Fumo do frigorífico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fumo do frigorífico

Mensagempor Passeante » quinta jul 05, 2007 10:37 pm

Caros companheiros
Tenho um pequeno problema com o meu frigorífico e gostava de saber se alguém já o teve e como o resolveu.
Passo a explicar: desde há algum tempo que o escape do meu frigorífico, quando trabalha a gás, entenda-se, me suja a carroçaria da AC. Fica negra onde sai o fumo.
Suspeito que a chama piloto esteja muito alta, ou que saia gás a mais, pois quando isto acontece nos fogões os tachos e panelas ficam todos pretos.
Já alguém teve este problema? Se sim, como é que o resolveram?
Alguém sabe como se regula o frigorífico?
Muito obrigado antecipadamente. Estou no período de preparação para a grande viagem anual, Itália este ano, e não quero deixar nada ao acaso. :D
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor time_out » quinta jul 05, 2007 11:15 pm

Boa noite

O sistema de queima está sujo. Terá de ser limpo tal como se faz nos esquentadores pois o sistema é muito semelhante.
Um bom local para ver como se limpa o frigorifico é o site http://perso.orange.fr/f.dichamp/frigo_rep.htm
Boa bricolage.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor nelson » sexta jul 06, 2007 9:34 am

bom dia
tal como diz o time out , tens que limpar .
uma outra coisa que gostaria de acrescentar ,foi-me dito por outros companheiros , e de nao usar o gas butano ,mas sim o propano ,desde que eu utilizo nao tenho tido fumos negros .
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Paulo » sexta jul 06, 2007 10:14 am

Bom dia,

Já tive esse problema no meu frigo, e para o resolver, numa emergência, utilizei um compressor e "soprei" toda essa zona do queimador, tendo saído muita fuligem.
Seguidamente solicitei a limpeza (neste caso à J. Sousa Mesquita), tendo sido informado que tinham efectuado uma limpeza total, incluindo a tubagem da chaminé. Disseram-me também que as ACs em novas trazem algumas protecções nessas tubagens, para evitar a corrosão, e que com o calor poderão descer e provocar este tipo de problema.

No que refere ao gás, deixei mesmo de utilizar o butano, pois o cheiro que emana é intragável e incómodo, especialmente quando temos a porta da AC aberta.

Não sei se é assim com todas as marcas, mas pelo menos com a Repsol é. Há umas semanas parei junto a uma AC italiana (possivelmente com outra marca de gás!) e vi que na zona envolvente se fazia sentir esse dito cheiro.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Mario » sexta jul 06, 2007 2:01 pm

Em relação á libertação de fumo e cheiro o mais provável é a mistura ar gás não estar correcta (pouco ar provoca a chama amarela,fumo e cheiro desagradável)portanto devem verificar se não há lixo a impedir a correcta entrada de ar,na minha AC uso Shell cubo butano e até agora tudo ok :wink:
Além disso parece que a utilização de garrafas de propano está interdita nas ACS,ou estarei enganado :?:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor seco » sexta jul 06, 2007 2:14 pm

Boas

As instalações vêm preparadas para propano que tem maior poder calorífico, temperatura de congelação mais baixa (melhores perfomances a baixas temperaturas), e um cheiro de combustão menos intenso.

Um abraço

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor fluis » sexta jul 06, 2007 2:21 pm

Boa tarde,

Mário, a utilização de propano só é interdita no interior, por outras palavras desde que o deposito seja exterior e estanque em relação ao interior, a utilização do propano é legal, sendo mesmo recomendável a sua utilização principalmente no Inverno com temperaturas mais baixas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Mario » sexta jul 06, 2007 2:26 pm

Companheiro seco estou de acordo consigo o propano a baixas temperaturas tem um melhor comportamento já que o butano a temperaturas próximas de zero graus não gasifica e o propano aguenta-se até aos 40 abaixo de zero,mas subsiste a questão legal vamos lá ver se mais algum companheiro ajuda a esclarecer este pormenor.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Mario » sexta jul 06, 2007 2:30 pm

Ok,esclarecido então vão-se acabar os meus problemas com o aquecimento no inverno,por vezes de noite tinha que me levantar para trocar a garrafa, tinha a ídeia que era proíbido o uso de propano nas ACS mas a minha tem o compartimento no exterior portanto caso arrumado,como díria o espanhol,grácias amigo :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor EMAN » sexta jul 06, 2007 3:26 pm

Boas

Claro, Mário que a questão do propano é como aqui já foi explicado.

Aliás, quando comprei a minha AC, o próprio representante me aconselhou o propano, e é uma pessoa que para ele tudo tem de funcionar como deve ser e dentro das normas.

Eu, na minha AV, tinha o gaz por dentro, mas era da Camping gaz, com redutor também da marca e com sistema de bloqueio em caso de possivel fuga do mesmo.

Ainda bem que a partir de agora vais deixar de ter problemas c/ o aquecimento e principalmente se calhar c/ alguma vontade de "in extremis" :D , fazeres uma fogueira dentro da AC, para te aqueceres :D .

Bom FS

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Passeante » segunda jul 09, 2007 2:28 pm

8) Muito obrigado pelas vossas dicas.
Já fiz uma vez uma limpeza que resultou, apesar de temporária.
O meu frigorífico está muito bem fixo e é difícil tirá-lo, pelo que vou tentar novamente a limpeza possível pelo exterior.
A mudança para propano é-me complicada porque quero usar uma bilha normal e uma da campingas e penso que não há da campingas de propano. de qualquer forma creio que essa mudança implicaria uma afinação de todos os aparelhos, ou não? :D
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor Paulo » segunda jul 09, 2007 5:16 pm

Boa tarde,

As ACs vêm por norma preparadas para gás propano, pelo que não é necessária adaptação.

Podes fazer o que eu fiz na minha:

- Aplicar um "T" com uma torneira e dois redutores. Um para Repsol e o outro para CampingGaz.
A torneira faz a comutação manual entre as duas garrafas. Assim evitas peso desnecessário, com a vantagem de o CampingGaz ser relativamente fácil de encontrar na Europa.

A CampingGaz não disponibiliza na versão propano, no entanto vejo estas garrafas como um recurso de emergência.~

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » segunda jul 09, 2007 10:49 pm

Boa noite,

Já tive oportunidade de ver ao vivo a solução que o Paulo tem, em que com o “T” consegue ter campinggaz e Repsol, e de facto é uma solução simples e pratica, com a vantagem que o campinggaz se encontra por todo o lado.

Em relação à questão da adaptação ou não dos aparelhos a propano, não há de facto nada que temer. Se a AC é anterior a 2002, em principio poderá usar directamente o redutor dos fabricantes de gás cuja pressão para o propano é de 37Mbar, alias se consultar as chapas das características que estão no frigorifico ou no boiler, aquecimento, etc, vai verificar que esses equipamentos estão preparados para trabalhar a 30 Mbar com butano e 37 Mbar para o propano. Se a Ac é posterior a 2002, as normas passaram a obrigar que a pressão no circuito da AC seja de 30 Mbar quer se trate de butano ou propano, nestes casos normalmente a ac vem equipado com um redutor de pressão genérico a 30 Mbar, devendo então ter não um redutor ligado à bilha, mas sim um adaptador de pressão livre e um lyra roscada de alta pressão que faz a ligação com o referido redutor, podendo depois usar quer o butano quer o propano com este tipo de instalação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Passeante » sexta jul 13, 2007 11:10 pm

:? Amanhã vai à faca, isto é, ao técnico do frigorífico. Vou ficar atento para ver como se faz.

Relativamente às bilhas de gás, o que tenho é exactamente esse sistema com T e com um redutor para a BP e outro para a campigaz, mas nunca uso a campingaz, levo duas bilhas BP e troco depois as posições, só que não tem sido necessário e agora vou dispensar esse peso.

Relativamente às marca dos gás, têm falado na REPSOL... Como é por aí fora? encontra-se?
Eu optei há uns anos pela BP poprque sendo "muito internacional" não correria perigo de não haver por essa Europa, mas ofacto é que em cada país encontrei marcas diferentes e poucas bombas de gasolina vendendo gás... Como nunca me faltou não me preocupei, mas há alguma marca mais generalizada do que as outras?

Dicas dos mais viajados? :D
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor fluis » segunda jul 16, 2007 1:18 pm

Boa tarde,

Em relação à Repsol, ela existe em Portugal, Espanha como é lógico e no Sul de França. Como nunca tive necessidade de trocar, não sei se colocam problemas ou não para trocar as bilhas (pelo menos as bilhas que tenho visto em Espanha são diferentes das nossas, têm uma pequena pega em vez do aro, o bocal parece-me igual).

A relação a marcas mais internacionais, não sei qual será, mas parece-me que, de facto, aquela que existe em todo lado é mesmo a campingaz.

Mas a verdade é que, para aqueles que vão de Verão e por períodos inferiores a um mês, o gás que levamos de Portugal é mais que suficiente.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes