Companheiros,
no passado dia 2, aproveitando uma deslocação ao Bombarral, por motivos de saúde, e porque um chip por mim encomendado através do nosso Companheiro Alexandrechora, já estava em sua casa, desloquei-me na AC, de modo a aproveitar a viagem, e no regresso, proceder á colocação do "dito".
Sim, que isto está muito mau...não se iludam, a segurança social anda aí em cima de quem está de "baixa", como é o caso de nós os 2 cá em casa, tendo, no caso dela, já tido o "prazer" de receber a visita domiciliária de uma "fiscal" da SS, afim de comprovar se realmente se encontrava em casa (óbvio que estávamos os 2, e ainda aproveitei para dizer á dita funcionária, para aproveitar e anotar também a minha presença....)
Portanto, e retomando o fio á meada, no regresso, lá passei pela casa do nosso Companheiro, tendo ele efectuado a montagem do chip.
Lá ultrapassou as dificuldades surgidas devido á localização da ficha de encaixe, testes efectuados, mais uns minutos bem escassos de conversa, e regresso a casa.
No regresso, paragem no Jumbo de Torres Vedras, para atestar a AC, como sempre até não caber mais uma gota.
Computador de bordo passado a zeros e rumar a casa, hora de muito trânsito (18,30-19,30), estrada por Dois Portos, Sobral de Monte Agraço, Póvoa da Galega, Vale S.Gião, Montachique, Loures até chegar a casa, isto é, para além do muito trânsito, estrada sinuosa e de constante sobe e desce...
Isto para dizer o quê?
Ao chegar a casa, marcava media de 7,4L/100, que por experiência própria e com base nos meus registos, significará 8,1 ou 8,2...
Óbvio que a distância é demasiado curta para grandes conclusões, mas, já tenho algumas:
1 - Sem sombra de duvida que há ali mais cavalos.....pensava serem 256 (130+20%), mas acredito que sejam os 163 que o Alexandre indicou. Qualquer aceleradela que se dê, nota-se muito mais "reacção".
Logo á saída de casa do Alexandre, para um pequeno teste, e porque ela estava estacionada numa rampa, notei logo que ela "regiu" de modo bem diferente do habitual.
Em qualquer subida, a necessidade de mecher na caixa de velocidades, é muito mais tardia, quando não mesmo desnecessária, e dou como exemplo, e ainda antes de atestar, uma subida que há a seguir ao cruzamento para A-dos-Cunhados, e que termina num outro onde se vira á direita para Torres....Sempre tive necessidade de, a cerca de 500 ou 600m dessa viragem, reduzir de 6ª para 5ª...nesse dia, sem qualquer esforço, cheguei cá ao alto sempre em 6ªe a 75-80 Km/H...
O objectivo do chip não era mais cavalos, mas sim menos consumo, para o meu tipo de condução, o qual nada tem a ver com grandes velocidades...mas com o chip, vêm inevitavelmente mais cavalos....Pois que sejam bem vindos, que eu cá estou para tomar conta deles...
2 - Em circunstâncias idênticas, eu chegaria a casa sempre com uma média no computador de bordo, de 8,4 a 8,6.....e, repito, cheguei com 7,4, apesar de mais trânsito e mais variações de velocidade, isto é, mais mudanças de caixa. Portanto, certamente que o meu objectivo do chip, está alcançado.
Portanto, com a mesma "intensidade" no acelerador....mais velocidade e menos consumo...isso posso já garanti-lo.
Óbviamente que o meu objectivo é fazer uma saída de 150 ou 200kms, e no final atestar, e então sim....vamos lá ás contas e ver qual a redução exacta no consumo.
Tal não deverá acontecer antes do final do ano, pois, devido á nossa situação a nivel de saúde...estamos em "prisão domiciliária"...como lhe chamou, e bem, o Fisiatra onde voltei a estar hoje.
Atenção: não me tomem como "exemplo " nos consumos, pois eu já consegui fazer depósitos com 7,5 e 7,7 L/100 em Marrocos....
Por cá o meu melhor fica-se por 8,1 (salvo erro)
Tal como o Alexandre já escreveu, é uma perfilada, peso bruto bem abaixo dos 3.000kgs (já confirmado em mais que uma pesagem, inclusivé numa IPO), e, digo eu, de algum modo com muito boa aerodinâmica...
Estejam descansados....NÃO ESTÁ Á VENDA....ok?
Uma recomendação que deixo desde já...atenção ao acréscimo de velocidade que a AC passa a atingir...nos poucos kilometros que fiz até casa, notei de imediato, e por exemplo, a necessidade de começar a levantar o pé, a uma distância das curvas, superior á que estava habituado, afim de evitar travagens mais bruscas e consequentes sobrecargas de desgaste nos travões.
Da tal poupança no consumo, prometo que darei conhecimento aqui, mas, repito, não será, com quase 100% de certeza, ainda em 2010.
Até lá, boas voltas, bom Natal, boas saídas e ainda melhores entradas, são os meus votos sinceros.
Divirtam-se, já que eu não posso....mas depois espero vingar-me