Boas
Neste mesmo fórum e por exemplo no tópico da pressão dos pneus, foi focado por alguns companheiros o facto de utilizarem nas rodas das suas AC’s, as ditas válvulas.
A situação da colocação das ditas, normalmente já é uma decisão de cada um, fazê-lo ou não, em função da constatação de experiências que se vão adquirindo no uso das AC’s.
Se calhar alguns ou muitos de nós até já pensámos nisso, mas porque eventualmente as válvulas de borracha vão-se aguentando sem causar problemas, e porque para as trocar temos que “ir à casa dos pneus”, e porque se calhar não dá jeito, vamos andando.
Eu por exemplo, finalmente decidi colocar as ditas.
Após uma experiência menos boa (destruição de um pneu, porque a borracha da válvula pifou (rasgo) e a roda vazou, em andamento-roda traseira), e depois outra experiência “não onerosa”, mas que obrigou também à mudança da roda (desta vez dianteira), só que neste caso estava estacionado em pernoita e “para aquecer”, de manhã lá tive que a trocar.
Na análise posterior que fiz à roda, já que não encontrava motivos aparentes para o esvaziamento, e após o seu enchimento com um compressor, detectei a fuga do ar, exactamente pela borracha da válvula (rasgo).
Decididamente vou trocar as 5 válvulas (sim porque tenho roda sobressalente ).
Já tratei disso junto de uma casa da especialidade, e onde me disseram que eventualmente às vezes o problema poderá estar na jante, se esta não tiver espaço na base da válvula (configuração de rebordos) para colocação de o’ring.
Penso que é um assunto a ponderar, porque ter que “gramar o petisco de mudar a roda” , já não é agradável e por este motivo, ainda menos, quando podemos ter solução pelo menos para esta situação.
Isto para não falar que por causa de uma válvula, poderemos ter prejuízos maiores.
Saudações rolantes