Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Rodadossaurus » sexta mar 11, 2016 2:25 pm

Boas.

Estou para me iniciar no autocaravanismo.
Até agora sempre pensei que as cassetes químicas eram a melhor solução, mas depois de perceber que os nossos companheiros americanos nunca as chegaram a adoptá-las de forma generalista, fiquei a pensar que se calhar faz sentido.

Cassete química
Vantagem:
1. Sistema sem cheiros (?) para despejo de dejectos.

Desvantagens
1. Consumo de químicos (custo e ecologia)
2. Autonomia muito baixa (2 -3 dias)
3. Exigência de local apropriado


Tanque / WC náutico
Vantagens
1. Autonomia elevada (1 semana (?))
2. Em caso de emergência, e caso não se usem químicos, despejo ligeiro e parcial numa zona completamente isolada / abandonada - adubar a terra :)

Desvantagens
1. Cheiros durante o despejo


Desconfio que estou a ser demasiado simplista... o que me está a falhar? As áreas de Serviço não costumam ter local para despejo de água pretas? (no caso da minha AC tenho uma válvula de descarga por baixo, igualzinho à das águas cinzentas)

Obrigado pelas vossas experiências!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor danibeja » sexta mar 11, 2016 6:24 pm

Boa tarde,

Cada um com as suas ideias.....

Os Americanos estacionam em parques com centenas de autocaravanas, e a grande maioria das ACS deles são pesadas, daí utilizarem na sua maioria fossas náuticas.... o peso acrescido de uma fossa náutica com 100 litros de m.... é muita coisa para quem muitas vezes tem que mandar sair a mulher o e o gato para não ter peso a mais... claro que é a mulher que pesa muito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: tem que se trocar por duas com a mesma idade e com o mesmo peso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas na Europa é totalmente diferente.... a maioria das ACs tem 3500Kg.

As fossas náuticas são muito semelhantes às dos autocarros, logo devem ser despejadas em sítios próprios!!!

Em relação a químicos, as náuticas no verão também precisam e em muito maior quantidade....

Existem áreas de serviço com sistemas próprios para fossas náuticas, mas mesmo essas quando essas ACs abandonam o local ninguém pode ali estar num raio de 100 metros daquela área de serviço, já tive muito más experiências, inclusive em Santa Susana já tive que andar a lavar a mer.... dos outros, que nem com água à borla se dignaram a lavar a sua porcaria, tal era o cheiro.....

Como disse, cada um com as suas ideias, para mim é o pior sistema que existe para tal......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 11, 2016 7:13 pm

danibeja Escreveu: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: tem que se trocar por duas com a mesma idade e com o mesmo peso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Onde...?!?!...onde...?!?! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Rodadossaurus » sexta mar 11, 2016 8:04 pm

danibeja Escreveu:Mas na Europa é totalmente diferente.... a maioria das ACs tem 3500Kg.

Bem... a minha tem 4200kg de PB, pelo que para já (e sem a pesar cheia) desconfio que tal não será problema.

danibeja Escreveu:As fossas náuticas são muito semelhantes às dos autocarros, logo devem ser despejadas em sítios próprios!!!

Não tenho a mínima dúvida... referia-me apenas a uma EMERGÊNCIA (no sentido de MESMO EMERGÊNCIA).

danibeja Escreveu:Em relação a químicos, as náuticas no verão também precisam e em muito maior quantidade....

Pois... dada a descrição abaixo, acredito... :? :?

danibeja Escreveu:Existem áreas de serviço com sistemas próprios para fossas náuticas (...)

Não têm quase todas? Qual é a percentagem (mais ou menos, claro) que dispõe de despejo para fossas náuticas?
Tenho de andar de balde atrás?
Dá para montar um tubo flexível de descarga como os americanos costumam fazer?


danibeja Escreveu:Como disse, cada um com as suas ideias, para mim é o pior sistema que existe para tal......


Bem... visto que é o que tenho - neste momento - estava a pensar nas vantagens / desvantagens, e a autonomia parece-me uma boa SE houver depois condições para um despejo... limpo :!:


MUITO obrigado pela opinião!!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor fj2011 » sábado mar 12, 2016 2:13 am

Boa noite,
sem dúvida que dadas as condições das AS que tenho encontrado, este sistema não é mesmo adequado... quanto aos quimicos usado nas cassetes, não é obrigatório usá-los. >Eu, Na maioria das vezes não uso, até porque raramente esses dejectos estão na cassete que uso mais de 10 horas lá dentro... quando vou a algum lado, programo a viagem de acordo com os locais adequados para o efeito. Como não faço campismo nem fico dias inteiros no mesmo sitio, nunca tenho problemas.

Bem!...Agora ter um depósito cheio de M***** e outros líquidos orgânicos misturados com quimicos e passado 2 ou 3 dias, despejá-lo, deve ser cá um cheirinho se faz favor....

só espero que nunca tenha nenhuma emergência junto de algum terreno meu... :lol: .... ah! e já agora quanto a esse tipo de "adubagem", os terrenos agrícolas também dispensam, já bastam aguentarem com algumas das pecuárias :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Salazar » sábado mar 12, 2016 11:39 am

Os depósitos de águas pretas, na minha opinião, são uma nojeira.
Que os americanos gostem de usar isso nos camiões deles, pois que usem.
A realidade é que por cá, e basta vermos fabricantes como a Carthago, a Frankia, a Concorde, a outra da Hymer, etc, mesmo nos chassis Sprinter de 7,5T e Iveco, o comum é a utilização de cassete química.
Se o que o preocupa é o ambiente, há químicos "ecológicos", há o SOG e mais umas quantas coisas.

Para além disso, nas As que são construídas em alvenaria, o normal é o despejo das águas pretas estar colocado a uma altura considerável do solo. Mesmo a usar tubo de descarga...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mar 12, 2016 6:11 pm

Boa tarde Rodadossaurus ,

De facto é muito desagradável tanto para si como para quem está à volta. Porque o odor que liberta na altura do despejo é de virem as entranhas cá cima,...tive o azar de apanhar uma vez na Dinamarca enquanto esperava pela minha vez de efectuar os serviços...pus-me a milhas logo!!!
Chamo a atenção que depois de despejar deve efectuar uma limpeza interior do depósito...a Narbonne Accessoires vendia uma mangueira especial para esse efeito que era introduzida pela sanita e projectava vários jactos de agua para fazer a lavagem...
A Laika a certa altura inventou um sistema para fazer face às AS sem local de despejo de sanita náutica...não sei se é viável no seu caso e se calhar terá de recorrer ao balde caso não queira ou não possa instalar este sistema.
Não me leve a mal...mas se vir toda a gente a fugir na altura do despejo...já sabe porquê. :wink:

Imagem

Cá está a dita mangueira...
http://www.narbonneaccessoires.fr/batea ... 27021.html

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Rodadossaurus » domingo mar 13, 2016 2:02 pm

Antes de mais, obrigado por todas as respostas.

Salazar Escreveu:Para além disso, nas As que são construídas em alvenaria, o normal é o despejo das águas pretas estar colocado a uma altura considerável do solo. Mesmo a usar tubo de descarga...



A que altura se está a referir? Isso quer dizer que não dará para colocar um tubo de descarga cuja boca está a 50cm do solo - e usar a gravidade para a descarga acontecer?

Como é que identifico as AS que são "amigáveis" das sanitas náuticas?

Luis Agostinho Escreveu:na altura do despejo é de virem as entranhas cá cima

Estou a começar a ficar seriamente preocupado. Estava a contar com um despejo directo (via tubo de descarga enfiado no "esgoto"... e dessa maneira minimizar cheiros e porcaria à solta...

Obrigado por toda a ajuda!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 14, 2016 10:01 am

Bom dia,

Rodadossaurus Escreveu:Estou a começar a ficar seriamente preocupado.


Não tem que ficar, porque como diz e bem...

Rodadossaurus Escreveu:Bem... visto que é o que tenho - neste momento -


Rodadossaurus Escreveu:Como é que identifico as AS que são "amigáveis" das sanitas náuticas?


Deixo aqui um documento tirado do site da Federação Portuguesa de Autocaravanismo que lhe permite responder à sua questão...

http://fundaoparticipa.pt/media/proposa ... lcaria.pdf

Permita-me que lhe diga o seguinte...não é nenhuma tragédia o facto de dispor de sanita náutica, aqueles que aqui lhe responderam tentaram acima de tudo chamar a atenção para um sistema que tem vindo a ser abandonado pela maioria das marcas europeias, embora seja corrente a utilização nas autocaravanas de maior porte porque há espaço para tudo e há uma margem de peso que permite ter uma maior capacidade de armazenamento de águas limpas...águas sujas...e consequentemente um depósito de sanita náutica.
Claro que um odor desagradável também haverá na altura do despejo de sanitas quimicas que utilizam o sistema SOG, porque alguns de nós com o sistema SOG não utilizam o KEM azul, e na altura do despejo também é de fugir... :oops:
Veja as coisas pela positiva...pelo menos na altura dos despejos não tem aqueles apressadinhos que se juntam à nossa volta com olhares tipo...-"òh! chefe vai demorar muito ou quê...?!" :roll: :mrgreen: :roll:
O que é importante é que use e abuse da autocaravana... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor jmg1969 » segunda mar 14, 2016 9:55 pm

Luis Agostinho Escreveu:Imagem

Tenho uma Laika com sanita náutica... Já é a terceira AC que tenho e primeira com esse sistema.
Pessoalmente fazia-me confusão ter um depósito em vez de uma cassete mas agora já me habituei.

Contra:
-Cheiro se não usar produtos químicos. (com o Aqua Kem Blue da Thedford não tenho problemas desses)
-Ver os dejectos aquando da descarga no fundo da caixa de esgoto. Nem sempre entram na tubagem o que é bastante desagradável pois vê-se no fundo da caixa o que obriga a colocar um pouco de água para empurrar o dito para o buraco.
-Algumas Áreas de serviço não estão preparadas para este tipo de despejo o que obriga a usar a cassete para fazer a descarga.

A favor:
-Autonomia (O depósito é GRANDE) Embora não pareça mas se tiver uma família grande, a cassete enche muito depressa...
-A Rapidez. (Despeja em dois minutos sem grande esforço - Não precisa de tubo como referido mais acima. Eu pelo mesno não uso...)
-Não há cheiros na casa de banho vindos da abertura da válvula da sanita pois tem sempre uma pequena de quantidade de água no fundo da sanita para evitar a volta de odores.

A questão dos salpicos nas descargas, pois acho que no caso da cassete isso é bem mais frequente. A Válvula do depósito é longe da abertura, pode abri-la e ver de longe a descarga. Isso não acontece com a cassete...
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Rodadossaurus » terça mar 15, 2016 3:41 pm

Bem... as 2 últimas mensagens já me deixaram mais tranquilo...

Deixo aqui um documento tirado do site da Federação Portuguesa de Autocaravanismo que lhe permite responder à sua questão...


Neste documento, a última imagem (grelha vermelha) é a de despejo de águas negras ou cinzentas? Como conseguirei saber qual é qual?


Tenho uma Laika com sanita náutica...


E tem sido fácil fazer os despejos nas AS? Se não tivesse a cassete acoplada ao depósito, teria-se safado sempre? É que a minha não tem...


E já agora... na Área de Serviço de Estremoz (Intermarché), como descarregar as águas negras?
http://www.campingcarportugal.com/areasac/NavLargePhotonv.php?language=PT&areacod=329&fotoinic=0


Mais uma vez, obrigado pela ajuda e opiniões!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor jmg1969 » terça mar 15, 2016 8:51 pm

Como referi, nem todas as áreas de serviço estão preparadas para sanitas náuticas.
A área de serviço do Intermarché de Estremoz não parece estar adaptada para isso.
Editado pela última vez por jmg1969 em domingo mar 20, 2016 9:14 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor danibeja » terça mar 15, 2016 10:26 pm

Boa noite,

A Área de Serviço do Intermarché de Estremoz não tem local de descarga de Sanita Náutica.

Os companheiros que têm sanitas náuticas têm que ter um cuidado acrescido de ser responsáveis por procurar os sítios mais indicados para as suas descargas das sanitas.... Eu recordo-me que em Fevereiro de 2009, quando comprei a minha primeira AC era muito difícil de encontrar uma área de serviço para autocaravanas, quanto mais exigir que quando se cria uma area de serviço para autocaravanas a mesma tenha todas as condições e mais alguma para cumprir com todas as expectativas de todos os autocaravanistas.....

Felizmente, porque houve muito trabalho da parte de uma pequena quantidade de autocaravanistas, foram proliferando pelo País as áreas de serviço, foram crescendo as infraestruturas necessárias para a pratica do autocaravanismo, e aguardamos um futuro o mais prospero possivel, mas continuam a ser muito poucos a trabalhar para muitos, muito pouco preocupados com isso, mas por norma são os mais exigentes...........

No clube a que pertenço temos apoiado inúmeras infraestruturas, facultamos projectos e ideias, tentamos que cada área de serviço tenha todas as comodidades possíveis para o autocaravanismo, assim como, quando enquadradas com a Portaria n.º 1320/2008 de 17 de Novembro cumpram com o disposto no artigo 29º nº 3 — As áreas de serviço não integradas em parques de campismo e de caravanismo devem dispor de serviço de recepção presencial ou automático disponível vinte e quatro horas por dia., sendo este o elo diferenciador de uma área de serviço e uma simples estação de serviço.

Em todos os nossos projectos ( até hoje ) as zonas de despejos de sanitas náuticas são facultativas, pois existe uma justificação, é que existindo este tipo de descarga é muito dificil de evitar que as águas pluviaius se intrometam dentro daquelas canalizações e vice versa, por norma fica tudo ligado ao esgoto, e quando chove o escoamento daqueles cerca de 25 metros quadrados vai directo para a canalização de esgoto, com os custos que isso implica ( ou não ) aos municípios que facultam estes serviços.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor jmg1969 » terça mar 15, 2016 10:40 pm

Realmente nunca tinha pensado nisso da mistura de águas pluviais e esgotos...
Vivo no Algarve e felizmente há muitas áreas de serviço ou estações de serviço por aqui (pagas ou gratuitas), quase todas equipadas para sanitas náuticas.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Cassete química vs. Depósito de águas pretas

Mensagempor Rodadossaurus » quarta mar 16, 2016 3:40 pm

Danibeja:
Muito obrigado pelos esclarecimentos.


Neste momento estou a pensar em arranjar / fazer / comprar algo deste género para tentar fazer descarga directamente do tanque de águas negras para o "receptáculo", seja ele ao nível do chão seja ligeiramente mais alto...
Imagem
Para já acho que o que preciso é isto http://campinet.pt/product.php?id_product=1683, mas nem sei que encaixe tem no lado oposto à baioneta que encaixa no tanque...

Alternativamente andar com isto atrás... :(
Imagem


O certo é que hoje fui abrir a tampa da válvula para medir o diâmetro da tubagem e fui surpreendido pela primeira situação de m#rda... a válvula deve estar a ter uma ligeira perca...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron