Algarve

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta abr 10, 2015 10:18 pm

Na minha, que tem duplo chão e por isso é relativamente alta, ficam acima das cabeças logo que estejam um pouco abertas.
Mas, como disse, poderia ser matéria a regulamentar. Nos parques de campismo também já me aconteceu esbarrar nelas...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Algarve

Mensagempor Terrenas » sexta abr 10, 2015 10:55 pm

O Terrenas não é santo mas não liga a televisão porque prefere passar despercebido, quem passa ve apenas uma AC estacionada como qualquer outro veiculo, pra ser sincero acho que em estacionamentos deveria ser assim mesmo. tenho a certeza que se todos agissem assim, os estacionamentos não seriam vedados as ACs. Fique claro que me refiro apenas a estacionamentos . Isto sao ideias minhas...
Claro que os calços, janelas abertas, portas abertas, televisão ligada, radio e por ai... não vão prejudicar ou ofender minguem, mesmo as janelas, se os peões se desviam dos espelhos, também se desviam delas . Mas estas coisas dão indícios claros de que aquele veiculo esta a ser usado para "acampar" naquele local independentemente de ter ou não toldos abertos, cadeiras abertas etc.


São só desabafos...
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado abr 11, 2015 8:46 am

Esta temática deve ser encarada a par da finalidade a que se destina o veículo. As ACs têm características e finalidades especiais, que o Estado reconhece quando nos cobra um IA e um IUC. Deve haver um equilíbrio entre as legítimas espectativas de uso criadas ao comprador da AC e os direitos de outros utilizadores do ESPAÇO PÚBLICO com quem eventualmente essas expectativas possam colidir (não falo da VIA PÚBLICA, que é coisa diferente, e aí sim, não deveriam poder abrir-se lateralmente as janelas).
À medida que vou envelhecendo e aprendendo sou cada vez mais adepto do campismo livre (coisa muito diferente do campismo selvagem...), praticado com cobertura legal em muitos países (por exemplo, Noruega e Escócia). O caso que conheço melhor é o da Noruega, talvez por ter um irmão norueguês, que por sinal também é autocaravanista. Por lá, em muitos espaços públicos (e, ATENÇÃO, em muitos espaços privados não delimitados ou cercados...) é possível abrir toldo, colocar cadeiras, usar fogareiro, etc., enfim, praticar campismo livre. Sempre que isso ocorrer a menos de 150 metros de uma habitação, aí sim, tem de se obter previamente a autorização do proprietário. Tudo isto é regulado através da Lei de Livre Acesso à Natureza (Allmannsrett til friluftsliv - Decreto: LOV-1957-06-28-16; ISBN 82-504-1123-4), escrita em linguagem que qualquer criança da 4ª. classe consegue interpretar e em apenas 2 folhas A4...
Dir-me-ão que estamos a falar de uma cultura e de um povo diferentes, habituado a deixar cada local tal como o encontrou. Consideram que a natureza é para fruir e por isso, quando utilizam um parque de campismo, já não o fazem por essa razão, a fruição da natureza, mas por conforto (forno, máquina de lavar, micro-ondas, piscina aquecida, eletricidade, canais por cabo, ginásio, etc.). Mas a verdade é que se não lutarmos e não fizermos pedagogia em defesa daquilo em que acreditamos, nunca chegaremos a patamares destes.
Em determinadas zonas do país deveria ser possível praticar campismo livre, com autocaravana ou com qualquer outro meio ou veículo. Incluindo em espaços adequados no Algarve, que afinal é o tema deste tópico.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Algarve

Mensagempor fj2011 » domingo abr 26, 2015 1:10 am

Terrenas Escreveu:
Euroviajante Escreveu:
jaimemgon Escreveu:Lamentável...
Pagamos todos pelo comportamento de outros mal formados...

Qualquer dia somos mesmo "caçados" por causa de comportamento de alguns...

Não é qualquer dia, já somos.
Imagem
Foto tirada em Sagres na sexta feira santa. ~Isto não é autocaravanismo é outra coisa, nem ouso dizer. Estas situações conduzem a perseguição.


Nestas situações e que as autoridades deveriam actuar, implementar disciplina nesta gente.
Ca em Setúbal acontecia o mesmo, falo do parque de Albarquel, junto a doca dos pescadores, mesmo sendo eu de Setúbal, ia la passar umas noites junto ao rio com a "maria". Era vê-los a acender o fogareiro, cadeiras e mesas espalhadas pela calcada... Agora... agora acabou-se.



Boa noite,
Neste caso quem publicou as fotos não devia ter ocultado a matricula. Quiçá seja de alguem que ande aqui pelo fórum a falar de boas acções, em minha opinião devia publicar as fotos sem esconder as matriculas.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes