Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Regulador de voltagem e corte

Mensagempor joao rafael santos » domingo abr 03, 2011 10:38 pm

Boa noite
Agradecia que me informassem se exiete algum regulador de voltagem e de corte de corrente de 12 v
Era para o seguinte,quando ligo a minha AC aos 220v começa logo a carregar a bateria da celula embora ela estaja carregada 12,98 v no multimetro,esperava por o dito regulador para nao sobcarregar a bateria quando estou ligado aos 220v.
Cumprimentos
Joao Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Mensagempor alexandrechora » segunda abr 04, 2011 11:12 pm

Boas a todos

Companheiro João, temos de esclarecer algumas questões, antes de avançar com uma potêncial ajuda objectiva ás suas expectativas de resposta.

Um regulador de tensão ou corrente, também designado por controlador de carga, tem diversas funções, entre as quais e a mais fundamental, é o corte de carga de uma bateria ou de diversas baterias ligadas em paralelo.
Ou seja, quando a bateria chega a uma determinada tensão, quando está a receber carga de uma fonte, por exemplo, painel solar, aerogerador, gerador, alternador, carrregador de 220volts. Assim ao atingir a bateria essa voltagem, o regulador corta a carga da bateria, se assim não fosse a propria bateria seria danificada.

Nos reguladores de carga simples, geralmente vêm pré - regulados de fabrica, com uma voltagem de cerca 13,7 a 13,9volts, estes são produzidos para funcionarem com baterias de chumbo, deepcycle ou normais, com ou sem manutenção.... para voltagens de carga superiores teremos de usar outros reguladores de carga, que permitam o utilizador, programar a voltagem de carga pertendida (charge off), estes são os reguladores aconselhados para baterias de Gel e AGM.
Naturalmente que esta breve exposição é muito minimalista e simplificada, muito mais poderia ser dito.

Mas acredito que poderá ajuda-lo a explicar-se melhor....


No seu caso concreto, o que pertende concretamente?

Qual a voltagem máxima pertendida na sua bateria, quando está a ser carregada pelo carregador 220volts?

explique-se melhor, para poder dar-lhe uma resposta mais adequada e objectiva.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Carregador de bateria

Mensagempor joao rafael santos » terça abr 05, 2011 9:09 pm

Boa noite
Companheiro Alexandrechora
A minha A/C é uma Ford Riviera de 1994 (quase um classico) eh, eh.
O que se passa é o seguinte: quando ligo aos 220v começa logo a carregar a bateria da célula que é uma bateria normal de chumbo de 80 amps. logo de inicio começa a carregar nos 13.6 v e passadas algumas horas a carga sobe para os 16.3v o que acho muito elevado .
Mesmo com a bateria com a carga maxima continua sempre a mandar carga. O que eu necessitava era de instalar um regulador, para que a voltagem do carregamento da bateria não fosse tão elevada e que quando a bateria estivesse carregada cortasse a carga para não danificar a bateria
Cumps
Joao Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Mensagempor alexandrechora » quarta abr 06, 2011 10:27 pm

Boas a todos

Companheiro João, sim é possivel instalar um relugador de carga entre o carregador 220v e as baterias, da forma que está danifica qualquer bateria, mesmo por exemplo as AGM...

Quantos amperes é o seu carregador de 220volts?

Isto para saber qual regulador lhe poderei recomendar, economizando o mais possivel na sua aquisição.

Lamento o tempo de resposta.... mas estou em viagem.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Carregador de voltagem

Mensagempor joao rafael santos » sexta abr 08, 2011 8:45 am

Bom dia companheiro Alexanderchora
Já estive a ver qual é a amperagem do carregador/transformador da a/c,
a amperagem é a seginte 220v/16 amperes.
Era formidavel se conseguisse o regulador assim ficava com o meu problema resolvido.Caso me queira contactar por e-mail é o seguinte;
joaoostra@yahoo.com.br.
Cumprimentos do

Joao Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 08, 2011 10:53 pm

Boas a todos

Companheiro João, os reguladores de carga que tenho testados, são dois, um de 12ah simples que consigo por 25eur, e outro regulador computorizado com LCD de 24ah que custa 85euros.

Como o seu carregador tem ums capacidade máxima de carga de 16ah, mas como as suas baterias são de ácido, não justifica gastar 85euros pelo menos em tempos dificeis como o actual. Por isto vou testar um regulador simples de 20ah que consigo por 55eur, para ver se resolve o seu problema, eu tenho quase a certeza que sim, mas não ficava com a consciência tranquila, senão testa-se primeiro, dê-me 5 ou 6 dias depois telefone-me, e tentamos encontrar a solução mais economica para o seu caso... uma coisa é certa de uma forma ou de outra tem de se resolver, porque senão estará no curto prazo a investir em novas baterias e ficam com a mesma origem do problema....
Vou ainda testar este regulador com um painel solar ligado em paralelo com o carregador de carga de 220v em simultaneo, algo que ainda não testei, se funcionar, melhor porque resolve duas questões de uma vez só... no caso de querer montar um painel solar, não precisa de gastar mais euros no regulador.... mas deixe-me testar primeiro.

Se tiver dúvidas e acredito que as tenha ligue-me, só não o atendo se não puder, se for o caso volte a tentar até conseguir... 916590586

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor fluis » sábado abr 09, 2011 12:07 am

Boa noite,

Companheiros, por favor é melhor não colocarem os vossos contactos directos como telemóveis e e-mail's, de forma visivel nos post's. Este fórum tem uma vasta audiência inclusivé por parte de quem não está registado, é aconselhável que disponibilizem essa informação por MP.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Calita » quarta abr 13, 2011 9:07 am

Bom dia a todos
Cumprimento especial ao Alexandre

Após todas as questões colocadas anteriormente sobre a montagem do painel solar,eis que a instalação está feita e a funcionar em pleno.

Mais uma vez agradeço a todos as informações dadas.

Estou tambem ao dispor de todos se necessitarem ajuda para fazerem este tipo de montagem,que como o companheiro Alexandre o referiu antes não é dificil de realizar,basta um pouco de tempo e jeito para bricolar.
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » quarta abr 13, 2011 6:47 pm

Boas a todos

Companheiro João Rafael

Lamento o tempo de resposta, após alguns testes com um regulador simples de 20ah, conclui que:

1 - Pode ligar o regulador de carga solar entre o seu carregador de 220volts de (16ah) e o seu banco de baterias, com total confiança.

2 - No final da carga o regulador corta a corrente entre os 13,7 e os 13,9volts... o que efectivamente é o que se pretende para carregar baterias de ácido sejam normais ou deepcycle.,

3 - Pode montar um painel solar até 90w, no mesmo regulador de carga, o único requesito é montar um diodo de 5ah no fio positivo que vem do painel solar antes de entrar no regulador.

4 - Ambos tanto o painel solar como o carregador de 220volts podem trabalhar em simultaneo com ligações paralelas de entrada no regulador, o que é excelente, na minha opinião.

5 - Recomendo a montar um fusivel de 6 a 7ah no fio positivo do painel solar antes do diodo.


Com esta solução apenas o obriga a adquirir o regulador de 20ah, o painel solar poderá optar pela compra quando entender... no entanto já sabe que depois esse serve perfeitamente para montar o painel.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Informação Tecnica sobre o regulador computorizado 24ah

Mensagempor alexandrechora » domingo abr 17, 2011 8:46 pm

Boas a todos

O objectivo deste post é para esclarecer todos os companheiros que tem paineis solares instalados com regulador computorizado já falado inumeras vezes neste post.

Uma das inumeras vantagens deste tipo de regulador, é em tempo real podermos verificar quantos amperes do painel ou os paineis solares fotovoltaicos instalados estão a carregar. E esta particularidade permite-nos saber a eficiencia do painel, mas em particular da bateria ou baterias.
Ou seja, e este é o motivo que me leva a postar neste momento, devido ás perguntas constantes que recebo....

O sol está a pique, são 13:00, e o painel monocristalino de 90w que deveria estar a fazer entre 5 a 6ah, o regulador mostra que apenas está a fazer 1,5ah, o que está mal???... o que está avariado???.... na realidade nada está a funcionar mal, então o que se passa?

1 - A capacidade das baterias receberem carga...
Se as baterias tiverem mais de 80% de carga, e não estivermos a gastar energia, o regulador automáticamente reduz o fluxo de amperes na carga das baterias, ele proprio faz a gestão da carga e é isto que se passa, claro porquê faz o regulador isto?, simplesmente porque foi programado assim e porque esta é a melhor forma de carregar uma bateria, para que a mesma tenha mais longevidade. Quer sejam baterias de acido, de gel ou AGM.

2 - Se as baterias estiverem debilitadas e com pouca voltagem....
Quando instalamos o painel solar e a bateria já tem algum tempo e o vicio do alternador e da utilização tipica é verificada, este regulador tenta de alguma forma apostar numa reciclagem dessa bateria, mas como o faz?

Procede a uma carga constante da bateria mas com poucos amperes envolvidos na carga, á medida que a bateria vai recuperando se for ainda caso disso, o regulador vai libertando mais amperes disponiveis, até atingir a capacidade máxima do painel com sol a pique os tais 5 a 6 amperes que supra mencionei.

Com isto não estou a afirmar que este regulador recupera baterias danificadas, o que efectivamente é que este regulador em muitas situações, ajuda a melhorar performances de baterias já instaladas e que já deram sinal de fraco desempenho.

Também quero mencionar, que não é apenas os reguladores computorizados que cumprem esta tarefa, claro que os outros reguladores simples também o fazem mas com resultados menos eficazes.

Por estes motivos é que aconselho em determinados casos, que instalaram painel solar, não trocarem logo de baterias, deixem o painel solar e o regulador trabalharem durante algum tempo, antes de colocar AGM.
Uma coisa é certa, existem aqui alguns companheiros que depois instalarem o painel solar, tinham como objectivo de instalar também uma bateria nova, e nesta fase alguns companheiros ainda me comentam que a bateria que estava para ser substituida, tem vindo a recuperar dando para os gastos... Isto prova o que já afirmei, mas também sei que estas baterias que já sofreram alguns atentados antes da instalação do painel solar, de um momento para o outro e sem aviso previo, deixam de cumprir a sua missão...

Por isso digo e sou apologista de, ter duas baterias de 100ah em vez de uma de 200ah.... (existem outras razões também para a minha tese).


Por o conteudo apresentado, não esterem que o painel solar com sol a pique faça sempre 5 ou 6ah, lembrem-se que depende do estado de carga da bateria e do estado de saude da mesma.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor pauloalmas » domingo mai 01, 2011 9:45 pm

Olá a todos !

Companheiro Alexandre, os meus parabéns pela disponibilidade e gosto de ajudar que, no pouco que vi neste post, é abundante :D

Infelizmente ainda não tenho AC, mas vou desde já acompanhando este post de perto para mais tarde deitar mãos à obra :D
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas
 
Mensagens: 37
Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm
Localização: Feijó . Almada

Mensagempor psilvadel » segunda mai 02, 2011 8:33 pm

Boa noite caros companheiros,

No passado sábado efectuei a montagem do painel solar na minha AC, tudo correu na perfeição e de acordo com a dicas de todos e em especial do nosso companheiro Alexandre Chora.

Ontem á tarde fui verificar tudo, não fosse o diabo... e tudo esta OK, isto é, o indicador de carga do painel na AC estava com todos os leds verdinhos, á partida com a carga completa, o regulador de carga tinha a luz do estado da bateria também verde e o led indicador da função do painel solar (Charging LED) também verde e constante. Parece que assim está tudo OK, certo?

No entanto hoje ao chegar a casa, mais uma vez fui verificar a montagem, e qual o meu espanto quando reparei que o Led do painel (Charging Led) estava verde mas a piscar. Segundo li no manual do Regulador, isto significa que o sistema está Over Voltage, e de facto medi a voltagem e esta estava em cerca de 15,3V, muito embora somente a fazer 0,32Amp, pois a bateria estava "completamente" carregada.

Desliguei de imediato o Regulador do Painel, na esperança que algum dos Companheiros me dê uma ajuda a esclarecer o que está mal.

Grande Abraço,
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
Avatar do Utilizador
psilvadel
 
Mensagens: 114
Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am
Localização: Barreiro

Mensagempor RuckFules » segunda mai 02, 2011 9:03 pm

Boa noite Pedro Silva

Certamente o companheiro Alexandre Chora estará mais vocacionado para o ajudar, no entanto deixo já aqui uma questão:
Que regulador instalou? Nos "normais" ou dos que pode ajustar os parâmetros (de tensão de corte na carga, tensão de corte de descarga, etc)?

No caso do meu (carregador parametrizável) , existe um led que indica que o regulador está a carregar a bateria, e quando este fica a piscar, indica que a bateria está totalmente carregada, e está somente a fazer uma ligeira carga de manutenção.

15,3V é de facto bastante elevado, especialmente se for uma bateria de ácido/chumbo.
Outra questão: o multímetro com que fez a medida, é digital? Tem a pilha em bom estado? Alguns multímetros dos mais baratos, quando a pilha começa a ficar gasta dão valores errados, e normalmente para cima.
(tenho vários, e já confirmei isso em alguns).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor psilvadel » segunda mai 02, 2011 9:20 pm

Boa noite Companheiro,

O Regulador que estou a usar é de facto dos normais, mais especificamente o que segue no link em baixo:
http://www.golandcentury.com/products/s ... er/eprc-st

Quanto ao multimetro, este é digital e vou então confirmar a pilha.

Resta informar que a bateria é de gel, de 90amph.

Obrigado pelas dicas,

Abraço,
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
Avatar do Utilizador
psilvadel
 
Mensagens: 114
Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am
Localização: Barreiro

Mensagempor alexandrechora » segunda mai 02, 2011 10:14 pm

Boas a todos

Companheiro Pedro

Subscrevo integralmente o que o Ruckfules afirmou e muito bem, reforço ainda que tem de ter a certeza que o multimetro está a dar-lhe a leitura correcta, efectivamente por vezes por falta de pilha os multimetros digitais dão leituras erradas, por isso é que tenho dois multimetros para usar quando tenho duvidas na leitura apresentada de um, confirmo com o outro.

15,3 volts numa bateria de gel é exagerado, e não pode permitir que isso aconteça, relembro que uma bateria de gel é mais sensivel que uma bateria de ácido deep cycle. Na minha opinião é, quem tem possibilidades de ter AGM optimo, quem não tem de ácido deep cycle mas de gel não obrigado... são baterias muito sensiveis que querem cargas lentas com poucos amperes envolvidos e uma tensão entre os 14 e os 14,2 volts.
Para terem conhecimento, uma bateria de gel se tiver muito descarregada, o alternador da autocaravana pode ditar-lhe o destino por uma carga forte de amperes.... e depois existem baterias de gel e imitações... não sei qual é o seu caso, mas também o objectivo destas minhas palavras é apenas alerta-lo que pode acontecer com a sua bateria. Para quem tem baterias de gel o que recomendo para evitar o excesso de amperes vindos do alternador da ac é ligar os médios antes de por o motor a trabalhar, quando tem a bateria de gel abaixo dos 12volts, evitando o pico de amperes.


Esse regulador também não será o mais indicado para usar numa bateria de gel, partindo e avaliando os valores standart que apresenta. Deveria investir noutro tipo de regulador, quem que possa programar a voltagem máxima de carga e que faça a compensação da carga em função da temperatura especialmente nas baterias de gel.... estas apartir dos 30ºgraus começam a perder propriedades....

Mas comece por ter a certeza da leitura com o multimetro digital directamente nos bornes da bateria.

Que espessura de fio utilizou entre o painel e o regulador e entre o regulador e a bateria?

Qual a potência solar instalada?

O comprimento dos fios entre o painel e bateria?

Estas questões podem ser relevantes, na resolução do problema.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes