Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor curto » domingo mai 29, 2016 2:26 pm

Muito raro poder usufruir de um debate com esta qualidade,
Um privilégio ser membro deste clube
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor Luismbmp » segunda set 26, 2016 8:19 pm

Boa noite,
Qual é o oleo que usam nas vossas autocaravanas?, marcas, preços, testemunhos.


Por exemplo a Fiat Ducato modelo 244, 2.8jtd de 128cv usa oleo 10w40 semi-sintetico, com especificações ACEA B4 ; API CF, ou 5w40 com especificações ACEA B4 ; API CF.
Norma Fiat 9.55535-N2.

Se alguem quizer acrescentar mais alguma coisa para este motor para completar melhor a informação, esteja á vontade.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor Salazar » segunda set 26, 2016 9:05 pm

Na minha (motor PSA 1,9 td), uso elf evo sxr 900 5w40. Porque é o mesmo que uso no velhinho Clio. Compro em Espanha a cerca de 26€/5L. E entregam-me em casa.

100% sintético, melhor índice de viscosidade a frio e a quente.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor Luismbmp » segunda set 26, 2016 9:40 pm

Para ducato 2.6jtd 128cv,


Motul 8100 x-cess 5w40 , 100% sintetico 5L por 27,95€

Selenia wr 5w40, 100% sintetico 5L 32,95€

TITAN SUPERSYN 5W-40 não sei o preço

Cepsa Genuine 5w40 100%sintetico 5L - 22,10€ -

Shell Helix HX7 5w40 100% sintetico 5L - 25,95€


Todos estes oleos respeitam a norma Fiat 9.55535-N2, oleos aconselhados para este motor da Fiat.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor danibeja » segunda set 26, 2016 10:33 pm

Boa noite,

Podem conjugar o tópico actual com estes:
viewtopic.php?f=17&t=7031&p=64024&hilit=oleo#p64024
viewtopic.php?f=17&t=5697&p=40907&hilit=oleo#p40907

Para mim, todas as viaturas com turbo devem usar o melhor óleo que os seus proprietários possam adquirir............ preferencialmente óleos que cumpram a norma C3.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor Luismbmp » terça set 27, 2016 8:37 am

danibeja Escreveu:Boa noite,

Podem conjugar o tópico actual com estes:
viewtopic.php?f=17&t=7031&p=64024&hilit=oleo#p64024
viewtopic.php?f=17&t=5697&p=40907&hilit=oleo#p40907

Para mim, todas as viaturas com turbo devem usar o melhor óleo que os seus proprietários possam adquirir............ preferencialmente óleos que cumpram a norma C3.

Grande abraço,

Danibeja



Bom dia companheiro danibeja,
devo dizer que discordo consigo, quando diz que todos as viaturas com turbo devam usar um oleo que cumpra a norma C3.
Deixo aqui a tabela de todas as especificações ACEA(Associação dos Construtores Europeus Automóvel):

A: Para motores a gasolina de veículos ligeiros.
B: Para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais.
C: Para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.

Motores a Diesel – Veículos Ligeiros

B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível (“Fuel economy”), de extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (Corresponde a A1).

B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.

B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.

B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa (TDI).

B5: Corresponde à ACEA B4, com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.

C1: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,5%. Com rebaixado HTHS (Ford).

C2: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas (Peugeot).

C3: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas (DaimlerChrysler e BMW).



Ou seja nem todos os veiculos que não tenham filtro de particulas devem usar um oleo ACEA C3 e sim um Oleo por exemplo ACEA B4

Logico que um oleo C3 é o mais evoluido de ultima geração, no entanto, duvido que seja apto para motores turbo diesel de antiga geração.

Grande abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Que oleo usam nas vossas Autocaravanas?

Mensagempor fluis » terça set 27, 2016 3:58 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Podem conjugar o tópico actual com estes:
viewtopic.php?f=17&t=7031&p=64024&hilit=oleo#p64024
viewtopic.php?f=17&t=5697&p=40907&hilit=oleo#p40907

...

Grande abraço,

Danibeja


Boa tarde,

Seguindo a sugestão do companheiro Danibeja os tópicos foram fundidos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor fluis » terça set 27, 2016 4:53 pm

Boa tarde,

Não posso responder por experiência própria já que o minha é uma Ford Transit de 2003 e como tal usa um óleo 5W30 que cumpra a norma Ford WSS-M2C913-C ou WSS WSS-M2C913-D

No entanto se fosse para mim, utilizaria de preferência um 5W40 que é sintético. Se olhares só para a norma ACEA B4, o lote de escolha é vasto, se queres um que cumpra a norma FIAT 9.55535-N2 o lote de escolha é menor, podes é optar pela norma Fiat 9.55535-S2, parece-me que tens um maior leque de escolha, para além dos que referes tens ainda estes que me parecem boas escolhas:
BP Visco 5000 C 5W-40
BP Visco 7000 C 5W-40
CASTROL Magnatec 5W-40 C3
CASTROL Edge Titanium FST TD 5W-40

Das marcas que referes tive boa experiência com o Motul e detestei o Shell (Shell Profesional AF 5W 30), anda agora com LIQUI MOLY Special TEC F 5 W30, tendo já feito mais de 5.000 km e estou satisfeito.

Podes ver preços aqui nestes sites (atenção aos portes versus quantidade):
www.texoleo.com
www.autopartslogistic.com
http://www.misteroil.pt/
http://lubricantes-online.com/
http://www.pidenosaceite.es/
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » terça set 27, 2016 9:10 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Não posso responder por experiência própria já que o minha é uma Ford Transit de 2003 e como tal usa um óleo 5W30 que cumpra a norma Ford WSS-M2C913-C ou WSS WSS-M2C913-D

No entanto se fosse para mim, utilizaria de preferência um 5W40 que é sintético. Se olhares só para a norma ACEA B4, o lote de escolha é vasto, se queres um que cumpra a norma FIAT 9.55535-N2 o lote de escolha é menor, podes é optar pela norma Fiat 9.55535-S2, parece-me que tens um maior leque de escolha, para além dos que referes tens ainda estes que me parecem boas escolhas:
BP Visco 5000 C 5W-40
BP Visco 7000 C 5W-40
CASTROL Magnatec 5W-40 C3
CASTROL Edge Titanium FST TD 5W-40

Das marcas que referes tive boa experiência com o Motul e detestei o Shell (Shell Profesional AF 5W 30), anda agora com LIQUI MOLY Special TEC F 5 W30, tendo já feito mais de 5.000 km e estou satisfeito.

Podes ver preços aqui nestes sites (atenção aos portes versus quantidade):
http://www.texoleo.com
http://www.autopartslogistic.com
http://www.misteroil.pt/
http://lubricantes-online.com/
http://www.pidenosaceite.es/



Boas,
companheiro fluis, a norma Fiat 9.55535-S2, não dá para motores Fiat 2.8 JTD, codigo: 8140.43S, porque essa norma serve para veiculos exclusivamente a diesel com filtro de particulas.
A norma da Fiat para este motor é a norma Fiat 9.55535-N2.
Dos oleos que colocou, nenhum é recomendado para este tipo de motor, são recomendados para motores mais evoluidos, que no caso teem filtro de particulas, e que produzem um baixo nivel de residuos.

Hoje consultei o manual da fiat ducato da minha autocaravana, e vem lá a dizer o tipo de oleo aconselhado para o motor, no caso o oleo recomendado pela fiat, Selenia turbo diesel 10w40 ACEA B3 - API CD ou Selenia WR diesel 5w40 ACEA B4 - API CF.


É verdade que um oleo ACEA B4 e API CF existem um vasto leque de marcas, e como no manual tambem vem a dizer que o oleo Selenia WR diesel tem como especificações ACEA B4 e API CF, hoje fui a uma casa de peças e expliquei o caso do oleo para a autocaravana, e como quero um oleo 100% sintetico, aconselharam-me um oleo com muito boa qualidade/preço (dito por eles), o Mannol Extreme 5w40 com norma ACEA B4 / API CF, que um garrafão de 5L + 1L, custou 26€ e qualquer coisa.
É o que vai levar a autocaravana para durar 24meses.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor danibeja » terça set 27, 2016 10:31 pm

Boa noite,

Companheiro Luismbmp, quando o motor 8140 da FIAT foi concebido ainda não existia a norma C .....

A norma C alem de ser especifica para motores com filtro de partículas tem todos os atributos de qualquer óleo ACEA B4 e API CF .

Sem dúvida alguma que actualmente os melhores óleos são de norma C e ao contrário dos primeiros de norma B Sintéticos os motores não comem o óleo.......... independentemente da sua idade...... eu já experimentei e aconselho todos......

No meu motor 8140 o Óleo anterior era o Castrol Edge Sport 0W40 C3, agora quando o mudei, a vareta do Óleo estava a meio, e pelas minhas contas, em 7,3 litros de óleo desapareceram cerca de 1 litro em 20 000Km, acho muito bom o desempenho do óleo........

Apresento-vos a revisão que fiz neste mês de Setembro:

Imagem

Imagem

Também mudei os amortecedores de trás e da frente, no entanto não tenho fotos dos da frente:

Imagem

Imagem

Os da Frente são estes:
http://www.pecasauto24.pt/metzger-7080718.html#

Os óleos de norma C são de uma categoria extremamente superior aos de norma B, gosto de evolução.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor fluis » terça set 27, 2016 10:38 pm

Boa noite,

Os óleos do tipo CX são obrigatorios no caso do motor ter o filtro de particulas, a norma 9.55535-S2 sendo óbrigatório para motores com FAP, pode perfeitamente ser usado por motores sem eles, tratando-se de óleos com um nível de cinzas e fosforo mais baixo, e acabam por ajudar também a manter a EGR mais limpa. A verdade é que a maior parte dos motores que pedem B4, podem também usar a C3, o contrario é que não, já que o uso de um óleo BX, num motor com FAP é meio caminho andado para a arruinar.

Pode ver aqui um grafico comparativo das várias performances dos óleos:

https://online.lubrizol.com/relperftool/pc.html

Se Seleccionar por exemplo o ACEA 2012 - B4 e C3, vai ver que o C3 abrange todos os pontos do B4 e acrescenta o protaeção dos dispositivos anti-poluição e o tratamento superior antioxidação-



O MAnnol sendo um óleo originário dos paises de leste e tendo sido adquirido por empresa alemã, tem ultimamente aumentado a presença nas lojas fisicas e on-line, e ao que parece tem um preço baixo, e uma qualidade aceitável.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor fluis » terça set 27, 2016 11:26 pm

Companheiro Danibeja,

Boas imagens de Revisão, esse óleo (BP Visco 7000 C 5W40), tenho em boa conta e foi um dos que indiquei ao companheiro Luís.
Eu mesmo já o usei em 2 revisões com bons resultados, num c3 1.4 HDI de 2009 (ainda sem FAP), sendo bom encontra-se essas embalagens de 4 litros a um preço muito competitivo. Apesar de não ter nenhuma norma da PSA, se formos ao configurador da BP esse é o óleo indicado para o 1.4 HDI.

Penso que tenho alguma fotos da última revisão que fiz à minha AC em Junho passado (uma lista mais pequena do que a sua), se encontrar amanhã ainda coloco.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » quarta set 28, 2016 9:08 am

Bom dia,
boa explicação companheiros, para a proxima muda de oleo, já sei que se levar com um c3 não faz mal nenhum, no entanto o oleo que vou meter é B4 CF, quer dizer que cumpre perfeitamente os requesitos do motor, e pode aguentar 24 meses no motor, porque de certeza, não vou realizar 15000kms em 2 anos, costumo fazer cerca de 3000-4000kms por ano.

Para usar visco 7000c o campanheiro quer que a sua AC dure mais uns 40 anos :)

Em relação á revisão do companheiro danibeja, o companheiro tem aí na foto uma peça da barra estabilizadora da suspensão dianteira, se a vai trocar, é porque sente alguma coisa na autocaravana. Poderia dizer o que o companheiro sente em andamento. Assim se acontecer com a minha já sei que peça precisa de levar.

O que eu noto na minha AC em andamento, é no eixo traseiro, um chocalhar igual á minha ex-iveco, precisamente igual. Na minha ex-iveco era simplesmente umas borrachinhas de uns casquilhos da barra estabilizadora. Agora não sei é se nas fiat´s tem essa mesma barra estabilizadora no eixo traseiro. Será o problema daí?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » quarta set 28, 2016 11:37 am

Já agora uma outra ajudinha :)

Tou aqui com uma duvida, a chave sextavada do bujão, sabem dizer que numero é. Estava convicto que era uma numero 10mm, mas afinal não é, Deve sr uma 12mm ou 13mm, e por consequencia, não tenho maior que 10mm :), alguem sabe a medida exacta para não comprar á toa?


Obrigado.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor fluis » quarta set 28, 2016 12:09 pm

Boas,

Infelizmente não posso ajudar, já que não tenho ducato, como tal não faço a mínima qual a medida do bujon, estou convencido que o DaniBeja quando vir pode dar uma ajuda.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes