Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor danibeja » quarta mar 11, 2015 12:39 pm

Bom dia FJ2011,

Os frigorificos de absorção que tive e tenho quando ligados a 12V o termostato não funciona, pois só têm um fio ligado (onde faz a interrupção) e esse fio pertence ao circuito 220V.

Desconheço o seu frigorifico, mas o meu actual, quando ligo a 12V, noto logo os níveis das baterias a baixar para os 13,10V, poderia não parecer estranho, mas é, porque o meu frigorífico só funciona com o motor a trabalhar, isto só para fazer entender o consumo extremo que o mesmo faz....

No entanto gostava de dar o meu contributo para a sua experiência, eu no seu lugar em vez de um interruptor por tempo, colocava um termostato de frigorífico, igual aos que temos em casa, basta ligar lá o fio negativo de alimentação 12V, e desta forma os alimentos não sofrem alterações drásticas de temperatura, mantendo melhor as suas propriedades....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor Cristovão » quarta mar 11, 2015 4:15 pm

De facto baralhei-me e fiquei com a ideia que era para por um frigorifico 220v trabalhar com 12v fica as minhas desculpas por não ler o tópico todo até ao fim. :oops:
Não sou muito entendido nestas coisas de electricidade, contudo, e falando pela experiência pessoal, creio que um frigorifico de 12 acaba por ser pior que um de 220v (de compressor) no que toca a consumo.
Digo isso por que tal como o amigo Danibeja o meu é automático e só muda para 12v quando o motor está a trabalhar e na antiga AC tentei por o frigorifico (e era bem mais pequeno que este) a trabalhar a 12v sem o motor estar a trabalhar e depressa mudei de ideias quando vi a carga das baterias a cair de forma impressionante.
Mesmo as pequenas arcas que funcionam a 12v ainda assim costumam consumir muita energia muito devido a estar sempre a trabalhar e não desligar como faz o de compressor quando atinge a temperatura programada.
A noite pode de facto ser um problema quando não temos mais nenhuma fonte extra de energia e a coisa complica, em especial para a saúde das baterias que é muito condicionada com as cargas e descargas que sofre.
Na altura não tinha muitas opções e como tal tive de avançar por minha conta e risco bem como da preciosa ajuda do amigo Danibeja e felizmente funciono-o, mas agora já se encontra no OLX frigoríficos usados de ACs com as 3 opções (220v/12v/Gáz) a preços em conta.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » quinta mar 12, 2015 12:12 am

danibeja Escreveu:Bom dia FJ2011,

Os frigorificos de absorção que tive e tenho quando ligados a 12V o termostato não funciona, pois só têm um fio ligado (onde faz a interrupção) e esse fio pertence ao circuito 220V.
Desconheço o seu frigorifico, mas o meu actual, quando ligo a 12V, noto logo os níveis das baterias a baixar para os 13,10V, poderia não parecer estranho, mas é, porque o meu frigorífico só funciona com o motor a trabalhar, isto só para fazer entender o consumo extremo que o mesmo faz....
No entanto gostava de dar o meu contributo para a sua experiência, eu no seu lugar em vez de um interruptor por tempo, colocava um termostato de frigorífico, igual aos que temos em casa, basta ligar lá o fio negativo de alimentação 12V, e desta forma os alimentos não sofrem alterações drásticas de temperatura, mantendo melhor as suas propriedades....

Grande abraço,

Danibeja



Boa noite,

é um Electrolux Modelo RM 6401 de 103 L com congelador - 130W (12v) e só o tenho ligado às baterias da célula quando quero, em viagem trabalha só com a bateria do motor.

Danibeja, essa de utilizar um termostato de um frig de compressão é mesmo uma excelente ideia, ora veja:
(confesso que não sei se vou conseguir fazer isso...sem estragar)

- Como tenho no serviço um frigorífico praticamente novo de 2 portas que avariou há dias, segundo o técnico, tem só o compressor avariado e como já não vai ser reparado porque já temos outro a substituir, poderia assim "roubar" o termostato, certo? ... o problema é que eu em termos técnicos pouco entendo de frigorificos, sei apenas o básico, não imagino se é fácil ou difícil e qual os cuidados a ter para retirar o termostato e onde este está ligado e como se liga/instala depois no meu, mas amanhã posso tentar ver se está acessivel e o que é possivel fazer.

Neste momento esta minha teimosia em utilizar o frigorifico de absorção a 12v tem a ver com:

1º - Para adquirir um frigorífico de compressor e respectivas modificações para que ele possa encaixar no espaço que tenho, corro o risco de ficar sem dinheiro disponivel para ir dar uma volta :(

2º - neste momento não justificará muito este investimento, pois quando saímos na autocaravana não podemos estar ausentes de casa mais de 3 dias seguidos.

Estes são 2 dos principais motivos que me obrigam a aproveitar o "bom funcionamento" do meu frigorífico de absorção a 12V e ao mesmo tempo utilizar material que tenho cá por casa.

Neste momento já tenho 3 ventiladores instalados na traseira do frigorifico para ajudar a dissipar o calor, penso que vai ajudar assim a baixar mais um pouco a temperatura no seu interior. Agora é só esperar pelo tempo mais quente ou pelo Verão para ver o que acontece e ter fé no que "disse" há uns tempos o nosso companheiro Rula,

Rula Escreveu:
Comp. Fj2011, acho que você tem uma resistência 12v "TUNNING".
:D :D

Sendo assim aproveito a dica do Danibeja e amanhã já vou ver se consigo retirar o termostato do frigorifico do serviço sem estragar :? ... não deve ser fácil :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor danibeja » quinta mar 12, 2015 10:22 am

Bom dia,

Se conseguir retirar o termostato do frigorífico sem estragar....

Por dentro do frigorífico tem umas tampas redondas nas laterais, retire as tampas e desaperte os parafusos, em principio são 4, retire as grelhas do lado de fora e veja se tem abraçadeiras de nylon a apertar fios que impeçam que empurre o frigorífico para dentro da AC...

Com calma e devagar vá empurrando o frigorífico, tendo sempre em atenção que nenhum dos componentes pode estar em esforço, e caso necessário desaperte também o tubo do gás ( que espero que previamente tenha desligado na botija).

Com o frigorífico com a metade da sua profundidade para dentro da AC vai verificar em cima o termostato do circuito 220V, e basta passar no mesmo orifício o sensor de temperatura do termostato...

Em cima também terá uma barra de junção, onde ligam fios de 12V e 220V, nessa barra de junção verifique quais os fios que levam energia 12V e aí retire um deles e ligue no termostato, e do outro lado do termostato faça uma ligação para o local de onde tirou o fio....

Espero que lhe seja útil.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » quinta mar 12, 2015 2:46 pm

Boa tarde,

Danibeja, em primeiro lugar muito Obrigado pela sua disponibilidade e por toda esta explicação, assim até parece muito fácil.
Quanto ao termostato, já o tenho comigo, correu melhor do que estava à espera, bastou-me 2 minutos, foi só tirar 2 parafusos e puxar o "arame" do termostato e lá veio ele até à ponta final....5 estrelas :D :D

Depois de ler tudo com atenção, deparo-me agora com um pequeno "senão" que me impede de fazer a operação :( certamente pode até ser muito simples, mas há uns dias quando pensei em puxar o frigorífico, não consegui retirar as tais tampinhas laterais(4) estas devem esconder os parafusos de fixação, será?


( No intervalo do meu serviço, vou aqui explicar melhor o que se passou... )

até já!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor danibeja » quinta mar 12, 2015 9:03 pm

Boa noite,

Sim as quatro tampinhas não costumam ser de desenroscar, mas tem uma configuração parecida com uma fenda para desaparafusar... assim sendo tem que colocar uma chave de fendas por baixo e puxar em vez de desaparafusar, pelo menos o meu frigorífico é assim....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » sexta mar 13, 2015 12:01 am

Boa noite,

Danibeja, mais uma vez agradeço toda a informação aqui prestada que tem sido para mim bastante útil.
Hoje à tarde já não foi possível vir aqui, muito ocupado no serviço...
Entretanto à noite quando cheguei a casa, vim ao fórum e li este seu ultimo post, já nem escrevi mais nada e, sem medos, lancei-me às dita tampas e a muito custo lá consegui retirar a 1ª :) certamente nunca foram mexidas, deviam estar coladas, pois nem sequer rodavam com uma chave de fenda, mas agora tudo ok. Lá estavam os 4 parafusos que fixam o frigorifico às laterais.

danibeja Escreveu:Bom dia,

Se conseguir retirar o termostato do frigorífico sem estragar....
consegui :) :)

Por dentro do frigorífico tem umas tampas redondas nas laterais, retire as tampas e desaperte os parafusos, em principio são 4, retire as grelhas do lado de fora e veja se tem abraçadeiras de nylon a apertar fios que impeçam que empurre o frigorífico para dentro da AC...

Tirei as tampas, mas ainda não desapertei os parafusos.
Passo então a explicar o que era para escrever hoje à tarde:
ontem ao retirar a grelha superior onde tenho os ventiladores, observei que existia uma proteção com uma "chapa", tipo plastico rijo, que está com uma inclinação de +/- 45º , esta com a força dos vários cabos/fios é forçada a encostar à parte de cima do frigorifico, ao principio parecia que estava presa... penso que a função dela será a de evitar a entrada do vento e frio para o interior da célula.
A partir do exterior da autocaravana, através do buraco da Grelha superior, fiz pressão levantado a chapa e com uma lanterna vi tudo o que está por cima e até ao painel frontal do frigorifico onde se encontram os comandos um de cada lado. Um botão de rodar para controlar a temperatura e ao mesmo tempo com uma 2ª função, carregando dá "isqueiro p'ró gás" e um outro botão do lado oposto, que é o selector das 4 funcionalidades: ligado/desligado, 220v, 12v e Gás.
Mais perto da trazeira, do lado direito, lá está o buraco onde entra o respectivo "arame" que liga ao termostato


Com calma e devagar vá empurrando o frigorífico, tendo sempre em atenção que nenhum dos componentes pode estar em esforço, e caso necessário desaperte também o tubo do gás ( que espero que previamente tenha desligado na botija).
ok, tudo desligado, sempre!

Com o frigorífico com a metade da sua profundidade para dentro da AC vai verificar em cima o termostato do circuito 220V, e basta passar no mesmo orifício o sensor de temperatura do termostato...
ora aqui é que está o problema ou então quiçá a solução :D
- para chegar ao tal buraco onde entra o "arame" do termostato de 220v , pelas minhas contas teria que retirar o frigorífico na totalidade, :( Entretanto, depois do jantar tive a tentar arranjar uma outra solução e julgo que com um pouco de sorte e alguma (muita) paciência talvez consiga enfiar o arame do "novo" termostato que desmontei do frig do serviço.
Este "arame" tem cerca de 1,20m e é isolado com plástico (tipo fio de electricidade) torna-se mais flexivel, só a ponta cerca de 30cm está a descoberto e está chumbada na parte final . Enquanto o arame que está montado na autocarvana é mais rigido e não tem qualquer plastico em volta, mais parece um arame dos fardos de palha :?


Em cima também terá uma barra de junção, onde ligam fios de 12V e 220V, nessa barra de junção verifique quais os fios que levam energia 12V e aí retire um deles e ligue no termostato, e do outro lado do termostato faça uma ligação para o local de onde tirou o fio....
esta é para mim a parte mais fácil, pois já antes tinha montada uma caixa onde interrompo a corrente que vem da bateria do motor e ligo a corrente das baterias da célula, o problema neste momento vai ser mesmo tentar passar o "arame" do termostato para o interior do frigorifico.... mas já tenho em mente uma 2ª hipotese, caso não consiga enfiar o arame ao lado do outro, mas depois digo para saber da sua opinião

Espero que lhe seja útil.....
não Foi útil, FOI SIM, MUITO ÚTIL, OBRIGADO

Grande abraço,

Abraço

Danibeja
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » sexta mar 13, 2015 12:25 am

(...)
VOLTEI....


Danibeja, já agora, coloco já aqui a tal "outra solução" que mencionei, só que não sei se será viável...passo a explicar:

Existe um orificio que está no interior do frigorífico, onde está ligado um tubo estreito que serve para recolher a agua que escorre da descongelação e é reencaminhada até ao exterior através do tubo. Este está acessível nas trazeiras do frigorífico e tenho acesso a ele pela grelha de baixo :D

Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???
até porque não sendo o arame muito grosso, julgo que não impediria a água de passar na mesma. :?
Sem duvida que a 1ª hipotese seria bem melhor e mais apropriada. :)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor rmsnegrao » sexta mar 13, 2015 11:46 am

fj2011 Escreveu:
{...]

Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???

{...]


Uma pergunta de quem não percebe nada de frio: então e fazer um buraco num sítio estratégico do frigorífico para passar o dito arame e depois tapar com silicone ou algo parecido? Ou é algo impensável de se fazer? :P

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » sexta mar 13, 2015 3:46 pm

rmsnegrao Escreveu:
fj2011 Escreveu:
{...]

Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???

{...]


Uma pergunta de quem não percebe nada de frio: então e fazer um buraco num sítio estratégico do frigorífico para passar o dito arame e depois tapar com silicone ou algo parecido? Ou é algo impensável de se fazer? :P

Abraço,

RN


Pois, poderia ser uma hipotese, mas talvez a ultima das ultimas, já que não há muito espaço disponível para utilizar uma ferramenta para fazer esse buraco no sitio apropriado sem mexer no frigorifico.

Hoje estive a testar o termostato e nada deu, talvez este termostato só deve dar para funcionar ligado a 220 V :( será??
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor rmsnegrao » sexta mar 13, 2015 7:37 pm

fj2011 Escreveu:
[...]
Hoje estive a testar o termostato e nada deu, talvez este termostato só deve dar para funcionar ligado a 220 V :( será??


Ah pois, de certo só funciona a 220V... não estou a ver como se liga o termóstato mas será que dá para ligar o termóstato ao inversor e de algum modo pô-lo a ligar/desligar o frigo a 12V? Parece-me algo rebuscado mas se calhar até dá... :shock:

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor danibeja » sexta mar 13, 2015 8:27 pm

fj2011 Escreveu:
rmsnegrao Escreveu:
fj2011 Escreveu:
{...]

Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???

{...]


Uma pergunta de quem não percebe nada de frio: então e fazer um buraco num sítio estratégico do frigorífico para passar o dito arame e depois tapar com silicone ou algo parecido? Ou é algo impensável de se fazer? :P

Abraço,

RN


Pois, poderia ser uma hipotese, mas talvez a ultima das ultimas, já que não há muito espaço disponível para utilizar uma ferramenta para fazer esse buraco no sitio apropriado sem mexer no frigorifico.

Hoje estive a testar o termostato e nada deu, talvez este termostato só deve dar para funcionar ligado a 220 V :( será??



Boa noite,

Dificilmente funciona só a 220V, por norma, os termostatos funcionam com um gás especial no interior do arame que fala, e é esse gás que faz abrir e fechar o circuito, portanto a abertura funciona de forma mecânica e não de forma eléctrica, logo tanto dá passagem para 220V como para 12V....

Não aconselho mesmo nada a passar o sensor do termostato pelo orifício do escoamento das águas, pois nesse caso o arame/sensor pelo caminho passava por zonas de muito calor e dessa forma nunca accionava de forma correta o corte de corrente....

Para testar se o termostato funciona com 12V é muito simples:
1º Liga um pólo negativo num dos terminais do termostato, e com um busca pólos liga o alicate no positivo, de seguida encosta o bico do busca pólos no outro terminal do termostato e terá que acender a lâmpada.
2ºApós a operação acima mencionada, roda o interruptor do termostato para a posição de desligado, normalmente faz um clique, e volta a fazer a operação acima mencionada, em que não deve acender luz nenhuma...
3º E para terminar, liga o termostato como em 1º , mergulha os 30cm que não tem mangueira dentro de pouca água e muito gelo, e verifique se a lâmpada do busca pólos ao fim de uns segundos apaga...

A mangueira que o termostato trás pode ser cortada ou tirada consoante o isolamento que tiver, no seu caso deve fazer passar o sensor pelo buraco já existente, eu julgo que cabe, nem que tenha que retirar primeiro o outro sensor, pois o mesmo deve estar envolto em cola e veda ou outro material semelhante, e se possível colocar o sensor (arame) no mesmo local do já existente....

E já agora, quando deixar o termostato ligado deixe no mínimo pois os nossos frigoríficos dificilmente atingem as temperaturas interiores dos de compressor, e dessa forma poupa um pouco mais de energia...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » sábado mar 14, 2015 1:06 am

Boa noite,

Ok Danibeja, hoje já não vou a tempo de fazer esse teste de 12v... mas amanhã quando regressar à noite vou então testá-lo da forma como disse, com o busca-pólos de 12v.

Em relação ao fato de apenas funcionar a 220v também estranhei, pois os frigorificos de casa (principalmente os mais antigos) lembro-me que rodando o botão mesmo com eles desligados da corrente, ouvia-se o tal clique, daí não precisarem de energia electrica.

O teste que fiz foi muito básico, lá no serviço tb não tinha o busca-polos, mas coloquei a parte descoberta do "arame" dentro do congelador por alguns minutos. Desliguei o termostato até ouvir o clique, passado uns 5 minutos rodei o botão do termostato e não ouvi o clique de "ligar", passados mais alguns minutos tirei do congelador e testei varias vezes e o "clique" só fazia quando chegava à posição "zero"

Sim, vou tentar enfiar ao lado do outro, fazer mais buracos está fora de questão e acatando o seu conselho também não vou utilizar o tubo que falei, com um pouco de esforço tudo se resolve.
Obrigado mais uma vez pelas dicas que estão a ser uma excelente ajuda... :)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico a trabalhar a 12v com a Bateria da célula...

Mensagempor fj2011 » domingo mar 15, 2015 9:00 pm

Boa noite,

Resultado: o termostato está avariado, fiz todos os testes e nada.
Já o tinha testado de outro modo e fiquei logo desconfiado.. . que não estava bom, :(
Pronto! volto ao esquema como tinha pensado inicialmente, ligando um temporizador de 12v para noite.
Obrigado ao Danibeja e a quem tentou ajudar
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Frigorifico a trabalhar apenas a 12v c/ as Baterias da célul

Mensagempor fj2011 » segunda abr 06, 2015 9:14 pm

fj2011 Escreveu:
Rula Escreveu:Comp. Fj2011, acho que você tem uma resistência 12v "TUNNING". Com a potência que ela dá..... he he he.
Boas Ruladas :wink:


:D :D :D Pois, pois!
quando o tempo aquecer um pouco mais , espero que seja para breve, vou fazer uma pequena alteração para tirar um melhor aproveitamento do frigorifico a trabalhar a 12V , depois anuncio aqui os valores registados, estou convencido que vou conseguir baixar ainda mais a temperatura (anunciada) tanto do congelador como do frigorífico, mas não chegará a ser "TUNNING" como diz o "Rula" :D mas será quase.... :lol: :lol:


Boa noite,

como o prometido é devido aqui fica o registo dos resultados do meu "super-frigorifico" d'absorção a funcionar apenas a 12V, durante estes 3 dias com temperaturas superiores a 25º/dia, com a ajuda de 2 ventiladores na traseira para empurrar o ar quente para o exterior.
Para experiência, no congelador, utilizei um gelado de 1litro e congelei previamente em casa 2 garrafas de água de litro e 2 garrafas de 1/2 litro. Na parte do congelador meti as 1 garrafa de litro e uma de 1/2 litro. Na parte de baixo meti as 2 garrafas restantes, quando começavam as descongelar fazia a troca e o congelador congelava-as durante o dia e assim mantive as trocas 1 vez por dia de sol.
Resultado: durante o dia e até à noite(enquanto houve sol) o frigorifico trabalhou ininterruptamente e o gelado manteve-se no ponto e recongelava a água das garrafas. A partir do momento em que o sol se foi, dado que não consegui o termostato, liguei o tal aparelho que temporiza o funcionamento do frig a 12V para interromper de x em x minutos, para não descarregar as baterias ao longo da noite.
De manhã observei os resultados no congelador, tinha subido já aos 2º :( e assim o gelado já se encontrava um pouco menos gelado :( mas as 3 baterias da célula que levei (280Amp) não desceram abaixo dos 12,3. . Contudo na parte do frigorifico manteve sempre o fresco necessário para conservar os alimentos e as bebidas frescas.
Concluo assim se caso tivesse usado (durante a noite) menos intervalos de tempo no "liga&desliga" talvez mantivesse a temperatura mais baixa no congelador, mas as baterias talvez não aguentassem.

Agora para contrariar esta minha teimosia, (não querer usar o frigorif a gás e usar apenas energia + limpa):
o que acontecerá lá mais para diante, quando a temperatura exterior for mais elevada, ou seja na ordem dos 30º ou mais?... será que este sistema é para esquecer e tenho mesmo que comprar um frig de compressão e pensar em meter este à venda?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron