Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Mensagempor F.Ramos » sexta fev 13, 2015 10:57 pm

Boa noite
Companheiro Lealbino, não devo ser a pessoa mais indicada para ajudar. Mas... Vou tentar
Por partes: Não entendi se quer o frigorífico a trabalhar com 12 v da bateria/painel solar. Só, se alterar as ligações, porque o frigorífico só trabalha a 12 v se o motor estiver a trabalhar.
A ligação para o painel solar carregar as duas baterias. São feitas as ligações, painel, regulador, bateria/as da célula e daqui é feita uma ligação com um fio (6mm) para a bateria do motor, intercalando um diodo, para passar corrente só num sentido, célula/bateria do motor. A informação do vendedor de ligar as baterias em paralelo, julgo que não resulta, porque carrega as duas, mas, descarrega as duas e depois de uma noite mais longa de tv, bomba etc o motor não tem bateria.
Nota: o diodo tem de ser forte, porque quando arranca o motor, a bateria baixa e há um grande caudal de corrente da bateria da célula para a do motor
Se tiver alguma dúvida pergunte...
No meu caso o painel foi colado na zona inclinada, do lado de trás do capucino.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Lobito » segunda dez 07, 2015 11:21 pm

Boa noite companheiros;
Pedido de ajuda. A minha »Caracoleta» :lol: é de 1996, e já trazia 2 painéis solares de 50W policristalinos, dois reguladores e duas baterias de 100A seladas. Ainda funciona tudo, mas, muita poupança de energia. Pus toda a iluminação a lede, e há que poupar. Pensei agora pôr mais um painel solar de 100/120W. e um controlador de 20A. A ideia é ligar os 3 painéis solares em paralelo e assim já teria mais um pouco de liberdade em energia. A minha duvida, e é aqui que peço ajuda, é se terei de pôr 1 Díodo no positivo de cada painel de 50W, e qual o Díodo ideal. Ou não poderei ligar os 3 painéis? Agradeço a quem me possa ajudar. :?:
Carlos Pereira
Lobito

Registado: sexta ago 16, 2013 10:24 am

Mensagempor Lealbino » segunda fev 08, 2016 2:40 pm

Em modo de atualização depois de ter quase instalado o painel na outra AC agradeço desde já a ajuda dos companheiros curto e F.Ramos, no entanto acabei por trocar de AC que já vinha com sistema solar instalado.

Após as primeiras (ainda poucas) saídas, deparei-me com descargas muito rápidas de energia (bastava uma noite com algum equipamento ligado e aparecia a luz de aviso de bateria), e ontem constatei dever ser mesmo bateria da célula nas "últimas", dado que na noite anterior estava com aviso de bateria descarregada, e no dia a seguir à hora de almoço estando sol a pique já indicava estar plena de carga (devido ao contributo de fonte solar).

Ainda não consegui confirmar quais as caraterísticas do painel, mas mesmo se o painel que veio instalado fosse de 100W e já considerando que teria de lá estar umas 5h o máximo teórico que carregaria seriam cerda de 40A, sendo a bateria que está instalada uma de 95Ah e dando sinal de carga máxima...

Ela há cerca de um mês, nos primeiros dias que saímos com ela, já esteve numa ocasião ligada a 220V durante 2 dias e depois disso foi desligada e na pernoita imediatamente a seguir já em autossuficiência... surpreendeu-nos com a 1ª indicação de bateria descarregada/vermelho. :?

Ou seja, próximo investimento após medir os valores na bateria e se se confirmar a "morte" da mesma vai ser comprar uma com capacidade igual (a que lá está é uma Sacorge 95Ah), mas antes disso tapar o painel solar para evitar mais estragos por produzir em vazio. :)

Depois disso venha a estrada com liberdade total!
Lealbino

Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am

Mensagempor hugobruno » domingo mai 08, 2016 11:12 pm

estou interessado em adquirir um painel solar com ocntrolador e bateria,ja tentei contactar o membro alexandrechora,mas nao obtive resposta. alguem tem o seu contacto?
hugobruno

Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm

Mensagempor fj2011 » segunda mai 09, 2016 9:06 am

hugobruno Escreveu:estou interessado em adquirir um painel solar com ocntrolador e bateria,ja tentei contactar o membro alexandrechora,mas nao obtive resposta. alguem tem o seu contacto?

Bom dia,

mandei-lhe um mail
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor hugobruno » terça mai 10, 2016 3:00 pm

email respondido
hugobruno

Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm

Mensagempor skynight » quarta mai 25, 2016 10:14 am

paineis monocristalinos - produzem mais energia (cerca de 18% conversão solar), trabalham melhor em regimes onde ha abundância de luz, são mais caros, baixam mais a eficiência com o aumento de temperatura

Paineis policristalinos - produzem menos energia (cerca de 14% conversão solar), são menos esquisitos no que toca a luz, são por norma 20% mais baratos que os mono, baixam menos a eficiência com a temperatura do que os mono

Isto é o que tenho assim de cabeça
skynight

Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm

Mensagempor jpsantos » terça jun 27, 2017 9:30 pm

Boa noite,

Alguém aqui sabe se o caro Alexandre Chora ainda faz montagens de sistemas fotovoltaicos ou tem o contacto dele?

Sei que há muito que ele não para por estas bandas, mas se alguém souber e se não se importar, envie-me por mp ou email.

Obrigado.
jpsantos

Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes