Deverá ter em atenção que interligando baterias com cargas muito desniveladas, é meio caminho andado para danificar as baterias que estão em bom estado.
Se pretende ter um dispositivo que coloque as baterias da célula a funcionarem como de arranque, numa situação de emergência
O que pretendo não é isto, é que elas estejam sempre carregadas/niveladas, aproveitando a carga constante do painel solar.
Assim sendo, quando tenta ligar o motor de arranque, a energia disponível, que é o mesmo que dizer, amperes disponíveis, encontram-se somente nas baterias auxiliares.
O motor de arranque irá buscar energia às baterias auxiliares? O díodo não o impedirá? Agora que penso nisso, o díodo deixa passar corrente das auxiliares para a do carro. Será isso que rebenta o fusível? É que o díodo também é de 40A, não devia deixar passar mais do que isso. E o fusível que rebenta é o que está junto à bateria do motor, pelo que se o díodo não permite a passagem de mais do que os 40A o fusível, que está a jusante, não devia rebentar.
Sei que são muitas dúvidas, mas ao princípio, quando montei o sistema este rebentamento não aconteceu.
No fundo o que pretendo é ter sempre as baterias todas carregadas e que no arranque só seja usada a respetiva bateria do carro. Haverá solução para isto?
Obrigado pela ajuda.
Um abraço