Resposta aos desaforos do Vice-Presidente do CPA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Resposta aos desaforos do Vice-Presidente do CPA

Mensagempor forum_admin » sábado mai 05, 2007 8:16 pm

Companheiros,

Após termos efectuado uma leitura atenta dos desaforos proferidos pelo sr. Vice-Presidente do CPA, no tópico
http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... sg4413#new
do respectivo fórum, o qual transcrevemos aqui na íntegra, apenas ficámos com a imagem de D. Quixote (o cavaleiro da triste figura), que por terras de La Mancha confundia moinhos de vento com gigantes. É claro que já não perdemos mais tempo a desencantar o cavalo de pau, o Sancho Pança, o burro, etc..

Tal como os nossos foreiros já perceberam, todas as comunicações emitidas pelo CampingCar Portugal, dirigidas a entidades externas, primam pela cordialidade e fundamentam-se na proposta à análise e à discussão produtiva dos temas. Não é agora, em face de uma afronta, vinda de uma pessoa com pouca postura para o lugar que ocupa e que já mostrou ser alguém que se esconde por detrás de pseudo-heterónimos, que vamos mudar aquele que tem sido o nosso modus operandi, do qual nos orgulhamos e fazemos questão de manter.

As posições e opiniões dos foreiros e da administração deste Portal, apenas a eles dizem respeito.
Não aceitamos condicionamentos vindos de lado nenhum, e muito menos do sr. Vice-Presidente do CPA, a quem já alguém chamou, e bem, de “desonesto intelectual” numa assembleia do clube que dirige, e a quem não reconhecemos esse direito nem capacidades.
É sobre o seu domínio que deve exercer o seu mando e não aqui.
Neste fórum as opiniões são e serão sempre livres e as portas estão sempre abertas a todos aqueles que pretenderem discutir e expor as suas ideias.

Consideramos que o trabalho para o desenvolvimento do turismo itinerante encontra mais-valias na diversidade de opiniões, estratégias e organizações.
Somos um Portal independente, com um reconhecimento geral e crescente, em Portugal e na Europa, que não se pode esconder nem ofuscar, mesmo que isso custe a alguns, e que os faça mesmo perder o sentido do razoável e do bom senso. Alguns esses, que já fizeram tudo para que este espaço de grande divulgação e discussão fosse abandonado, pois estão cientes que a sua falta de capacidade e organização, não consegue suplantar aquilo que, com muito trabalho e seriedade, de bom se faz no CampingCar.

Relativamente à revista Visão e à ACAP, apenas temos a agradecer a acção de divulgação que efectuaram. Não tivémos conhecimento antecipado do conteúdo deste trabalho jornalístico e em momento algum fomos consultados por estas entidades. No entanto, se o tivéssemos sido, teríamos, como é nosso hábito, dado toda a nossa colaboração, pois estamos em presença de mais uma forma de chegar ao grande público e às entidades oficiais.

O CampingCar Portugal não tem objectivos que cruzem com a gestão do CPA, pois apenas olhamos na direcção do desenvolvimento desta forma de turismo. Não temos tempo nem recursos para investir na querela caseira e mesquinha. O trabalho sério é o nosso lema, e os resultados mostram que quem assim trabalha ruma à excelência e ao reconhecimento.

Que fique bem claro que, nada, mas mesmo nada, temos contra o CPA como clube nem contra os seus sócios, sejam eles caravanistas, autocaravanistas ou utilizadores de atrelado-tenda. Estes companheiros, cada vez em maior número nos nossos Encontros, são turistas itinerantes que merecem e têm toda a nossa consideração

Divulguemos o turismo itinerante, melhoremos a nossa imagem, mostremos que somos uma forma de turismo de qualidade.
Se investirmos o nosso tempo de forma produtiva, com o verdadeiro sentido de fair-play, deixando os outros trabalhar, dando-lhes espaço, esta nossa actividade de lazer agradecerá e todos sairemos a ganhar.

Saudações.


Autor: RaulLopes (Vice-Presidente do CPA)

Companheiros,

No centro da Europa, que por alguma razão me habituei a tomar como "civilizada", não são os Clubes mas os fabricantes e as associações de vendedores de autocaravanas quem mais luta pelos direitos dos autocaravanistas.
Em Portugal a coisa é bem diferente. É bom ter presente o que alguns ainda não perceberam: este suplemento não é um trabalho jornalístico, é uma separata comercial patrocinada pela ACAP, que é a Associação dos Comerciantes de Automóveis-Autocaravanas. O resultado pode ser bom para o negócio, mas é um mau serviço que prestam ao autocaravanismo. Apenas alguns exemplos:
-- a permanente confusão entre caravanas e autocaravanas (um atrelado não é um veículo, nem do ponto de vista legal, nem quanto às condições de condução!);
-- a sistemática associação de autocaravanismo a campismo (será que os vendedores esperam vender AC para ficarem presas à estaca num qualquer camping?)
-- o ignorar das restrições legais e, ainda por cima, o mau exemplo dado. A página 6 é bem ilustrativa do que digo. Um suposto jornalista não identificado andou a fingir de autocaravanista "fazendo grelhados nas falésias" ; percorreu a Costa de Porto-Côvo a Sagres pernoitando onde muito bem lhe apeteceu e "nunca teve problemas"?

Quem é o autocaravanista bem-formado que não condena o campismo selvagem, o grelhador... ? Por outro lado, nós sabemos que a sul de Porto-Côvo todos os Concelhos, sem excepção, que este autocaravanista de ocasião percorreu e onde pernoitou têm Regulamentos que proíbem o simples estacionamento de autocaravanas. Portanto, a mensagem que se passa não podia estar mais errada.
Não acredito que os vendedores queiram vender gato por lebre, dizendo às pessoas que podem fazer tudo e mais alguma coisa e depois as pessoas chegam aos locais e confrontam-se com a polícia. Quem escreveu o texto está mal informado, porque assim o desejou, pela forma como seleccionou quem usou e quem não usou como fonte de informação. O CPA não foi consultado, mas uma leitura atenta das páginas 36-37 deixa perceber quem foram as fontes de informação.
É um mau serviço prestado ao autocaravanismo este que os vendedores patrocinaram. Com o dinheiro da publicidade que pagaram neste suplemento teriam pago os custos judiciais para impugnar nos Tribunais os referidos Regulamentos municipais. Isso sim, teria sido um bom serviço da ACAP ao autocaravanismo.

Pior do que o conteúdo do suplemento é a atitude do CampingCar. Não falo da absurda contradição de quem diz que tem por único objectivo a promoção do autocaravanismo e depois declara (e pratica!) estar em oposição à "actual Direcção do CPA, pela forma como dirige o Clube e defende o autocaravanismo". Existe por acaso outra instituição a defender o autocaravanismo em Portugal? O CampingCar tem um programa de actuação melhor do que o do CPA? Então porque não se assumem como um clube e não dão mostras públicas de terem uma actuação consequente? Mostrem obra e serão bem-vindos ao movimento!
Uma vez mais o exemplo da Europa não tem seguidores em Portugal. O CampingCar francês e os minhentos sites e fórum independentes que por lá existem sobre autocaravanismo não são tribunas de oposição a nenhuma direcção de clube, mas entre nós é este o caminho de quem diz querer defender o autocaravanismo.

Porque é que trago agora aqui este tema, sobre o qual nunca antes me pronunciei? Porque parece-me inqualificável a atitude dos membros do campingcar Portugal ao bajularem este (mau) trabalho da ACAP trazido a lume pela revista Visão. Basta ver os comentários que lhe fizeram no fórum. Porque o fizeram? bom, porque a revista numa das suas 40 páginas deu um destaque de 5 cm ao site do CampingCar e, talvez, por essa indicação surgir na revista com maior visibilidade do que o link do CPA.
Se não foi por isso, só pode ser para agradarem às empresas que fazem publicidade no fórum deles.
Seja como for, a atitude que lhe está por detrás é demasiado reles. É imprópria de quem pretende ser porta-voz dos interesses dos autocaravanistas. Daí que não possa silenciar esta minha indignação. Os autocaravanistas são pessoas integras, não se vendem por meia leca, não calam os valores que defendem a troco de qualquer ninharia. Infelizmente não posso dizer que fique surpreendido com o comportamento do campingcar, mas isso são contas de outro rosário.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor time_out » sábado mai 05, 2007 10:22 pm

Boa noite

Do Sr Vice-Presidente do CPA tudo se pode esperar e o comentário que veio fazer ao artigo da revista Visão é mais uma confirmação da mente retorcida que o mesmo tem, em constante busca do protagonismo fácil, e teima em manter.
Mas mais grave que fazer o comentário a uma série de artigos que espelham a natureza do autocaravanismo em Portugal foi o modo como sem qualquer razão aparente faz um ataque directo a este forum e ao CampingCar (do qual sou um mero utilizador) por terem no seu seio elementos que elogiaram o trabalho jornalistico da revista Visão.
Veio o Sr Vice-Presidente do CPA explicar aos seus sócios o motivo pelo qual houve um maior destaque ao CCP que ao clube que lidera e o modo que encontrou para explicar o fracasso não foi olhar para o que se passa no SEU forum (por ter sido contrário a algumas atitudes do Sr. Vice Presidente do CPA e DONO do Forum fui banido do mesmo apesar de na altura ser sócio de pleno direito do CPA) e perceber que quando se fala em privado não dá para que quem vem de fora entenda o que se passa mas sim um ataque gratuito ao CCP.
A dada altura vem o SR. Vice Presidente do CPA dar lições de marketing aos importadores e vendedores de material de campismo esquecendo-se que o clube que lidera vende publicidade aos mesmos importadores e nada faz com essa verba a não ser ter melhorado o papel da revista para uma minoria que apenas está interessada em encontros e não em tomar um papel activo no movimento autocaravanista.
O CPA não foi consultado? Pois se tivesse o papel que revindica ser de sua responsabilidade a ACAP e outros teriam conhecimento da sua existência.
Porque razão a defesa do autocaravanismo em Portugal tem de estar entregue a clubes? Porque não pode estar também nas mãos de pessoas anónimas empenhadas?
Não reconheço ao Sr. Vice Presidente do CPA qualidades para falar em nome de todos os autocaravanistas e muito menos em meu nome pelo que irei de imediato entregar o meu cartão de sócio do CPA já que o lema da actual direcção do CPA (leia-se Sr. Vice- Presidente) é "ou se está comigo ou se está contra"
O tempo virá a dar razão a quem a tem!!!!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Carlos Lopez » domingo mai 06, 2007 8:16 pm

Boa noite

Não será que com esta troca de palavras e criticas se está a dar demasiada importância a pessoas que de outra maneira passam despercebidas?

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

TENHAM JUIZO

Mensagempor jbmendes » quinta mai 10, 2007 9:57 pm

CPA versus CCP - Isto parece-me mais uma troca de palavras entre comadres do solheiro.
Somos tão poucos, e ao que parece já não há espaço para todos.

:shock:
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor vitor » domingo mai 13, 2007 11:41 pm

Não me tinha ainda ocorrido a possibilidade ou evidência de, por detrás daquele suplemento da Visão, poderem estar interesses comerciais...
Admito que sim. Nesta sociedade vale tudo para vender...
Li-o, finalmente, e achei-o pobre. Nada se acrescenta de relevante para o ACaravanismo e os textos estão repletos de lugares-comuns que se lêm sem entusiasmo ou curiosidade.
Mas esta é a minha modesta opinião, aceitando pacifica e naturalmente que outr@s companheir@s vejam o suplemento com olhos mais optimistas...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes