Bateria das Acs

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Bateria das Acs

Mensagempor Decas » quinta jan 19, 2006 1:11 pm

Olá companheiros,

Alguém me sabe dizer se o facto das Acs não rolarem todos os dias, tendo alguns longos períodos parados, isso influência ou pode prejudicar a bateria suplementar no que respeita a receber carga ou descarregar?

Se sim o que se deve fazer?
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Mensagempor time_out » quinta jan 19, 2006 1:40 pm

Boa tarde

Dependerá sobretudo do tipo de bateria suplementar. Mas as baterias, quaisquer que sejam não gostam de longos periodos sem "trabalharem". Há que ter a certeza que não há qualquer tipo de consumo (mesmo terminais sujos podem consumir energia) e de preferência parar a utilização com as baterias em plena carga e com o nível de electrólito (no caso das com manutenção) correcto.
Se houver uma paragem muito grande é conveniente que as baterias sejam carregadas através de um carregador (carga lenta) ou invéns do alternador.
De qualquer modo não é aconselhável para a manutenção do veículo em si mantê-lo parado por periodos muito longos devendo efectuar-se um pequeno trajecto pelo menos de 2 em 2 meses (evitar só colocar em funcionamento o motor) de modo que o motor atinja as temperauras ideais.

Páginas interessantes:
http://www.condutronet.com.br/Baterias.html
http://www.exide.com/
http://www.troquedeenergia.com/
Editado pela última vez por time_out em quinta jan 19, 2006 2:09 pm, num total de 1 vez.
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Mensagempor EMAN » quinta jan 19, 2006 2:06 pm

Olá Mª Odete Cabral

Para já benvinda a este fórum.

Em relação às baterias, é lógico que perdem sempre carga porque estão sempre ligadas ou seja os terminais/cabos estão sempre ligados aos bornes.
Agora específicamente em relação à bateria auxiliar/suplementar, uns nunca as desligam, outros desligam manualmente para evitar descarga, apesar de que a bateria por si só e sem uso também descarrega.
Agora existem uns dispositivos corta corrente que podem ser manuais ou "automáticos" tipo conjuntor/disjuntor (electrónicos).
Nas mais antigas existem uns ainda manuais ( tipo interroptor ou outro tipo, o que é chato especialmente se nos esquecermos de o desligar).
Os "automáticos" são dos que deixam passar a carga quando o alternador trabalha e "desligam" em paragem.

Agora não estamos a falar de uma descarga tipo "de um dia para o outro" e em que a bateria ainda não está degradada.

Com o evoluir da tecnologia "obrigatóriamente" os construtores deverão equipar as AC/AV com este dispositivo.
O teu caso não sei qual poderá ser ou se eventualmente tem.

Saudações rolantes
EMAN
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Mensagempor rui_martins » quinta jan 19, 2006 2:19 pm

Olá,

Reforço integralmente a opinião do "Time_Out" !

Nunca é aconselhável paragens muito prolongadas das viaturas e isso não é só por causa da(s) bateria(s). O funcionamento periódico é necessário para evitar problemas com a lubrificação das diferentes peças/partes, com o circuito de refrigeração e até com os próprios pneus !...
Com o peso do veículo suportado pelos pneus, estes deformam-se sempre um pouco na zona em contacto com o solo.
Quando a paragem é muito prolongada, essa deformação acontece sempre na mesma zona do pneu e, com o tempo, tem tendência a tornar-se permanente. Quando o veículo se movimenta, a zona deformada vai variando ao longo do pneu e a sua capacidade de recuperação vai sendo "exercitada", evitando que de uma deformação elástica passe a uma deformação plástica.

Por outro lado e no que diz respeito especificamente às baterias a situação é a seguinte:

a) - O período de inactividade sem danos varia consoante o tipo de bateria. De um modo geral, as vulgares baterias de automóvel são das que suportam pior períodos longos.

b) - Todas as baterias sofrem de um processo de auto-descarga interna, embora alguns tipos mais do que outros, levando, mais cêdo ou mais tarde, a que acabem por se descarregar totalmente.

c) - Uma bateria descarregada e mantida nesse estado durante algum tempo é, tipicamente, uma bateria estragada e que tem de ser substituída.

Então o que se deve fazer ?

1 - Procurar evitar períodos longos sem utilização.

2 - Em situações em que a não utilização vai necessariamente ser prolongada:

2) a) - Garantir que a bateria fica completamente carregada no início do período de não utilização.

2) b) - Desligar os terminais ( bastará desligar a "Massa" ) de modo a garantir que não haverá de todo descarga para além da própria auto-descarga interna.

2) c) - controlar periodicamente o estado de carga da bateria e, se fôr verificado que a sua carga começa a ser reduzida, recarregá-la através de um meio apropriado (habitualmente isso será feito com recurso a um carregador de baterias apropriado).

2) d) - Durante a carga da bateria, ir verificando que esta não aquece de modo significativo e (sempre que possível) que o nível de electrólito está dentro do que é normal.

2) e) - Sempre que uma bateria não carrega, não mantém a carga ou, durante o processo de carga, começa a "ferver" (borbulhar significativo do electrólito, como se fosse água a ferver) isso são sintomas muito seguros de que está na hora de a trocar por uma nova.

Como pequeno complemento, gostaria ainda de dizer que as baterias do tipo estacionário, as baterias de gel, as baterias especialmente criadas para suporte de instalações de aproveitamento solar, entre mais algumas, suportam melhor períodos longos de não utilização por terem normalmente taxas de descarga interna mais baixas e por suportarem melhor situações de descarga profunda.

Como já foi dito acima as vulgares baterias de chumbo/ácido que são habituais nos automóveis são das que apresentam piores características no que diz respeito a suportarem períodos longos de inactividade. A sua vantagem reside fundamentalmente em 2 aspectos: A sua capacidade de debitarem correntes muito elevadas (ainda que por períodos relativamente curtos) e o seu custo inferior.


Um abraço amigo,


Rui Martins
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Mensagempor Aleluia » quinta jan 19, 2006 4:26 pm

Olá Maria:

Em relação á situação da bateria, vou-te expor a minha situação.

A minha bateria suplementar, é normal auto de 96Amp., que infelizmente está colocada por de baixo do banco do pendura, o que não dá para estar a desligá-la cada vez que paro. Remediei a situação, com um corta corrente manual tipo "L", o que resolve o problema.

Saudações:
Aleluia
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Mensagempor Luis Almeida » sexta jan 19, 2007 1:34 pm

Viva!

Para quem, como eu, sai mais ou menos quinzenalmente, julgo não ser necessária nenhuma operação especial para garantir um bom estado de carga da bateria.
No meu caso, como tenho a AC com painel solar, em situação normal, a bateria está sempre com a capacidade ideal de carga.

Para períodos de paragem maiores, um relógio temporizador a permitir carregar 2 ou 3 horas de tempos em tempos, poderá ser uma solução alternativa.
Creio que o deixar a AC ligada a 220V será a pior das opções, pois acabará por danificar a bateria.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

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