VÁLVULAS METÁLICAS NAS RODAS

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

VÁLVULAS METÁLICAS NAS RODAS

Mensagempor EMAN » quarta set 05, 2007 4:44 pm

Boas

Neste mesmo fórum e por exemplo no tópico da pressão dos pneus, foi focado por alguns companheiros o facto de utilizarem nas rodas das suas AC’s, as ditas válvulas.

A situação da colocação das ditas, normalmente já é uma decisão de cada um, fazê-lo ou não, em função da constatação de experiências que se vão adquirindo no uso das AC’s.

Se calhar alguns ou muitos de nós até já pensámos nisso, mas porque eventualmente as válvulas de borracha vão-se aguentando sem causar problemas, e porque para as trocar temos que “ir à casa dos pneus”, e porque se calhar não dá jeito, vamos andando.

Eu por exemplo, finalmente decidi colocar as ditas.
Após uma experiência menos boa (destruição de um pneu, porque a borracha da válvula pifou (rasgo) e a roda vazou, em andamento-roda traseira), e depois outra experiência “não onerosa”, mas que obrigou também à mudança da roda (desta vez dianteira), só que neste caso estava estacionado em pernoita e “para aquecer”, de manhã lá tive que a trocar.
Na análise posterior que fiz à roda, já que não encontrava motivos aparentes para o esvaziamento, e após o seu enchimento com um compressor, detectei a fuga do ar, exactamente pela borracha da válvula (rasgo).

Decididamente vou trocar as 5 válvulas (sim porque tenho roda sobressalente :D :D :D ).

Já tratei disso junto de uma casa da especialidade, e onde me disseram que eventualmente às vezes o problema poderá estar na jante, se esta não tiver espaço na base da válvula (configuração de rebordos) para colocação de o’ring.

Penso que é um assunto a ponderar, porque ter que “gramar o petisco de mudar a roda” :oops: , já não é agradável e por este motivo, ainda menos, quando podemos ter solução pelo menos para esta situação.

Isto para não falar que por causa de uma válvula, poderemos ter prejuízos maiores.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor time_out » quarta set 05, 2007 5:23 pm

Boa tarde

Todas as rodas cujos pneus necessitem de pressões superiores a 5 bar deveriam estar munidas de válvulas metálicas.
O meu carro vinha equipado de origem.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Mario » quinta set 06, 2007 8:19 am

Pois esta coisa das válvulas acontece porque o nosso companheiro Eman comprou a Ac dele na loja do chinês :lol: :lol: :lol:
A minha comprada numa loja normal de artigos de campismo :lol: :lol: há sete anos na altura novinha em folha,adquirida por catálogo :shock: :shock:
já vem equipada de origem com valvulas metálicas.
Conclusão jamais comprem ACS na loja do chinês :lol: :lol: :lol:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quinta set 06, 2007 10:55 pm

Boa noite,

Normalmente todas as AC,s que viessem equipadas com o Michellin XC camping, já traziam de série as vávulas metálicas. As que vinham equipadas com o pneu Continental Vanco eram válvulas de borracha, e que normalmente acontecia o que o Eman aqui relatou. Com uma Rimor equipada com o Continental aconteceu-me exactamente o mesmo. Tive sorte porque foi numa altura em que estava estacionado. Neste momento como a Continental e a Pirelli já têm pneus camping penso que já virão com as ditas válvulas.
Sei que já foram criadas válvulas de borracha que aguentam pressões na ordem dos 5.00 ou 5.50 Bar, mas quanto á eficácia das mesmas, desconheço.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Luis Almeida » segunda set 10, 2007 2:54 pm

Companheiro A748-2,

Posso confirmar que os Continental Vanco já vêm com válvulas metálicas de origem.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 11, 2007 10:47 pm

Boa noite,

Ainda em relação, a este assunto, vamos lá ver se alguém me pode esclarecer.
A Fiat, segundo sei, neste momento utiliza nalgumas AC,s o sistema Fix & Go que consiste, ao não colocar roda suplente, mete á disposição este "kit" de reparação temporária do furo, implicando uma deslocação para ser reparado de uma forma mais eficaz numa oficina de pneus, posteriormente.
Este "kit" compôe-se de um pequeno compressor tendo acoplado uma embalagem de um "mastique" de reparação.
Este mesmo "kit" já é utilizado no Grande Punto Sport, mas estamos a falar de pressôes de 2,4Bar, sendo o compressor que acompanha o carro, o suficiente.
Ora em pneus de AC,s e com pressões na ordem dos 5.00 e 5.50 Bar presumo que os compressores acompanhem propocionalmente o tamanho do pneu e o nivel de pressão?
Já alguém tem ou experimentou?

Luis Almeida, os Continental Vanco, só passaram a ter vávulas metálicas ou especificamente passaram a ter Vanco camping? Com aumento de nº de telas e flancos reforçados como os Michellin?
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Luis Almeida » domingo set 16, 2007 8:50 pm

Companheiro A748-2,

No caso da minha Europeo, vem equipada com os Continental Vanco Camper, com válvulas metálicas.

O kit de emergência que equipa as novas Fiat tem um compressor que, pelo menos teoricamente, dá para as pressões que utilizo: 5 bar nas rodas da frente e 5.5 bar nas rodas de trás.
Obviamente que tratei de comprar uma roda suplente porque esta coisa do kit tem muito que se lhe diga. Equipar uma autocaravana com um kit para reparação de pneumáticos?! :shock:

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor time_out » domingo set 16, 2007 9:03 pm

Boa noite

A ausencia de pneu suplente não é novidade na industria automóvel. Os primeiros a possuir um sistema semelhante (roda de pequenas dimensões vazia) foram os desportivos em que por falta de espaço na mala tinha de ser encontrada uma solução.
No caso das autocaravanas trata-se sobretudo por causa do peso. O kit em causa possui não só um compressor como também um selante que deve ser introduzido no interior do pneu furado quando se aplicar a pressão com o compressor.
Uma boa solução para quem precisa daqueles preciosos quilinhos...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor EMAN » segunda set 17, 2007 9:25 am

Bom dia

Em relação à roda sobressalente, a questão de não vir a AC equipada com a dita por questões de peso ou outras, é muito giro :D , porque o ano passado e em relação ao que me aconteceu com uma das rodas traseiras, se não tivesse a dita, só teria tido uma alternativa: telefonar para a assistência em viagem porque com um pneu rebentado, o compressor teria servido para ? :D , ou então arranjava uma muleta :D :D .

Tendo concluido que tive o problema por causa da válvula da roda e que era de origem, mas não metálica, decidi resolver definitivamente possíveis problemas por causa das ditas:
Coloquei 5 válvulas metálicas (sim porque tenho pneu sobressalente :D ).

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes