Compra da primeira autocaravana

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Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Powershot » quinta mar 23, 2017 12:41 am

Boa noite pessoal,

Estou em vias de adquirir a minha primeira autocaravana e até ao momento estou a considerar os seguintes modelos:
Carado T339
Sunlight T 69 S
XGO "Dynamic 68 P

Estou a pensar comprar novo ou semi-novo (máximo 2 ou 3 anos).
No caso da Carado e Sunlight, li aqui no Forum que são fabricadas pela Hymer e dethleffs respectivamente, parecendo-me serem boas apostas em relação preço/qualidade.
Relativamente à XGO, pelo que pesquisei em Fóruns internacionais, é fabricada pela Rimor, mas não encontro grande informação sobre a marca.

O Preço em novo da XGO é bastante inferior à Carado e Sunlight, cerca de 12000 euros de diferença.
O problema maior da XGO é que não encontro muita informação sobre a marca e não sei se é de confiança.
Se alguém souber algo sobre a marca e soubesse dar algum feedback ficava muito agradecido.

Vou à Alemanha daqui a um mês e até lá tenho que tomar uma decisão. Já importei automóveis ligeiros de passageiros e conheço bem o processo, no entanto também gostaria de saber se o processo é diferente no caso das caravanas (Inspecção tipo B + pagamento ISV Alfandega + IMT).

Obrigado a todos!
Powershot
 
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor MigSou » quinta mar 23, 2017 5:02 pm

Boas companheiro,

Fez em Fevereiro passado que fiz (+-) a mesma aventura que relata.
Acabei por trazer a Carado T449.

A XGO é de facto uma marca da Rimor e (salvo erro) apenas vende para a Alemanha, acho que vai ser dificil arranjar um concessionario da XGO em Portugal.
Salvo erro a Rimor é italiana o que para mim não me inspira muita confiança (mas isso são opiniões).

A legalização é muito parecida com a de um carro, a única diferença poderá ser nos pesos, é que dependendo do modelo da Autocaravana ela pode vir legalizada para mais de 3500 Kg e o companheiro pode querer que em Portugal ela fique legalizada por 3500 (penso que isto complique um pouco o processo, será necessário meter projecto, etc). É uma questão de perguntar qual o PB da AC antes de seguir viagem se tiver alguma em vista.

Boa compra.
MigSou
 
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 23, 2017 5:06 pm

Boas amigo,
A XGO é a marca branca da Rimor, a Carado e Sunlight são a marca branca da Hymer, Dethleffs.
12000 de difrença de preço dá que pensar.
Se vai á Alemanha ver preços de Autocaravanas, vai ficar desiludido, isto porque, porque a Alemanha vende Autocaravanas extremamente caras, no caso de 2ª mão.
A França é o país da europa com os melhores preços de autocaravanas, e tambem de veiculos de passageiros neste momento.
O processo de legalização das autocaravanas é o mesmo que os veiculos de passageiros. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor jpaulo » sexta mar 24, 2017 6:36 pm

Boa tarde.
Caro companheiro,já importei cinco autocaravanas quatro da Alemanha e mais recentemente uma de França, todas elas com o máximo de 3 anos de uso.
Na minha experiência de compra acho que compensa procurar em particulares pois são bem mais baratas,embora em França seja mais difícil a negociação, os franceses desconfiam muito dos estrangeiros. No ato da compra acho mais seguro comprar na Alemanha, embora na França seja mais barato,em França é uma dor de cabeça para segurar a autocaravana, as seguradoradas não aceitam seguros temporários.No ato da legalização em Portugal aconselho a entregar os documentos numa agencia, não é muito caro e poupa umas dores de cabeça.Quanto ao peso bruto não aconselho a fazer mudanças em relação ao país de origem pois depois vai andar com o coração nas mãos, é que se for fiscalizado pelas autoridadades e a autocaravana ultrapassar o peso bruto a multa ultrapassa os 500 euros.
Quem tiver carta de condução de ligeiros pode conduzir autocararvanas até 4200 kg de peso bruto.
Qualquer duvida disponha.
jpaulo
 
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Powershot » sábado mar 25, 2017 12:38 am

Obrigado a todos pelas respostas :)

Os preços que vi em novo na Alemanha são:
XGO "Dynamic 68 P 38000
Carado T339 50000
Sunlight T 69 S 48500

A XGO parece ter tudo semelhante às outras duas, mas certamente haverão pormenores que não sei distinguir.
Há alguns detalhes que achem importante validar quando for ver as caravanas? (acabamentos, pormenores...)
Relativamente à assistência em PT, endo em conta que a XGO é fabricada pela rimor, acham que os vendedores/reparadores da rimor prestam assistência à XGO?

Se alguém tiver alguma sugestão de modelos semelhantes para estes valores também agradeço :)

Quanto à França ter caravanas mais baratas, para mim é um país problemático por dois motivos: Não sei falar Francês e há muitos Franceses que não falam Inglês :lol:
Na Alemanha nunca tive problemas em encontrar pessoas que falem Inglês e daí já ter importado carros da Alemanha. Por outro lado, na Alemanha faz-se seguro e livrete temporários num par de horas.

Obrigado a todos!
Powershot
 
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor fj2011 » quinta mar 30, 2017 9:06 am

Luismbmp Escreveu:Boas amigo,

(...)
. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.


Desconhecia completamente isto que acabei de ler...
a considerar no futuro, pois fui no inicio do mês à inspecção com o deposito completamente cheio o de água e o de combustível, (pois fui dar uma volta com a familia logo depois da saída do centro IPO) ainda com as habituais 4 baterias de 100Ah, 3 paineis solares, frigorífico atestado, com material de despensa pesado, (por exemplo: 3 garrafões de água, sumos, cerveja, vinho) mais 2 cadelas grandes que se mantiveram no interior, pelos vistos tenho tido muita sorte ou a tara está muito abaixo do mencionado nos documentos.

- para a próxima que passar por lá vou perguntar para ter a certeza, pois não vale a pena arriscar
Saudações

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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta mar 30, 2017 5:50 pm

fj2011 Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Boas amigo,

(...)
. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.


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a considerar no futuro, pois fui no inicio do mês à inspecção com o deposito completamente cheio o de água e o de combustível, (pois fui dar uma volta com a familia logo depois da saída do centro IPO) ainda com as habituais 4 baterias de 100Ah, 3 paineis solares, frigorífico atestado, com material de despensa pesado, (por exemplo: 3 garrafões de água, sumos, cerveja, vinho) mais 2 cadelas grandes que se mantiveram no interior, pelos vistos tenho tido muita sorte ou a tara está muito abaixo do mencionado nos documentos.

- para a próxima que passar por lá vou perguntar para ter a certeza, pois não vale a pena arriscar


E foi fazer uma inspecção tipo B ou uma inspecção periódica?
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Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor jgomes » quinta mar 30, 2017 7:47 pm

Boa noite.
Vamos com calma e tentar esclarecer pois segundo o que sei a Inspeção B destina-se aos veiculos importados para legalização e atribuição de chapas de matrículas; não tem nada a ver com a Inspeção periódica.
Cumprimentos.
jgomes
 
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