Ajuda com o "Boiler"

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com o "Boiler"

Mensagempor António » domingo jul 15, 2007 3:47 pm

Ora cá estou já a pedir os v/ prestimos.
Hoje liguei o gás,
fogão a 100%
frigorifico a 100% ( só começou a fazer frio depois de 10 m ligado a gás a 220V demora 5m) é normal?
Aquecimento a 100%
Água quente ( boiler) Ligo o interrepetor dá um estalo depois parece uma cigarra a cantar dá outro estalo e acende a luz vermelha e verde, já passaram mais de 15m e nada de água quente nem a luz vermelha apaga.
Aquilo não tem chama piloto que se possa ver se está ligado? (eu não encontro) mas também não me cheira a gás.
Precisava de ajuda para saber se estou ligando bem ou como fazer.
Um Abraço
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Mario » domingo jul 15, 2007 4:44 pm

Olá companheiro o que lhe posso adiantar sobre as suas duvidas assenta apenas na minha experiência pessoal.
O tempo para o frig. começar a refrigerar está dentro do normal,quanto ao boiler,como esteve parado muito tempo vai ter que insistir várias vezes até que ele arranque terá que repetir a ignição até que ligue e mesmo assim é necessário estar atento pois ás vezes trabalha durante uns segundos e volta a desligar,claro que deve retirar a protecção exterior e verificar se o circuito de gás que vai para o boiler não tem alguma torneira independente que possa estar fechada.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Passeante » domingo jul 15, 2007 11:14 pm

:shock: Atenção que uma bilha quase vazia pode permitir o funcionamento do fogão e frigorífico mas não ser suficiente para o boiler...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor EMAN » segunda jul 16, 2007 1:19 pm

Boas

Além daquilo que o Mário já referiu, parece-me pela descrição que será a 1ª vez que o vai usar? Se sim, também atenção que o mesmo deve aquecer cheio de água.
Também atenção que se a luz vermelha acender, deve-se desligar o interroptor (porque a luz vermelha não apaga sózinha) e aguardar cerca de 5 minutos para voltar a repetir a operação.

Como já foi referido, o estar muito tempo sem usar o dito, poderá fazer com que o circuito também não tenha gaz, e para "sangrar" poder-se-á usar o bico do fogão, por ser + prático.

Agora em relação a ter, ou ver-se o piloto, pois ..... a maneira possível é através da chaminé dos gases, espreitar e ver-se a chama (de noite então é bem visível).

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor fluis » segunda jul 16, 2007 1:20 pm

Companheiro António, confirmo também o referido quer pelo Mário, quer pelo passeante.

A luz vermelha do Boiler, só acende por 2 motivos: ou falta de gás, ou tensão da bateria muito baixa.

Quando a luz vermelha acende, o boiler não tenta mais fazer a ignição, deverá desligar esperar uns segundos e tentar novamente. Se esteve muito tempo desligado, é natural que haja mais dificuldade em conseguir que ele se ligue.

Confirme no entanto se a torneira de segurança do gás para o boiler está ligada (deverá ter 3, uma para o fogão, uma para o frigorifico e outra é para o boiler), e depois confirme a bilha do gás, conforme já referido as necessidades de gás do boiler são muito superiores aos bicos do fogão ou do frigorifico, pelo que o boiler é sempre o primeiro a não funcionar por insuficiência de fornecimento de gás.

Se tudo está ok, bilha e torneira aberta, e após meia dúzia de tentativas, ligar, luz vermelha, desligar, esperar uns segundos, voltar a ligar, continua sempre a acender a luz, então tem algum problema no boiler, que pode ser bico entupido, é aconselhável recorrer aos serviços de um técnico.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor António » segunda jul 16, 2007 3:58 pm

Muito obrigado, pelo esclarecimento, já está a funcionar a 100%, insisti varias vezes até que lá ficou só com a luz verde acessa, ( já estava parada á 2 anos a caravana ) passado 10m +- água quente...mesmo muito quente.
Era o que faltava agora está tudo OK é só esta semana ir comprar um detector de gás e um de monoxido de carbono e em Agosto seguir viagem.

Já agora tenho uma bilha de gás propano da REPSOL está nova foi só para os ensaios chegará para 25 dias +- sendo só o frigorifico ligado e o boiler 30 minutos por dia -+ o fogão apenas trabalhará á noite e pouco tempo a minha duvida é se chega ou terei de comprar outra de reserva?

Os meus agradecimentos pela ajuda

António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Mario » segunda jul 16, 2007 4:05 pm

Consulte na página inicial o item Tecnicas e Bricolage" O gás nas autocaravanas», Fernando Luis, Outubro de 2006"encontrá lá a melhor resposta á sua dúvida :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor EMAN » segunda jul 16, 2007 4:23 pm

Boas

Eu c/ uma botija de propano cheia, e fazendo uma utilização + ou - como a descrita, dá para 25 dias e muito mais.

É que é mesmo à vontade.

Quem tem aquecimento a gaz, é que tem que ter cuidado, mas normalmente costumam ter 2 botijas.

Mas como estamos no Verão....

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor António » segunda jul 16, 2007 4:34 pm

Obrigado.
Já foi ler "Tecnicas e Bricolage" viz as contas e também acho que chega uma botija para mim, veremos o tempo espero que esteja quente e não custa tomar banho de água fria a cerveja é que é pior.

Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes