por alexandrechora » domingo fev 13, 2011 11:14 pm
Boas
Companheiro NelsonTiago, desde já apresento as minhas desculpas, pelo facto de lhe estar a dever esta resposta, por vezes o meu tempo é limitado e sinceramente não a pude dar na primeira vez que a colocou e depois.... bom e depois espero ainda ir a tempo.
Mas vamos á resposta tecnica:
Não existem regras definidas para dimensionar um sistema de autonomia energética em autocaravana, existem valores de referência, e meramente indicativos, que me baseio teoricamente para dimensionar o sistema, mas mais importante que os calculos teoricos na minha opinião, é sem dúvida o coeficiente de correcção que se baseia na minha observação de desempenho dos diversos componentes do sistema energético. E neste caso concreto as baterias.
Porquê, não utilizar baterias com menos 80ah e não mais de 120ah,na minha opinião, por diversas razões, entre elas as seguintes:
1- Optimização do espaço geralmente disponivel na Ac para este fim. Este espaço está projectado para uma bateria de 100 a 120Ah. A fixação das baterias está projectada para determinadas dimensões. Para baterias mais pequenas por vezes os suportes de fixação não servem e para baterias maiores simplesmente não cabem no espaço. Portanto a bateria a adquirir devem ser considerados os espaços ou compartimentos disponiveis e suas dimensões. Aplicar o conceito de eficiência de espaço, ou seja, se eu posso colocar lá uma bateria de 100ah porquê desperdiçar espaço e apenas colocar 60ah, e mais importante se eu quiser aplicar duas baterias de 60ah, não tenho espaço dispoinvel ou os fixadores das memas não são praticaveis.
2- A questão de distribuição do peso das baterias na AC, em média uma bateria de 100ah pesa cerca de 30 a 35kg, de 120Ah de 35 a 40kg, estes valores são meramente indicativos. Por exemplo a AGM da EffeKta de 100ah que monto pesa 32kg. Ora este peso deve ser distribuido pela AC. Se colocarmos baterias maiores de maior capacidade, maior é a dificuldade de equilibrar e distribuir o peso. É mais facil compensar 30Kg do que 60kg. Se por acaso não equacionarmos esta questão, vamos sempre a fazer força no volante para andar a direito, maior gasto desiquilibrado dos pneus, mais alinhamentos de direcção e potenciais desiquilibrios nas travagens... etc.
3 - O manuseamento é mais facil, manusear uma bateria de 30kg do que outra de 50kg. Montar e desmontar, mauntenção se for caso disso, etc.
4 - Adequação da bateria ao funcionamento normal necessário e envolvido no quatidiano de uma autocaravana. O tipo de equipamentos e acessórios energéticos utilizados numa AC, coaduna-se melhor com a utilização de baterias de 100ah do que por exemplo 200ah. Eu sou apologista de ter 2baterias de 100ah cada, do que apenas uma de 200ah. Isto essencialmente pela segurança e dependencia de uso da energia acumulada.... já vai longo não vou explicar mais ....
Eu aplico os seguintes principios de utilização e equilibrio de energia versos equipamentos electricos.
Regra minima
Um painel solar de 80 a 100w, para uma bateria de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.
Regra adequada
Um painel solar de 80 a 100w, para duas baterias de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.
Regra Conforto
Dois paineis solares de 80 a 100w, para duas baterias de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.
Nas três situações supramencionadas devem ser equacionadas a iluminação de leds, TV LCD de 19" com um consumo de 60w. Por que senão for o caso, devem equacionar a 3ª bateria de 80ah, especialmente em situação de férias prolongadas em Inverno com pouco sol.
Muito mais teria a acrescentar sobre este tema, e estas regras são válidas para a minha utilização de energia, cada caso é um caso... o meu up grade foi progressivo e observado em função do número de horas de utilização.
Estou em testes e a cargar baterias AGM a 15volts, mas ainda recomendo só carregarem ainda apenas a 14,5volts, até eu comprovar que efectivamente á ganho de performance de watts disponibilizados, sem comprometer a longevidade das baterias AGM.
Eu aconselho que nunca deixem descarregar baterias abaixo dos 11,5volts, eu no meu caso não deixo ir abaixo dos 11,8volts, apliquem um voltimetro de monitorização constante e façam a gestão de energia. Se o fizerem e não tenham descargas profundas, vão trocar primeiro de Autocaravana do que de baterias...
Os paineis solares são fundamentais para as baterias estarem no máximo e não entrarem em processos de meias cargas e auto descargas... se procederem em conformidade e forem consenciosos na utilização das baterias, estas durarão entre 7 a 10anos para as baterias AGM.
Espero ter sido suficiente explicito.... o painel solar é fundamental, não invistam em baterias sem terem pelo menos um painel solar.
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...