Regulador Painel Solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Regulador Painel Solar

Mensagempor L.DaSilva » quarta abr 22, 2009 4:13 pm

Tenho a informação de que para instalar um segundo painel solar na autocaravana o regulador não deve ser inferior a 10 amp.
Como tenciono instalar um segundo painel solar, muito gostaria de saber se algum colega mais atento me pode informar sobre algum contacto onde possa proceder à compra do regulador.
Cordialmente,
L.DaSilva
Alenquer
Há sempre um amanhã...
L.DaSilva
 
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 15, 2009 9:47 pm
Localização: Alenquer

Mensagempor Esteves » sábado mai 16, 2009 8:16 pm

Aqui http://www.troquedeenergia.com/index.ph ... =0&m=0&p=0 encontra muitos e a bom preço, entre outras coisas que precisamos no dia a dia.
Avatar do Utilizador
Esteves
 
Mensagens: 65
Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm
Localização: Viseu/Portugal

Re: Regulador Painel Solar

Mensagempor Chip » domingo mai 24, 2009 2:27 pm

L.DaSilva Escreveu:Tenho a informação de que para instalar um segundo painel solar na autocaravana o regulador não deve ser inferior a 10 amp.
Como tenciono instalar um segundo painel solar, muito gostaria de saber se algum colega mais atento me pode informar sobre algum contacto onde possa proceder à compra do regulador.
Cordialmente,
L.DaSilva
Alenquer

boa tarde
falta a informação de quanto é o painel existente e qual o que vai colocar (em principio igual).
depois falta saber quantas baterias tem e qual a amperagem delas.
UM ABRAÇO
Avatar do Utilizador
Chip
 
Mensagens: 63
Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Re: Regulador Painel Solar

Mensagempor bushman » terça set 22, 2009 11:12 pm

Chip Escreveu:
L.DaSilva Escreveu:Tenho a informação de que para instalar um segundo painel solar na autocaravana o regulador não deve ser inferior a 10 amp.
Como tenciono instalar um segundo painel solar, muito gostaria de saber se algum colega mais atento me pode informar sobre algum contacto onde possa proceder à compra do regulador.
Cordialmente,
L.DaSilva
Alenquer

boa tarde
falta a informação de quanto é o painel existente e qual o que vai colocar (em principio igual).
depois falta saber quantas baterias tem e qual a amperagem delas.


Boa noite caro chip.

Também eu estou com duvidas em relação aos paineis, não sei se me podem ajudar a escolher :(

Vou usar a Ac principalmente no inverno e na neve.
Tencionava trocar a bateria de 70amp celula(bat de arranque) por uma de 110amp de gel, instalar regulador(controlador) de 20A.
Estou na duvida em instalar já um painel de 110w ou 2 de 50w(1 agora e depois outro, dependendo da necessidade) com orientação variavel, de modo a um deles estar a receber sol.
Além do painel poderá ser ligado ao mesmo controlador um aerogerador? Nas coordelheiras por vezes é dificil receber raios solares em pleno :?

Se for possivel ajudarem-me, agradecia imenso, pois convém planear bem estes investimentos.
Muito obrigado.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor RUYMORAIS » quarta set 23, 2009 10:23 pm

companheiro eu estou a construir o meu proprio painel
d e inicio a ideia era construir um unico de 130w , mas depois optei por dois de 65w , a razao e facil , se por qualquer razao um se partir nao estrago dois mas so um

quanto ao aerogerador , existem reguladores hibridos , teem uma entrada para aerogerador e uma para painel solar

alguns aerogeradores ja trazem o regulador hibrido
se ao aerogerador juntar um painel de 80w , ja se safa muito bem , mas tambem depende do consumo que faça
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor bushman » quinta set 24, 2009 12:26 am

RUYMORAIS Escreveu:companheiro eu estou a construir o meu proprio painel
d e inicio a ideia era construir um unico de 130w , mas depois optei por dois de 65w , a razao e facil , se por qualquer razao um se partir nao estrago dois mas so um

quanto ao aerogerador , existem reguladores hibridos , teem uma entrada para aerogerador e uma para painel solar

alguns aerogeradores ja trazem o regulador hibrido
se ao aerogerador juntar um painel de 80w , ja se safa muito bem , mas tambem depende do consumo que faça


:D construir um ? Também já andei a ver como se faz, mas acho que não consigo fazer correctamente, pelo menos os primeiros e como o inverno se aproxima...não existe tempo.
Penso que não vou consumir muito, são coisas pequenas(lcd 12v 25w, dvd 9w, zon sat 35w !, som ui, ui vai puxar, psp 3)
Ainda não descobri esses hibridos, mas era o ideal, eu pensava que se ligava em paralelo, ou seja na mesma entrada que o painel.
Aerogerador já com regulador??? pois, mas estava a pensar comprar primeiro um painel para já, pois isto é tudo muito caro, mesmo no estrangeiro.
Portanto acha que a minha ideia é a correcta? Posso e devo colocar 2 paineis de 50w em vez de 110, também pelos acidentes no vidro destes.
A nivel de amperagem? bateria 110a gel (a do motor é 90a, por isso os 20%), paineis 2x50w e aerogerador de 500w?
Desde já muito obrigado.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 7:53 am

os dois que eu estou a costruir nao me devem de custar ja com o regulador mais €275 , este preço a mandar fazer as molduras em aluminio com vidro temperado numa oficina de aluminios

quanto ao gerador opte por um de 600w

ja viu no ebay ? eu mando vir tudo dos estados unidos e so pago mais 12% de iva na alfandega

comprei 120 celulas que da para fazer tres paineis de 65w por €99

as celulas teem defeito , estao estaladas , e como tal nao passam no control de qualidade no fabricante de paineis , mas funcionam a 100%

neste momento tenho um montado numa estrutuea provisoria e posso dizer que os resultados sao muito bons , como esta ficou-me em €44

montei as celulasnuma moldura de vidro , daquelas que e so o vidro e tem clips para prender a parte de tras

http://cgi.ebay.com/ZW-600-watt-Wind-Tu ... 286.c0.m14

http://global.ebay.com/ARI-450_Wind_Tur ... 42787/item
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 7:55 am

tenha atençao ao tamanho do aerogerador , alem do diametros das pas

opte por um aerogerador de arranque baixo , por causa dos locais de pouco vento , alguns so geram corrente quando a força do vento e superior a xxx km/h
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor bushman » quinta set 24, 2009 11:14 am

Normalmente compro tudo através do ebay(us, es, fr, de) :shock:
Só quando é algo grande ou pesado é que evito, pois os portes são mt elevados, já vi os preços dos paineis nos states, mas tenho medo que se partam no caminho.
Estava a pensar comprar em espanha (50w=225€ ou 110w=325€), para o construir vou levar tempo. A estrutura não seria problema tenho amigos que trabalham em aluminio, mas tem que ser muito bem pensado. :roll:
O aerogerador realmente fica mt mais barato, mas os portes são 150€, ou seja 600w fica por 550€+66€ iva+30€ alfand, é um caso a ponderar.

Muito obrigado pela ajuda :)
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 5:50 pm

como €30 de alfandega ?

pois mas para os construir ha que ter informaçao sobre o trabalho a realizar , eu neste momento o meu problema reside mesmo na estrutura que e o mais caro
tenho andado a ver soluçoes mais economicas
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 5:52 pm

quanto aos paineis de espanha eles trazem o regulador , cablagem e suportes para montagem ? e que se nao tras isto entao acaba por ser mais rentavel comprar ca ate por causa da garantia
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor bushman » quinta set 24, 2009 8:45 pm

Na alfandega, quando alguma coisa lá caí, acabo por pagar o iva(sobre o preço do produto e também sobre os portes :roll: ) e mais alguns impostos, nomeadamente taxa alfandegária (10€), imp selo, produto vindo de fora da comunidade europeia??; salvo erro, etc, etc... :twisted: Por acaso não tenho aqui nenhum documento onde mencione todos os custos.
Os paineis de espanha vem só com cabo de 10mtrs. Não trazem regulador, nem suporte, mas têm garantia.
Tenho na Ac um suporte normal das Ac que está partido e pediram-me 215€ por um novo, que na minha opinião não serve para nada.
Vou retirar e montar 3 barras em inox, de modo a instalar a bagageira de 1,75cm da thule, aerogerador com base ´´inventada´´ e o painel, mas talvez com uns amortecedores pequenos de modo a poder fazer uma inclinação quando necessário! É inventar muito?? :lol:

Aqui pediram-me 200€ para instalar 1 painel.

Já viu no leroy merlin, izi, aki, eles têm lá umas calhas de alumino, por acaso já andei a olhar e imaginar enfiar lá o vidro do painel colocando um ´´mastik´´ silicone na calha.
Depende da espessura do vidro.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 9:45 pm

voce paga os portes porque o vendedor nao declara na nota que voce recebe o valor dos portes
se os portes estiverem incluidos no valor que apresenta entao pga novamente
se estiver la descrito o valor da compra mais o valor dos portes nao paga novamente os portes

eu paguei ao vendedor $107 pelas celulas +$33 de portes = $140
com o cambio deu €99 na alfandega so paguei mais €12 de iva (taxa a 12%) e +€6 de taxa de desalfandegamento , nao paguei novamente portes porque vinham la descriminados no papel do ebay
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 9:48 pm

a minha AC nao e a da foto , tenho uma aandrade , e o antigo dono momtou no terraço um estrado feito de aluminio , como tal ja nao tenho de fixar o painel directo ao tecto da AC
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor bushman » quinta set 24, 2009 10:21 pm

RUYMORAIS Escreveu:voce paga os portes porque o vendedor nao declara na nota que voce recebe o valor dos portes
se os portes estiverem incluidos no valor que apresenta entao pga novamente
se estiver la descrito o valor da compra mais o valor dos portes nao paga novamente os portes

eu paguei ao vendedor $107 pelas celulas +$33 de portes = $140
com o cambio deu €99 na alfandega so paguei mais €12 de iva (taxa a 12%) e +€6 de taxa de desalfandegamento , nao paguei novamente portes porque vinham la descriminados no papel do ebay


Não me fiz entender, eu não pago novamente os portes, mas pago iva sobre o valor dos portes. Na alfandega fazem os 20% sobre o valor do meu pagamento, ou seja que inclui os portes :x

Na Ac também tenho o estrado em aluminio que por acaso penso que não está preso ou então têm uma cola por baixo, pois não vejo nada a fixar.
Eu referia-me aqueles tubos de aluminio em redor do estrado, que cria ´´tipo´´ uma caixa.
Estava a pensar montar o painel nas barras de inox porque acho que no aluminio é mais dificil soldar ou aparafusar o apoio, nas barras poderia inclinar o painel quando estou parado.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 77 visitantes