Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Nota Tecnica

Mensagempor caracolambulante » segunda fev 21, 2011 9:27 pm

1- As baterias AGM devem passar a ser carregadas com 15volts DC, orindos do painel solar. Inicialmente todos os companheiros que montaram baterias AGM da marca EFFEKTA aconselhei a carga de 14,5volts. Hoje com segurança posso afirmar que elas querem mais voltagem.

Boas Alexandre

Espero que esteja tudo bem contigo, o meu tempo não têm sido nenhum afim de fazer algumas medições para falarmos. Sendo eu um leitor assíduo deste forum não pode deixar de ler a tua nota técnica e fiquem com a seguinte duvida????? Os aparelhos eléctricos da nossa AC estão preparados para suportarem os 15V de tensão!!!!!!!!! Uma coisa è certa quanto mais alta a tensão menos corrente e por sua vez menos aquecimento.
Já agora amigo estou em pensar estar ai por as tuas bandas no fim de semana do carnaval. neste próximo devo ir tirar o pó da autocaravana para aqui perto samouco, figueirinha ou sesimbra.

Um abraço amigo
caracolambulante
 
Mensagens: 75
Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm
Localização: Brejos de Azeitão

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 21, 2011 9:55 pm

Amigo Caracolambulante

Eis uma questão de grande pertinência e reveladora de inteligência.

Os testes que procedi e a avaliar pelas fichas técnicas dos diversos equipamentos electricos que fazem parte integrante das nossas ACs, concluí que efectivamente estão preparados para terem um funcionamento entre os 11,7 e os 15 volts DC,

Por exemplo o Inversor de 1000w da Effekta não aceita uma voltagem superior a 15volts, para isso basta consultar a sua ficha técnica.

Por exemplo quem tem Leds de iluminação, deve constatar que se os mesmos começam a aquecer mais do que o habitual, então devem reduzir a voltagem de carga, mas não abaixo dos 14,5volts.

Mas é importante ter consciência do funcionamento da carga a 15 volts, esta voltagem é atingida durante o dia e sem qualquer consumo electrico, cerca de uma hora antes do sol poente a voltagem das baterias cai para cerca de 13,2 a 13,5 volts de uma forma natural e aí se mantém até ao proximo sol nascente claro sem existirem consumos, voltando durante o dia a atingir novamente os 15volts.

E estes ciclos de carga e descarga natural que fazem toda a diferença na longevidade das baterias AGM.

Outro aspecto é que assim que começamos a consumir energia mesmo que as baterias estejam totalmente carregadas a 15 volts elas rápidamente descem para os 13 - 14volts, o que é uma zona de absoluto conforto para o funcionamento de todos os equipamentos electricos das nossas ACs. A potência dos paineis solares instalada podem ter alguma inflência nesta teoria.... acho que não vale apena falar sobre isso agora.

15volts em carga de baterias AGM é sem stress, mas tenham em conta os pressupostos que apresentei no meu post precedente.

Cumps e fico a aguardar a visita.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor caracolambulante » segunda fev 21, 2011 10:09 pm

alexandrechora Escreveu:Mas é importante ter consciência do funcionamento da carga a 15 volts, esta voltagem é atingida durante o dia e sem qualquer consumo electrico, cerca de uma hora antes do sol poente a voltagem das baterias cai para cerca de 13,2 a 13,5 volts de uma forma natural e aí se mantém até ao proximo sol nascente claro sem existirem consumos, voltando durante o dia a atingir novamente os 15volts.

E estes ciclos de carga e descarga natural que fazem toda a diferença na longevidade das baterias AGM.

Outro aspecto é que assim que começamos a consumir energia mesmo que as baterias estejam totalmente carregadas a 15 volts elas rápidamente descem para os 13 - 14volts, o que é uma zona de absoluto conforto para o funcionamento de todos os equipamentos electricos das nossas ACs. A potência dos paineis solares instalada podem ter alguma inflência nesta teoria.... acho que não vale apena falar sobre isso agora.

15volts em carga de baterias AGM é sem stress, mas tenham em conta os pressupostos que apresentei no meu post precedente.

Cumps e fico a aguardar a visita.


Desculpa voltar ao mesmo assunto e ainda sem consultar a ficha tecnica dos meus aparelhos.
Durante o dia o consumo é praticamente nulo mas é preciso não esquecer que temos equipamentos ligados a serem alimentados a 15V como por exemplo a placa electrónica do frigorifico. E deixa te dizer uma coisa que te deve deixar satisfeito a tensão da bateria não cai para valores tão baixos no meu caso fica-se nos 13,9V parece-me bem que dizes.
caracolambulante
 
Mensagens: 75
Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm
Localização: Brejos de Azeitão

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 21, 2011 10:46 pm

Caracolambulante

Sim o valor que mencionas é bom e expectavel, mas temos de ter em consideração a potência solar instalada, a intensidade luminosa do momento e o consumo da placa em questão.

Ainda assim, quer dizer que o desempenho da bateria é excelente, mas com a utilização vai para os valores que referi.

Mas mais importante, não desconsiderando o factor chave que é o painel solar, deves utilizar a bateria gerindo os amperes disponiveis sem deixar a bateria baixar abaixo dos 11,7volts. Atenção que gerir não é racionalizar, ou seja, não é privar da sua utilização, é apenas não deixar que a bateria vá abaixo, isto é que estraga qualquer bateria e de alguma forma também as AGM, apesar de serem as mais resistentes ás descargas completas.

As baterias AGM são utilizadas por exemplo:
1 - Nos equipamentos informáticos de controlo de trafego aereo.
2 - Em equipamentos de suporte de vida em hospitais e meios de emergência médica
3 - Em ambientes com risco de explosão.
4 - Na industria aeroespacial (satélites)
5 - Em equipamentos fulcrais á nossa sociedade
6- Operam em ambientes extremos muito frio e muito calor, ao contrário das baterias de gel, que com muito calor, o electrolito que deveria ser pastoso passa a ser aquoso.

Porquê?

Pela sua viabildade, durabilidade e segurança. Por exemplo no nosso caso concreto, em que as baterias estão dentro da celula, não libertam gases ao contrário das outras baterias.

Cada um faz a sua própria investigação sobre o assunto, mas a conclusão não deve fugir praticamente em nada ao que já afirmei.

Desculpem lá, mas o meus cumprimentos hoje são todos vermelhos...eheheheh
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Ligeira correcção

Mensagempor AFigas » terça fev 22, 2011 1:27 pm

alexandrechora Escreveu:Caracolambulante

Sim o valor que mencionas é bom e expectavel, mas temos de ter em consideração a potência solar instalada, a intensidade luminosa do momento e o consumo da placa em questão.

Ainda assim, quer dizer que o desempenho da bateria é excelente, mas com a utilização vai para os valores que referi.

Mas mais importante, não desconsiderando o factor chave que é o painel solar, deves utilizar a bateria gerindo os amperes disponiveis sem deixar a bateria baixar abaixo dos 11,7volts. Atenção que gerir não é racionalizar, ou seja, não é privar da sua utilização, é apenas não deixar que a bateria vá abaixo, isto é que estraga qualquer bateria e de alguma forma também as AGM, apesar de serem as mais resistentes ás descargas completas.

As baterias AGM são utilizadas por exemplo:
1 - Nos equipamentos informáticos de controlo de trafego aereo.
2 - Em equipamentos de suporte de vida em hospitais e meios de emergência médica
3 - Em ambientes com risco de explosão.
4 - Na industria aeroespacial (satélites)
5 - Em equipamentos fulcrais á nossa sociedade
6- Operam em ambientes extremos muito frio e muito calor, ao contrário das baterias de gel, que com muito calor, o electrolito que deveria ser pastoso passa a ser aquoso.

Porquê?

Pela sua viabildade, durabilidade e segurança. Por exemplo no nosso caso concreto, em que as baterias estão dentro da celula, não libertam gases ao contrário das outras baterias.

Cada um faz a sua própria investigação sobre o assunto, mas a conclusão não deve fugir praticamente em nada ao que já afirmei.

Desculpem lá, mas o meus cumprimentos hoje são todos vermelhos...eheheheh


Caro companheiro:

Por casualidade, sou funcionário da única empresa portuguesa que faz o controlo do tráfego aéreo em Portugal, continente e ilhas e FIRs adjacentes. Sou um dos técnicos exactamente da área de energia, e não existe neste ACC nem no existente nos Açores, bem como TWRs e equipamentos de campo, quaisquer baterias AGM. Durante 11 anos trabalhei, como técnico de electrónica, na única fabrica de baterias que nos anos de 1970/1980 existia em PT. Por lá, se aprende em semanas sobre baterias, aquilo que as faculdades não conseguem ensinar ou explicar com sentido prático.
O facto de não serem por cá utilizadas, não se prende com o preço nem pela sua performance, mas temos de ter outros valores técnicos em linha de conta, como fiabilidade, resposta aquando de descarga, estanquicidade, sem nunca por em causa as AGM. Existe no mercado nacional, fabricado em PT, baterias bem mais baratas, com desempenho igual, e nessas, são conhecidas as suas performances e comportamento eléctrico. Já as utilizei, a título experimental, mas actualmente prefiro a utilização de bateria de arranque, pois também servirá para um encosto á bateria de arranque da AC, em caso de necessidade, e se a bateria estiver bem presa á estrutura da AC, as vibrações que estas baterias de arranque sofrem em viagem, é salutar á sua saúde estrutural. O preço é mais baixo, mas o peso é maior. No entanto, as de GEL, mesmo as fabricadas integralment em PT, funcionam bem e bem melhor com temperaturas na casa dos 30 ºC, temperatura essa que nunca é atingida nos compartimentos de baterias das AC, excepto as que são instaladas junto ao motor. Chamo a atenção, que o valor de carga de um alternador chega a atingir valores de 14,4 Vdc, o que nas baterias de electrólito GEL é um valor muito elevado devido á libertação de gases, internamente, tal como previsto para um regular funcionamento da bateria, tal como as AGM. As ácidas, de arranque, é só uma questão de nivelamento com água destilada ou desmineralizada. Actualmente, as rolhas e outros sistemas de tamponagem, têm regeneradores dos gases emanados pela carga ou descarga de muitos amperes, nada havendo a registar de emanações de gases. Se isso acontecesse, como um dos gases que se liberta é o hidrogénio, que em mistura com o ar, produz um mistura detonante e assim, no cofre do motor, teriamos umas explosões de vez em quanto!

Sem querer polémicas, junto esta nota como apêndice ao que foi escrito, e muito bem escrito, credível e bem explicado.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

Mensagempor alexandrechora » terça fev 22, 2011 11:19 pm

Boas

Já todos percebemos que o companheiro Afigas é expert em baterias, eu apenas sou um curioso de devidamente informado, e bastante atento.

Em primeiro lugar não percebo por ainda não tinha contribuido antes nesta vertente bastante falta nos faria.

Em segundo lugar deixe-me perguntar-lhe alguns aspectos fulcrais para todos percebermos o que afirma.

1 - Quais são as baterias mais seguras para utilizar dentro de uma AC?
A minha resposta é só uma AGM.

2 - No verão no Sul do nosso país, ou no Sul de Espanha, a temperatura ambiente dentro de uma AC não ultrapassa os 30graus centigrados?
A minha resposta é sim ultrapassa e quase todos os dias do mês de Agosto,bem pelo menos em 2010. E eu bem sei passei lá muito calor.
Por isso a resposta da melhor bateria a esta questão também é AGM, por as de Gel o "electrolito" passa do estado pastoso a aquoso.

3 - As baterias de apoio aos sistemas informáticos de grande importancia e até as UPS dos computadores e servidores, são de AGM....

4 - As baterias utilizadas em veiculos electricos, scooters, empilhadores, etc.
A grande maioria é AGM e de outros tipos, mas de ácido não conheço a equiparem este tipo de veiculos electricos...

5 - A carga recomendada pela EFFEKTA para carregar baterias AGM é 14,5 a 15volts.

6 - Se abrir uma UPS que são equipadas com AGM, verifique Qual a tensão de carga.... 13, 4 volts? não até essa experiencia fiz carregava a 14,8volts, será que o fabriquante se enganou.... talvez não sei... diga o companheiro que depois eu posto as fichas técnicas e poderemos todos comprovar.

7 - Até as marcas de topo de gama BMW, Mercedes, Audi, os modelos de topo já começaram a sair da linha de montagem com baterias AGM. Estão totalmente a abandonar as baterias de ácido por todos os motivos e mais alguns, entre eles o aspecto ambiental, é que as baterias de Acido são do piorzinho para o meio ambiente, não sou eu que afirmo apenas recolho a informação. É que a realidade tecnologica de á 10 anos atrás, hoje em grande parte já está ultrapassada, não concorda?

8 - As baterias de ácido quando carregadas com tensões entre os 14,2 e 14,5volts, no médio prazo o electrolito evapora-se através de hidrolise (formação de hidrogénio e oxigénio que é uma combinação explosiva, como sabe) o hidrogénio é cerca de 3 vezes mais explosivo que a vulgar gasolina.... nada perigoso claro....

Mas deixe fazer-lhe mais uma observação, porque motivo é que os alternadores das ACs, pelo menos daquelas que já medi com o multimetro e comprovei debitam em média cerca de 13,4 a 13,8volts, raramente chega aos 14volts, será para carregar que tipo de baterias AGM ou será de Acido que é o tipo de baterias que vem de origem....

Eu discuto apenas ideias, o meu conhecimento não se baseia só nos estudos académicos até porque a minha área não é exactamente esta, no entanto quando faço qualquer afirmação, não a faço com base em livros antigos, faço-o com investigação e a net está ao alcance de todos aqui no forum para comprovarem. Mas em especial tiro conclusões nas diversas experiências e observações que realizo.

Tente retirar informação sobre as baterias Effekta, Fabricante Alemão e depois volte a afirmar que as baterias AGM é tecnologia ultrapassada....

Fico a aguardar a sua explicação tecnica sobre as questões aqui equacionadas.... estou disponivel e desejo aprender, tudo isto para mim é Hobby.... mas é um hobby a sério.

A todos os companheiros interessados neste tema, coloquem no google
o seguinte "utilização das baterias AGM" e tirem as vossas proprias conclusões sobre as baterias AGM e de Acido normais...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor forum_admin » quarta fev 23, 2011 1:34 am

alexandrechora Escreveu:...

Em primeiro lugar não percebo por ainda não tinha contribuido antes nesta vertente bastante falta nos faria.

...

Boa noite,

O companheiro Afigas inscreveu-se no fórum no final de Julho 2010, tendo começado a sua participação em Agosto de 2010, tendo ainda em Agosto contribuído para o enrequecimento da secção de "técnicas e bricolages" do portal, através de um documento de sua autoria em formato pdf sobre o tema baterias. Depois de Setembro esteve ausente alguns meses por alguma razão.

Os melhores cumprimentos
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor rosado » quarta fev 23, 2011 8:43 pm

Olá

O que acham deste produto??

http://cgi.ebay.co.uk/80-Watt-Solar-Pan ... 4aa8abb302

abraços
rosado
 
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 24, 2009 6:12 pm
Localização: Almada

Mensagempor rmsnegrao » quarta fev 23, 2011 10:45 pm

rosado Escreveu:Olá

O que acham deste produto??

http://cgi.ebay.co.uk/80-Watt-Solar-Pan ... 4aa8abb302

abraços


Ora bem, já com os portes ficará em cerca de 225€. Falta saber se além deste material ainda é preciso mais alguma coisa para a montagem. Deixo esta dúvida para os experts. :)

De qualquer modo, não deixa de ser um bom sinal de que os preços se começam a ajustar e a fugir dos exageros especulativos que estamos acostumados de ver nas "casas da especialidade" que grassam no nosso país! Depois admiram-se que têm de fechar as portas, desculpando-se com a "crise", ignorando que a verdadeira causa do insucesso apenas reside na estupidez e na ganância de quererem enriquecer rápidamente e à custa dos incautos! :evil:

Basta fazer uma breve pesquisa no mercado nacional e comparar preços! 700€ por um kit solar de 85Watts!?!? Devem estar a brincar...
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 23, 2011 11:29 pm

Boas a todos

Realmente o preço é bastante atractivo, pelo que pude analisar pela imagem e pelas caracteristicas técnicas, estão dentro do esperado de um painel solar monocristalino, ou seja, serve perfeitamente para os nossos intentos, carregar as baterias das nossas ACs.
No entanto seria interessante realizar alguns testes de tensão e amperagem, mas isso só em presença do painel, assim como verificar o isolamento e estanquicidade do painel, etc... Aparentemente parece ser bom...
Tem desde já uma vantagem que os paineis que recebo da Alemanha não têm, o fio que custa caro ao preço que está o cobre...

O senão da coisa poderá ser mesmo só se tivermos de accionar a garantia é que enviar este painel de novo para UK não deve ser nada barato, seja um vidro estalado durante o transporte por exemplo, ou alguma quebra de ligação de uma célula, só fico relutante por isto.

No inicio deste ano tive de enviar um inversor de 2000w por CTT para a Alemanha porque o meu contacto que transporta as minhas encomendas estava de férias, e tive de pagar pelo despacho 34,10euros por uma embalagem pequena com 4Kg. È sempre um risco, mas enfim o preço é deveras aliciante.

O que necessita de material para montar o painel:

1- Suportes de fixação para o painel
2- Regulador de carga
3- Parafusos com porcas freinadas de inox (6)
4 - Tecofix de 30minutos (prego liquido)
5 - Calhas de suporte de fios para fora e dentro da AC
6 - Fusivel de 8 amp e respectiva caixa.
7 - Passa fios ou caixa estanque ( eu monto com caixa estanque, prefiro)
8 - Doiis terminais em olhal


O que necessita de equipamentos:

1- Um berbequim e uma broca de ferro 12mm
2- Um ferro de soldar e solda de estanho
3 - Um multimetro
4 - chave de fendas, alicate de corte e universal, e pouco mais.

Competências pessoais para desenvolver esta tarefa que não é nada de outro mundo e rapidamente se aprende. Existem muitas dicas na net que vos pode ajudar nesta tarefa.

Mais dúvidas....

Cumps

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor rmsnegrao » quinta fev 24, 2011 10:11 am

alexandrechora Escreveu:...

1- Suportes de fixação para o painel
2- Regulador de carga
3- Parafusos com porcas freinadas de inox (6)
4 - Tecofix de 30minutos (prego liquido)
5 - Calhas de suporte de fios para fora e dentro da AC
6 - Fusivel de 8 amp e respectiva caixa.
7 - Passa fios ou caixa estanque ( eu monto com caixa estanque, prefiro)
8 - Doiis terminais em olhal

...


Esse regulador de carga, estamos a falar de que valores, mais ou menos?

Parece-me que se somar-mos tudo, mais a mão de obra, mais as chatices da coisa não correr bem, andaremos muito perto dos valores por si conseguidos...

Se assim for, a sua opção ainda me parece a melhor, para mim que sou um pouco comodista (se há alguém que pode fazer este serviço com qualidade e melhor do que eu, porque hei-de ser eu a fazê-lo, correndo o risco de meter os pés? :lol: )

Mais uma vez obrigado pela sempre pronta resposta...

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 24, 2011 11:03 pm

Companheiro Rmsnegrão

O regulador de carga simples custa 25eur, tenho toda a confiança neste regulador, tem capacidade de carga de 12ah, tem leds de carga, e três leds de voltagem para a bateria, comporta a montagem de até 2 paineis solares de 90w cada, prefazendo no total de 180watts de potência de energia solar.
Aplico a todos os companheiros que têm baterias de ácido normal ou de deepcycle.

Se tiver ou pretender montar baterias AGM, e ainda hoje montei uma e um painel solar a um companheiro bem conhecido deste forum. Teremos de ir para o regulador computorizado e programavel com MPPT, e este custa 85eur.

Com montagem completa tudo pronto e incluido, com teste de potencia do painel antes de montar, mas com regulador simples. Fica em 400eur.
Sei que hoje em dia todos os euros contam mas actualmente é o melhor que consigo fazer.... eu explico que tudo na montagem assim o companheiro queira aprender, poderá ajudar outros companheiros e sentira-se habilitado a futuramente a montar você o segundo painel... quando tiver mais coragem financeira... naturalmente.

Seja por esta via ou outra monte pelo menos um painel solar, as suas baterias agradecem e você poupa, não vou repetir o que já afirmei em outros posts anteriores.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor rosado » sexta fev 25, 2011 1:14 am

Obrigado pelo esclarecimento...

abraços
rosado
 
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 24, 2009 6:12 pm
Localização: Almada

Mensagempor RuckFules » domingo fev 27, 2011 10:52 pm

Boa noite.
Depois de um fim de semana de testes ao novo painel solar, bateria AGM, e regulador de carga "inteligente", aqui ficam umas imagens da montagem feita pelo companheiro Alexandre:

Utilizada uma caixa estanque para a passagem de cablagem para o interior.
Visto que o rendimento de um painel solar é condicionado pela sua temperatura (mais quente, menos rendimento), na montagem é deixado uma altura de +/-15mm para que possa existir passagem de ar por baixo do mesmo.
Imagem

E este é o regulador de carga, com características MPPT. Característica essa que permite tirar o máximo rendimento do painel solar.

Pouco passava das 9h da manhã, ainda o Sol estava com uma incidência bastante oblíqua, e já marcava 3.4Ah de carga:

Imagem

Só ficou a faltar as fotos da bateria AGM, mas quando me lembrei da máquina fotográfica já o banco do pendura estava montado por cima.

Em resumo: vale a pena o investimento!

Já o tinha referenciado no tópico do aerogerador, mas fica novamente a nota sobre esta montagem:
Toda a energia gasta nesta instalação (berbequim, serra tico-tico, ferro de soldar, etc) foi gerada pelo Rutland913, o qual pode ser visto AQUI

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

parabens

Mensagempor decarvalho » terça mar 01, 2011 9:02 am

Viva
excelente informaçao!
pela mimha parte, obrigadissimo!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes