" o da direita, sendo que no segmento horizontal inferior, designarei respetivamente por polo
"W" e por polo
"Z". Em repouso, os polos
"X" e
"Y" estão ligados (fechados) e os polos
"W" e
"Z" estão desligados entre si (abertos).
Premindo o botão, as pernas agora horizontais do
" H " rodado, solidarizadas pela perna agora vertical, irá abrir os contactos
"X" e
"Y" e fechar os contactos
"W" e
"Z".
Voltando ao esquema do botão original do degrau, desligo o cabo (que vai para o motor) que está ligado ao polo
"D" e prolongando-o, ligo-o agora ao polo
"Y" do botão do banco, colocando um condutor adicional entre os polos
"D" e
"X". Desta forma, agora, quando abro o degrau, a corrente
( + ) vai passar pelo botão do banco do condutor, entre os polos
"X" e
"Y" e só depois para o borne do motor. Ou seja, a corrente,
( + ), faz o percurso -
"B" -
"D" -
"X" -
"Y" -
motor.
Ligo mais um condutor entre os polos
"B" e
"W" ( + ) e faço um shunt entre os polos
"Z" e
"Y" do botão do banco do condutor.
Assim sendo, ao pressionar o botão no banco do condutor, estou a abrir os contactos
"X" e
"Y" e a fechar os contactos
"W" e
"Z". Desta forma,a corrente,
( + ), faz o percurso -
"B" -
"W" -
"Z" -
"Y" -
motor, rodando o motor no sentido do fecho.
Concluindo, bastará passar um cabo de 3 condutores, entre o botão do degrau junto à porta e o local onde se vier a instalar o outro botão de fecho, com as respetivas ligações.
Mas que grande confusão !!!!!!!. Se tentarem passar todo este palavreado para um pequeno esquema no papel, vêm que tudo se tornará claríssimo.
Após tudo isto, creio que o melhor é tentar instalar o sistema do companheiro spedy.
Caro spedy, como somos os dois do Porto, creio que será simples marcarmos um encontro para o meu amigo me dizer como fala com o seu degrau.
Fala com meiguice ou todo militarista, do género AS ORDENS NÃO SE DISCUTEM.!!!!!!!!!!!!
Eu já tentei falar com o meu de todas as maneiras, mas o raio do degrau nem se mexe.
Um abraço,
Fernando Neves