CADERNO ESPECIAL-VISÃO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

CADERNO ESPECIAL-VISÃO

Mensagempor Teresa » quinta abr 26, 2007 7:23 pm

A Revista Visão,na próxima semana vai lançar um caderno especial dedicado ao Auto caravanismo. :o :o :P

Vamos aguardar e ver o que nos vão apresentar :wink: Isto promete,parece que de repente todos os olhos se viraram para nós

Saudações

Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta abr 27, 2007 9:12 am

Com a chegada do Verão, tipica época de passeios e férias, é normal este acréscimo de atenção sobre o AutoCaravanismo. Não vou falhar a compra 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor jarosa » quinta mai 03, 2007 3:27 pm

Não se esqueçam já saiu com a visão de hoje o caderno especial dedicado ao turismo ao ar livre "autocaravanismo e caravanismo".
Jaqueline Rosa
Imagem
*Supervisora Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira*
Avatar do Utilizador
jarosa
 
Mensagens: 111
Registado: quarta fev 21, 2007 2:08 pm
Localização: Olhão

Mensagempor Luis Almeida » quinta mai 03, 2007 7:01 pm

Parte integrante da revista Visão desta semana, o caderno especial sobre "Turismo - Ar Livre: O Sonho, a Aventura!" revela um trabalho feito com bastante cuidado e pormenor, resultando numa excelente acção de promoção e divulgação do autocaravanismo.

Começando pelo relato de uma semana pela Costa Vicentina, passando pela informação sobre os cuidados a ter na aquisição de uma caravana/autocaravana e alguns conselhos práticos sobre esta "filosofia" e forma de estar, até ao esclarecimento de dúvidas e dicas sobre alguns refúgios que aguardam a nossa visita, o texto aparece bem estruturado permitindo uma fácil leitura.

Claro que parte de divulgação dos sites "de consulta obrigatória", o portal CampingCar Portugal não podia faltar. :wink:

Imagem

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor time_out » sexta mai 04, 2007 6:37 am

Bom dia

Efectivamente a Visão está de parabens.
Um trabalho francamente positivo de leitura obrigatória para muitos autarcas!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Teresa » sexta mai 04, 2007 9:22 am

Acredito seriamente que este caderno veio aguçar o apetite a muito boa gente :wink: Muitos até provavelmente sentiram uma acerta "inveja" deste tipo de férias ao ar livre 8)

Certamente nos próximos dias este maravilhoso site também será visitado por caras novas :)


Bom FS

Teresa

Obs:eu nem acredito...,só agora reparo que já ultrapassei as 100 mensagens
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta mai 04, 2007 10:04 am

Sem sombra de dúvida um excelente artigo e "porta de entrada" para muita gente que deve desconhecer por completo esta maravilhosa actividade 8)

Os meus parabéns á Visão e também á ADM deste excelente portal, que já é conhecido "álem internet" :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor fluis » sexta mai 04, 2007 10:43 am

Bom dia,

Tenho de confessar que, depois de alguns artigos e notícias que saíram na comunicação social, estava um pouco apreensivo em relação a este caderno da Visão, pensando se mais uma vez seriamos retratado como feios porcos e maus. Mas, de facto, não foi o que aconteceu.

Estamos perante um trabalho não dedicado ao autocaravanismo, mas sim ao turismo de ar-livre, incluindo o caravanismo e o autocaravanismo.

Dá para perceber que o objectivo do trabalho terá sido ajudar à compreensão do fenómeno a quem está de fora, ou está a pensar em começar, não sendo o alvo o utilizador mais experiente.

Temos o relato na primeira pessoa de um jornalista que tomou contacto com o autocaravanismo, através do aluguer de uma unidade, tendo viajado durante uma semana pela Costa Vicentina com a sua família.

Fala-se das comodidades de uma ac, da sua autonomia e do facto de haver depósitos para recolha de detritos, quer dos sanitários, quer das águas usadas na higiene e cozinha.Fala das potencialidades deste turismo e da falta de infra-estruturas, em Portugal em oposição o que se passa no resto da Europa.
No geral gostei, até porque pode ajudar a mudar atitudes e mentalidades da parte de autarcas e população com desconhecimento.

E claro que gostei também que o nosso portal merecesse um lugar de destaque nos link’s de consulta obrigatória, sinal claro que, nestas coisas, o trabalho bem feito fala sempre por si. :wink: :D
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Duarte » sexta mai 04, 2007 10:37 pm

Boa Noite
Primeiro o Jornal Público agora esta Revista Semanal "Visão" e finalmente parece que os media de grande tiragem nacional começam a despertar para esta forma de turismo que continua em crescendo.

Embora não fosse somente dedicada ao Autocaravanismo, foi como muito agrado que li este suplemento, que espero, não seja o ultimo sobre este tema a sair na vasta colecção de publicações de media que são publicados neste País.

Como disse e bem o companheiro time_out (Um trabalho francamente positivo de leitura obrigatória para muitos autarcas!) pode ser que dispertem para esta nova realidade que é o Turismo Itinerante.

Por fim, claro que fiquei contentissimo de ver o o portal CampingCar Portugal mencionado neste suplemento, o que ilustra que o trabalho desta equipa do portal CampingCar Portugal já deu os seu frutos, como todos podemos constatar no texto que publicaram sobre o CampingCar Portugal .


saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Paulo » domingo mai 06, 2007 12:25 am

Boa noite,

É sempre com satisfação que leio trabalhos que visam a divulgação do turismo de ar-livre. Essa satisfação é potenciada quando as linhas constituintes são escritas com o intuito de mostrar os atractivos desta actividade a quem não a conhece. Ou por outras palavras, dar a conhecer este tipo de turismo a novos candidatos a “companheiros”.Foi este o enquadramento que atribuí a este trabalho.

É claro que não é o trabalho perfeito sobre o autocaravanismo, mas a perfeição é sempre uma meta ou um objectivo, raramente atingidos. Do ponto de não ser um trabalho perfeito até ser classificado por alguns como um “mau serviço prestado ao autocaravanismo”, vai uma distância muito grande, só vista por quem não quer ver mais nada à sua volta, ou tem algum problema de visão (curta).

É argumentado por estes críticos que um dos grandes problemas do artigo reside na alusão a refeições, "fazendo grelhados nas falésias"…etc. É claro que o autocaravanista não deve ter atitudes que entrem no âmbito do campismo selvagem, pois não é eticamente correcto e estas acções são legalmente penalizadas.

Pensando bem, vou admitir que a falha de visão seja minha. Bem, falhando-me a visão, que não me falhe a memória.

Recordemos então aquele artigo que não teve oposição de ninguém (vejam-se os posts da altura, nos vários fóruns). Falo concretamente do artigo do Público, denominado “As autocaravanas estão no meio de nós”, publicado a 27 de Setembro de 2006.

Este artigo começa com a seguinte introdução:

“No Algarve, na costa alentejana, na costa do Oeste, em qualquer ponto do litoral ou mesmo junto aos monumentos na capital, elas destacam-se. São brancas, enormes, por vezes têm toldos abertos, mesas e cadeiras; (…)”

E mais à frente, refere que, “Com tantos gastos, o casal recusa-se a entrar num parque de campismo (…)”.

O que acham desta imagem dada do autocaravanismo? Será esta a boa imagem? Qual é a cartilha ou a proposta de bons comportamentos que defende estas atitudes? Eu apenas conheço documentos que as reprovam.

Penso que não restam dúvidas que há pessoas que têm pesos e medidas diferentes, conforme têm ou não o destaque a seu gosto nos artigos.

Realmente a minha memória começa a falhar, pois outro grande defeito que é apontado ao caderno da Visão é ter incluído os vendedores de equipamentos de ar-livre.

Se (re)lerem o artigo do Público, podem ver facilmente que neste artigo os vendedores também estiveram presentes.

“(…)São compradas por reformados, mas também por jovens famílias com filhos, caracteriza Maria Laura Homem Ferreira, sócia da empresa Marcampo, em Lisboa, que comercializa artigos de campismo.(…)”

E eu pergunto:

Como é que para estes senhores, de um artigo consensual (Público), passam a um artigo de “mau serviço prestado ao autocaravanismo” (Visão)?

É bom que as pessoas que proferiram críticas ao caderno da Visão, se recordem das posições que tomaram em 27 de Setembro de 2006 e qual a intervenção que tiveram no referido artigo, pois a coerência é algo que se deve manter.

Pela minha parte, dou os parabéns à Visão e ao Público, por terem levado ao cidadão comum informações sobre o turismo de ar-livre, tentando divulgar esta actividade. Quantos mais turistas nos acompanharem, mais atenção será requerida aos nossos governantes, para que estes criem as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento sustentado desta actividade, à imagem daquilo que conhecemos pela Europa.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes