Temperaturas

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Temperaturas

Mensagempor Mcas » domingo Oct 21, 2007 9:29 pm

Vivam!

Reparei hoje que ao ligar a ignição o ponteiro da temperatura do motor salta imediatamente para "metade" do painel, exactamente onde deveria estar depois do motor aquecido...
Será pressa ou....?
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Mensagempor jpaulo » terça Oct 23, 2007 4:58 pm

antes de mais boas tardes.
Penso que em relação ao problema que coloca, deverá recorrer a um mecanico para verificar o estado do termostato, pois o que conta não é normal, e uma avaria neste pode provocar graves danos no motor. :roll:
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Mensagempor Nuno Pires » terça Oct 23, 2007 10:12 pm

Companheiro Mcas
Antes de mais boa noite.
A AC em causa é recente?
O ponteiro em circunstância alguma se mexe?
A ideia do termóstato parece um bom começo, mas deve verificar se a ventoinha dispara, se não á mesmo que troca-lo.

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
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Mensagempor EMAN » quarta Oct 24, 2007 9:11 am

Bom dia

Os "carros" mais recentes já não funcionam por ventilação directa.
Ou seja, a minha actualmente também faz isso, em virtude do termostato e ventilação a actuar só quando o aquecimento passa dos valores normais da temperatura do motor.
Com sensores electricos a coisa funciona assim. ("ventoinha eléctrica").

Esta a razão pela qual, muitas vezes e especialmente no Verão, por vezes estacionamos o carro, saímos e ouvimos a ventoinha a funcionar, mesmo c/ o motor desligado.

A minha anterior AV, era de "ventilação directa" ou seja sempre que punha o motor em funcionamento, a ventoinha também ficava a funcionar (por correia).
Aqui sim, o ponteiro ia subindo consoante o motor ia ganhando temperatura. No Inverno era mais lento a subir.

Saudações rolantes
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Mensagempor nelson » quarta Oct 24, 2007 6:00 pm

boa noite mcas

penso que o teu problema ,nao tem nada a ver com o termostato dos ventiladores ,mas sim com a sonda da temperatura ,pode ser que tenhas lavado o motor e tenha agua nos contactos e deixe passar a corrente, o melhor e desligar a ficha ao motor ,limpar e secar , ou a mudar em caso e ter avariado ,pois essa peca tem um custo muito barato.e facil a tirar e por outra.

boas viagens
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Mensagempor António » quinta Oct 25, 2007 2:13 pm

Amigo Mcas

Quando coloca o veiculo a trabalhar de manhã com o motor frio vai logo para meio o ponteiro da temperatura? ( logo é logo não passado 5 minutos OK)

Porque se o termostado estiver avarido sempre aberto demorará muito mais tempo a aquecer, a água está sempre a circular.
Se estiver avariado sempre fechado o tempo de aquecimento é o mesmo só que depois não baixa a temperatura e vai aumentando (mesmo com a ventoinha em funcionamento) pois está fechado e não deixa circular a água do radiador para o motor.

No seu caso como já alguém disse deve ser a valvula de temperatura ou o manometro que avariou, também pode ser falta de massa quer no manometro quer na valvula.
Um Abraço
António
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Mensagempor O Françiou » quinta Oct 25, 2007 8:01 pm

Boa noite

O problema era conhecido na França, eis o procedimento para reparar
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1 retirar a chave de contacto.
2 importante: Verificar que as baterias célula e portador não sejam conectados através do acoplador- separador. Se aquilo é o caso, é necessário desligar o fio que ligar o acoplador às das 2 baterias.
3 desligar a bateria portador pelo fio menos.
4 esperar pelo menos 10 minutos nesta situação (para permitir aos diferentes circuitos eléctricos descarregar-se) e rebrancher a bateria portador.
5 rebrancher o fio que foi desligado eventualmente do coupleur-separateur. Esperar 1 minuto. Entregar a chave de contacto. Esperar 10 segundos. Pôr o contacto.
6 em princípio a agulha do indicador de temperatura de água terá reencontrado a sua posição inferior se o vosso motor está frio.
7 pode começar após ter entregue o vosso relógio à hora.
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Boa coragem
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
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Bye
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Ainda a temperatura...

Mensagempor Mcas » sexta Oct 26, 2007 8:17 am

Vivam!

Obrigado pelas respostas.
Umas percebi, outras nem por isso. Certamente que a v. respostas são correctas e compreensíveis; eu é que sou "mecanalfabeto", isto é, sei mudar uma roda, mudar uma lâmpada, repor os líquidos e pouco mais.
A minha AV é uma Fiat Ducato, 2.3JTD de 2005, 35.000km.
Só no sábado passado, ao ligar a ignição é que reparei no fenómeno. Repeti a operação e o resultado foi o mesmo. Depois, fiz cerca de 60km e o ponteiro nunca se mexeu do "meio da tabela", isto é, sempre na posição em que a temperatura do motor é normal. Quando regressei, passadas umas horas, a situação repetiu-se e, ao parquear a AV na garagem, não notei nada de anormal, à vista ou ao cheiro.
Uma vez mais, obrigado. Se alguém quiser acrescentar mais laguma coisa, faça favor.
P.S- Na volta ao Gerês que relatei aqui, em duas situações, depois de descidas com alguma pendente cheirou-me a ferodo, coisa que não me aconteceu na Noruega com pendentes bem mais acentuadas. Estará na hora de rever as pastilhas dos travões?
Obrigado e, para quem sair, bom fdsemana.
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Mensagempor time_out » sexta Oct 26, 2007 8:51 am

Bom dia

Relativamente ao ponteiro de temperatura de água já muito se falou e é conveniente que o coloque a trabalhar em boas condições pois neste momento a informação que tem é falsa e em caso de sobreaquecimento não lhe irá dar qualquer indicação.
Quando ao cheiro a "ferodo" que menciona é perfeitamente normal na situação que descreve, ou seja após descidas acentuadas.
O que se passa é que nesas condições os discos de travão e o material de fricção (vulgo "ferodo") atingem temperaturas muito altas libertando pó em demasia. Esse pó tem um cheiro caraceristico!
Para ajudar a travagem e diminuir o risco de sobreaquecimento do sistema é conveniente fazer as descidas com o apoio da caixa de velocidades.
time out

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