Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » terça jan 25, 2011 11:08 pm

Boas

Exma Sra Anabela, o painel solar que lhe montaram era bom, ... acredito.

Se me permite, deixe-me fazer-lhe algumas perguntas para elucidar todo o forum:

È que nós pelo menos a grande maioria dos companheiros, já percebemos alguma coisita de paineis solares e reguladores de tensão, mas queriamos saber mais, porque o saber não ocupa lugar; então aqui vai:

Perguntas:

1 - Qual o tipo de painel solar que esse técnico que foi a sua casa, lhe vendeu, O painel solar é de silica amorfo, policristalino ou monocristalino ( de 3 geração)?

2 - O regulador de carga é simples ou computorizado (gestão inteligênte de Carga)?

3 - O regulador de carga corta a carga a que voltagem?

4 - Qual a espessura dos fios que vão do painel ao regulador e do regulador á bateria?

5 - Onde tem o fusivel de segurança do sistema solar? tem fusivel?

6 - Qual o tipo de fixaçaõ do painel na autocaravana leva parafusos, é colado?

7 - O regulador de carga tem indicação de voltagem da bateria?

8 - Quanto pagou pela verdadeira pechincha?


Se foi uma verdadeira pechincha porque não disse logo quanto custa.

É que nós aqui no forum até final de 2010, os preços dos paineis solares monocristalinos de 85w, totalmente montados ficavam pelos 375 euros, custo final, e agora em 2011 o painel monocristalino de 3ª geração de 90w fica em alguns casos 400 euros no máximo... outros por 350 euros (tudo montado com sabedoria e perfeição).

Faz mais barato? se faz diga quanto é o preço espetacular....

Ficamos todos a aguardar, aqui ninguém anda a enganar ninguém, e assumimos logo as nossas intenções cara Anabela.

Respeitosamente a todos os verdadeiros companheiros.

Boa noite

Alexandre Chora, um autocaravanista que se cansou de preços espetaculares e decidiu lutar contra a maré.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Reunião ao vivo com Alexandre Chora

Mensagempor alexandrechora » quarta jan 26, 2011 2:28 am

Caros companheiros

Vou estar presente neste Workshop com todo o gosto, quem puder e quiser aparecer, todos terão acesso a ver ao vivo e a cores, os paineis solares, os reguladores de tensão, os inversores, e as famosas baterias AGM. Irei explicar a montagem de todo o material, para quem quiser assistir, serão duas ou três horas animadas em que podemos conviver e aprender em conjunto.

Companheiro decarvalho até Sabado se Deus quiser...

decarvalho Escreveu:Ora vivam...

A tertulia virtual um café e uma autocaravana criada este ano no facebook vai reunir fisicamente e uma vez por mês. A proxima. e primeira tertúlia de autocaravanistas é dia 29, sabado as 17h no Alenquer Camping que cede a sla de convivio para o efeito e pratica preços reduzidos para a pernoita de autocaravana.

Neste momento confirma-se a presença de Alexandre Chora (membro dessa Tertúlia) que autorizou a que se divulgasse o teor desta mensagem:

Podem contar comigo por volta das 17horas, se quiser anunciar no forum dando realce ao tema da autonomia energética (painel solar, reguladores de carga, baterias, inversores de corrente, etc), pode adiantar no forum que posso tentar tirar dúvidas presencialmente. "

Bem haja pois ao Alexandre
Como ja divulgado na Newsletter Autocaravanismo, cada casal presente recebera um exemplar do numero 3 da Revista Viajar em Autocaravana e cada participante recebera 2 bilhetes gratuitos também, para a Nauticampo

NOTAS:
1) Não ha custos de inscrição ou de participaçao nesta iniciativa
2) A iniciativa é aberta aos membros deste forum e da tertulia
3) apenas se solicita a confirmaçãode presença (e se com, ou sem AC)
4) para não sobrecarregar o forum sugere-se o uso de mail ou MP
5) proximas tertulias estão agendadas para 19 de Fevereiro e 19 de Março (as 17h)
6) Actuliazaçao de informaçao através do facebook em tertulia um cafe e uma autocaravana

e boas voltas e reviravoltas....[/i]
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor siacaras » quarta jan 26, 2011 1:07 pm

Boas a todos,

também estou curioso em relação a esse painel solar!
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras
 
Mensagens: 35
Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm
Localização: Coimbra

dia 29

Mensagempor decarvalho » quinta jan 27, 2011 9:11 am

Ora vivam...
para a tertúlia 1 café e uma autocaravana do dia 29/01, Ás 17h, (ou mesa redonda, ou workshop, ou conversa de café) aqui fica um link para facilitar aos interessados, o acesso ao endereço de destino e de encontro:
mapa e coordenadas GPS
http://dosdin.pt/camping/?page_id=4
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

tertulia AC...

Mensagempor decarvalho » sábado jan 29, 2011 8:55 am

ora vivam...
É com prazer que se confirma também a presença de Danibeja na I tertulia 1 café e uma autocaravana, hoje dia 29 de Janeiro, sábado , pelas 17h no Alenquer Camping.

Entretanto... a proxima reunião presencial esta agendada para 19 de Fevereiro, mesmo local.

ADIRA AO GRUPO 1 Café e uma Autocaravana no facebook!

copie e cole o link no seu browser.

http://www.facebook.com/home.php#!/home ... 95405&ap=1
se falhar a ligaçao, basta procurar no facebook atraves de

http://www.facebook.com/home.php#!/prof ... =807194414
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Re: dia 29

Mensagempor caracolambulante » sábado jan 29, 2011 3:02 pm

Boas amigo
Tenho andado meio engripado e por esse motivo não sabia se haveria de participar ou não nesta tertulia. mas um cafézito quente e capaz de não fazer mal sou capaz de aparecer por ai na minha viatura pessoal. então em principio até logo
caracolambulante
 
Mensagens: 75
Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm
Localização: Brejos de Azeitão

Esclarecimento de montagem do Painel solar

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 06, 2011 6:46 pm

Boas a todos

Tal como solicitado aqui vai algumas dicas para a montagem do painel solar:

Numa AC capucine.

O melhor local para montar o painel solar numa capucine, é sem dúvida em cima do proprio capucine, o painel deve ser montado no sentido do comprimento em relação ao comprimento da AC, escolha um dos lados , nunca fixe o painel solar ao meio do capucine, porque mais tarde pode querer colocar uma vigia de tecto ou outro painel solar. Nunca esquecer que a caixa que está fixada no painel de ser virada para trás, para que o andamento da AC com chuva, não origine pressão e entre humidade para esta caixa.

O painel solar deve ser fixado pelos suportes ou calhas com parafusos de inox e sempre com porcas freinadas, para não desapertar, para não oxidar e para os amigos do alheio não desapertem as porcas e levem o painel... se tiverem de levar só serrando os parafusos e faz muito barulho e leva muito tempo, portanto desencoraja-os....

O painel deve ser montado nas calhas a uma distancia do tecto da AC, entre 0,5 a 1,5cm. Porquê, por uma questão de arejamento e arrefecimento do proprio painel, não convêm monta-lo a mais do indicado por dois motivos essenciais mais vibração e menos aerodinamismo no deslocamento, para além de aumentar a altura da capucine....

Na montagem do painel, isole o fio positivo que sai do painel, por uma questão de segurança do proprio painel... nunca corte em simultaneo os dois fios que saiem do painel, não apanham choque nenhum mas podem queimar alguma coisa nas células fotoelectricas (curto circuito), se tiverem receio de esquecer este pormenor, durante a montagem tapem o painel com um cartão, podem utilizar a embalagem de transporte do painel....

Espero ter ajudado aos dois companheiros que estão eles próprios a montar os seus paineis solares, um em Azeitão outro em Braga.

Dúvidas, antes de avançarem liguem-me, antes não depois....

Cumps a todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Esclarecimento de montagem do Painel solar

Mensagempor Joel Lourenço » domingo fev 06, 2011 8:25 pm

alexandrechora Escreveu:Numa AC capucine.

O melhor local para montar o painel solar numa capucine, é sem dúvida em cima do proprio capucine, o painel deve ser montado no sentido do comprimento em relação ao comprimento da AC,


eu tenho um painel mas na parte de traz do lado direito, será que está assim tao mau?
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

montagem de painel

Mensagempor caracolambulante » domingo fev 06, 2011 9:32 pm

Mais uma vez o nosso amigo Alexandre em grande, pois com a sua grande ajuda e desde já o meu grande agradecimento em publico "MUITO OBRIGADO". Mas como estava a dizer com a sua grande ajuda já montei o meu painel solar e por acaso até funciona :lol: :lol:
É COM PESSOAS COMO ALEXANDRE QUE PARTILHAM O SEU SABER QUE NÓS APRENDEMOS.
caracolambulante
 
Mensagens: 75
Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm
Localização: Brejos de Azeitão

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 06, 2011 9:34 pm

Boas

Joel não é mau ter montado o painel a trás do lado direito, apenas não é o sitio indicado, poquê.....

Porque o painel deve estar montado no local mais alto da autocaravana, para ter a maior exposição solar possivel e não ter efeito de sombra especialmente ao nascer e por do sol, o que provavelmente acontece com o seu painel, devido ao local mais baixo onde está montado, não sei se é o seu caso, porque não vi. De inverno esta situação é mais notoria porque a incidencia do sol é menor....

Por outro lado, por cima do capucine o espaço é morto, ou seja não vai servir para montar nada a não ser o painel solar ou uma janela de tecto. na parte mais baixa do tecto da AC, pode ter necessidade de montar, uma antena parabolica, um ar condicionado, um tejadilho para transportar carga, etc....
Existem ainda outros motivos mas de menor importância....

A montagem por cima do capucine só tem uma pequena desvantagem, que é minima e irrelevante, que é um maior atrito aerodinamico no andamento da AC, mas é praticamente irrelevante ao ponto de apenas estar a comenta-lo pela sua hipotese de existencia potencial.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RuckFules » domingo fev 13, 2011 4:54 pm

Bom dia.

Nada como novos desafios, e mais um "quebra cabeças" para o nosso "professor" AlexandreChora pesquisar.

Como vou ter que investir numa dessas maravilhosas fontes de energia chamado painel solar e também gosto de fazer o meu trabalho de investigação, eis que me deparo com algo que desconhecia:
Reguladores de carga MPPT. Não, não é nenhum partido político nem sindicato. MPPT significa "Maximum Power Point Tracking"

Teoria:
A tensão de uma bateria varia entre os 11V e os 14,5V (dependendo das baterias e/ou dos carregadores).
Para serem carregadas, a tensão aplicada à bateria terá que ser superior à tensão presente nos seus terminais.
Na maioria dos painéis solares, quando são para 12V (usados em caravanas/autocaravanas) atingem os 17-18V, quando não atingem um pouco mais.
Quando estes painéis estão ligados por um "convencional" regulador de carga, toda a tensão superior à actual tensão da bateria é desperdiçada.
Um exemplo:
Temos um painel solar de 100W a debitar 17V, mas a bateria que está quase descarregada apresenta 11,5V

Ora 100W a 17V = 5,88A
Esses mesmo 5,88A aplicados à bateria, que tem somente 11,5V dará algo como
5,88A x 11,5V = 67,74W
Conclusão, temos um painel de 100W do qual só estamos a aproveitar 67W (ou seja, apenas 67% da sua capacidade máxima).
Isto é uma explicação básica, sem muita teoria, pois existem outras variantes, as quais foram descartadas para não complicar muito.

É aqui que os reguladores MPPT fazem toda a diferença.
O regulador faz uma comparação entre a tensão aos terminais da bateria e a tensão proveniente do painel solar. Ajusta esta tensão de forma a ser suficiente para a carga da bateria, e converte a restante tensão em corrente, adicionando esta à carga da bateria.

A questão agora é a parte prática. Segundo li em foruns internacionais, há quem garanta até 40% mais de corrente (nas horas de maior incidência solar nos painéis).
Ainda não pesquisei preços, nem possíveis locais para aquisição dum "brinquedo" destes, mas assim que souber deixo aqui a informação que conseguir arranjar.

Entretanto como o nosso prestável companheiro Alexandre está bem mais à frente nestas coisas de energias solares, talvez possa obter informações complementares.

Até breve.
Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 13, 2011 5:52 pm

Boas Ruckfules

Muito bem, a questão que apresentou, está praticamente correcta e verificada pragmáticamente nos meus testes.

Efectivamente eu tenho dois tipos de reguladores de carga que aplico na montagem dos paineis solares. Vou simplificar ao máximo para todos perceberem.

1- Regulador de carga de 12ah simples custa 25eur. Utilizo para montar até 2 paineis solares monocristalinos de 90w cada, que na realidade são certificados pela UE como 90w mas na realidade estes paineis fazem 6,5ah a 17volts em carga, o que significa que correspondem a uma potência de 110w potenciais.
Este tipo de regulador utilizo apenas e somente para baterias de ácido normais ou Deepcycle. Este regulador tem um comportamento identico ao controlo de carga do alternador do motor. Efectivamente não é o mais eficiente na carga mas resolve a questão de carga das baterias por painel solar.

2- O Regulador de Carga computorizado, programavel a voltagem de carga, com sensor de temperatura de ajustamento de carga e protecção, com LCD, tem uma capacidade de 24Ah custa 85eur. Suporta até 5 paineis solares de 90w cada e tem o gestor inteligente de carga MPPT.
Uma verdadeira bomba tecnologica, é o que tenho montado na minha AC, muito eficiente e adaptavel ás nossas necessidades.
Este regulador é peça fundamental para quem tem ou virá a ter baterias AGM, por todos estes motivos e outros que não comento agora é que quem tem AGM ou Gel, terá de ter não só um regulador de carga MPPT mas também que o mesmo seja programavel especialmente a voltagem de carga.

Não comentei o processo que comentou, apenas me referi a este regulador como computarizado, não descrevendo o processo de carga o tal MPPT, para não complicar e simplificar. Mas o melhor dos melhores reguladores do mercado já cá estava disponivel e montado por mim em inumeras ACs, a preço de custo, quando no mercado este regulador sem sensor de temperatura custa para cima de 150eur.

Ainda acrescento que este regulador programado convenientemente ajuda a recuperar baterias de Gel que ainda não estejam muito afectadas pela carga do alternador...

Companheiro continue na investigação, mas este é o regulador que tinha para lhe recomendar quando coloca-se o painel solar...

Mais questões força não estou cá para outra coisa,.... ajudar aos companheiros a terem o melhor ao preço mais baixo possivel e não especulativo.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor nelsontiago » domingo fev 13, 2011 6:58 pm

Será pela capacidade máxima do painel solar, que o companheiro alexandre não aconselha baterias com mais de 120ah?

não sou entendido nessas coisas, mas um painel mais fraco irá fazer com que a carga demore mais, mas em teoria poderá carregar qualquer bateria, assim lhe seja permitido ter tempo suficiente sem consumo, estarei errado?
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 13, 2011 11:14 pm

Boas

Companheiro NelsonTiago, desde já apresento as minhas desculpas, pelo facto de lhe estar a dever esta resposta, por vezes o meu tempo é limitado e sinceramente não a pude dar na primeira vez que a colocou e depois.... bom e depois espero ainda ir a tempo.

Mas vamos á resposta tecnica:

Não existem regras definidas para dimensionar um sistema de autonomia energética em autocaravana, existem valores de referência, e meramente indicativos, que me baseio teoricamente para dimensionar o sistema, mas mais importante que os calculos teoricos na minha opinião, é sem dúvida o coeficiente de correcção que se baseia na minha observação de desempenho dos diversos componentes do sistema energético. E neste caso concreto as baterias.

Porquê, não utilizar baterias com menos 80ah e não mais de 120ah,na minha opinião, por diversas razões, entre elas as seguintes:
1- Optimização do espaço geralmente disponivel na Ac para este fim. Este espaço está projectado para uma bateria de 100 a 120Ah. A fixação das baterias está projectada para determinadas dimensões. Para baterias mais pequenas por vezes os suportes de fixação não servem e para baterias maiores simplesmente não cabem no espaço. Portanto a bateria a adquirir devem ser considerados os espaços ou compartimentos disponiveis e suas dimensões. Aplicar o conceito de eficiência de espaço, ou seja, se eu posso colocar lá uma bateria de 100ah porquê desperdiçar espaço e apenas colocar 60ah, e mais importante se eu quiser aplicar duas baterias de 60ah, não tenho espaço dispoinvel ou os fixadores das memas não são praticaveis.

2- A questão de distribuição do peso das baterias na AC, em média uma bateria de 100ah pesa cerca de 30 a 35kg, de 120Ah de 35 a 40kg, estes valores são meramente indicativos. Por exemplo a AGM da EffeKta de 100ah que monto pesa 32kg. Ora este peso deve ser distribuido pela AC. Se colocarmos baterias maiores de maior capacidade, maior é a dificuldade de equilibrar e distribuir o peso. É mais facil compensar 30Kg do que 60kg. Se por acaso não equacionarmos esta questão, vamos sempre a fazer força no volante para andar a direito, maior gasto desiquilibrado dos pneus, mais alinhamentos de direcção e potenciais desiquilibrios nas travagens... etc.

3 - O manuseamento é mais facil, manusear uma bateria de 30kg do que outra de 50kg. Montar e desmontar, mauntenção se for caso disso, etc.

4 - Adequação da bateria ao funcionamento normal necessário e envolvido no quatidiano de uma autocaravana. O tipo de equipamentos e acessórios energéticos utilizados numa AC, coaduna-se melhor com a utilização de baterias de 100ah do que por exemplo 200ah. Eu sou apologista de ter 2baterias de 100ah cada, do que apenas uma de 200ah. Isto essencialmente pela segurança e dependencia de uso da energia acumulada.... já vai longo não vou explicar mais ....

Eu aplico os seguintes principios de utilização e equilibrio de energia versos equipamentos electricos.

Regra minima

Um painel solar de 80 a 100w, para uma bateria de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.


Regra adequada

Um painel solar de 80 a 100w, para duas baterias de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.

Regra Conforto

Dois paineis solares de 80 a 100w, para duas baterias de 100ah e para um inversor DC AC de 1000w.

Nas três situações supramencionadas devem ser equacionadas a iluminação de leds, TV LCD de 19" com um consumo de 60w. Por que senão for o caso, devem equacionar a 3ª bateria de 80ah, especialmente em situação de férias prolongadas em Inverno com pouco sol.

Muito mais teria a acrescentar sobre este tema, e estas regras são válidas para a minha utilização de energia, cada caso é um caso... o meu up grade foi progressivo e observado em função do número de horas de utilização.

Estou em testes e a cargar baterias AGM a 15volts, mas ainda recomendo só carregarem ainda apenas a 14,5volts, até eu comprovar que efectivamente á ganho de performance de watts disponibilizados, sem comprometer a longevidade das baterias AGM.

Eu aconselho que nunca deixem descarregar baterias abaixo dos 11,5volts, eu no meu caso não deixo ir abaixo dos 11,8volts, apliquem um voltimetro de monitorização constante e façam a gestão de energia. Se o fizerem e não tenham descargas profundas, vão trocar primeiro de Autocaravana do que de baterias...

Os paineis solares são fundamentais para as baterias estarem no máximo e não entrarem em processos de meias cargas e auto descargas... se procederem em conformidade e forem consenciosos na utilização das baterias, estas durarão entre 7 a 10anos para as baterias AGM.

Espero ter sido suficiente explicito.... o painel solar é fundamental, não invistam em baterias sem terem pelo menos um painel solar.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Nota Tecnica

Mensagempor alexandrechora » sexta fev 18, 2011 11:00 pm

Boas a todos

Venho novamente incomodar as vossas mentes, com novas conclusões sobre paineis solares, reguladores de carga e baterias AGM.

Desde á dois meses que tenho vindo a testar e a montar algumas baterias AGM. De onde retirei novas conclusões:

1- As baterias AGM devem passar a ser carregadas com 15volts DC, orindos do painel solar. Inicialmente todos os companheiros que montaram baterias AGM da marca EFFEKTA aconselhei a carga de 14,5volts. Hoje com segurança posso afirmar que elas querem mais voltagem.

Para conseguirem este aumento de tensão de 14,5 para 15 volts, devem no regulador de carga do painel, seleccionar o menu de Charge off e através de diversos cliques no botão +, até conseguirem os 15volts no menu Charge off, em seguida pressionar em no botão OK e está feito. Tão simples quanto isto em caso de duvida telefonem, com todo o prazer que vos ajudo.

Mas para procederem a esta alteração de voltagem de carga não podem ter em paralelo mais nenhuma bateria a não ser AGM. E aqui surge um novo presuposto, e a seguinte pergunta; que tipo de ligação têm entre a bateria AGM e a bateria do motor, no caso de o painel solar carregar também a bateria do motor, se assim for, devem adoptar os seguintes procedimentos:


Sendo a bateria do motor de Acido normal, esta não deve ser exposta a cargas continuadas acima dos 13,7volts, porquê porque progressivamente o electrolito da bateria evapora-se e uma bateria seca é o principio do final de vida util da mesma. Portanto todas as baterias de ácido não devem ser sugeitas a cargas continuadas acima dos 13,7volts.

Para quem tem o painel a carregar baterias AGM e em paralelo também carrega a bateria do motor, devem acrescentar outro diodo de 40 a 50 Amperes no fio positivo que liga as baterias da célula e do motor. Porquê?

Anteriormente um diodo que já falei noutros meus posts reduz a voltagem em 0,7volts para a bateria do motor, ou seja se antes estava a carregar a 14,5 volts as AGM da célula através só possivel através de painel solar, com o diodo instalado passaria a carregar a bateria do motor vindo do painel em cerca de 14,5 - 0,7volts = 13,8volts o que praticamente é a carga máxima a ser utilizada numa bateria de ácido seja normal seja solar.

Ao carregarmos as baterias AGM da célula com 15 volts, precisamos de dois diodos que vão fazer uma perda de tensão de 0,7 +0,7 =1,4volts ou seja 15volts - 1,4volts = 13,6volts que é um bom valor para carregar a bateria do motor da AC.


2- Devem verificar o nivel de electrolito das vossas baterias do motor, é muito provavel que esteja baixo, pelo que devem completar com água destilada, repondo o nivel normal do electrolito da bateria, naturalmente as que têm manutenção. Para procederem a esta operação devem utilizar óculos de protecção e o motor deve estar desligado e não ter trabalhado pelo menos na ultima hora antes da manutenção.


Na nossa vida estamos sempre a aprender, mas aprendemos muito mais se buscarmos o conhecimento e a informação, sejam proactivos. Lembrem-se se dermos longevidade ás nossas baterias, não só beneficiamos financeiramente, como em especial estamos a ser mais ecologicos e consequentemente melhores autocaravanistas.

Cumps a todos em especial aos directamente interessados neste procedimento.

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes