por alexandrechora » sábado jan 28, 2012 7:22 pm
Boas a todos
No seguimento da questão anterior e sobre o Regulador de carga computorizado de 30ah que uso e necessário para quem tem o privilégio de ter baterias AGM de segunda geração, informo que este regulador pode suportar em ligação paralela máxima até 6 paineis solares de 90watts, na minha opinião, suporta 6 paineis de 90watts numa situação de Inverno ou com céu com algumas nuvens, porque entre Maio e Setembro o ideal máximo seria 5 paineis solares monocristalinos de 90w, porque os mesmos paineis neste periodo fazem 6 amperes cada um e por isso 5 paineis totalizam 30ah e o regulador só tem a capacidade de gerir 30ah de carga.
Naturalmente que não conheço nenhum companheiro com 6 paineis nem sequer 5 paineis de 90 watts instalado na sua AC, até porque não é necessário, mesmo para aqueles com consumos energéticos muito elevados, mas conheço um companheiro com 4 paineis de 90w instalados....
Mas não foi este o motivo, que me levou a escrever esta nota, apenas utilizei a ocasião para informar para quem tem instalado este regulador até quantos paineis pode montar em paralelo e a carregar em simultaneo as baterias.
O motivo que realmente hoje aqui me traz, é o porquê de o autocaravanista ter de ajustar o PV off ou seja a voltagem que deve ser introduzida no regulador para cortar/interromper a carga das baterias impedindo a sobrevoltagem das mesmas....
O fabricante do regulador ajustou a leitura da voltagem do regulador em questão, colocando este a 1metro de distância das baterias e com um fio de secção de 8mm para o positivo e o mesmo para o negativo. Ora quando instalamos o regulador numa AC, o regulador fica sempre a uma distância superior a 1m metro das baterias, depende das voltas que os fios dão até chegarem ás baterias, tenho constatado que o mesmo encontra-se sempre e nunca menos a 2,5 metros das baterias e isto gera uma discrepância entre o valor de voltagem que aparece no LCD do regulador e a voltagem real lida com um multimetro directamente nas baterias. Outro factor que influência este fenomeno é a secção ou espessura de fio que se utiliza na montagem e o seu comprimento entre o regulador e as baterias, eu utilizo 6mm de secção de fio, porque o mesmo suporta perfeitamente 3 paineis de 90w e com um comprimento máximo de fio de 10metros, isto se não quisermos ter perdas de amperes na carga das baterias.... Naturalmente quem tem instalado um painel solar quer tirar dele todo o seu potência produtivo ou não?
A pergunta que se coloca é então para minimizar esta discrepância entre o valor lido no regulador e o valor real de voltagem, porque não se coloca o regulador mais proximo das baterias? resolveria a discrepância de leitura?
A minha resposta é que sim, ou a discrepância de leitura seria muito minima..... então porque não aproximamos a montagem do regulador das baterias? a minha resposta é simples.... porque o regulador computorizado dá uma serie de valores muito uteis para o autocaravanista, como sendo a voltagem sempre presente das baterias, os amperes que está a carregar no momento, os amperes que carregou nas ultimas 24h ou 48 ou durante um mês.... entre outras funções como a temperatura ambiente... etc, etc.... e o acesso ao regulador deve ser fácil de consulta e visivel, se colocarmos o regulador a 1metro das baterias teriamos de andar potencialmente de traseiro para o ar para consultarmos e termos acesso ao regulador, o que não faz qualquer sentido ou fará????
Então porque motivo é tão importante saber a leitura real das baterias e a discrepância lida no regulador?
Pois é esta conversa toda para chegar aqui, é fundamental saber, para ajustar adequadamente o regulador tendo em conta o valor real das baterias e não o valor do regulador, porque o regulador carrega em função deste valor e tudo acontece em função do valor registado no regulador....
Em termos praticos, por exemplo já existem diversas baterias AGM de segunda geração a circular nas nossas estradas, estas baterias precisam de um floating ou PV OFF de 14,7 a 14,8volts, nós programamos o regulador para este valor, mas depois quando lemos directamente nas baterias estas apenas têm 14,5volts, ou seja não estamos a carregar adequadamente as baterias AGM e com todas as reprecussões que isso implica na sua longevidade de 8 a 12anos....
O que temos então de fazer.... programar o regulador de forma a termos os 14,8volts nas baterias, podendo indicar no regulador 15volts (seguindo o raciocinio do exemplo apresentado)....
Relativamente aos novos utilizadores das baterias AGM de 2geração, a regulação final do regulador deve ser efectuada da forma que apresentei, mas apenas um mês após a sua montagem e utilização, Porquê?
Porque as baterias AGM 2ªgeração, encontram-se num tipo de rodagem, e a sua capacidade vai aumentando durante o primeiro mês de utilização e só aí deve ser realizada a afinação final do regulador de forma que tenhamos os 14,7 a 14,8volts na leitura real das baterias...
Dúvidas????
Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...