Edital da Câmara de Chaves

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Como eu faço

Mensagempor autoroad » quinta nov 29, 2007 10:41 am

Caros amigos

Eu tenho uma autocaravana que diz que é um veiculo ligeiro e como tal se eu o usar como outro qualquer veiculo não admito que me venham dizer que não posso estacionar o meu unico procedimento é se quiserem multar multem depois em tribunal ou pago contraiado ou sou absolvido.
Uma pergunta entao eu não posso ir tomar cafe por exemplo ao pé de casa como faria com o meu carro dito normal,porque não ir ás compras com a autocaravana que até tem uma boa mala.É ridiculo e fruto da inveja mas eu costumo dizer que enquanto os cães ladram a caravana passa neste caso autocaravana.
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

estacionamento...

Mensagempor decarvalho » quinta nov 29, 2007 12:35 pm

carissimo autoroad

compreendo o seu entusiasmo de recem chegado as delicias e satisfaçao do autocaravanismo, mas convem ponderar...
todos nos ja passamos por isso...

mas o facto pé que a regra da proporcionalidade tambem se nos aplica, bem como as do bom senso e do bom gosto. Nao convem sermos maximalistas sob pena de o sistema ( a sociedade) se voltar desnecessariamente contra nós....

Ha que ponderar sempre o gabarit (dimensões exteriores da AC) e procurar nao a quer estacionar a força onde so cabe um smart...so devemos discutir as regras que revelem discricionariedade, abuso de poder e prepotencia, mas devemos acatar as regras que se apliquem por exemplo a veiculos com dimensoes equivalentes as AC...

Devo dizer-lhe ( e aos demais companheiros) que agradeço as sinalizações /proibições que me advertem para o peso máximo, vias estreitas (inferiores a largura da AC) ou de vias com obstaculos em altura, ou mesmo que conduzem a becos sem saida....ou ainda em que o estacionamento é proibido em locais, onde por exemplo ha veiculos de grande porte a manobrar ou circular (autocarros, e outros) e que inadvertidamente ate possam causar danos as autocaravanas ai estacionadas...

É verdade que a AC é um veiculo ligeiro...na maioria dos casos, e que por isso é equivalente a todos os outros veiculos ligeiros, mas...da mesma altura, largura, peso, comprimento etc... etc...

Penso que aquilo que deve ser nossa reivindicaçao é sinalizaçao completa eficiente, legivel e nao discriminatoria...a partir dai os nossos direitos ( e necessidades ou meros interesses) cessam onde começam os dos outros...
Editado pela última vez por decarvalho em sexta nov 30, 2007 1:29 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

edital

Mensagempor decarvalho » quinta nov 29, 2007 12:46 pm

ora vivam....
Ora aqui esta o texto essencial do edital que a Decas em boa hora trouxe ao conhecimento generalizado...


Artigo 28º-C
Autocaravanismo
1. Será considerado como autocaravanismo para efeito do disposto na alín. d), do art. 28º-
A, a utilização do equipamento e espaço interior e exterior de uma autocaravana com
vista à prática de campismo, nomeadamente:
a) Arrear os estabilizadores e ou colocar calços;
b) Abertura das janelas das autocaravanas;
c) Emissão de qualquer tipo de fluído, contaminante ou não, com excepção dos
fluidos próprios da combustão do motor da autocaravana através do tubo de
escape;
d) Colocação de degrau de acesso;
......................

Ora ha aqui tres situações que podem ser revistas:
janelas....se nao excederem o espaço delimitado do estacionamento não se poderão abrir? claro que ha soluções...abrir o oculo de tecto...a porta de entrada (no caso de semi portas é interessante) ou entao a solução drastica de comprar so autocaravanas com vidros de janelas de correr...a DECAS é que tem sorte...
fluidos quer dizer que não se pode cozinhar a bordo?...nao digo sardinhadas, mas um bife? uma omelette? sera que so fumos e vapores, aqui so sao possiveis se canalizados para o tubo de escape?
degrau O que se passara com as autocaravanas de degrau incorporado que fica saliente logo que se abre a porta? terao que ser decepados? Claro que o espirito de degrau colocado nãos e deve aplicar a estes casos...mas fiscal inadvertido é fiscal obtuso...

boas voltas e reviravoltas, até aos textos de regulamentos...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

caro decarvalho

Mensagempor autoroad » sexta nov 30, 2007 10:44 am

boas,

Concordo plenamente com quase tudo o que diz em respeito á sinalização e quando diz que a nossa liberdade cessa quando começa a dos outros,o que eu não admito é que tendo espaço para estacionar sem incomodar ninguem e fazendo uso da ac como faço do meu carro particular me venham dizer que por ser ac não pode estar ali pois se fizerem isso só sai de lá de reboque pois eu não a tiro.
É claro que a ac tem dimenções diferentes e dai é um carro como qualquer outro , quantas vezes na minha vida de jovem dormi dentro do carro e ninguem me disse nada , quantas vezes se vai ao pão quente e se come dentro do carro, e se for um Carrinha absulotamente normal ninguem diz nada , eu poe exemplo tenho um vizinho que tem uma carrinha de transporte de moveis igual ao comprimento e largura da ac e ele estaciona em todo o lado seja fim de semana ou semana e ninguem lhe vem dizer que nao pode,ou seja o problema existe porque há quem queira ter e não tem e porque há quem tenha negocios e queira forçar a ter clientes e ainda quem tenha a mentalidade mesquinha de que lhe podem estragar o negócio .
Eu só quero dizer é que a ac é um carro normal enquanto for usado como normal, eu quando quero montar toldos por mesa cá fora vou para parques de campismo o que até tem sido a minha regra pois até tenho gostado e sido bem recebido, mas isso tem a ver primeiro com educação segundo o querer usufruir da ac no sem pleno sem ser só fazer milhas e assim vou conhecendo portugal em saidas rapidas.
Quando vou para o estrangeiro de ac tambem tenho obtado por parques pois ao fim de horas de viagem como tenho duas crianças tiro as bicicletas e eles estao á vontade para libertarem energia.

Prometo continuar
Avatar do Utilizador
autoroad
 
Mensagens: 73
Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm
Localização: Caldas da Rainha

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron