confronto motorizações

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

confronto motorizações

Mensagempor vitor » quinta mar 15, 2007 10:31 pm

Uma pergunta para companheiros entendidos em binários, cavalos, consumos, etc...
O meu actual motor é o 2,8JTD com o binário máx 300/1800 e 127 cv.
O 2,3MJ tem o binário 320/2000 com 120 cv.
Estando eu inclinado para esta última motorização (2,3) que equipa a Vany 01 (Challenger), o que perco e o que ganho nesta redução de cilindrada?
Aparentemente o consumo passa a ser 7,5 litros combinado, contra os 10 do 2,8JTD. O imposto único de circulação será também metade do valor do das cilindradas superiores a 2,5 que é de 550E.
Isto são vantagens óbvias, mas ... e o resto? :?:
Estou de novo baralhado e tenho que tomar uma decisão rápida já que o 1 de Julho se aproxima... :roll:
Bom fds
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 15, 2007 11:30 pm

Boa noite,

Para dar uma resposta simples e sem entrar em muitos pormenores técnicos, básicamente a questão mais importante será sempre a relação peso/potência do veiculo.

Se estivermos a falar da mesma "massa" para deslocar (peso/Kg) será sempre vantajoso um motor com um bom binário sem grande preocupação pela "cavalagem".

Outro aspecto importante será, a que rotação é atingido o binário máximo. Porque sendo a faixa de utlização até ás 4000/4300 Rpm, quanto mais cedo o binário máximo fôr atingido, menos esforço estaremos a exigir ao motor, poupando-o e poupando combustivel.

Se estamos a falar do motor Fiat, a grande vantagem deste novo motor é precisamente ter baixado a cilindrada (+leve) mas ao mesmo tempo ter aumentado o binário. Claro que há outras condicionantes para o motor. Como por ex: caixa de 5 ou 6 velocidades, relações de caixa...
O motor 2.3 com 32/2000 Rpm, será um motor com mais vantagens em termos de reprisar (5ª/6ª velocidade) já que a curva ascendente do binário até ás 2000Rpm passa a partir daí a ser descendente, ou seja, mesmo que acelere ela não vai andar mais só vai consumir mais.

Penso que a Fiat ao criar estes últimos motores, criou um especialmente para Autocaravanas, com 130CV, não será a esse que se está a referir?

Para simplificar, ficará mais bem servido com este novo motor, já que baixam os consumos e a uma velocidade/rotação constante terá sempre potência suficiente para sair de apertos.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor vitor » quinta mar 22, 2007 11:06 pm

Referia-me ao de 120cv, já que o de 130 não equipa as vans.
Ao nível estrito das motorizações, espero não estar a andar de cavalo para burro ao trocar uma AC 2,8JTD por uma van 2,3MJ :wink:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 22, 2007 11:23 pm

Boa noite,

Vitor pode estar descansado, porque ao contar com 32Nm de binário num motor de 2300cc e ainda por cima sendo uma Van, será sempre um motor sobredimensionado para o peso e inércia dessa viatura.
Ou seja, mesmo com os depósitos cheios e a carga máxima legal admitida, terá sempre potência de sobra para todas as eventualidades.
Ouro sobre azul, seria se viesse equipada com caixa de 6 velocidades, o que lhe permitia manter velocidades de cruzeiro com uns consumos excepcionais. Aliás pelos consumos que indica, tudo leva a crer na eficiência desse motor.
Tenho quase a certeza que não vai ficar a perder com a troca.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor vitor » quinta mar 22, 2007 11:41 pm

Efectivamente vem com a caixa de 6 velocidades e esse foi um ponto que me agradou, embora tivesse inicialmente pensado tratar-se de cx demasiado longa para motor de apenas 2,3l.
Afinal essa mesma cx equipa o motor 3,0 também Fiat :!: o que me fez/faz duvidar da sua eficácia na motorização 2,3.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 27 visitantes