Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor rmsnegrao » sexta jul 08, 2011 10:50 am

Painel solar a fungar 5****, mais um inversor de 1500W para alimentar um MW! Não tarda nada, estou a vender energia à EDP! :D

Alexandre, mais vale tarde que nunca... leitura da bateria da célula: 13,65 Volts. Leitura realizada ontem pelas 18H00. Devido à posição da AC, o sol estaria a incidir directamente no painel, num ângulo que eu estimo entre os 140º/160º. O regulador tinha os leds a piscar (floating?).

Agora uma dúvida técnica: posso ter o inversor ligado em paralelo com a entrada de rede 220V, tal como mostro na imagem? A ideia é poder alternar a alimentação do MW entre o inversor e a rede, consoante a disponibilidade da última.

É claro que no caso de estar ligado à rede 220V, os inversores serão desligados, pois não são necessários, como é lógico. O meu receio é na eventualidade de me esquecer de os desligar quando conectar a Ac à rede 220V, se haverá perigo de avaria no inversor... é um investimento muito grande para me arriscar a experimentar sem ouvir primeiro a opinião dos experts... :)

Imagem

Mais uma vez, um muito obrigado ao Alexandre pela tua disponibilidade e paciência.

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor danibeja » sexta jul 08, 2011 4:01 pm

Boa tarde,

Companheiro não o aconselho a ligar em simultâneo, pois ou queima fusíveis, ou o conversor.

Mas para quem ainda não tem forma de carregar as baterias com a corrente alternada (por exemplo dos parques), existe uma solução em que as ligações são como o companheiro apresenta :

http://www.sterling-power.com/products-icc-specs.htm

É um combi que tanto serve para carregar as baterias como para converter 12V C.C. em 220V C. Alternada .

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor rmsnegrao » sábado jul 09, 2011 11:56 am

Obrigado danibeja. Em conversa com o alexandrechora também chegámos a essa conclusão: injectar uma corrente AC 230 V com onda sinusoidal pura, na saída de AC de um inversor com onda sinusoidal modificada (quadrada) não trará muita saúde para o dito cujo! :D

Por isso, a minha ideia inicial seria a instalação de algum tipo de comutador que me permitisse comutar manualmente entre o inversor e a rede 220V, tal como mostro na imagem.
Imagem
O problema é que ainda não encontrei no mercado nenhum "device" que me possibilitasse este tipo de operação. Saliento que este comutador teria que ser algo do tipo bipolar, isto é, teria que efectuar a comutação em simultâneo da fase e do neutro, da rede e do inversor.

É claro que isto é mais um "nice to have" pois posso simplesmente desligar a ficha do MW do inversor e ligá-la na tomada de 220V e vice-versa, mas não era a mesma coisa! :wink:

RN

P.S.: Como podem verificar, a minha veia artística tem vindo a melhorar... até o MW é de melhor qualidade! Estou deveras orgulhoso com o boneco! :D
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor danibeja » sábado jul 09, 2011 1:33 pm

Caro amigo,

Eu opto sempre pelas soluções mais simples, logo no seu caso colocava um Relé de 220V CA ligado na entrada de corrente da AC, e sempre que ligassem corrente á AC desligava o conversor.

Portanto ficava como um interruptor para o conversor...

Em principio o botão de ligar o conversor tem um terminal tipo fêmea ( http://www.acessorioscar.com.br/produto ... ea_c_trava ), um desses terminais tira-o do interruptor e liga a um macho ( e isola ) com fio suficiente para chegar ao relé, faz outra puxada de fio do relé e liga no interruptor do conversor...

Agora não tenho tempo mas logo vou tentar postar um esquema...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor danibeja » sábado jul 09, 2011 3:37 pm

Boa tarde,

Ora aqui está:

Imagem

Não necessita de cortar fios do conversor, nem alterar nada no seu interior, com excepção do fio que tira do lugar, mas com toda a facilidade volta a colocar tudo como estava e mantém a garantia, pois não altera nenhuma funcionalidade dos seus componentes...

Julgo que era isto que precisava, e custa 3 ou 4 Euros...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor danibeja » sábado jul 09, 2011 3:50 pm

Peço desculpa, tinha os fios mal ligados ao relé, pois quando recebe energia estava a ligar em vez de desligar, ora aqui está o correto:

Imagem

Como podem ver o relé está desligado, quer dizer que não tem energia vinda do disjuntor, e quando recebe, o traço/contacto do relé movimenta-se para o quadrado verde que está sozinho, ou seja, desliga o conversor...

E visto que fica muito barato, também pode (e deve) colocar uns fusíveis na ligação do conversor ao veiculo.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor rmsnegrao » sábado jul 09, 2011 4:00 pm

Danibeja: excelente!!!

Agora só precisava de uma coisa: sem querer abusar e visto ser um material com que não costumo lidar e do qual não tenho nenhuma referência (não faço ideia sequer da sua aparência :oops: ), será que me pode indicar um ou mais locais onde o possa adquirir? Um link ou foto tirada da net era suficiente...

Analisando o seu "boneco" (muito bom por sinal), é correcto concluir que, quando desligado da rede 220V, fico com corrente AC de 220V do inversor em todo o circuito de tomadas AC da Autocaravana, certo? Porreiro, pá! Assim escuso de ter um circuito de tomadas independente só para o inversor!

Abraço,

RN

Editado: fusíveis? Que amperagem aconselha?
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor danibeja » sábado jul 09, 2011 5:06 pm

Boa tarde,

Eu compro destes : http://www.findernet.com/comuni/pdf/S40EN.pdf e também existe com a mesma apresentação mas de 12v CC.

Compro aqui em Queluz numa casa de material electrónico, de nome Servelec ( http://www.servelec.pt/loja/ ) , mas fiz procurar, e não apareceu nenhum igual para amostra, embora tenham muito stock deste tipo de material...

Para verem que sou muito mau a soldar a estanho, até derreti o plástico (canto inferior esquerdo) à volta do pólo de entrada de energia :
Imagem

Imagem



No entanto estou convencido que na "sua" Cidade também existe comercio de material electrónico...

Em relação aos fusíveis, não tenho qualquer tipo de conhecimentos, mas costumo usar de 10amp , com certeza que vai alguém dizer qual a melhor opção para os 220V .

No entanto o projecto anterior consiste numa defesa em relação aos esquecimentos do conversor ligado e evita que tenhamos que andar a trocar fichas e mais fichas de tomada em tomada..., não aconselho ninguém a deixar o conversor ligado eternamente, pois o mesmo consome cerca de 1 amp hora de energia das baterias, e não existe necessidade.


Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Atenção

Mensagempor alexandrechora » sábado jul 09, 2011 6:32 pm

Boas a todos

Rui e Daniel,
Atenção que a distribuição de 220v por toda a rede de tomadas da AC, vai desencadear um processo de carga automatica do carregador (220v)de baterias da AC.

Em Acs mais antigas a questão é facilmente ultrapassada, porque dá a possibilidade de Ligar e Desligar no Botão do carregador de 220V, ou então mais uma vez desenvolver um circuito com um relé que faça o mesmo...
Mas nas Acs mais modernas o carregador de baterias 220v é accionado automáticamente por um circuito ou uma placa electronica dificilmente contronavel, sem opção de ligar e desligar e aqui, surge o maior obstáculo.....

Como devem calcular já testei este processo numa AC Knaus e o que acontece, o que não quer dizer que sejam todos os casos ou marcas de ACs iguais. Mas o que acontece, é que ao injectar 220volts alternos vindos do inversor, na rede de 220v da AC, a centralina da célula da ac vai informar o carregador de baterias de 220v, para começar a carregar as baterias da AC, ora se quem está a fornecer corrente é o inversor que por sua vez vai beber energia ás baterias.... Ou seja, é um ciclo fechado de perda energética.

Assim surge questão do arranque automático do carregador de 220v de baterias, que deixo aqui para ser alvo de reflexão e analise...

Quanto aos vossos quadros e esquemas, deveras que estão a um nivel de compreensão muito adequada no ambito do nosso forum. Continuem o bom trabalho.

Um abraço aos dois e cumps aos restantes companheiros.

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor AFigas » domingo jul 10, 2011 9:43 am

danibeja Escreveu:Peço desculpa, tinha os fios mal ligados ao relé, pois quando recebe energia estava a ligar em vez de desligar, ora aqui está o correto:

Imagem

Como podem ver o relé está desligado, quer dizer que não tem energia vinda do disjuntor, e quando recebe, o traço/contacto do relé movimenta-se para o quadrado verde que está sozinho, ou seja, desliga o conversor...

E visto que fica muito barato, também pode (e deve) colocar uns fusíveis na ligação do conversor ao veiculo.

Grande abraço,

Danibeja


Olá viva, cumprimentos AC

Se me permite uma complementarização do seu simples e funcional esquema, aqui vão alguns conselhos:
1 - Deveria incluir no circuito de potencia do inversor DC/AC, os contactos de um rele de 2 inversores, a fim de seccionar a saida tanto do sistema AC da ACar como o circuito de saida do inversor DC/AC, não permitindo o paralelo eléctrico entre 2 fontes de energia, que pelas suas caracteristicas nunca estarão em sincronismo e em concordancia de tensão a fim de permitir um paralelo eléctrico perfeito. Se tiver um abaixamento de tensão da rede, pode acontecer, acontece mesmo, que abaixo de um valor de tensão, o relé tal como está idealizado, desatraca, liga o inversor e este liga-se em paralelo com a fonte rede. Haverá danos tanto no inversor DC/AC, como eventuais aberturas de disjunctores da ACar.
2 - Penso que deverão ser incluidos fusiveis de proteção, tanto no circuito de DC como no de AC, havendo cuidado de nunca utilizar os fusiveis comummente utilizados nos circutos DC dos automoveis, para protecção de circuitos com energia alternada.
3 - por outro lado, sempre que houver comutação entre inversor e rede, devido a fenomenos de força contra-electromotriz remanescente, e dada a velocidade de comutação dos reles normais ser bem mais rápida que a extinção da energia do inversor, haverá sempre, uma sobre-carga devida a paralelismo desincronizado. E também nunca se deve impor a uma saida, uma entrada de tensão, pois os circuitos electronicos são afectados por essa utlização. Daí, o utilizar um rele que nunca permita ter as 2 saidas em paralelo.
4 - para os reles ilustrados, deveremos utilizar uma base de rele, com a ligação dos fios feita por intermedio de aperto mecanico, para além dos reles ficarem presos com fixação mecanica á base.
5 - na minha AC, achei por bem colocar um rele temporizado com delay ao fecho, com temporização de 10 seg. Assim dá tempo para que se extingam as tensões remanescentes, preservando os inversores e a instalação das AC. Na minha AC, se eu injectasse energia dum inversor na saida da fonte existente, de origem e ainda com as ligações de origem, iria dar aso, para além dos fenomenos já mencionados, mas ainda a uma realimentação do sistemma de carga das baterias da AC. Ou seja, iria criar um sistema moto-continuo, que nem na teoria mais simplista existe, devido aos rendimentos nunca atingirem 100%.
Peço desculpa desta intromissão, espero que ela contribua para uma melhor utilização das nossas AC sem avarias electricas, sempre com consequencias más e por vezes imprevisiveis. Esta nota é longa, mas ainda ficou muito por dizer, mas não sei como colocar desenhos/fotos neste forum. Por último, chamo a atenção para o critico de serviço, que estes conceitos são prático/teóricos, não são colhidos da NET ( que tem lá de tudo, desde asneira da grossa até assuntos bem expostos e fidedignos ), e penso que a pessoa em causa saberá de quem se trata, do que estou a falar e a escrever.

Num aparte, ontem tive em conversa com 3 casais companheiros de AC espanhois, que se fizeram deslocar a Porto Santo a fim de por cá passearem. Em termos de paisagens e descanço, estão maravilhados, mas as condicões de acolhimento não existem mas podem-se adaptar nas existentes.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

Anedota

Mensagempor alexandrechora » domingo jul 10, 2011 12:59 pm

Boas a todos


ehhehehehhehhehehe
ehhehehehehhe,

Peço desculpa, mas por vezes uma boa gargalhada, ajuda num verdadeiro acto de inteligência, o silêncio.

Rui a solução do interruptor com 3 posições, tal como falamos será a melhor solução, talvez a não mais pragmática, mas pelo menos a mais segura e economica.

Daniel gostava que me enviasses por mp p teu nº de telemovel.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor danibeja » domingo jul 10, 2011 1:35 pm

Boa tarde,

Pelos comentários, concordo que se terá que alterar várias coisas, pois eu quando penso em algum esquema, o mesmo é com ideia de utilização na minha AC, que é de 1991, e não possui carregador de baterias alimentado pela corrente Alternada (220v) externa ... alem de não ter em conta os milésimos de segundo que o conversor ainda fica a produzir energia após entrar corrente no relé.

Na minha AC a entrada de corrente 220V é na traseira da Ac, e junto á zona da frente essa energia é distribuída por toda a viatura, e se nas vossas for igual, dá perfeitamente para ligar a um relé que seleccione a fonte de energia... julgo que o carregamento das baterias se resolve com muita facilidade, agora as ACs são quase todas diferentes e temos que adaptar sempre ao tipo de veiculo...

Companheiros, acham que este é exequível ? :

Imagem


O segundo relé convém ser de de cerca da 30Amp, e se superior melhor, pois por aqueles contactos vai passar toda a energia 220V da AC.
Julgo se se está no bom caminho...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Novo Teste

Mensagempor alexandrechora » sexta jul 15, 2011 7:18 pm

Boas a todos

Teste de Arca Congeladora (compressor) de 100 litros (220v ac) de marca Electronia adquirida na Radio Popular por 179,90eur.

Teste de Funcionamento Continuo

Condições de realização gerais

1 - Duração do teste 17dias (entre 9 a 26 de Junho)
2 - Local de realização - Zona de Sagres
3 - Local de Instalação da Arca - na garagem da minha AC
4 - Temperatura ambiente média (16 a 37 ºC) (valores aproximados)
5 - Numero médio de abertura da arca - cerca de 15 aberturas diárias com cerca de 10segundos de duração.
6 - Nos primeiros 5 dias de teste a arca estava regulada para um nivel de funcionamento médio, cerca de 22ºC negativos (no interior da arca) com cerca de 60litros de capacidade da arca ocupados.
7 - Nos restantes dias de teste baixei a intensidade de congelação para o minimo, passando-se a registar 10 a 12ºC negativos.

Desempenho e consumo da Arca Congeladora

1- Os valores anunciados pelo fabricante são 164KW anuais o que se traduz em 449watts diários o que quer dizer que o consumo diário é de 37,4 amperes.
2 - Valores médios de consumo observados: com a intensidade média da arca registem cerca de 52ah, com a intensidade no minimo cerca de 43ah diários. Valores registados na prática.
3 - Ruido de funcionamento da arca quase impercéptivel, tanto de dia como no silêncio da noite, na minha opinião é excelente, aqui superou as minhas mais utopicas expectativas.
4 - Aquecimento e libertação de calor resultante do funcionamento continuo da arca, é mesmo outra excelente noticia, superou novamente as minhas melhores expectativas, ou seja muiiiiiiiito pouco calor libertado.


Suporte energético ao funcionamento da Arca congeladora

2 paineis solares monocristalinos de 90watts cada, que me trazem da Alemanha, um regulador computorizado de 30ah, 2 baterias AGM Effekta de 80ah e por fim um inversor 12vdc para 220vac de 1500w.

Desempenho equipamentos envolvidos

Os dois paineis solares chegaram a carregar em conjunto 86ah diários, ou seja para os companheiros que já tem destes paineis podem esperar uma produção diária entre 35 a 43ah diários em situação de céu limpo. Mas para que estes valores sejam registados as baterias não podem carregar completamente até ao final do dia, ou seja o vosso consumo energético tem de ser superior a estes valores, sem que o regulador de carga entre em floating e sem ligar o motor.
Estes registos só foram possiveis pelas leituras do Regulador de carga computorizado.

As duas baterias AGM de 80ah ligadas em paralelo, simplesmente brincaram com a situação, ao nascer do sol, o valor minimo registado foram 12,47volts, mas atenção que cheguei a ter valores diários de consumo de cerca de 105ah, sim muita televisão á noite e na hora do calor a minha filhota vê muito canal Panda....
O floating e o charge off das baterias estavam programados para 14,7volts.

O consumo do inversor de 1500watts em stand by ligado sempre ligado 24h sobre 24h, teve um consumo diário de cerca de 9 a 10ah. Liguei duas horas antes de sair de casa e desliguei o bicho quando cheguei a casa 17 dias de pois, sem aquecimento ou ruido, simplesmente excelente...

Conclusões

Nunca foi preciso accionar o plano B para carregar baterias, ligar á rede 220v ou carregar com o alternador do motor. Para quem me conhece, procuro praias e locais isolados e as deslocações são minimas apenas para proceder a despejos e abastecimentos.
Em dias de maior consumo energético, com muitas horas de tv, coloquei um painel solar portátil de 60watts no porta-bicicletas, isto para chegar ao final do dia e ter as baterias totalmente carregadas. Em dias totalmente limpos e com menos consumo de tv, não era necessário este procedimento.

Esta arca tem cerca do dobro do consumo do frigorifico a compressor que o nosso companheiro Danibeja tem instalado que é em tudo igual ao que instalei no nosso companheiro Siacaras. Ou seja, o que afirmei no post do Danibeja reitero ou seja: Para quem quiser instalar um frigorifico a compressor deve ter cerca de 180watts em capacidade solar e cerca de 200ah em baterias normais de ácido.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor fj2011 » segunda set 19, 2011 11:02 pm

alexandrechora Escreveu:Caros companheiros, durante este primeiro ano de autocaravanismo, equipei a minha autocaravana que agora estou a vender, entre os equipamentos instalados, pesquisei paineis solares. Acreditem ou não pediram-me entre 650 a 800eur para instalar um painel solar de 80w monocristalino, recusei-me literalmente.
Pus mãos á obra e agora consigo paineis solares mono cristalinos vindos da Alemanha, de 85w (terceira geração de p. solares) com regulador de carga de 12amp, tudo por 325eur, já montei para mim e ajudei a montar a amigos.

Peço desculpa se estou a estragar o negócio a alguém, mas por favor tenham dó.
Se quiserem podemos testar o correcto funcionamento dos equipamentos em minha casa. Alguém complicou um sistema deliberadamente para justificar os preços exorbitantes que se praticam nesta pequena nação...


- este assunto está actualizado, tendo em conta q este post foi editado no inicio do ano, um dia entrarei em contacto consigo, pois é um acessório q me interessa 8)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Novidades

Mensagempor alexandrechora » terça set 20, 2011 8:23 am

Boas a todos

Utilizando a deixa do companheiro FJ2011, aproveito o momento para comunicar a todos os companheiros do forum CampingCar, que os preços conseguidos dos paineis solares em questão, alteraram-se favoravelmente, em resultado do numero de paineis e reguladores de carga adquiridos e montados em conjunto, com ou sem a minha ajuda na montagem.

Assim hoje posso afirmar, que o resultado da união dos autocaravanistas nesta matéria de autonomia energética, traduz-se em:

Painel Solar de 90w monocristalino com Regulador de Carga 12ah (permite ligar dois paineis de 90w em paralelo), com suportes de fixação, parafusos de inox, fusivel de protecção, fios de 6mm, calhas, etc, tudo montado por 380eur.

A todos os companheiros que já instalaram o primeiro painel com a minha ajuda e que pretendam agora instalar o segundo painel solar de 90w, montado por 300eur.


Aos companheiros que queiram montar com a minha ajuda, dois paineis solares de 90w com o regulador de 12 ah, ou seja 180w de potencia solar total, tudo montado por 680eur.

A relembrar estes paineis são certificados como 90w, mas na realidade após medições e teste apresentam desempenhos de 102watts de potência em condições ideais (25graus de temperatura ambiente e incidência solar de 90º), isto porque fazem 6ah e têm uma voltagem de carga nominal de 17volts. Ou seja 17voltsx6ah=102watts.

Aos interessados que queiram comprar e montar em conjunto, contactem por MP ou TLM.

Cumps a todos

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 27 visitantes

cron