Dúvida sobre baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Dúvida sobre baterias

Mensagempor portdom » segunda jun 15, 2009 7:05 pm

Boa noite,

Estou aqui com uma grande dúvida e que espero que os colegas me possam ajudar.

Tenho na minha AC uma bateria de 72Ah na parte de trás. Pretendia colocar uma outra precisamente igual que tenho em minha posse e que já esteve lá ligada.

Acontece que em conversa com um "suposto electricista", o mesmo me disse que a diferença entre a bateria da frente e a(s) de trás não poderia ultrapassar os 20%.

Pois isso coloca-me um problema porque a bateria que tenho na parte da frente é também de 72Ah.

Será que algum dos companheiros me pode esclarecer em relação a este assunto?

Muito obrigado,

Luís Pinto
portdom
 
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 06, 2009 9:11 pm

Re: Dúvida sobre baterias

Mensagempor O Françiou » quarta jun 17, 2009 5:22 am

portdom Escreveu:Boa noite,

Acontece que em conversa com um "suposto electricista", o mesmo me disse que a diferença entre a bateria da frente e a(s) de trás não poderia ultrapassar os 20%.



Bom dia

Muito certo
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

BATERIAS

Mensagempor grijoti » quarta jun 17, 2009 1:29 pm

Isto está-se sempre a aprender...

Então se o colega tem uma bateria 72 Ah no motor .. e se a bateria suplementar tambem é de 72 Ah .. qual o problema??

Esclareçam aqui o leigo na matéria .. é que ainda não comprei a minha bateria suplementar, mas queria aprender o máximo antes de fazer asneira. Planeio comprar uma agora e mais tarde juntar uma outra, tal como o nosso companheiro PORDOM (Luis Pinto).

Estava a pensar nas AUTOSIL LEISURE, acham que vale a pena .. dá depois para ligar ao painel solar ou tem mesmo de ser uma baterial especial?
Ricardo Martins

WEST COAST CAMPERS - low budget campervans
http://www.westcoastcampers.com.pt

KATAVENTO.net - escolas de kitesurf
http://www.katavento.net/

O BLOG DA MINHA IVECO
http://ivecovan.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
grijoti
 
Mensagens: 36
Registado: terça set 16, 2008 11:24 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor portdom » quarta jun 17, 2009 4:57 pm

Olá,

Na prática o colega teria razão... se eu não pretendesse acrescentar uma segunda bateria para trás.
Assim, fico com +/- 140 Ah, o que ultrapassa largamente os 20% de margem...

Penso eu que estou a falar bem, mas certamente alguém me poderá corrigir se estiver errado.

Seguramente o problema aqui está na história dos 20% de margem da(s) bateria(s) da frente para a(s) bateria(s) de trás.

Obrigado,

Luís Pinto
portdom
 
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 06, 2009 9:11 pm

Mensagempor Chip » sábado jun 20, 2009 5:09 pm

Boa tarde

terá de colocar um separador, isto se ainda não o tiver.
o "separador" "isola" uma bateria da outra, dê uma olhada http://www.campingcar-bricoloisirs.net/ ... separateur.

Agora para as baterias da cèlula carregarem com o alternador poderá adicionar um diodo (160A) ligado de modo a não haver retorno à bateria do motor, quando este estiver a trabalhar.
Assim pode ter 140A na célula e 72A na cabine.
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 78 visitantes