Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor brunotrdd » quinta jun 30, 2016 3:57 pm

antunesr Escreveu:
brunotrdd Escreveu:Bom dia,
E porque não comprar directamente um frigorifico 12/24V de compressor? Esta é para já a solução mais eficiente e que uso.



Já agora, aproveito para perguntar: sabe dizer um exemplo ou tem um link, o frigorifico que usa ou similar, marca/modelo para poder dar uma vista de olhos?
Mais uma vez obrigado.


Aqui fica um exemplo.

http://www.shoreline-marine.co.uk/fridg ... ridge-tt46
http://www.shoreline-marine.co.uk/fridg ... ide-rr5511

Eu tenho 2 frigorificos usados 12/24V com compressor Danfoos Alemão. Comprei painel baterias e frigorifico mas ainda não tive hipótese de instalar pois entretanto vim para o estrangeiro em trabalho. Mas já testei ambos os frigorificos e refrescam muito bem. Dos dois só vou usar um, pois são de dimensões diferentes e tenho de ver qual se adequa mais à instalação que vou fazer. Se tiver interesse depois posso contacta-lo pois provavelmente vou vender o suplente.

O preço novo é muito elevado e comprendo que não compense. Mas se tentar comprar usado talvez compense em relação aos 220V+ inversor é muito mais eficiente.
Avatar do Utilizador
brunotrdd
 
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 23, 2012 1:57 pm
Localização: Palmela

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor danibeja » quinta jun 30, 2016 10:31 pm

Boa noite,

Veja aqui : http://www.krautli.pt/pt/produtos/115/f ... uipamento/

Existem uns que à três anos estava completamente embeiçado são os de inox com motor externo mais ou menos como este: http://www.vitrifrigo.com/ww/en/c95l_c9 ... oling_unit

Para mim este é o futuro......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Frigorífico de compressor 220v com energia a custo ZERO

Mensagempor fj2011 » segunda ago 29, 2016 3:06 pm

Boa tarde ,
Já lá vão mais de 6 meses e a pedido de vários companheiros para falar da experiência com o novo frigorífico de compressor, só tenho que estar muito satisfeito com a mudança.
Este ano já fiz mais que muitas experiências e só tenho uma resposta, ainda bem que em boa hora substituí o frigorífico de absorção (o original que veio com a autocaravana) por um combinado (compressor).
Com o calor que tem feito este ano, primavera e verão com dias e dias seguidos com temperaturas altissimas, não podia estar mais satisfeito.
Só o facto de poder ter à mão coisas tão simples como, gelados, bebidas frescas e outros congelados, tais como (Peixe e/ou Carne) para cozinhar ou cozinhados, deixou de ser um problema.
Andei por vários locais do nosso Portugal tanto no interior ou em zona de praias com temperaturas elevadíssimas. Tanto num lado como no outro o Resultado foi o mesmo (EXCELENTE).
Já tinha acontecido numa 1ª vez logo quando o comprei, coloquei gelados de cone e ao fim de 3 dias nada se alterou, com a bolacha sempre estaladiça.... na parte do frigorifico, cerveja e outras bebidas sempre frescas, energia tenho mais do que o suficiente, e quanto ao barulho que no inicio confesso que estava com algum receio, o frigorífico mal se ouve a trabalhar e o inversor pouco barulho faz, aliás só se ouvem os dissipadores de calor por uns meros segundos.

Como já tinha dito/escrito num 1ª post , estou satisfeitissimo e só tenho pena não ter feito esta alteração há muito mais tempo.
Reafirmo:
Não fiz qualquer alteração na célula nem na instalação electrica, pois a tomada já lá estava e as janelas de ventilação são as mesmas e até já nem as ventoinhas (ventiladores) precisam de trabalhar...
Neste momento estou mesmo a pensar em vendê-los a alguém que precise delas... principalmente para que ainda usa um frigorífico trivalente

fj2011 Escreveu:
publicado em 25 de janeiro de 2016 aqui : http://campingcarportugal.com/forum/vie ... 208#p66637
Boa noite,

à semelhança do companheiro "autor do 1º post deste assunto http://campingcarportugal.com/forum/vie ... 208#p66637 " também eu aderi à utilização de um frigorifico de compressão. Reconheço que ainda é cedo para "deitar os foguetes" mas estou desejando que chegue aqueles dias de muito calor, para testar mais à séria o desempenho deste combinado.
Até agora...só digo maravilhas :D
exemplos:
- Quanto ao preço? ... com o dinheiro que fiz na venda do frig de absorção, deu para pagar o novo, para atestar a autocaravana (estava na reserva) e ainda fiquei com troco.
- Quanto ao Barulho? - quase nada!... pois apenas ligou 2 vezes (que desse conta) por noite :D
- Quanto ao Consumo? - muito pouco... não chega a 500W por 24h mesmo abrindo o frigorifico sempre que foi necessário e sem receio como acontecia anteriormente. (de manhã as baterias da célula quase não tiveram diferença, gasta mais o inversor que o frigorifico)
...e por fim, o mais importante:
- Quanto à temperatura interior?... Belíssima: com termostato apenas na posição "médio" manteve-se entre 3º e 4º no frigorifico e no congelador -18º - para chegar a estes resultados, utilizei um termómetro digital fiável e simultaneamente um outro com memória, os mesmos foram testados e instalados 1º num frigorifico "americano" durante uns dias e a leitura comparada com a temperatura lida entre eles e a informação digital dada no frigorifico "americano".

conclusão: SATISFEITO...ÍSSIMO!!!! agora que venha o CALOR!! :D :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » terça ago 30, 2016 9:16 am

antunesr Escreveu:

Já agora, aproveito para perguntar: sabe dizer um exemplo ou tem um link, o frigorifico que usa ou similar, marca/modelo para poder dar uma vista de olhos?
Mais uma vez obrigado.


Bom dia,

Antunesr,
desde já peço muita desculpa, só agora li esta sua pergunta :( :( espero que ainda lhe possa ser útil.
Na altura não mencionei marcas nem links para não fazer publicidade, pois eles não me pagam para isso :lol:


deixo então o link que pediu e onde o encaminha para as características do combinado que actualmente tenho montado na autocaravana:

http://evoracor.com/loja/index.php?rout ... uct_id=494

se quiser mais alguma informação suplementar pode deixar aqui escrito que eu prometo que não ficará tanto tempo a aguardar uma resposta.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Frigorifico a trabalhar a 230v c/ Baterias da célula e motor

Mensagempor fj2011 » quinta nov 17, 2016 2:27 am

Boa noite,

Aproveitando este post e o pedido do Cristovão, apetece-me partilhar então a minha experiência dos últimos 2 meses, (que soube há poucos dias que se irá prolongar mesmo até ao Natal)...ou seja, num total de 3 meses, como é " viver numa autocaravana" autonomamente, sem depender de energia de terceiros.

- nos próximos dias, quando estiver mais folgado, irei aqui relatar alguns pormenores ou "pormaiores" (como os queiram tratar) pois nunca pensei viver tão autonomamente, no que respeita a energia eléctrica para o meu consumo diário ( que é bastante)... talvez com isto ajude muitos dos que vou por aqui lendo.

Acrescento, encontro-me no Algarve mas não estou de férias ;)


Cristovão Escreveu:Amigo seria excelente se depois das férias fizesse aqui um relato em primeira mão da experiência que teve, pois estou certo que será de grande utilidade para todos seja uma experiência positiva ou não. Por experiência própria eu não tenho dúvidas mas gostava de saber como correu consigo.
Um abraço e boas férias
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » terça jun 27, 2017 11:33 am

Boa tarde ,
mais de 1 ano e meio e com duas estações do ano bem quentes...
a pedido de vários companheiros para falar da experiência com o novo frigorífico de compressor, só tenho que estar muito satisfeito com a mudança.
Este ano e no verão anterior, já fiz mais que muitas experiências e só tenho uma resposta, ainda bem que em boa hora substituí o frigorífico de absorção (o original que veio com a autocaravana) por um combinado (compressor).
Com o calor que tem feito este ano e no ano passado, primavera e verão com dias e dias seguidos com temperaturas altissimas, não podia estar mais satisfeito.
Só o facto de poder ter à mão coisas tão simples como, gelados, bebidas frescas e outros congelados, tais como (Peixe e/ou Carne) para cozinhar ou cozinhados, deixou de ser um problema.
Andei por vários locais do nosso Portugal tanto no interior ou em zona de praias com temperaturas elevadíssimas. Tanto num lado como no outro o Resultado foi o mesmo (EXCELENTE).
Já tinha acontecido numa 1ª vez logo quando o comprei, coloquei gelados de cone e ao fim de 3 dias nada se alterou, com a bolacha sempre estaladiça.... na parte do frigorifico, cerveja e outras bebidas sempre frescas, energia tenho mais do que o suficiente, e quanto ao barulho que no inicio confesso que estava com algum receio, o frigorífico mal se ouve a trabalhar e o inversor pouco barulho faz, aliás só se ouvem os dissipadores de calor por uns meros segundos.

o meu frigorifico é este:

http://evoracor.com/loja/index.php?rout ... uct_id=494

Como já tinha dito/escrito num 1ª post , estou satisfeitissimo e só tenho pena não ter feito esta alteração há muito mais tempo.
Reafirmo:
Não fiz qualquer alteração na célula nem na instalação electrica, pois a tomada já lá estava e as janelas de ventilação são as mesmas e até já nem as ventoinhas (ventiladores) precisam de trabalhar...
Neste momento estou mesmo a pensar em vendê-los a alguém que precise delas... principalmente para que ainda usa um frigorífico trivalente

fj2011 Escreveu:
publicado em 25 de janeiro de 2016 aqui : http://campingcarportugal.com/forum/vie ... 208#p66637
Boa noite,

à semelhança do companheiro "autor do 1º post deste assunto http://campingcarportugal.com/forum/vie ... 208#p66637 " também eu aderi à utilização de um frigorifico de compressão. Reconheço que ainda é cedo para "deitar os foguetes" mas estou desejando que chegue aqueles dias de muito calor, para testar mais à séria o desempenho deste combinado.
Até agora...só digo maravilhas :D
exemplos:
- Quanto ao preço? ... com o dinheiro que fiz na venda do frig de absorção, deu para pagar o novo, para atestar a autocaravana (estava na reserva) e ainda fiquei com troco.
- Quanto ao Barulho? - quase nada!... pois apenas ligou 2 vezes (que desse conta) por noite :D
- Quanto ao Consumo? - muito pouco... não chega a 500W por 24h mesmo abrindo o frigorifico sempre que foi necessário e sem receio como acontecia anteriormente. (de manhã as baterias da célula quase não tiveram diferença, gasta mais o inversor que o frigorifico)
...e por fim, o mais importante:
- Quanto à temperatura interior?... Belíssima: com termostato apenas na posição "médio" manteve-se entre 3º e 4º no frigorifico e no congelador -18º - para chegar a estes resultados, utilizei um termómetro digital fiável e simultaneamente um outro com memória, os mesmos foram testados e instalados 1º num frigorifico "americano" durante uns dias e a leitura comparada com a temperatura lida entre eles e a informação digital dada no frigorifico "americano".

conclusão: SATISFEITO...ÍSSIMO!!!! agora que venha o CALOR!! :D :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Coliveira » terça Oct 03, 2017 9:13 am

Bom dia!
Vou aproveitar este post para ver se algum companheiro do forum me ajuda.
Tenho a AC à pouco tempo, quando fui passar uns dias de férias antes de sair liguei a ac a 220v para o frigorífico ficar já com algum frio, acontece que quando sai em andamento liguei a 12v ao fim de umas horas de viagem quando parei para dormir estava sem carga na bateria da celula, cheguei a reparar durante a viagem que a luz do interruptor de 12v do frigorífico estava a ficar com a luz muito fraca.
Em andamento o frigorifico não deveria usar a bateria do motor?
Obrigado
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fluis » terça Oct 03, 2017 10:31 am

Bom dia,

A questão não é essa, é que em andamento é suposto o alternador estar a fornecer a carga quer para o frigorífico, quer para carregar as baterias da célula e do motor, alias sem o sinal do alternador activo o frigorífico não deve funcionar a 12 V. Pelo que me dá ideia que haver alguma interrupção na ligação entre a bateria do motor e a célula, ou então o alternador estará com problema.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Coliveira » terça Oct 03, 2017 3:21 pm

Obrigado pela dica vou verificar a instalação, vou começar pelo separador de baterias.
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Vespita » sexta Oct 06, 2017 1:59 pm

Boa Tarde

Tive o mesmo problema que o seu, a bateria da celula não recebia carga.

Era um fusivel no compartimento do motor que alimenta a bateria que estava queimado.
Vespita
 
Mensagens: 31
Registado: quinta jun 29, 2017 6:36 am

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor nunomaior » segunda mai 04, 2020 11:09 am

Bom dia Companheiros!

Ora... isto é que está a ser um ano atribulado com as nossas AC´s paradas mais tempo (ainda) que gostaríamos...
Bom, estive a ler vária informação sobre este tema....

A pergunta é...
Mas porque não usar o painel solar (quando as baterias já tiveram a carga total) para o funcionamento do frigorífico... Ou seja durante o dia ter o frigo ligado a 12v... e à noite ligar o gás...
Tentar rentabilizar a energia que é não é usada pelo painel solar....
E olhando para o meu exemplo pratico, praticamente não tenho consumo eléctrico além da iluminação (toda em led), do carregador do telemóvel, e do inverter de 150Watts, que ligo quando preciso de carregar a bateria do portátil (que dá para umas 2 horas de uso), normalmente quando preciso de usar o inverter é durante o dia precisamente para aproveitar a energia.
Ou seja, a bateria demora pouco tempo a voltar à sua carga total.
Normalmente vou para sitios solarengos e quentes (costa ou interior), assim além de rentabilizar o painel solar, diminuía o consumo de gás, e potencialmente a temperatura do interior da AC..

Portanto... acham possível o metodo? De que forma poderia funcionar (automático ou manual?) Daria cabo das baterias? O custo seria elevado?..

Entretanto, já nem tenho a AC que tinha quando comecei nestas andanças! A minha amante agora é uma Burstner 2.8 de 1999, estou bem satisfeito!

Percebo pouco de electricidade, mas diria que isto se faz de forma económica...não?

Perceberam a ideia? Faz sentido?....

Abraço e desde já obrigado por qualquer resposta! :)
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 6 visitantes