Pneu novos onde devem ficar?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pneu novos onde devem ficar?

Mensagempor Nuno Pires » quarta jun 11, 2008 12:22 pm

Estamos sempre a aprender Esta é uma surpresa para mim e paratodos vós Acho.
Outro dia um amigo meu foi à Norauto com a intenção de fazer a "habitual" troca dos pneus da frente com os de trás. Desde sempre ouvi dizer e, ele também, que é aconselhável ter os pneus que estão em melhor estado no eixo da frente, visto que aqui o pneu é mais desgastado.
No entanto o funcionário que o atendeu desaconselhou essa troca. Segundo lhe disse, os estudos mais recentes têm demonstrado que os pneus em melhor estado, devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro). É claro que, depois de anos a ouvir o contrário, fiquei um bocado na dúvida e resolvi pesquisar. Encontrei no site da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN a confirmação disso: os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança. Mas o melhor é certificarem-se por vocês próprios no site da MICHELIN.
Aqui vai o link directo para a questão em causa. Espantem-se quanto eu me espantei.
>
> http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_con ... r_neuf.jsp
>
>



http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

pneus

Mensagempor paulo pepper » quarta jun 11, 2008 1:25 pm

Boa tarde, já passei por uma situação semelhante em que me aconselharam a mesma solução...ou seja, pneus em melhor estado no eixo traseiro e não à frente como normalmente se custumava fazer.Mudam-se os tempos..mudam-se as opiniões.Será????
Avatar do Utilizador
paulo pepper
 
Mensagens: 57
Registado: quarta Oct 17, 2007 10:02 am
Localização: condeixa

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jun 11, 2008 5:03 pm

Sinceramente nunca tinha ouvido tal coisa. Sempre ouvi dizer que os melhores pneus devem de estar no eixo dianteiro mas também discordo. Quanto a mim, depende de onde o automóvel tenha a tracção.

Num automóvel de tracção dianteira, o eixo dianteiro, além de suportar o esforço de conseguir aceleração longitudinal, ainda tem de suportar a aceleração transversal, tipica de qualquer eixo direcional. Temos assim um eixo que tem duas funções: Tracção do movimento e direcionabilidade.

Num automóvel de tracção traseira, o trabalho é repartido por ambos os eixos, sendo que obviamente o direcional será sempre o eixo da frente, passando a força de tração para o eixo traseiro. Deste modo, a pressão exercida sobre as rodas dianteiras será menor, visto só terem uma função, em vez de duas.

Assim sendo, julgo que será fácil depreender que num automóvel de tracção dianteira, os pneus em melhor estado terão de estar no eixo dianteiro, visto que este suporta muito mais pressão que o traseiro. Para além do mais, um automóvel de tracção dianteira tem tendencia para sair do controlo "de frente", logo será aqui que mais preciso de aderencia.

Num automóvel de tracção traseira, será exatamente o contrario. Visto que o eixo dianteiro "apenas" garante a trajectória, a tendencia é para o automóvel perder o controlo da traseira, logo preciso de mais aderencia no eixo traseiro.

Obviamente que haverá excepções, consoante a afinação da suspenção, peso, distribuição de massas entre os eixos, etc etc etc. Mas regra geral, os pneus são mais precisos no eixo de tracção.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor seco » quarta jun 11, 2008 7:21 pm

Boa noite

O Jorge está a descrever o raciocínio que todos nós temos.
Eu tambem pensava assim!
Mas reparem que o site é oficial da Michelin! A responsabilidade é enorme!
O que lá dizem é lógico! Não pensava assim, mas só os burros não mudam de opinião!
E explicadas as coisas assim direitinhas pelos técnicos na matéria.....vou adoptar a sugestão (à séria!!!)
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jun 11, 2008 8:42 pm

Fui verificar as razões que levam a Michelin a recomendar os pneus traseiros em melhor estado, mesmo em veiculos de tracção dianteira. Basicamente, a explicação é que é bastante mais fácil de controlar uma deriva do eixo dianteiro do que traseiro.

Por mim concordo a 100% com esta afirmação mas pessoalmente vou continuar a montar pneus melhores no eixo dianteiro (por acaso até troco sempre os 4 pneus...).
Por duas vezes que tive derivas traseiras no meu Ford Fiesta (ambas por piso muito escorregadio em rotundas) e das duas vezes controlei o carro com bastante facilidade mas há que ter em atenção que tenho alguma experiencia em condução desportiva.

Sou obrigado a concordar com a michelin, embora os pneus mais gastos no eixo dianteiro (num automóvel de tracção dianteira) deem muito mais possibilidade de uma fuga "em frente".

Já agora, uma pequena chamada de atenção aos menos "atentos", em linguagem nada técnica para não haver confusões.
Quando um automóvel foge de frente, deve-se desacelerar ligeiramente e aliviar ligeiramente o volante. Parece contraditório, pois o automóvel na devira não está a curvar o suficiente mas quando o automóvel perde a tracção significa que a velocidade e o angulo de viragem do volante são em demasia. Como tal, ao desacelerar e afrouxar ligeiramente o volante, estamos a dar "nova oportunidade" dos pneus conseguirem recuperar a aderencia.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor seco » quinta jun 12, 2008 9:23 am

Bom dia

Resposta sensata a do Pluma principalmente por nos fazer participar dos seus conhecimentos em condução desportiva (de bicicleta :lol: :lol: :lol: )
Só gostaria de referir que, seguramente, para os técnicos da Michelin, as referencias a pneus mais gastos serão para pneus que ainda não atingiram as marcas controladoras de desgaste e portanto ainda com piso que não nos "envergonha".....
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 81 visitantes