Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » segunda mar 28, 2011 3:22 pm

Boas novamente

Amigo Danibeja

Efectivamente os preços tem vindo a baixar, os preços especulativos diminuem de dia para dia o que é optimo, massificar é desenvolver já o tinha dito, para que todos tenhamos acesso.

Relativamente aos links que apresenta:

O painel solar é parecido no entanto o peso do meu é 8,5kg mais um kilo, que este, era importante ver as caracteristicas tecnicas em selo no verso do painel e a certificação, mais importante ainda era testar o painel e agora que descobri o efeito de sombra parcial nos paineis solares, também era importante verificar. Exteriormente todos os paineis monocristalinos são parecidos, mas o desempenho varia muito, uns são verdadeiras chinezices... não sei se este é o caso.... naturalmente, estou a falar do que já testei e alguns até de marcas conceituadas que não vou arriscar aqui referir, para não incorrer em infração ou prejudicar terceiros inocentes.

Relativamente á bateria Effekta AGM, a que aparece no teu link é de 90ah e custa 250eur.... é o preço delas em Portugal... esta bateria ainda é de uma linha inferior ás AGM da Effekta que me trazem da Alemanha, que custam 180eur e são de 100ah....

Eu sei.... a minha missão é de ajudar... não de comercializar....

O inversor do teu link, não conheço... é de apenas de 200watts, mas de onda pura, aqui sim considero que o preço é fenomenal, se o equipamento for bom.... mais uma vez só testando.... se for bom, silencioso e eficiente compensa em muito o dinheiro, para ser usado naquelas pequenas aplicações muito sensiveis ao tipo de onda do inversor, para funcionarem correctamente... Por certo que o Ruckfules terá interesse neste inversor para carregar a sua maquina fotografica digital... tenho andado á procura de um produto destes para este tipo de aplicações muito especificas.... Em todas as outras aplicações o Inversor da Effekta que me trazem de 1000w é 5x mais potente e apenas custa 130euros.... sem mais comentários.

Em questões de garantia dos equipamentos, no meu caso é geralmente de uma semana para a outra, é questão de entregar e na semana seguinte trazer a troca, apenas aconteceu numa situação.... não quer dizer que não venha a acontecer, nada é infalivel... mas até á presente data não tem existido qualquer problema.

Cumps e um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RuckFules » segunda mar 28, 2011 8:25 pm

Boa noite.


Estive a dar uma vista de olhos pelos produtos desta loja, e digamos que fiquei surpreendido pelo preço dos inversores de onda pura. Falta saber se serão só de nome, ou na realidade. Apesar de já ter contornado a questão da carga da bateria da máquina fotográfica, hei-de adquirir um inversor destes e fazer-lhe os devidos testes.
Nessa altura colocarei aqui os resultados.

No que toca à questão das sombras parciais nos painéis solares e a redução significativa de produção de energia, tem a ver com o facto de não possuírem os díodos "shunt" nas células. O que não acontece nos painéis que o Alexandre Chora tem arranjado, que possuem esses díodos.
Na prática, esses díodos shunt são colocados em cada célula fotovoltaica (não se vêem). No caso de uma célula ser atingida por uma sobra, esse díodo faz um "bypass" (ligação directa) à célula seguinte. Somente as células com sombra deixam de produzir (tanta) energia, ficando as restantes a funcionar normalmente.

Até breve
Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Calita » terça mar 29, 2011 9:05 am

Bom dia
Agradeço a todos as vossas dicas na ajuda de montagem e fixação do painel solar.

Bem hajam

Cumpts
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Regulador de voltagem e corte

Mensagempor joao rafael santos » terça mar 29, 2011 10:09 pm

Boa Noite,

Tenho um pequeno proplema que é o seguinte;
Quando ligo os 220 v o meu transformador começa a carregar a bateria.
mas o niveis muito altos 16.6 v o que faz com que a bateria da celula fique muito quente mesmo com a bateria carregada continua a mandar sempre a mesma carga.
Alguem me sabe informar se existe algum regulador que possa adaptar e que tambem tenha o sistema de corte para quando a bateria estiver carragada?
Aguardo respostas

Obrigado Joao Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Mensagempor alexandrechora » terça mar 29, 2011 10:50 pm

Boas Companheiros

Calita para fixar um painel solar não necessita fazer qualquer furo no tejadilho da sua ac. Isso hoje já não é necessário, existem diversas colas de poliretano no mercado, que asseguram a colagem definitiva do painel no tejadilho da AC. Evite ao máximo os furos no tejadilho. Na fixação dos meus paineis solares apenas utilizei prego liquido de uso exterior e eles lá estão, agora hipoteticamente, se eu quisesse retirar os fixadores dos paineis que estão apenas colados, tenho a certeza que haveria de ser o bom e o bonito... e tenho quase a certeza que iria fazer danos no revestimento do tejadilho da ac.

Esqueça os furos não necessita, para quê arranjar focos de potêncial entrada de humidade... Lembre-se ainda que o tejadilho das acs geralmente são de aluminio que contraem e dilatam com a temperatura, a cola de poliretano acompanha este movimento devido ás suas caracteristicas intrinsecas, com furos e parafusos mesmo envolvidos em cola e veda, é tudo uma questão de tempo para aparecerem fissuras. Porque os materiais são diferentes com contracções e dilatações proprias e tipicas de cada material....

Espero ter sido esclarecedor.... o importante é a boa aplicação e secagem da cola de fixação.

João Rafael, o seu problema é que o dispositivo automatico de controlo de carga do seu carregador de 220v, deixou de funcionar, e a melhor solução é mandar repara-lo, esta é minha opinião, até porque não se sabe qual é a natureza da avaria e quais as suas reprecursões no médio prazo.
Qualquer bateria a receber cargas de 16volts, se não rebentar, pelo menos despede-se de si, que comparativamente ao que pode acontecer é um mal menor.

É possivel adaptar-se um regulador solar á saida do carregador, para poder gerir a carga da bateria, mas isto é uma má solução. Reparar o carregador de 220v é a decisão mais acertada...

Mas se, ainda assim quiser colocar um regulador solar para regular a carga do carregador de 220v, terá de saber quantos amperes este produz ou quantos watts de produção máxima, para lhe poder indicar qual o tipo de regulador solar.


Espero ter ajudado

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » quarta mar 30, 2011 8:47 am

alexandrechora Escreveu:Boas Companheiros

Calita para fixar um painel solar não necessita fazer qualquer furo no tejadilho da sua ac. Isso hoje já não é necessário, existem diversas colas de poliretano no mercado, que asseguram a colagem definitiva do painel no tejadilho da AC. Evite ao máximo os furos no tejadilho. Na fixação dos meus paineis solares apenas utilizei prego liquido de uso exterior e eles lá estão, agora hipoteticamente, se eu quisesse retirar os fixadores dos paineis que estão apenas colados, tenho a certeza que haveria de ser o bom e o bonito... e tenho quase a certeza que iria fazer danos no revestimento do tejadilho da ac.

Esqueça os furos não necessita, para quê arranjar focos de potêncial entrada de humidade... Lembre-se ainda que o tejadilho das acs geralmente são de aluminio que contraem e dilatam com a temperatura, a cola de poliretano acompanha este movimento devido ás suas caracteristicas intrinsecas, com furos e parafusos mesmo envolvidos em cola e veda, é tudo uma questão de tempo para aparecerem fissuras. Porque os materiais são diferentes com contracções e dilatações proprias e tipicas de cada material....

Espero ter sido esclarecedor.... o importante é a boa aplicação e secagem da cola de fixação.

Cumps

Cumps




Companheiro Alexandre

Tambem já tinha pensado nisso.
Vou fazer a fixação sem realizar qualquer furo no tejadinho.
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor spinto » quarta mar 30, 2011 9:27 am

Calita Escreveu:
alexandrechora Escreveu:Boas Companheiros

Calita para fixar um painel solar não necessita fazer qualquer furo no tejadilho da sua ac. Isso hoje já não é necessário, existem diversas colas de poliretano no mercado, que asseguram a colagem definitiva do painel no tejadilho da AC. Evite ao máximo os furos no tejadilho. Na fixação dos meus paineis solares apenas utilizei prego liquido de uso exterior e eles lá estão, agora hipoteticamente, se eu quisesse retirar os fixadores dos paineis que estão apenas colados, tenho a certeza que haveria de ser o bom e o bonito... e tenho quase a certeza que iria fazer danos no revestimento do tejadilho da ac.

Esqueça os furos não necessita, para quê arranjar focos de potêncial entrada de humidade... Lembre-se ainda que o tejadilho das acs geralmente são de aluminio que contraem e dilatam com a temperatura, a cola de poliretano acompanha este movimento devido ás suas caracteristicas intrinsecas, com furos e parafusos mesmo envolvidos em cola e veda, é tudo uma questão de tempo para aparecerem fissuras. Porque os materiais são diferentes com contracções e dilatações proprias e tipicas de cada material....

Espero ter sido esclarecedor.... o importante é a boa aplicação e secagem da cola de fixação.

Cumps

Cumps




Companheiro Alexandre

Tambem já tinha pensado nisso.
Vou fazer a fixação sem realizar qualquer furo no tejadinho.


o regulador não fica no interior da autocaravana?
como é feita a passagem da ligação para o interior?
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor Calita » quarta mar 30, 2011 10:00 am

Companheiro Spinto
O regulador fica no interior da A/C,e a passagem dos cabos provenientes do painel é feita através de um acessório estanque,ainda assim convem vedar bem,pois ao furar o tejadinho para a passagem dos cabos,poderá depois entrar alguma àgua ou humidade.
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Um passo á frente do vulgar passa cabos.

Mensagempor alexandrechora » quarta mar 30, 2011 1:10 pm

Caros Companheiros

Calita e Spinto

Especialmente para vocês, como já sabem a engenharia está-me no sangue, o que por vezes é uma vantagem, outras não, vocês o dirão.

Quando estava a preparar-me para montar os meus paineis solares, surgiu a situação do único furo que tinha mesmo que fazer para passar o cabo dos paineis solares para o interior da AC, deste furo não podia fugir... então procurei quais as alternativas, estudei sobre elas e conclui que nenhuma me convencia em termos de fiabilidade no longo prazo, em termos de estanquicidade, especialmente o vulgar passa cabos, por muito bem aplicado, não me convenceu...

Então desenvolvi eu proprio o meu sistema que já é conhecido por muitos que já transmiti a informação mas não aqui no forum, apenas porque nunca veio ao assunto, pois bem aqui vai em primeira mão e sem direitos de autor.

Utilizo para passar os dois fios do painel solar para o interior da ac, uma caixa de derivação de uso exterior, com cerca de 4cm x 4cm x 3cm de altura. Escolho o melhor local para colar a caixa (nunca colar no sitio onde se acumula aguas no tejatilho), e preencho uniformemente o fundo da caixa com cola e veda, depois de estar completamente seca faço o furo no centro interior da caixa, com uma broca de 13mm, depois coloco um tubo de 12mm de diametro com cerca de 5 cm de comprimento, completamente envolvido em cola de forma que a cola preencha as laterais do furo, assim assegura-se a estanquicidade. e finalmente como toque final de mestre.
Deixamos o tubo cerca de 1cm acima do fundo da caixa estanque, para quê.... exactamente para ter um efeito de sifão negativo, ou seja mesmo que exista alguma condensação no interior da caixa, teria de galgar 1 cm para entrar para dentro da ac. Como pelo menos uma vez por ano deve-se fazer inspecção ao processo de estanquicidade, será facil detectar se existe alguma entrada de água ou não....

Digam lá se o forum Campingcar Portugal não é o melhor forum de autocaravanismo.


Se tiverem dúvidas podem sempre ligar-me que eu só não ajudo se não souber... o companheiro Ruckfules com os seus dotes de fotografia, poderia abrir a sua caixa estanque e tirar uma foto do interior, para melhor ilustração das minhas palavras.

Um bem haja para todos, para responder a dois companheiros se vou estar presente no 10ªencontro campincar, ainda não confirmei a minha presença no nosso encontro, porque ainda estou dependente da minha verdadeira vida profissional.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Um passo á frente do vulgar passa cabos.

Mensagempor Calita » quarta mar 30, 2011 3:07 pm

alexandrechora Escreveu:Caros Companheiros

Calita e Spinto

Especialmente para vocês, como já sabem a engenharia está-me no sangue, o que por vezes é uma vantagem, outras não, vocês o dirão.

Quando estava a preparar-me para montar os meus paineis solares, surgiu a situação do único furo que tinha mesmo que fazer para passar o cabo dos paineis solares para o interior da AC, deste furo não podia fugir... então procurei quais as alternativas, estudei sobre elas e conclui que nenhuma me convencia em termos de fiabilidade no longo prazo, em termos de estanquicidade, especialmente o vulgar passa cabos, por muito bem aplicado, não me convenceu...

Então desenvolvi eu proprio o meu sistema que já é conhecido por muitos que já transmiti a informação mas não aqui no forum, apenas porque nunca veio ao assunto, pois bem aqui vai em primeira mão e sem direitos de autor.

Utilizo para passar os dois fios do painel solar para o interior da ac, uma caixa de derivação de uso exterior, com cerca de 4cm x 4cm x 3cm de altura. Escolho o melhor local para colar a caixa (nunca colar no sitio onde se acumula aguas no tejatilho), e preencho uniformemente o fundo da caixa com cola e veda, depois de estar completamente seca faço o furo no centro interior da caixa, com uma broca de 13mm, depois coloco um tubo de 12mm de diametro com cerca de 5 cm de comprimento, completamente envolvido em cola de forma que a cola preencha as laterais do furo, assim assegura-se a estanquicidade. e finalmente como toque final de mestre.
Deixamos o tubo cerca de 1cm acima do fundo da caixa estanque, para quê.... exactamente para ter um efeito de sifão negativo, ou seja mesmo que exista alguma condensação no interior da caixa, teria de galgar 1 cm para entrar para dentro da ac. Como pelo menos uma vez por ano deve-se fazer inspecção ao processo de estanquicidade, será facil detectar se existe alguma entrada de água ou não....

Digam lá se o forum Campingcar Portugal não é o melhor forum de autocaravanismo.


Se tiverem dúvidas podem sempre ligar-me que eu só não ajudo se não souber... o companheiro Ruckfules com os seus dotes de fotografia, poderia abrir a sua caixa estanque e tirar uma foto do interior, para melhor ilustração das minhas palavras.

Um bem haja para todos, para responder a dois companheiros se vou estar presente no 10ªencontro campincar, ainda não confirmei a minha presença no nosso encontro, porque ainda estou dependente da minha verdadeira vida profissional.

Cumps

Alexandre


Companheiro Alexandre

Hora aí está,uma boa forma de evitar problemas com infiltrações,e até uma possivel quebra dos cabos,pois assim não estão em contato com a chapa que normalmente existe no tejadilho e os pode cortar com o passar do tempo.

Cumpts
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor spinto » quarta mar 30, 2011 3:14 pm

já imaginava que teria feito algo deste genero, falo porque vi nas fotos do companheiro ruckfules uma caixa ao lado do painel e como não há nada para derivar imaginei e agora confirma que é uma bricola muito bem pensada.

obg por satisfazer a minha curiosidade e ter dado mais uma "brilhante ideia ao mundo". :D :D
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor fnunes » quarta mar 30, 2011 5:35 pm

Boas tardes

Dirijo-me ao nosso ilustre companheiro Alexandrechora, que muito tem contribuido para este tema das energias alternativas, e que desde já os meus agradecimentos, espero que continuo, pois os seus esclarecimentos técnicos, em muito ajudaram e ajudarão muitos companheiros a instalarem os seus equipamentos, e não só.
No meu caso, eu tenho 1 painel 80W, regulador e bateria-90AH desde do inicio da compra da AC.
Ao pretender instalar mais 1 painel (monocrist.) de 90-100W e uma Bateria de 100AH,(GSM) e concerteza um regulador dos seus, queria manter o cabo (4mm2) que vem do painel ao actual regulador, ou terei que substituir o cabo por um de maior secção (por exemplo 6mm2)?
Assim em vez de dois circuitos de cada painel, teria apenas um circuito.
Como o companheiro referiu, o cabo que liga o regulador ás baterias deveria passar a 6mm2.
Para que o projecto seja execuível teria que saber como ligar os dois paineis solares, com diferentes potências, ao regulador futuro e depois a ligação entre baterias, os paineis ligam em série/paralelo? e as baterias paralelo/serie, por isso pedia-lhe mais uma ajuda, um esquema eléctrico e se não é pedir muito, as respectivas secções do respectivos circuitos.
A sua última solução da colocação de uma cx estanque colada ao pav. exterior da ac é sem dúvida a melhor maneira de evitar infiltrações e humidades, mas no meu caso tenho, concerteza um passa cabos com menos ou mais diâmetro, acha que devo substitui-lo pela solução atrás descrita?
Colocar a cx. em cima do referido buraco, poderá ser uma alternativa!, digo eu.

As suas dicas serão sempre bem vindas
Saudações autocaravanistas
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor alexandrechora » quarta mar 30, 2011 11:26 pm

Boas companheiros

Desde já o meu obrigado pelos cumprimentos, mas o protagonismo é partilhado pelos companheiros que postam construtivamente, procurando soluções e alternativas. Mas o que pretendo efectivamente é sem duvida, que cada um de nós partilhe com os outros o seu conhecimento e informação, é desta forma que todos chegaremos mais além, ou seja partilhar é cooperar.

Mas vamos ao mais importante a caixa de derivação no tejadilho da AC.

Vou dar como exemplo, na minha AC. Tenho dois paineis solares que por acaso são de potências iguais, mas poderiam não ser, ainda assim era possivel emparelha-los, desde que o sistema de funcionamento individual seja de 12volts, a compatibilidade é possivel e consensual, no entanto apenas existe um requisito aconselhavel que os mesmos tenham diodos á saida.
Os meus paineis têm estes diodos, já vem assim de fabrica, isto para que não exista retorno de corrente em situação de sombra parcial ou total de um painel....

De cada painel sáí um cabo revestido de borracha, resistente aos UV, neste cabo existem dois fios condutores multifilamento de cobre com 4mm de secção cada, um positivo outro negativo que entram na caixa de derivação pelo lado oposto do deslocamento da AC, dentro da caixa liga-se através de uma caixa de junção. os dois fios positivos de cada painel e os dois fios negativos de cada painel. Com esta ligação paralela a voltagem não soma, ou seja continua em sistema de 12 volts, o que soma e é o que pretendemos são os amperes, ou seja, no meu caso 6amperes de um painel mais 6 amperes do outro totaliza 12 amperes que através do computador computorizado e as baterias em meia carga devido a consumo, já vi fazer 12,3ah de carga ou seja uma potencia nominal de 172,2watts... e isto sim não é preciso mais, no final do dia os dois paineis fornecem cerca de 70 a 80 amperes de energia... o que é excelente e mais não preciso, para quem tem um painel destes, em dias de sol sem nebulosidade, pode esperar cerca de 35 a 40 amperes. Claro se a bateria estiver carregada ou em deficiente funcionamento não recebe esta quantidade de amperes.

Assim podemos juntar os fios dos paineis dentro da caixa estanque, e para dentro da ac segue então dois fios, um positivo e um negativo de 6mm de secção para o regulador.
Nota importante o regulador nunca deve estar fixado directamente a abaixo do furo, deve estar ligeiramente ao lado, e os fios entram no regulador fazendo um pescoço de cavalo como medida preventiva de humidade no regulador.

Do regulador para a bateria fios de 6mm de secção. Primeiro monta-se o regulador e liga-se á bateria, só depois liga-se o painel ao regulador... já tinha avisado....

Companheiro Fnunes,

Para avaliar correctamente o seu caso deveria visualizar ou presencialmente ou pelo menos através de foto, tire uma foto, poste aqui e poderei-lhe sugerir a melhor solução, mais adequada ao seu caso. Seja de uma forma ou de outra, a minha consultoria tecnica tem o custo habitual ou seja 000000euros, e com todo o prazer lhe darei a minha opinião.
Mas passará sempre por uma caixa estanque e corte individual dos fios que vem do painel, aí juntaram-se os fios e apenas dois seguem para dentro da AC. Se a espessura dos fios instalados e a potencia desejada a instalar de capacidade solar for compativel, não tem de substituir nenhum fio, apenas acresentar o segundo painel em paralelo. + com + e
- com -.
O que fica apenas a faltar, é saber a capacidade em ah do regulador instalado. Se tiver de substituir por um simples de 12ah chega perfeitamente 25 euros, se quiser ter outro controlo nas cargas e saber numericamente quantos amperes produz no momento ou em 24 horas aí terá de investir 85eur (regulador computorizado).

Se tiver mais duvidas, faça o favor disponham... coloque uma foto do tejadilho da sua acção... vai ajudar a si e aos restantes companheiros.

Cumps

Alexanadre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor spinto » quinta mar 31, 2011 10:38 pm

para quenm não quer furar tejadilhos ou usar em mais que um local, tem uma opção aqui:

http://capaenergy.com/product.php?id_product=32
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor fnunes » quinta mar 31, 2011 11:09 pm

Boa noite

Mais uma vez o meu muito obrigado, o seu esclarecimento acerca das ligações dos condutores dos paineis-regulador-baterias, e respectivas seções do fios, explicado desta forma pormerorizada, não caressem de quaisquer esquema.
Eu já pensei em postar uma foto, mas noto que o cabo, está sob o painel de acesso restrito e entra directamente para dentro da ac.
Mas com a sua ajuda fiquei a saber que juntar paines de potências diferentes é possível, desde que o meu painel solar tenha o tal diodo; Como não sei, ficará para a próxima oportunidade, a combinar, a "consulturia técnica" .
Os meus agradecimentos
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 92 visitantes