por alexandrechora » terça dez 20, 2011 9:35 pm
Boas a todos
Todos os equipamentos para funcionarem correctamente e terem a vida util esperada indicada pelo fabricante, devem ser utilizadas correctamente e cumprindo determinados requisitos.... As baterias não são excepção.... então aqui vai a voltagem de carga (floating) de acordo com os diversos tipos de baterias:
1 - Bateria de Acido normal com ou sem manutenção (baterias de Arranque) 13,7volts (13,6 a 13,9volts) só disponibilizam cerca de 50% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, só são utilizaveis cerca de 50ah.
2 - Bateria de Acido de Ciclos profundos vulgarmente designada Deepcycle, com ou sem manutenção (baterias solares ou de lazer) 13,7volts (13,6 a 13,9volts) só disponibilizam cerca de 50% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, só são utilizaveis cerca de 50ah. No entanto para o uso em autocaravanismo, o seu desempenho é melhor porque vão disponibilizam a energia de forma mais lenta, dando a sensação de maior desempenho que as anteriores, e na realidade até sim, servem melhor a nossa utilização, também suportam melhor a descarga profunda.
3 - Bateria de Acido Gel, sem manutenção (baterias de Gel) 14,2volts (14,1 a 14,3volts) disponibilizam cerca de 60% a 70% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 60 a 70ah. No entanto não recomendo a instalação destas baterias a ninguém, porque frequentemente a temperatura ambiente superam os 30 graus Centigrados e neste caso o desempenho é pior que as anteriores. Também porque são baterias sensiveis a cargas muito fortes com muitos amperes envolvidos e muitas deterioram-se com muita facilidade, muito honestamente não são opção para o nosso clima e para o uso que a maioria dos Acs lhe dão....
4 - Bateria de Acido AGM 1ª Geração, sem manutenção (baterias AGM ou secas) 14,5volts (14,4 a 14,7volts) disponibilizam cerca de 90% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 90ah. Isto é excelente, resiste a temperaturas elevadas 60ºC, assim como temperaturas negativas -30ºC. Obrigatoriamente requerem uma carga por painel solar com um regulador de carga Programavél para terem uma esperança de vida util entre os 8 a 10anos. Podem ser montadas em qualquer posição, porque não libertam qualquer tipo de gás ou electrolito. Apenas têm uma limitação são de descarga lenta e de pico apenas disponibilizam 80ah.....
5 - 4 - Bateria de Acido AGM 2ª Geração, sem manutenção (baterias AGM starter) 14,8volts (14,7 a 14,9volts) disponibilizam cerca de 90% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 90ah. Isto é excelente, resiste a temperaturas elevadas 60ºC, assim como temperaturas negativas -30ºC. Obrigatoriamente requerem uma carga por painel solar com um regulador de carga Programavél para terem uma esperança de vida util entre os 8 a 10anos. Podem ser montadas em qualquer posição, porque não libertam qualquer tipo de gás ou electrolito. Não têm a limitação das anteriores podem fornecer de pico 800 a 900ah... ou seja podem ser utilizadas também como arranque mantendo todas as vantagens das anteriores. Simplesmente fenomenal e isto é o futuro, os carros topo de gama Ferrari, Porches, já utilizam estas baterias e os seus alternadores debitam cerca de 15volts ao contrário dos nossos que debitam cerca de 14volts. Ou seja temos de ter obrigatoriamente painel solar e regulador computorizado para estas baterias poderem exteriorizar o seu potencial.... ainda não existem á venda em Portugal e custam cerca de 200eur vindas da Alemanha..... Já existem a circular entre nós cerca de 8 baterias destas umas de 105ah e outras de 90ah, iniciei os testes á cerca de 3meses, e até agora nada a apontar de limitativo.
Dúvidas!!!!!!!!
Cumps, não é falta de vontade para postar é o tempo disponivel nesta fase....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...