SECUMOTION

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

SECUMOTION

Mensagempor hnunes2 » domingo jan 10, 2010 1:26 am

Boa noite a todas as companheiras e companheiros.

Depois de fazer "pesquisa" neste fórum sobre o tema, apareceu uma única abordagem já bastante antiga.

Este redutor SECUMOTION parece-me estar a ser bastante utilizado pois que dá grande segurança ao sistema de gás.

Fiz a instalação de um primeiro aparelho e pus de lado a tarefa "liga/desliga gás", todavia, devido à sensibilidade deste aparelho, comecei a constatar que ainda as garrafas de gás vão a meio consumo e já não consigo ligar o aquecimento da AC ficando somente com capacidade para ligar o fogão, frigorífico e aquecimento de água.

Descontente com a situação apresentei-me junto do fornecedor que não exitou em fazer a substituição do redutor por um novo.

Fiz umas pequenas férias em Dezembro - já com o novo redutor SECUMOTION - e constatei que a situação se mantinha... quando ligava o aquecimento da AC o redutor entrava em segurança não me permitindo fruir do aquecimento e obrigando-me a purgar o sistema de gás.

De regresso das mini-férias, fui fazer um teste com o redutor que vinha originalmente instalado na AC e conclui que o aquecimento funcionava em pleno.

Custa-me abdicar dum redutor com a elevada segurança com que este é dotado e por isso pedia a opinião de eventuais utentes deste tipo de redutor pois, costuma-se dizer que um azar nunca vem só e quero pensar que de facto tive azar de ambas as vezes.

Aproveito para desejar um ano pleno de bons encontros e passeios.

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

secumotion

Mensagempor decarvalho » domingo jan 10, 2010 9:41 am

Ora viva,

comigo aconteceu exactamente a mesma coisa com algumas nuances...
1) o primeiro aparelho ao fim de 1 ano bloqueou completamente
2) o representante da marca trocou-o, recomendou- me mudar de butano para propano
3) desde entao o aparelho (novo) funciona impecavelmente ate esgotar completamente a bilha de propano

boa sorte! e boas voltas e reviravoltas!
Editado pela última vez por decarvalho em domingo jan 10, 2010 3:12 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Mario » domingo jan 10, 2010 1:36 pm

Olá

Relativamente ao Secumotion, aparentemente o sistema é habitualmente referenciado pela sua falta de fiabilidade.

Os sintomas referenciados nas mensagens anteriores corresponderão á maioria dos problemas verificados ou seja, débito insuficiente com consequências directas nos equipamentos de maior consumo.

Em pouco mais de ano e meio já substitui o referido pela terceira vez,inclusivamente o sistema de fixação já foi alterado de forma a permitir a sua rápida e fácil troca em caso de falha de funcionamento,obviamente que faz parte do stock um sobresselente.
Relativamente ao gás ,salvo melhor opinião ,é recomendável o uso de propano.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

propano

Mensagempor decarvalho » domingo jan 10, 2010 3:10 pm

Viva Mario,

a opção pelo propano parece unanimemente recomendada com o secumotion (pelo menos)
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor hnunes2 » sexta jan 15, 2010 11:14 pm

Boa noite a todas as companheiras e companheiros.

Agradeço a vossa colaboração e das intervenções concluo que o meu problema reside no uso do gás butano.

Então poê-se-me um problema: cada garrafa de butano leve pesa cerca de 18 kgs e uma de propano cerca de 26 kgs, ou seja, um aumento de 16 kgs em 2 garrafas... bem, se calhar vale a pena o incómodo do "liga/desliga gás" tendo em conta que ando sempre nos limites de peso a que estamos sujeitos...

É pois uma situação a ponderar e, entretanto, reitero o meu agradecimento pelo favor das vossas opiniões

Hélio Nunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor nuno soares » sexta jan 15, 2010 11:39 pm

Caros companheiros,

Penso que o uso de propano não é solução.
Na minha ac substitui 3 secumotion, também disseram-me que com propano não tinha problemas, mas não resultou...
Em Agosto voltei a ficar mal, tinha instalado um novo à 2 meses atrás. Logo na primeira noite, quando chegou a hora de ligar o frigo, não funcionava. No dia seguinte (domingo) andei à procura de uma solução, a qual foi simples, provisória mas funcional. Tirei o secumotion, comprei um redutor e 1 metro de mageira, acompanhada das respectivas abraçadeiras, cortei o tubo de cobre para ligar directamente a mangueira e está assim até hoje.
Em frança comprei um redutor Truma normal, para aplicar com liras, mas ainda não procedi à aplicação.
Prefiro ter o cuidado de ligar e desligar, apesar que os modernos electrodomésticos das nossas ac já têm dispositivos de corte de gás,mas, o seguro morreu de velho...
Secumotion na minha ac, nunca mais...
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor hnunes2 » domingo mar 07, 2010 10:21 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Voltando ao assunto depois de ter "investigado" várias opiniões concluo que há efectivamente problemas com o SECUMOTION. O propano, pela sua fluidez, tem menos problemas todavia, o SECUMOTION é demasiado instável.

Para evitar o acesso ao compartimento das botijas cada vez que me ausento da AC foi-me sugerido um corte de fluxo de gás desde o interior através do simples accionamento dum botão.
Pareceu-me uma boa ideia e, a menos que encontre outra opção melhor, estou decidido por esta opção.

8 kgs de diferencial por garrafa (plástico/aço) tendo em conta as limitações de peso das AC's obrigam-nos a ponderar nas nossas decisões.

Bons passeios... em segurança

Hélio Nunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor ZecaSantos » segunda mar 08, 2010 12:33 pm

Companheiros,
Não há dúvida que o Secumotion já deu muitas dores de cabeça a todos nós.

Por isso, e depois de várias "investigações" concluiu-se que a membrana do "gingarelho" não aguentava a pressão directa das botijas, neste momento já vários companheiros estão a usar um pré-redutor (1,5kg) e até ver tem resultado.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Re: SECUMOTION

Mensagempor Mario » domingo abr 14, 2013 8:39 pm

Olá

De volta á vaca fria Secumotion,definitivamnete é o tipo de equipamento que será banido da minha ac.

Depois de umas 3 ou 4 unidades trocadas , inclusivamente trocada a marca de gás, em Junho de 2012 adquiri uma evolução do original,com sistema de esfera :roll: ,eis que hoje depois de lhe terem passado apenas uns 20 kg de gás pelas guelras o dito morreu.... :shock:

Está em garantia,ainda assim,abdico desse direito em troca de um sistema mais simples,que seja fiável,na antiga ac que esteve no activo quase 10 anos,nunca foi necessário qualquer intervenção nos reguladores de gás,claro que os procedimentos de segurança obrigavam a desligar a garrafa manualmente antes de iniciar a colocação em movimento,posso garantir que é muito menos incomodo, e infinitamente mais fiável que esta "geringonça"que a truma inventou,portanto meus caros isto nada tem de "azar",má utilização,ou qualquer outro facto estranho,definitivamente este equipamento não cumpre a sua função :!: :!: :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: SECUMOTION

Mensagempor nuno soares » domingo abr 14, 2013 10:11 pm

Meus caros,

A mim o secumotion não me dá mais dores de cabeça. Fiquei pela 3ª tentativa...
No entanto não é só o secumotion que dá problemas... Após retirar o ultimo secumotion, comprei em França um redutor truma dos "normais" para fazer a ligação com lira e saída libre à botija, mas o dito ao fim de 2 botijas entregou a alma ao criador... :evil: :evil:
Lá tive que recorrer a velha, funcional e fiável solução: um metro de mangeira e um redutor dos tradicionais na botija do gás... Apesar deste tipo de instalação não me inspirar muita confiança, o que é certo é que não dá problemas...
Tenho que comprar um redutor novo para instalar as liras, que certamente são mais seguras que a mangeira presa com abraçadeiras, mas a mangeira e o redutor tradicional continuarão a fazer parta da mala de ferramentas da Ac.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: SECUMOTION

Mensagempor bora110kw » domingo abr 14, 2013 11:22 pm

nuno soares Escreveu:Meus caros,


Lá tive que recorrer a velha, funcional e fiável solução: um metro de mangeira e um redutor dos tradicionais na botija do gás... Apesar deste tipo de instalação não me inspirar muita confiança, o que é certo é que não dá problemas...


Boas companheiros.
Caro Nuno Soares, esta solução a que recorreu esta totalmente dentro das normas, segundo uma formação que fiz recentemente, é segura a unica preocupação é de substituir o tubo do gás na data indicada no mesmo.
A nossa cá em casa tambem está nas mesmas condições.

Abraço
Fiat 2.3 Mjet Imagem Dethleffs Globebus T 2

Fernando Almeida
bora110kw
 
Mensagens: 5
Registado: terça nov 13, 2012 11:26 pm
Localização: Vila Verde - Braga

Re: SECUMOTION

Mensagempor Duarte » segunda abr 15, 2013 12:15 pm

Bem parece que tive mais sorte que vocês até agora.
O meu Secumotion aguentou 4 anos mas claro dou menos utilização á Ac que vocês.
Depois meti uma coisa DuoControl CS ( o tal da esfera) aliado a um Duomatic L que já tinha aliado ao secumotion e nunca mais tive problemas. de seguida estão imagens do material que tenho.
Imagem

Imagem

Agora vamos ver se na próxima saída não me acontece o mesmo que ao Mário.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: SECUMOTION

Mensagempor ADinis » domingo fev 05, 2017 8:58 pm

Boas noites.

Depois de várias tentativas de ligar o aquecimento em andamento utilizando o sistema de aquecimento do motor, reparei que nao estava a fazer quente, simplesmente frio... pensei que nao tivesse tempo de ter aquecido pois tinhamos feito viagens pequenas.

Este fds, teve mais que tempo de aquecer, mas nada...

Levantei a tampa do sistema e vi que tinham feito um "by pass" ao radiador... pensei logo... "porreiro pá, tuga é foda! mais um axanatanço na minha AC..."

Sugeriram que em vez de tentar perceber o que correu mal e nao ter problemas para tentar descobrir o porquê do axanatanço, comprar essa tal peça que falam...
"o único sistema que permite viajar com o gás aberto..."

Sei que o tópico é antigo, portanto houve evolução na dita peça, portanto, digam-me de vossa justiça se compensa tais quaise 200erios.

Muito obrigado.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: SECUMOTION

Mensagempor bushman » quarta fev 08, 2017 7:35 pm

Boas noites,
Tambem andei a pensar comprar o duocontrol cs, mas desisti.
Alguns colegas espanhois tem tido alguns problemas com ele. A recomendacao e dar-lhe uma pancada que ele desbloqueia.
Eu optei por comprar um fusivel de gas na alemanha (25€), se funciona ? Nao sei. Segundo eles se houver um fluxo superior em 10% corta o gas, quando o instalei testei com todos os aparelhos no maximo(50mb) e nao cortou.
Optei por investir no gpl, assim o preco do duocontrol ajudou a despesa em 50% e passei a andar so com uma garrafa de gas gpl, embora maior de 36ltrs.
Ta em uso a uma semana e 100% satisfeito.

Um abraco.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: SECUMOTION

Mensagempor ahlagos » quarta fev 08, 2017 10:19 pm

Boa noite,
Tenho SECUMOTION instalado de origem há 5 anos, e nunca tive qualquer problema! Funciona na perfeição!
Cps
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes