Transit81 (Ford Transit de 1981 )

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Transit81 (Ford Transit de 1981 )

Mensagempor Transit81 » terça mar 25, 2008 9:39 pm

Companheiros

Estou com um grande problema ou mais!!!

Preciso de uma cambota para a minha A.C.

É uma Ford Transit de 1981 ou melhor 1983 em Portugal.

Tem 2 400 c.c. uma resistência.

Espero que seja só a cambota o resto vamos saber.

Grato pela toda vossa ajuda.

Abraços e saúde.
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor fluis » terça mar 25, 2008 11:58 pm

Boa noite Companheiro Transit81,

Lamento o seu infortúnio. Esse motor da Ford é robusto, mas não tanto como o que se lhe seguiu, e que foi pioneiro na utilização da injecção directa.

O ideal seria conseguir encontrar um motor usado, mas em boas condições, o que irá ser muito difícil uma vez que essa versão de 2360 Cm3 foi descontinuada salvo erro em 1985. Talvez nalgum particular, exista alguma que tenha sido parada em condições de andamento com não muitos km, já que em principio as que encontrar em ferro-velho estarão certamente muito cansadas, talvez mais do que o seu motor. Se encontrar a cambota usada, é necessário confirmar se consegue arranjar o resto do material novo que irá precisar para a reparação, irá precisar pelo menos de:
  • Junta do cárter
  • Jogo de Bronzes para a cambota
  • Capas de Biela.
  • Embraiagem certamente não vai colocar a mesma.
  • Rectificar o volante do motor seria certamente uma boa ideia.
  • Bomba de óleo dá para colocar a mesma?
  • Kit de distribuição novo.
Agora se retirou a cabeça o número de peças necessárias irá aumentar, acrescentando pelo menos:
  • Rectificar a cabeça
  • Jogo de Juntas completo.

Se teve de retirar os pistões então o melhor é esquecer este motor.
Porque pelo menos segmentos vai precisar, só que estes nunca se irão adaptar convenientemente a umas camisas já ovalizadas, ficando com um significativo consumo de óleo, e uma taxa de compressão baixa, ficando com as performances ainda mais reduzidas, e grandes dificuldades para arranque a frio. Para evitar isto teria que pelo menos colocar camisas novas (o ideal seria o conjunto camisa-pistão),

Referiu que o seu motor tinha uma só resistência o que é um pouco estranho. Essa configuração de uma só resistência no colector de admissão existia na versão comercializada desse motor entre 1973 e 1978, o que tornava essas transit’s famosas pela enorme dificuldade de pegar a frio de Inverno. De 1978 a 1985 a resistência passou a ter uma vela de incandescência por cada cilindro. Poderá ser um indicador de que esse motor já não seria o de origem.

Outra possibilidade (eu pessoalmente não o faria, porque sou apreciador de manter as características originais do veiculo), é optar pelo motor que veio substituir esse: Estou a falar do 2.5 DI, que além de mais performante é mais resistente, e ainda foi montando nessa versão da transit a partir de 1985 até 1986, pelo que será perfeitamente possível com poucas adaptações coloca-lo no seu modelo.

Poderá obter mais ajuda em http://www.fordtransit.org/forum/, e estar atento ao ebay, que por vezes quando menos se espera aparece por lá tudo e mais alguma coisa, quem sabe se poderá ter sorte e encontrar o que precisa.

Desejo-lhe boa sorte para a reparação, e que em breve a consiga colocar de novo na estrada.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Aleluia » quarta mar 26, 2008 7:34 pm

Companheiro Transit81, boa noite;

Vamos lá ver, se consigo ajudar-te no teu infortúnio.

Atraves do telefone 707302205 faz uma consulta á firma GSmax, Componentes Auto, Lda.

Teêm motores e cabeças novos e reconstruídos com garantia.

Mais informação no site: WWW.gsmax.pt

Não conheço a firma, mas foi informação que me chegou por fax. Pode ser, que tenha o que te interessa.

Boa sorte e, vai dando noticias;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor RUYMORAIS » quarta mar 26, 2008 10:46 pm

companheiro, espero em breve ter companhia nas famosas subidas em que so os caracois vencem o premio da lentidao ser puder valer em algo nao hesiteestou em contacto com alguns amigos preciso de referencias do motor
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Transit81 (Ford Transit de 1981 )

Mensagempor Transit81 » sábado mar 29, 2008 5:14 pm

Companheiros.

Desde já grato a todos pela ajuda!

Muito obrigado ao companheiro Rui Guedes que me permitiu resolver este grande problema.

Brevemente a "Transit81" vai voltar a rolar com uma "cambota" vinda de Moncorvo.

A primeira viagem longa vai ser até "Torres de Moncorvo".

Onde tenho dividas, uma por não ter estado presente na inauguração da A.S. e a outra, a mais importante é de valor pessoal ao companheiro Rui Guedes.

Voltamos já, pelas estradas de Portugal.
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor RUYMORAIS » sábado mar 29, 2008 9:47 pm

ainda bem que soluciunou o seu problema , estava a ver que ganhava sozinho a corrida domais lento nas subidas ,um abraço e que tudo corra pelo melhor
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Transit81 (Ford Transit de 1981 )

Mensagempor Transit81 » segunda mar 31, 2008 9:28 pm

Companheiro fluis.

Grato pela ajuda.

Já deve lido as noticias?

Quanto ao que me disse já não é uma novidade!

Estas reparações tem que ser acompanhadas.

Mais dificil são as recuperações das cambotas dos "2CV!"

Um abraço a todos
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor fluis » segunda mar 31, 2008 10:04 pm

Boa noite,

Já vi as boas notícias. Ainda bem que conseguiu a cambota, agora é arranjar o restante material e colocar esse motor de novo a trabalhar.
Boa sorte e que esse motor, fique com aquele trabalhar bonito (e nostálgico para mim) bem característicos desses motores “york”

Desejo-lhe boa sorte, e muitos e bons km na sua transit81.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Transit81 » sexta abr 11, 2008 8:08 pm

Companheiro fluis

Boas...

Como disse vai levar tudo...

Até segmentos.

Talvez nos encontremos na nossa zona saloia.

Não diga nostalgia diga antes saudade.

Um grande abraço.
:D
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor fluis » sexta abr 11, 2008 11:11 pm

Boa noite,

Não faltarão certamente oportunidades para nos encontrarmos.

Não se esqueça de nos informar, quando a transit estiver de volta à estrada.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

O Rei do Asfalto voltou.

Mensagempor Nuno Pires » domingo mai 04, 2008 12:08 am

A Transit81 já rola. Saiam do caminho que ela vai querer ultrapassa-los.
Amigo Vasco foi com enorme satisfação que recebi a tua mensagem, agora é tempo de recuperar o tempo perdido. Depois da visita a Torre de Moncorvo que julgo ser a tua prioridade, não fosse o companheiro que o desenrascou dai, dê de seguida um salto a Aldeia da Luz, sabes que ela também se ergueu de novo tal como a tua Transit81.
Tudo de bom sabes os meus contactos sempre que o Puto poder ajudar apita.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor zejorge » domingo mai 04, 2008 1:39 pm

Boa tarde

Também tive o privilégio de receber a mensagem do amigo Vasco, dando conta da alegria que lhe vai na alma por poder voltar ao nosso convivio ao volante daquela MÁQUINA Transit de 1981.
A nossa alegria é recíproca pois o Vasco a Filomena e a Fiona fazem parte desta grande família autocaravanista.
Votos de muitos e bons quilómetros...
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor sergior » quinta mai 08, 2008 11:20 pm

Olá Sr. transit81,

fiquei curioso no que diz respeito á reparação da sua transit de 81 e vou-lhe
fazer uma pergunta, quando o motor levou segmentos o bloco foi rectificado?
e já agora, o conserto ficou muito caro?
pegunto isto porque tambem tenho uma A.C. transit de 81 igual á sua, e tambêm a precisar de um conserto.

Cumprimentos
Sergio
sergior
 
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 07, 2008 11:08 pm

Transit81

Mensagempor Transit81 » quarta mai 14, 2008 11:11 am

Boas... Companheiros.

Grato pelas palavras de companheirismo e amizade.

A Transit81 já andou alguns quilómetros, poucos, ainda anda a fazer a rodagem.

A reparação foi idêntica ao que o nosso companheiro Fluis aconselhou e pouco mais.

Quanto a custos ainda não sei.

Estamos a prepararmo-nos para recuperar as viagens perdidas.

Abraços a todos vós.

:D
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor sergior » quarta mai 14, 2008 11:39 pm

Olá, continuo muito interessado em saber de que forma esse motor foi reparado, pois tenho um igual e gostava que alguém me ajuda-se.
O meu problema é o seguinte:
quando ponho o motor a trabalhar a frio ele deita uma fumarada branca que só visto, os vizinhos até vêem à janela! depois de quente passa quase não deita fumo nenhum, desconfio que tenho um segmento partido, porque quando tiro a vareta do óleo com o motor a trabalhar, alem de deitar fumo também espirra óleo cá para fora.
O que acho também curioso é o facto de também sair fumo pela tampa das válvulas (quando tiro a tampa do óleo), ora um problema de segmentos poderia explicar compressão a passar-se para a cambota e daí o fumo pela vareta do óleo, agora o fumo pelas válvulas é que não estou a ver.
Alguém me pode ajudar a explicar isto?
sergior
 
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 07, 2008 11:08 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 82 visitantes