degrau omnistep

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: degrau omnistep

Mensagempor spedy » quinta mar 07, 2013 12:01 am

boa noite,

a tecnologia está sempre a evoluir, por isso cá fica o meu testemunho, o meu degrau é ativado por voz, e esta em?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » quinta mar 07, 2013 3:19 pm

Bom dia companheiro CURTO (as maiúsculas é para não haver confusões, conforme adiante verá :D :D :D ):

Não será tão linear como o companheiro diz, e vou-o justificar mais adiante. No meu caso concreto, e penso que não será muito diferente nas outras ACs, o botão não é ON/OFF, mas sim de pressão. Ou seja, carrega - liga, solta - desliga.
Para ligar o D+ do alternador, terá que existir um dispositivo, por exemplo um relé, que impeça a ligação simultânea do (+) e do (-) no mesmo borne do motor. Caso contrário, ao abrir o degrau com o motor a trabalhar ou mesmo a ignição ligada, haverá um curto (certamente diferente do companheiro CURTO) . No caso que referem, da recolha automática por ligação da ignição, poderá haver já eletrónica aplicada ao sistema. Existindo algumas limitações em termos elétricos, já no caso da eletrónica as possibilidades são quase infinitas.

Relativamente à eletricidade básica, os mais (+), os menos (-) e até os vezes (x), os dividir (/) e mesmo os iguais (=), são-me familiares, pois já substitui o busca-polos pelo multímetro há vários anos. Quanto à eletrónica, tudo o que vá para além de medir umas resistências, uns condensadores ou uns díodos, é um nevoeiro muito cerrado. Só às apalpadelas ...... :lol: :lol: :lol:

Voltando ao botão do degrau da minha AC, vou tentar explicar as ligações que lá estão realizadas. Para isso, vou-me socorrer da imagem da letra " T ", formada por dois segmentos de reta, um vertical e outro horizontal. Ao extremo inferior do segmento vertical, vou designar por polo "A" e ao superior por polo "B". No polo "A" liga o ( - ) e no polo "B" liga o ( + ).

Aos extremos do segmento horizontal, vou designar o da esquerda por polo "C" e ao da direita por por polo "D", sendo que, é destes polos que partem os cabos para os bornes do motor. Nota: não existe condutibilidade entre as pernas do " T ", só estou a posicionar espacialmente os contactos.

Estando o botão em repouso, o polo "A" está simultâneamente ligado aos polos "C" e "D", ou seja,estes três polos estão fechados entre si, encontrando-se ambos os bornes do motor com ( - ). Logo, se ligasse o D+ a um dos bornes do motor, dava curto.

Para abrir o degrau, ao pressionar o botão deste na parte inferior, as ligações elétricas ficam assim: o polo "A" permanece ligado unicamente ao polo "D" e o polo "B", liga-se ao polo "C", agora positivo, rodando o motor no sentido da abertura. Abrindo o degrau totalmente, solta-se o botão, não existindo fim de curso.

Para fechar o degrau, ao pressionar o botão deste na parte superior, as ligações elétricas ficam assim: o polo "A" permanece ligado unicamente ao polo "C" e o polo "B" liga-se ao polo "D", este agora positivo, rodando o motor no sentido inverso, ou seja, do fecho, visto termos invertido a polaridade nos bornes do motor. Fechando o degrau totalmente, solta-se o botão, não existindo igualmente fim de curso.

Mesmo correndo o risco de estar a ser mais do que maçador, poderá eventualmente interessar a alguns companheiros, a colocação do botão junto ao banco do condutor para facilitar a manobra, pelo que vou explicar a solução que apliquei na minha AC.

Como este botão é um inversor pouco usual, foi preciso puxar por alguns neurónios (devo de confessar que pairava no ar um forte cheiro a queimado), para que chegasse a uma solução que, salvo melhor opinião, considero simples.

Aqui vai o esquema elétrico em narrativa, visto faltarem-me conhecimentos informáticos para outros procedimentos talvez mais simples:

De seguida, socorro-me da imagem da letra " H ", rodando-a de 90º, formada por dois segmentos de reta, agora horizontais, inferior e superior (condutores elétricos) e um segmento agora vertical (isolador). Trata-se de esquematizar um botão de pressão de 4 polos.

No segmento superior horizontal, vou designar por polo "X" o da esquerda e por polo "Y" o da direita, sendo que no segmento horizontal inferior, designarei respetivamente por polo "W" e por polo "Z". Em repouso, os polos "X" e "Y" estão ligados (fechados) e os polos "W" e "Z" estão desligados entre si (abertos).
Premindo o botão, as pernas agora horizontais do " H " rodado, solidarizadas pela perna agora vertical, irá abrir os contactos "X" e "Y" e fechar os contactos "W" e "Z".

Voltando ao esquema do botão original do degrau, desligo o cabo (que vai para o motor) que está ligado ao polo "D" e prolongando-o, ligo-o agora ao polo "Y" do botão do banco, colocando um condutor adicional entre os polos "D" e "X". Desta forma, agora, quando abro o degrau, a corrente ( + ) vai passar pelo botão do banco do condutor, entre os polos "X" e "Y" e só depois para o borne do motor. Ou seja, a corrente, ( + ), faz o percurso - "B" - "D" - "X" - "Y" - motor.
Ligo mais um condutor entre os polos "B" e "W" ( + ) e faço um shunt entre os polos "Z" e "Y" do botão do banco do condutor.
Assim sendo, ao pressionar o botão no banco do condutor, estou a abrir os contactos "X" e "Y" e a fechar os contactos "W" e "Z". Desta forma,a corrente, ( + ), faz o percurso - "B" - "W" - "Z" - "Y" - motor, rodando o motor no sentido do fecho.

Concluindo, bastará passar um cabo de 3 condutores, entre o botão do degrau junto à porta e o local onde se vier a instalar o outro botão de fecho, com as respetivas ligações.

Mas que grande confusão !!!!!!!. Se tentarem passar todo este palavreado para um pequeno esquema no papel, vêm que tudo se tornará claríssimo.

Após tudo isto, creio que o melhor é tentar instalar o sistema do companheiro spedy.

Caro spedy, como somos os dois do Porto, creio que será simples marcarmos um encontro para o meu amigo me dizer como fala com o seu degrau.
Fala com meiguice ou todo militarista, do género AS ORDENS NÃO SE DISCUTEM.!!!!!!!!!!!!

Eu já tentei falar com o meu de todas as maneiras, mas o raio do degrau nem se mexe. :D :D :D :D :D :D :D

Um abraço,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » quinta mar 07, 2013 4:58 pm

jfneves Escreveu: No caso que referem, da recolha automática por ligação da ignição, poderá haver já eletrónica aplicada ao sistema. Existindo algumas limitações em termos elétricos, já no caso da eletrónica as possibilidades são quase infinitas.

Companheiro

Conforme disse anteriormente a minha ao ligar a ignição fecha o degrau no caso deste estar aberto, mas estando a trabalhar ou simplesmente ligada o degrau não abre.
Quanto ao Spedy, ele só lida com coisas inteligentes, daí pertencer ao meu clube (autocaravanista e não desportivo) :lol: :lol: :lol: :lol: .

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor calexandre » quinta mar 07, 2013 6:01 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...... mas atenção...., ...... com as minhas ginginhas, o degrau do Spedy nunca emperra....... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .... foi ele que me confidenciou..... e mais não digo...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: degrau omnistep

Mensagempor spedy » quinta mar 07, 2013 6:20 pm

Companheiros o reconhecimento de voz é um sistema actualmente vulgar, qualquer telemóvel faz chamada por voz por ex. ...

No caso do meu degrau nao é da marca do vosso... O certo é que eu digo "cremilde fecha o degrau" e quando olho pelo retrovisor ele está fechado... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: modernices... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Joao nao sei qual é o seu clube... :roll:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » quinta mar 07, 2013 6:39 pm

spedy Escreveu:No caso do meu degrau nao é da marca do vosso... O certo é que eu digo "cremilde fecha o degrau" e quando olho pelo retrovisor ele está fechado... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: modernices... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Joao nao sei qual é o seu clube... :roll:

Spedy
Começando pelo fim: nem parece seu não saber qual é o meu (nosso) clube. Clube com qualidade só há um, o da Abeceira e mais nenhum. :lol: :lol: :lol: Que me desculpem os outros.
Agora o degrau: quando li o seu post anterior foi logo o que eu pensei, esse comando por voz só podia ter um destinatário. :lol: :lol: :lol: E eu a pensar que o outro era comodista. :lol: :lol: :lol:
Abraços
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 07, 2013 8:43 pm

João Morgado Escreveu:Conforme disse anteriormente a minha ao ligar a ignição fecha o degrau no caso deste estar aberto


Eia...mas que classe, a do João até tem degrau... :mrgreen: :mrgreen:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » quinta mar 07, 2013 10:31 pm

Companheiro spedy:

Eu desde o início percebi que a "eletrónica" do seu degrau era muito feminina.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor spedy » quinta mar 07, 2013 10:38 pm

jfneves Escreveu:Companheiro spedy:

Eu desde o início percebi que a "eletrónica" do seu degrau era muito feminina.

Cumprimentos,

Fernando Neves


Muito bem companheiro Fernando, então tambem percebeu que quando a minha " eletronica emperra" é capaz de me provocar uma dor de cabeça bem maior do que aquela que lhe está a provocar o seu degrau ... :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:

Mas pronto é o preço a pagar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: degrau omnistep

Mensagempor spedy » quinta mar 07, 2013 10:40 pm

Luis Agostinho Escreveu:
João Morgado Escreveu:Conforme disse anteriormente a minha ao ligar a ignição fecha o degrau no caso deste estar aberto


Eia...mas que classe, a do João até tem degrau... :mrgreen: :mrgreen:



E repara que fecha quando liga a ingição, basta a ingniçao, não precisa de funcionar, diz ele!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » sexta mar 08, 2013 12:02 am

Caro spedy:

Quando essa "eletrónica" emperra, o melhor mesmo é deixar que o tempo resolva. Caso haja mesmo muita "necessidade", mas mesmo muita, poderá ser que a compra de uns "acessórios" numa boa loja comercial também amenize a avaria. É tudo uma questão de passar várias vezes o cartão pela ranhura. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Saudações,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » sexta mar 08, 2013 12:09 am

jfneves Escreveu:Caro spedy:

Quando essa "eletrónica" emperra, o melhor mesmo é deixar que o tempo resolva. Caso haja mesmo muita "necessidade", mas mesmo muita, poderá ser que a compra de uns "acessórios" numa boa loja comercial também amenize a avaria. É tudo uma questão de passar várias vezes o cartão pela ranhura. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Companheiro jfneves, apesar de também ser do Porto bem se vê que não conhece o spedy. Com o feitio dele quando aquilo emperra, emperra mesmo e não há ranhura que o salve. :oops: :oops: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor curto » sexta mar 08, 2013 12:24 am

Companheiro neves.
Tentei ser sucinto ao descrever a possibilidade de automatizar a recolha do degrau usando o D+ do computador, e aconselhei a visita a um tecnico.
Tambem sei o que são curto circuitos e aue não se podem juntar os 12V do habitaculo com os do motor. O D+ será para activar um relé.
O meu degrau era manual e agora é electrico e recolhe quando a alternador gera corrente e não foi muito complidado para alem de um motor de limpa para brisas e de uns braços articulados mas isso já o companheiro tem.
Quanto a activar por voz e se um gajo fica rouco ? :D :D :D :evil:
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: degrau omnistep

Mensagempor curto » sexta mar 08, 2013 12:26 am

Relativamente ao post anterior. o D+ é do Alternador e não do computador como escrevi
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » sexta mar 08, 2013 12:49 am

Companheiro curto:

Naturalmente que é possível sincronizar o fecho do degrau, quer ligando somente a ignição quer quando o alternador está a produzir corrente elétrica.

Simplesmente no meu caso, o problema não está no botão do degrau, nem tão pouco na colocação de um botão junto ao condutor. O problema mesmo é o degrau emperrar devido às folgas, e isso não há nenhum D+ nem D- que resolva.

Quanta à descrição fastidiosa que anteriormente postei, o objetivo é tão só prestar um modesto contributo para algum companheiro que resolva fazer um "upgrade" do seu botão. Nada mais. .......

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes