Boa noite Companheiro Transit81,
Lamento o seu infortúnio. Esse motor da Ford é robusto, mas não tanto como o que se lhe seguiu, e que foi pioneiro na utilização da injecção directa.
O ideal seria conseguir encontrar um motor usado, mas em boas condições, o que irá ser muito difícil uma vez que essa versão de 2360 Cm3 foi descontinuada salvo erro em 1985. Talvez nalgum particular, exista alguma que tenha sido parada em condições de andamento com não muitos km, já que em principio as que encontrar em ferro-velho estarão certamente muito cansadas, talvez mais do que o seu motor. Se encontrar a cambota usada, é necessário confirmar se consegue arranjar o resto do material novo que irá precisar para a reparação, irá precisar pelo menos de:
- Junta do cárter
- Jogo de Bronzes para a cambota
- Capas de Biela.
- Embraiagem certamente não vai colocar a mesma.
- Rectificar o volante do motor seria certamente uma boa ideia.
- Bomba de óleo dá para colocar a mesma?
- Kit de distribuição novo.
Agora se retirou a cabeça o número de peças necessárias irá aumentar, acrescentando pelo menos:
- Rectificar a cabeça
- Jogo de Juntas completo.
Se teve de retirar os pistões então o melhor é esquecer este motor.
Porque pelo menos segmentos vai precisar, só que estes nunca se irão adaptar convenientemente a umas camisas já ovalizadas, ficando com um significativo consumo de óleo, e uma taxa de compressão baixa, ficando com as performances ainda mais reduzidas, e grandes dificuldades para arranque a frio. Para evitar isto teria que pelo menos colocar camisas novas (o ideal seria o conjunto camisa-pistão),
Referiu que o seu motor tinha uma só resistência o que é um pouco estranho. Essa configuração de uma só resistência no colector de admissão existia na versão comercializada desse motor entre 1973 e 1978, o que tornava essas transit’s famosas pela enorme dificuldade de pegar a frio de Inverno. De 1978 a 1985 a resistência passou a ter uma vela de incandescência por cada cilindro. Poderá ser um indicador de que esse motor já não seria o de origem.
Outra possibilidade (eu pessoalmente não o faria, porque sou apreciador de manter as características originais do veiculo), é optar pelo motor que veio substituir esse: Estou a falar do 2.5 DI, que além de mais performante é mais resistente, e ainda foi montando nessa versão da transit a partir de 1985 até 1986, pelo que será perfeitamente possível com poucas adaptações coloca-lo no seu modelo.
Poderá obter mais ajuda em
http://www.fordtransit.org/forum/, e estar atento ao ebay, que por vezes quando menos se espera aparece por lá tudo e mais alguma coisa, quem sabe se poderá ter sorte e encontrar o que precisa.
Desejo-lhe boa sorte para a reparação, e que em breve a consiga colocar de novo na estrada.