Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor psilvadel » terça mai 03, 2011 8:18 am

Bom dia Companheiro Alexandre,

Respondendo ás suas questões, na esperança de ser ajudado:

...leitura com o multimetro digital directamente nos bornes da bateria.
- Vou verificar com pilhas novas no multimetro, ao final do dia informarei.

Que espessura de fio utilizou entre o painel e o regulador e entre o regulador e a bateria?
- Utilizei fio de 4mm em toda a instalação

Qual a potência solar instalada?
- O painel é de 50W

O comprimento dos fios entre o painel e bateria?
- O comprimentos entre o Painel e o Regulador é de cerca de 70cm, e entre o regulador e a bateria é de cerca é de cerca de 5Metros

Assim e no caso da leitura do multimetro ser inferior a 15V, o facto do Regulador dar a informação de Over Voltage é preocupante?

Muito obrigado,
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
Avatar do Utilizador
psilvadel
 
Mensagens: 114
Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am
Localização: Barreiro

Mensagempor alexandrechora » terça mai 03, 2011 9:05 am

Boas a Todos

Pedro, relativamente á questão da espessura do fio, os 4mm é a espessua do cobre, não é a espessura do cobre mais revestimento. Mas ainda assim o potêncial problema não tem origem neste ponto, porque a potência solar instalada é de apenas 50watts, se fosse um painel de 90w, com cerca de 5metros de comprimento de fio seria vantagoso que a espessura do fio fosse de 6mm.

Então a questão reside ou na leitura do multimetro (assim espero, do mal o menor), ou no regulador, que como já lhe disse não é adequado para essa bateria.

A nova leitura da voltagem deve ser feita durante o dia com sol a pique e sem consumos energéticos, para podermos avaliar o cut off de voltagem máxima de carga.

Relativamente se o processo, pode ou deve continuar assim a carregar a sua bateria, a minha resposta é inequivocamente que não.... está a degradar a bateria rápidamente.... a encurtar-lhe drásticamente a vida util, mas não consigo-lhe dizer se a sua bateria vai aguentar em perfeitas condições um semana, um mês ou um ano, depende de inumeros factores até da tolerancia á sobrevoltagem que varia de fabricante para fabricante.

Existe muitos paineis, reguladores, baterias no mercado, a todos os preços, mas para termos a certeza do que necessitamos, temos de saber o que vamos utilizar, e para que fins. Depois é testar e comprovar se efectivamente serve os nosso interesses.... Eu para saber com aquilo que conto e posso esperar apenas utilizo dois tipos de reguladores um simples de 12ah e um computorizado de 24ah.
Assim sei perfeitamente com aquilo que conto, e não tenho destas desagradaveis surpresas... quanto custa uma bateria de gel em Portugal, uma pipa de massa... será que se gastar 25 eur num regulador devidamente testado para o mesmo fim é muito....
O ideal até era um regulador computorizado, em que no seu caso programaria o valor máximo de carga 14,2 volts e que ajusta a carga em função da temperatura que no caso das baterias de gel é fundamental.

Mas vamos aguardar pela nova leitura.... também pode se dar o caso do regulador trazer defeito de fabrica... não está a cortar a corrente quando deveria e isso é grave.

Fico a aguardar o seu feedback, gostaria de dizer que são estes pequenos desafios que fazem continuar a minha aprendizagem, e querer saber mais, portanto é com todo o prazer que o tentarei ajudar, no que for possivel, ainda mais para quem arregaça as mangas e mete as mãos no massa, tem todo o meu apreço.

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta mai 18, 2011 5:29 pm

Boas Companheiros

Já algum companheiro " fabricou" o seu próprio painel solar ?

Eu neste momento estou á espera das placas solares para fazer um painel, é a primeira vez, por isso vou arriscar e tentar fazer um painel, ... embora os euros andem caros, sendo eu a montar as placas para formar um painel de 96 Wats, rondará segundo as minhas contas os 150€.
Mandei vir 24 placas, cada uma de 4W e 0.62 Volts.
Quando reunir o material necessário se correr bem irei tentar fazer uma foto reportagem.

Abraço
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor alexandrechora » quarta mai 18, 2011 6:23 pm

Boas

Companheiro Dias, já iniciei um projecto desses e depois abandonei, não cheguei a concluir um painel de 24watts, monocristalino. Porque, existem questões que são dificeis de resolver para ficar perfeito e apresentavel.

Algumas dicas que podem ajudar, na sua tarefa:

1- As celulas fotovoltaicas, devem ser ligadas em série, mas não ultrapassando os 20 a 21volts DC em sistema livre, por cada série de células.

2- Unir as diversas séries em ligações paralelas para aumentar a amperagem e não a voltagem do sistema.

3- Fazer testes de continuidade em todas as células e somando voltagem e amperes antes de colar as células no fundo do painel. Se algo não estiver bem depois é mais dificil de corrigir devido á colagem.

4 - O fundo do painel deve ser branco para aumentar a reflexão/absorção dos fotões (pense no efeito sol e neve), também porque um painel ao sol em plena produção atinge com facilidade 6ograus, o que nos prejudica a produção, o branco ajuda a "arrefecer".

5- Os materiais a utilizar devem ser resistentes aos UV, especialmente a cola e a impermeabilização do painel.

6- Não necessita de vidro especial, não necessita ser anti-reflexo, mas aposte num vidro com 0,5mm de espessura, não se esqueça que o vidro é que vai dar rigidez ao conjunto. Isto para um painel que terá 120cm por 60cm, o vão já é significativo, ainda mais se pensarmos que vai sofrer vibrações devido ao andamento da AC.

7- Adianto-lhe desde já, que esse painel vai sofrer bastante, do efeito de sombra parcial, porque não terá bypass/shunts entre as celulas e basta uma da série ficar á sombra para que toda essa série deixe de produzir. E sinceramente ainda não sei como poderá ultrapassar esta questão, talvez o amigo Ruckfules, possa ajudar mais.

8- Teste tudo antes de montar definitivamente e as soldaduras devem ser resistentes, evite tocar com as mãos sem luvas nas células fotovoltaicas. A limpeza das células deve ser feito com material anti-estático.

Boa aventura no youtube tem lá videos que o podem ajudar, não desista, mas não facilite...

Se se fartar, eu consigo-lhe o painel monocristalino certificado na Alemanha de 90watts que na realidade após testes de desempenho faz 110w, por 280euros....

Mas ainda assim, bom trabalho, se soubesse tenho aqui algumas celulas solares que lhe oferecia.

Ficamos a aguardar pela foto reportagem da sua odisseia.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RuckFules » quarta mai 18, 2011 7:06 pm

alexandrechora Escreveu:Boas

[...]

7- Adianto-lhe desde já, que esse painel vai sofrer bastante, do efeito de sombra parcial, porque não terá bypass/shunts entre as celulas e basta uma da série ficar á sombra para que toda essa série deixe de produzir. E sinceramente ainda não sei como poderá ultrapassar esta questão, talvez o amigo Ruckfules, possa ajudar mais.

[...]
Cumps

Alexandre


Boa tarde.
A aplicação dos díodos shunt é simples. Um díodo em paralelo com cada célula fotovoltaica, no mesmo sentido de condução.
Basicamente isto:

Imagem

Para quê os díodos/shunt? Ao ser atingida por uma sombra a célula para além de deixar de produzir corrente, passa a ser um "bloqueio" à mesma.

Imagine uma lanterna com uma série de pilhas a alimentar a lâmpada. Se uma das pilhas ficar em aberto (não somente descarregada), a lâmpada deixará de funcionar. No caso das células acontece o mesmo.
Assim, com o díodo shunt, a corrente das restantes células naquela série passará a circular pelo díodo, perdendo apenas a produção de energia daquela ou daquelas células atingidas por uma sombra parcial.

Quanto ao díodo a aplicar, poderei aconselhar amanhã. Vou consultar características técnicas de díodos que suportem a corrente total de cada série de células.

Alguma ajuda que necessite disponha.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta mai 19, 2011 8:57 am

Bom dia
Quero desde já agradecer pelos esclarecimentos dados referentes á matéria do painel solar de montagem "caseira".
Quando tiver o material todo reunido vou arriscar, espero que corra bem ou "seja o que Deus quiser".
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

Dias
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor Joel Lourenço » quarta mai 25, 2011 9:30 am

Bom dia a todos,

Ontem o Alexandre fez a montagem de mais um painel solar, regulador, inversor, desta vez na minha AC, tal como já fez em muitas AC's, em que os proprietários são utilizadores do fórum, agora questiono-me, onde param esses utilizadores que nunca se prenunciaram.

Raríssimos são os comentários acerca das montagem que ele fez nas nossas AC's, será que a grande maioria ficaram satisfeitos e depois não dão um feedback do trabalho feito, devia ser feito porque tal como instalei um painel mais gente o vai fazer e se existir algo que possamos ler sobre as instalações ajuda e bastante.

Aos utilizadores que pretendem instalar painéis fiquem desde já a saber que o Alexandre é um profissional na montagem dos mesmos, fiquei impressionado com a montagem correu tudo 5 estrelas.
Explicação na montagem, um professor, recomendo.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Mensagempor rmsnegrao » quarta mai 25, 2011 9:45 am

Boas a todos,

Também eu irei recorrer aos préstimos do Alexandre lá para o fim de Junho, se tudo correr como previsto (nomeadamente pagarem-me o subsidio de férias, ;-)).


Joel Lourenço Escreveu:
...

Aos utilizadores que pretendem instalar painéis fiquem desde já a saber que o Alexandre é um profissional na montagem dos mesmos, fiquei impressionado com a montagem correu tudo 5 estrelas.
Explicação na montagem, um professor, recomendo.


Será que dá para colocar umas fotos? Nós, os que ainda não deram o salto, sempre vamos sonhando...
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor Manuel Coutinho » quarta mai 25, 2011 11:46 am

O companheiro Joel tem toda a razão.

Efectivamente o Alexandre também já me proporcionou um painel e regulador.

Aproveito para apresentar as minhas desculpas aos companheiros por não lhes disponibilizar as minhas impressões e particularmente ao Alexandre por não ter já reconhecido publicamente o seu empenho e também o seu desempenho levado à prática.

A instalação foi uma oportunidade de muito aprender neste assunto da energia e muito mais.

Gostaria ainda de referir que já me ajudou a esclarecer outras situações que me preocuparam na minha AC.


Ainda mais importante nos dias que correm:

o Alexandre teve a oportunidade de me ceder uma AGM e o adequado regulador mais caro e desencentivou-me de tal recomendando-me que mantivesse a actual bateria de ácido-chumbo (normal/de arranque) e depois logo se veria se essa corresponderia às necessidades a partir daí (já com o painel) ou se continuaria a mostrar as suas fraquezas (perdas de carga ao longo da/s semana/s cuja reposição só era possível com uns minutos de alternador à custo de gasóleo ou a "220" nos parques de campismo durante as saídas de fim de semana).

Portanto, além das capacidades técnicas também aqui quero reconhecer as qualidades humanas evidenciadas.

Um abraço ao Alexandre e aos demais

Manuel Coutinho
Manuel Coutinho
 
Mensagens: 19
Registado: terça set 14, 2010 10:57 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Joel Lourenço » quarta mai 25, 2011 4:56 pm

rmsnegrao Escreveu:Boas a todos,

Também eu irei recorrer aos préstimos do Alexandre lá para o fim de Junho, se tudo correr como previsto (nomeadamente pagarem-me o subsidio de férias, ;-)).


Joel Lourenço Escreveu:
...

Aos utilizadores que pretendem instalar painéis fiquem desde já a saber que o Alexandre é um profissional na montagem dos mesmos, fiquei impressionado com a montagem correu tudo 5 estrelas.
Explicação na montagem, um professor, recomendo.


Será que dá para colocar umas fotos? Nós, os que ainda não deram o salto, sempre vamos sonhando...


Companheiro, sobre esse tema é o Alexandre que pode ou nao querer colocar fotos dos trabalhos, eu por acaso nao tirei fotos do trabalho efectuado na minha AC, mas se tivesse tirado teria de lhe pedir permissão para as colocar.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Agradecimento e definição de caracter

Mensagempor alexandrechora » quarta mai 25, 2011 9:12 pm

Boas a todos

Desde já ingresso as minhas melhores palavras de agradecimento aos companheiros, Joel Lourenço, Manuel Coutinho e Siacaras. Não sou politico ou narcisista, mas reconheço que gosto do reconhecimento, que muito me motiva a investigar, testar e procurar respostas e soluções para os nossos problemas enquanto autocaravanistas e como cidadãos, dependenentes de energia especulativa, como é o caso do gás e do petroleo. E isto chateia-me profundamente, porque sinto-me encurralado, e este é dos piores sentimentos que um homem pode sentir.

Perante este enquadramento, e em seguimento da mesma politica, o mesmo se passa pelos preços especulativos praticados em materia de paineis solares, reguladores, inversores, baterias e outros.... pelo menos foi o que senti quando arregacei as mangas... admito que encontrei algumas adversidades, contratempos, dificuldades, mas mais que tudo falta de informação.

E é esta falta de informação que tento especialmente contrariar, através dos meus posts, pelas explicações que faculto quando estou a colaborar nas montagens do material supra mencionado.

Por isto podem postar todas as fotos que entenderem de montagens, as bem feitas e as menos conseguidas, para que todos nós e sobre elas poderemos opinar, melhorando os procedimentos e atingindo os melhores resultados, eu só não coloco as fotos das montagens para não me acusarem de estar a protagonizar publicidade gratuita, se verificarem nunca postei aqui uma foto.

Costumo dizer que "uma imagem vale mais de mil palavras" e pode ajudar a todos nós.... postem fotos e vamos comenta-las, todos seremos beneficiados, e a participação será de todos, desde os mais entendidos aos mais leigos na matéria. Partilhar é ajudar o proximo....

O Alexandre é alguém que não vive do autocaravanismo, não se serve do autocaravanismo como fonte de rendimento, não tem nada a esconder. É alguem que consegue material a preço de custo, mas que paga impostos no pais de origem, a preço não especulativo e a missão é ajudar o proximo independentemente dos digitos da conta bancária, porque acredita que só assim poderemos todos viver melhor, sentindo em todos os momentos que todos tem igualdade de oportunidades....


Efectivamente já ajudei muitos companheiros a montar o seu material, desde os jovens de 25 anos até aos menos jovens de 70. Todos colaboraram e todos quiseram saber os porquês das montagens e dos equipamentos, e esta é uma das partes que me dá mais gozo.... aprendermos uns com os outros.... claro não fosse eu director tecnico de uma empresa de consultoria e formação profissional, e esta actividade sim é a que me paga as contas....


E não se esqueçam partilhar é aprender e massificar é desenvolver, postem as fotos que quiserem, perguntem o que quiserem, não se sintam comprometidos com ninguém e por alguém... esta é a minha velha maxima que pratico desde de tenra idade... "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti".

O Alexandre tenta-se reinventar, com muita frequência este é o meio para os fins, naturalmente que erra como qualquer ser humano, mas tenta aprender com os erros, procurando soluções e melhorando processos...

Ainda ontem falava ao telefone com o nosso companheiro ZecaSantos, e lhe agradeci pelo esforço que ele e muitos outros têm feito na implementação de novas áreas de serviço... é outro serviço de grande relevância prestado á nossa comunidade... Se todos contribuirmos com o nosso conhecimento e dedicação á causa do autocaravanismo e no meu caso concreto itenerante, todos chegaremos a bom porto....

Agora venham as questões tecnicas....

Mais uma vez obrigado e disponham.....

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaof » sábado mai 28, 2011 12:18 am

Olá boa noite,

Peço desculpa mas não consigo resistir...

Já que vamos colocar fotos, então que comecemos pela fotografia do artista...

Aqui vai uma quando era bebé:


Imagem


:lol: :lol: :lol:

A seguir desafio o companheiro Isidro (que parece que também é danado para a brincadeira) a colocar uma foto do artista já com mais idade.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Combinação de paineis mono e policristalinos

Mensagempor alexandrechora » domingo mai 29, 2011 3:48 pm

Boas a Todos

Olá João, nunca pensei que tivesse ficado tão desgostoso, com a montagem que lhe ajudei a concretizar na sua AC. Se bem me recordo, foram dois paineis solares monocristalinos totalizando 200w, duas baterias AGM totalizando 200ah, um inversor de 3000watts, uma solução que permite colocar um ar condicionado de célula a funcionar....

Não me diga que nada funciona....ehehhehehhehe e então a vingança foi terrivel.....ehehheheheheheh bem pelo menos chama-me artista....ehhehehe, já me atribuiram designações bem piores, sendo assim ainda considero um elogio.... agora bem pior estou então á espera da caracterização do companheiro Isidro.... pelo menos a esse jovem brincalhão apenas o ajudei com um chip e uns leds.... pode ser que seja brando....


Agora vamos então voltar a falar das questões tecnicas referentes a este post...

Ligação paralela entre painel monocristalino e policristalino

Tenho andado a testar em casa a combinação de um painel solar policristalino de 66watts com um painel solar monocristalino de 50watts, em ligação paralela. Efectivamente testei individualmente os paineis e em conjunto, ambos são de sistema 12volts, o policristalino, tem uma voltagem aberta de 18volts e o monocristalino de 20,5volts, apesar desta diferença, não existe qualquer problema de ligar os dois paineis em paralelo e o somatório de corrente dos dois ligar ao regulador de corrente, testei o simples e o regulador computorizado.

As primeiras conclusões:

1 - Este tipo de ligação é possivel entre paineis policristalinos e monocristalinos, no entanto é de todo aconselhavel que ambos os paineis tenham diodos de anti retorno de corrente, para evitar que o efeito de sombra de um deles não comprometa o desempenho do outro painel...
2 - Aos companheiros que já me telefonaram, que têm um painel monocristalino instalado e que agora querem instalar o segundo monocristalino, podem faze-lo com segurança, mesmo com grandes diferenças de potência solar entre eles, ambos devem ser é de sistema 12volts. Sem ter ainda ter testado, acredito que o mesmo se verifica com a combinação com paineis de silica amorfa.
3- Não necessitam de dois reguladores de carga, um para o monocristalino e outro para o policristalino, desde que o regulador tenha potência necessária para suportar o somatorio de corrente produzida pelos dois ou três paineis....

A cerca de uma semana atrás ajudei a montar numa AC de um companheiro nosso este sistema.... que já tinha instalado um painel solar policristalino anteriormente e pelas dimensões estimo que tenha entre 60 a 70watts, foi montado em paralelo um painel solar monocristalino de 90watts ambos ligados em paralelo e ligados a um regulador de carga computorizado de 24ah. Os resultados serão posteriormente aqui postados, mas até á data o conjunto está a funcionar na perfeição....

Se tiverem dúvidas disponham.... e chega de mimos e fotos do artista.....ehehheh

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaof » domingo mai 29, 2011 10:21 pm

Amigo Alexandre,

O seu trabalho foi absolutamente excepcional.

Se tivesse ficado insatisfeito tinha-lhe feito uns bigodes na fotografia. :)

Um grande abraço,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Mensagempor hpinheiro » segunda jul 04, 2011 9:10 am

Sei que não venho dizer nada de novo, mas nunca são demais os elogios e os agradecimentos ao nosso companheiro Alexandre, que desta vez calhou ajudar-me! Uma montagem 5 estrelas de um painel solar! O trabalho foi feito com grande técnica e profissionalismo, e estou deveras contente com o serviço e com a prestação do painel!
Por isso, e à semelhança de outros companheiros, venho mostrar o meu profundo agradecimento nesta montagem, e não só: é que não foi so o painel solar, mas também uma excelente manutenção à bateria da carrinha, a qual estava a dar problemas no arranque...e ainda, resolveu-me o problema de a bateria da celula não carregar quando ligada a 220V. Pois é companheiros, pelos vistos andei mais de 1 ano com o transformador de 220V desligado, logo sempre que ligava a 220, não carregava a bateria. So tinha mesmo 220 nas tomadas... :oops:
Estamos sempre a aprender, eu tenho muito para aprender!lol!
Alexandre, um abraço, e prepara-te que vou-te chatear muitas vezes... :D
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
Avatar do Utilizador
hpinheiro
 
Mensagens: 200
Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm
Localização: Lagos

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 48 visitantes