Caminhos Santiago

Zona destinada ao convívio entre os participantes.

Caminhos Santiago

Mensagempor oguh » quinta jan 21, 2010 1:09 pm

Aos interessados neste assunto deixo informação;

"Car@s Amig@s

Realiza-se, no próximo Sábado, dia 23 de Janeiro, com início pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, a "Conferência «Carta de Grijó: E agora?».

Com esta Conferência, para a qual foram convidadas, entre outras instituições, todas as Câmaras Municipais do Norte, Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, a AEJ - Associação Espaço Jacobeus pretende iniciar um trabalho sério e transparente em relação aos itinerários de peregrinação em Portugal, mais especificadamente os Caminhos de Santiago.

Em Portugal não existe um itinerário principal de peregrinação a Santiago de Compostela. De facto, mesmo o governo regional da Galiza reconhece três entradas vindas de Portugal. Nomeadamente: Caminha/ La Guardia, Valença do Minho, e Chaves/ Verín. Portugal é um espaço geográfico todo ele atravessado por inúmeras vias romanas e caminhos medievais que os peregrinos, e outros viajantes, seguiram ao longo dos séculos, para ir e voltar a Santiago de Compostela ou a outros importantes centros de peregrinação (Nazaré, a Lapa, etc). Mais, é certo que peregrinos vindos de Espanha, cruzavam a fronteira para o nosso país afim de encurtar a sua viagem.

Sendo assim, serão poucos os concelhos portugueses em que não persiste a memória dos peregrinos jacobeus e do culto ao Apóstolo São Tiago Maior. Recuperar estes itinerários, classificados como “Grande Itinerário Cultural Europeu” pelo Conselho da Europa, é redescobrir a nossa própria história e identidade cultural. É ainda potenciar um produto turístico de elevado valor e que movimenta milhares de pessoas. E isto traz desenvolvimento sustentável, local e regional, por que anseiam as populações.

Nesta Conferência a proposta da AEJ é simples e clara: Promover o estudo, o reconhecimento, a sinalização e a manutenção dos itinerários de peregrinação, em especial os “Caminhos de Santiago”. Com base neste trabalho, é ainda objectivo da AEJ promover a classificação destes itinerários pelo IGESPAR e, no respeito pela “Carta de Grijó”, pela UNESCO.

Para atingir estes objectivos é fundamental a participação de todos.

Todos os nossos amig@s (amig@s do Caminho de Santiago e de Fátima) estão convidados a participar nesta Conferência, em particular todos aqueles que desejarem colaborar de forma mais próxima neste projecto.

Agradecemos que nos possam confirmar a vossa presença até dia 22 de Janeiro (Sexta-feira), para este endereço electrónico.

Atentamente,


Amaro Franco,
AEJ – Presidente da Direcção Nacional
"
oguh
 
Mensagens: 64
Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am
Localização: Valongo

Voltar para Sala de Convívio

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes