pintar a autocarvana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor danibeja » quarta ago 31, 2011 11:30 am

Bom dia,

Já agora poste uma foto da sua AC que eu (nós) dou-lhe a minha opinião...

A tinta que apliquei foi da Nitin ( grupo CIN ), e tem acabamento brilhante, e acho muito dificil de o companheiro conseguir comprar tinta sintética com acabamento mate/não brilhante.

Já que está assim com tantas dúvidas, compre só um litro de tinta e experimente pintar só uma faixa em toda a volta, por exemplo na parte de baixo como eu (mas também pode ser noutro sitio) e já fica com uma ideia do acabamento.

Essas dúvidas todas também eu tive, daí ter demorado mais de um ano a iniciar a concretização desse desejo, mas fiquei surpreendido pela positiva com a facilidade de pintura e qualidade do acabamento das tintas sintéticas.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Nuno Sousa » quarta ago 31, 2011 5:55 pm

Esse também foi um dos motivos pelo qual dei anti-gravilha no para-choques, deu-lhe um aspecto martelado e pintei a rolo e pincel...
Boa tarde.
É verdade também estive para fazer isso com essa tinta tipo alcatrão, no entanto optei pela lisa e ficou muito fixe. Estou sem máquina fotográfica mas quando puder coloco foto.
Danibeja então e Tavira foste lá este ano
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor Nuno Sousa » quarta ago 31, 2011 5:57 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Esse também foi um dos motivos pelo qual dei anti-gravilha no para-choques, deu-lhe um aspecto martelado e pintei a rolo e pincel...

Mas como disse anteriormente, se utilizar rolos e pincéis apropriados para pintar com tinta sintética, juntamente com a quantidade de tinta certa (sem esticar, mas sem exagero) não ficam riscos nem imperfeições.

Grande abraço,

Danibeja

Boa tarde.
É verdade também estive para fazer isso com essa tinta tipo alcatrão, no entanto optei pela lisa e ficou muito fixe. Estou sem máquina fotográfica mas quando puder coloco foto.
Danibeja então e Tavira foste lá este ano
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor NOGUEIRA » quarta ago 31, 2011 9:28 pm

boa noite.
a minha "classica" foi pintada com tinta acrilica e ficou com um brilho muito bom.
Cumprimentos e boas viagens

Nogueira
Avatar do Utilizador
NOGUEIRA
 
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm
Localização: Infantado - Loures

Mensagempor danibeja » quarta ago 31, 2011 9:30 pm

Boa noite,

Nuno a tinta que usei não é derivado do alcatrão, é tinta para se dar com uma pistola própria, que lhe dá esse acabamento, no fim de seca fica tipo borracha, inclusive na embalagem também dizia que absorvia barulho...

Não fui a Tavira, a este ano, do dia 6 ao dia 17/08 andei pelo Distrito de Coimbra, pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro e nas praias entre Gaia e Mira, depois rumei ao sul onde também fiz praia, mas entre Albufeira e Portimão, era para ser até Sagres... , mas o "Guru" meteu macaquinhos na cabeça da Liliana e ela já não quis sair de Portimão:

Imagem
3 dias de Piscina de água salgada...

Mas ainda deu para ir nadar um pouco nas águas quentes de S. Torpes...

Agora resta-me o próximo Fim de Semana na Charneca do Milharado - Aldeia da Roupa Branca...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor spinto » quarta ago 31, 2011 10:07 pm

tema interessantissimo que tb estou a acompanhar atentamente, mais ano, menos ano, tb lanço maos á obra.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

aluminio picado

Mensagempor cruzmelo » quinta set 15, 2011 5:54 am

tenho o alumínio dos painéis da minha auto com pequenos furos gostava que me aconselhassem o que fazer nestas circunstancias.obrigado
cruzmelo
 
Mensagens: 2
Registado: domingo ago 08, 2010 2:34 pm

Mensagempor danibeja » quinta set 15, 2011 12:01 pm

Boa tarde,

Eu apliquei no tejadilho da minha AC um produto que comprei no Leroy&Merlin que serve para isolar, é uma tinta misturada com fibra de vidro que dá para para aplicar em quase todo os materiais:

Imagem

O acabamento fica semelhante à fibra de vidro.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor ruca » sexta set 16, 2011 8:23 am

Bom dia companheiro, sabe se essa tinta existe em várias cores, e se é possivel de aplicar nos plásticos (para choques traseiros, frisos laterais )das auto-caravanas?
grato pela atenção
Rui Vaz
danibeja Escreveu:Boa tarde,

Eu apliquei no tejadilho da minha AC um produto que comprei no Leroy&Merlin que serve para isolar, é uma tinta misturada com fibra de vidro que dá para para aplicar em quase todo os materiais:

Imagem

O acabamento fica semelhante à fibra de vidro.

Grande abraço,

Danibeja
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Mensagempor danibeja » sexta set 16, 2011 4:45 pm

Boa tarde,

O poder de aderência é extremamente elevado, inclusive dá para aplicar com as superfícies húmidas:

http://www.dyrup.pt/diy/exterior/anti-h ... 0stop.aspx

http://www.dyrup.pt/~/media/PT/PT_Techn ... 0Stop.ashx


Portanto dá para PVC (plástico).

Mas existe de outras marcas... e se calhar mais barato...

Esta tinta parece mesmo fibra, mas mais liquida (tem mais fios de fibra que tinta), e é com um acabamento semelhante à fibra que fica.

Em relação a cores, não me parece que existam várias, pois deve pintar sempre por cima, de preferência com tinta sintética (foi o que me explicaram no leroy).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: pintar a autocarvana

Mensagempor Lealbino » quarta nov 13, 2013 1:14 pm

8)

Inspirador ver estas simples e ao mesmo tempo grandes intervenções, para quem gosta de ver clássicos a brilhar, espero que depois das voltas que ainda tenho de dar à AC o passo a seguir seja avançar com a pintura da minha célula "martelada".

Procurar tinta sintética, rolos e equipamento adequado, ver bem como contornar a parte dos autocolantes da HYMER (tirá-los está fora de questão para o ar clássico, mais vale tratá-los ou adaptá-los), e avançar para o assunto. Há-de chegar o dia, assim espero.

Os carros de hoje em dia nada têm a ver, mas recordei-me do principio sobre 4 rodas em que o que me chegou às mãos foi um 127... muitas voltas foram dadas, mas passados alguns meses dava gosto ver aqueles tons e detalhes antigos todos restaurados. :D Espero concretizar aquilo que planeio para a BHymer, e que o resultado final seja o mesmo que consegui nesses anos com aquele 127 que virou um simbolo.


Parabéns aos que decidiram avançar e concretizar esta tarefa, deve ter dado cá uma alegria interior ver o rejuvenescimento... :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: pintar a autocarvana

Mensagempor Lealbino » sexta mar 27, 2015 10:39 am

Bom dia!

Após muita leitura e seguindo os exemplos aqui aplicados, com recurso a rolo, preparei o material necessário (esfregões, fitas, tipos de rolo e tinta branco brilhante) e estou prestes a meter mãos à obra e fazer a pintura da minha AC.

Vou começar por pintar faseadamente para "teste" da tinta a cobertura da AC, passando depois para as laterais e por ultimo para a cabine, muito provavelmente após pintura terei resposta à minha questão, mas nos casos em que pintaram a rolo foi necessária máquina de polimento no final?

Não vou comprar já mas se depois da pintura vir que é necessário se calhar comprava uma rotativa e tratava desse tipo de acabamento, algum dos companheiros usou ou tem algum conselho neste âmbito?


Abraços e obrigado desde já
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: pintar a autocarvana

Mensagempor Lealbino » sexta jul 10, 2015 11:02 am

Bom dia

Companheiro danibeja, vi no procedimento de quando pintou esta sua AC que referia que a cabine já tinha sido pintada, e fiquei curioso como tinha sido feito.

Foi pintada por si ou mandou pintar a uma casa especializada? E se foi pintada por si usou algum método em especial? O companheiro Plopes pintou-a com recurso a pistola e essa seria mesmo a solução vencedora, mas estando eu prestes a pintar a célula, ando a olhar para a cabine a magicar ideias com rolos e polimentos posteriores...pode ser que tenha feito algo do género também na sua cabine, daí a questão. 8)


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: pintar a autocarvana

Mensagempor Lealbino » terça jul 14, 2015 12:32 pm

Bom dia

Ora após alguns percalços e desencontros no fim de semana passado, não fui a tempo de ler a preciosa ajuda e dicas que o companheiro danibeja me tinha enviado, e demos seguimento ao planeamento de testar tinta e ver se conseguíamos cumprir com os objetivos a que nos propúnhamos: pintar a AC a rolo durante o fim de semana aproveitando uma viagem que íamos fazer, e se possível também a cabine.

A missão foi cumprida e parte dela relato no diário de bordo, mas em breve tratarei de descrever mais pormenorizadamente o processo e as fotos de como ficou ;)


Abraço a todos e obrigado pelas dicas dos que já se tinham aventurado em missões semelhantes!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: pintar a autocarvana

Mensagempor denzelmalvogen » sexta jul 05, 2019 1:11 pm

A anti-gravilha foi aplicada a spray a pistola ou a rolo?
Obrigado
denzelmalvogen
 
Mensagens: 34
Registado: terça Oct 08, 2013 7:13 pm
Localização: Braga

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron