Algarve

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Algarve

Mensagempor ahlagos » domingo abr 05, 2015 12:29 am

RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Algarve

Mensagempor jaimemgon » segunda abr 06, 2015 2:18 pm

Lamentável...
Pagamos todos pelo comportamento de outros mal formados...

Qualquer dia somos mesmo "caçados" por causa de comportamento de alguns...
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: Algarve

Mensagempor Paulo » terça abr 07, 2015 8:56 am

Bom dia,

Este tema está ligado ao que foi comentado no tópico viewtopic.php?f=12&t=7406 , e mantenho a opinião de que esta situação tem duas vertentes:

1 - É necessário manter a legalidade do estacionamento, sem qualquer tipo de discriminação negativas das autocaravanas, somente por serem "autocaravanas".

2 - Não é normal que anos a fio se permitam estacionamentos transversais em locais destinados ao estacionamento em espinha, e que de um dia para o outro se multe massivamente e nos trimestres/semestres/anos seguintes volte tudo ao mesmo e os agentes já não actuem ou (desejavelmente) alertem os intervenientes para o facto. O que seria desejável, se não houvesse má vontade por parte de alguns agentes (da autoridade e não só!) seria o tal acompanhamento pedagógíco inicial ou transitório, demostrando que essa tolerância não seria mais prolongada, pelo que se os autocaravnaistas pretendiam continuar ESTACIONADOS teriam de o fazer de acordo com o local, espaço e regras do Código da Estrada.

Não sendo assim, este tipo de acção só pode ser entendida como caça à multa para cumprir objectivos internos às forças da ordem, alguma dose de má vontade para desincentivar a permanência das ACs (por que motivo??) e não algo devidamente organizado e com um espírito de gestão e organização.

É claro que estas ocorrências hoje em dia têm eco imediato lá fora, pois Portugal é o destino preferencial de muitos milhares de autocaravanistas quando saem do seu país. Há até entidades que agora mostram interesse neste tipo de turismo, tantos anos ignorado e até considerado "um problema", mas quando chega a hora de vermos resultados positivos na organização do mesmo, encontramos este tipo de actuação.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Algarve

Mensagempor Euroviajante » terça abr 07, 2015 12:07 pm

jaimemgon Escreveu:Lamentável...
Pagamos todos pelo comportamento de outros mal formados...

Qualquer dia somos mesmo "caçados" por causa de comportamento de alguns...

Não é qualquer dia, já somos.
Imagem
Foto tirada em Sagres na sexta feira santa. ~Isto não é autocaravanismo é outra coisa, nem ouso dizer. Estas situações conduzem a perseguição.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Algarve

Mensagempor Luis Agostinho » quinta abr 09, 2015 8:18 pm

Boa noite,

Euroviajante Escreveu: Foto tirada em Sagres na sexta feira santa. ~Isto não é autocaravanismo é outra coisa, nem ouso dizer. Estas situações conduzem a perseguição.


Mas a mim o que me espanta mais é que não há ninguém entre nós que vá lá chamar a atenção...uns biqueiros nas cadeiras...no churrasco que até o frango ia nas horas do..... :roll: :roll: :roll: Têm de aprender...e depois como diz o Manel somos perseguidos... :wink:

Acho que devíamos tirar fotografias a tudo...e escarrapachar aqui no fórum...cadeiras...fogareiros...toldos...calços...janelas...tudo!!!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Algarve

Mensagempor jaimemgon » quinta abr 09, 2015 11:15 pm

Luis Agostinho Escreveu:Acho que devíamos tirar fotografias a tudo...e escarrapachar aqui no fórum...cadeiras...fogareiros...toldos...calços...janelas...tudo!!!

Não iria tão longe.
Colocar calços, entreabrir uma janela num parque de estacionamento vazio ou não frequentado por piões não me parece um comportamento que belisque sensibilidades.
Agora... cadeiras, fogareiros, toldos num espaço público é claramente um abuso à liberdade dos outros... :|
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: Algarve

Mensagempor Terrenas » quinta abr 09, 2015 11:19 pm

Euroviajante Escreveu:
jaimemgon Escreveu:Lamentável...
Pagamos todos pelo comportamento de outros mal formados...

Qualquer dia somos mesmo "caçados" por causa de comportamento de alguns...

Não é qualquer dia, já somos.
Imagem
Foto tirada em Sagres na sexta feira santa. ~Isto não é autocaravanismo é outra coisa, nem ouso dizer. Estas situações conduzem a perseguição.


Nestas situações e que as autoridades deveriam actuar, implementar disciplina nesta gente.
Ca em Setúbal acontecia o mesmo, falo do parque de Albarquel, junto a doca dos pescadores, mesmo sendo eu de Setúbal, ia la passar umas noites junto ao rio com a "maria". Era vê-los a acender o fogareiro, cadeiras e mesas espalhadas pela calcada... Agora... agora acabou-se.
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Algarve

Mensagempor Terrenas » quinta abr 09, 2015 11:36 pm

Nem calços nem janelas abertas (das basculantes entenda-se). Estacionar, sim mas nada mais que isso ate porque o estacionamento.... bom a própria palavra fala por si...
Foi sempre a minha atitude em estacionamentos, não abrir janelas, não colocar calços, mesmo a porta é entrar ou sair e fechar. Pernoito em estacionamentos na AC e nem radio ou televisão ligo . Quando quiser acampar... há locais apropriados.
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Algarve

Mensagempor spedy » sexta abr 10, 2015 9:31 am

Bom dia, algum companheiro me pode explicar o porquê de não abrir janelas?

Obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Algarve

Mensagempor Luis Agostinho » sexta abr 10, 2015 9:46 am

spedy Escreveu:Bom dia, algum companheiro me pode explicar o porquê de não abrir janelas?


Porque...

Euroviajante Escreveu:Isto não é autocaravanismo é outra coisa, nem ouso dizer. Estas situações conduzem a perseguição.


E depois somos perseguidos... :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Algarve

Mensagempor jgomes » sexta abr 10, 2015 9:51 am

Bom dia.

Esta agora. O companheiro Terrenas tem cada uma. Nem o rádio ou televisão liga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Porque será!? Estão colocados no exterior!? Ou será algum «santo» que veio a este mundo para ser autocaravanista modelo!?

Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Algarve

Mensagempor Luis Agostinho » sexta abr 10, 2015 9:59 am

jgomes Escreveu:Bom dia.

Esta agora. O companheiro Terrenas tem cada uma. Nem o rádio ou televisão liga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Porque será!? Estão colocados no exterior!? Ou será algum «santo» que veio a este mundo para ser autocaravanista modelo!?

Cumprimentos.


:oops: Mas eu também faço o mesmo...eu aliás nem falo...sussurro!!! :mrgreen: ...o ressonar é que me lixa!!! :oops: :oops:

Imagem

Um abraço, :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Algarve

Mensagempor jfneves » sexta abr 10, 2015 11:34 am

Luis Agostinho Escreveu: :oops: Mas eu também faço o mesmo...eu aliás nem falo...sussurro!!! :mrgreen: ...o ressonar é que me lixa!!! :oops: :oops:



Ficar "lixado" com a prática do autocaravanismo é que não pode ser de forma alguma. Aliás, pratica-se autocaravanismo com o objectivo de se ficar completamente "deslixado" do stress diário e não para o contrário.

Mas Luis Agostinho, quanto aos malandros ressonadores, é muito fácil de resolver o problema. Existem à venda no mercado, e por pouco dinheiro, tampões auditivos comprimíveis, tampões auditivos pré-moldados, protectores auriculares passivos, etc., etc., e como último recurso, os velhos tampões de algodão ou mesmo uma rolha de cortiça que também é um bom isolador acústico. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quanto à reportagem fotográfica realizada em Sagres pelo amigo Manel, é evidente que é deplorável aquele tipo de comportamento, que tem sido por diversas vezes criticado neste forum, e bem.

Aquele anti-autocaravanismo, provoca na opinião pública uma imagem generalizada completamente distorcida do que é na realidade o verdadeiro autocaravanismo, actividade que tem um grande potencial turístico em todos os países europeus e que deverá ser bastante acarinhada pelas diversas autarquias locais, no interesse de todos.

Com aquelas más práticas, todos saímos prejudicados.

Um abraço e sonhos repousantes,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta abr 10, 2015 9:10 pm

Discordo do fundamentalismo de não se poderem colocar calços e de não se poderem abrir janelas.
Aliás, a própria interpretação das leis existentes não é linear. Existem apenas "declarações de princípios" e outras formulações parecidas, e pouco mais.
Em relação aos calços, as dúvidas existem também em Espanha, onde a legislação também não é clara e onde o assunto tem por isso sido discutido.
Na minha opinião deveria ser LEGALMENTE permitido colocar calços, não só para travamento em planos inclinados, mas também para nivelamento da AC.
Sobretudo quando se usa Butano no frigorífico, é notório que o funcionamento do mesmo (a exaustão) atinge maior eficácia e segurança com o nivelamento perfeito. Ora, não há nada que impeça (nem deve haver) o uso do frigorífico durante os períodos de estacionamento. Na minha opinião até deveria ser recomendado, senão quase obrigatório, nivelar a AC no caso de períodos prolongados de estacionamento (>1 ou 2 horas?), sempre que se tencionasse manter o frigorífico em funcionamento.
Em relação às janelas, então é que me parece haver por aí posturas algo fundamentalistas. Vejamos. O perímetro máximo da AC é normalmente definido pelos espelhos retrovisores. No caso da minha AC, estendem-se uns 20 ou 30 cm para fora do corpo da cabine. Se eu abrir uma janela lateral uns 30 ou 40 graus, ela fica ainda contida dentro desse perímetro "legal" definido pelos referidos espelhos. Deveria ser essa a norma em casos de estacionamento, para não defender que deveriam poder abrir-se sempre que o espaço do estacionamento não exigisse demasiado acondicionamento dos veículos. É um pouco como querer impedir alguém de estar sentado num ligeiro, com a porta aberta num sítio com espaço e com as pernas estendidas para fora.
Mas se considerarmos as ACs com janelas na traseira, então o tema pode roçar o ridículo. Imaginem uma AC com um atrelado legalmente instalado, por exemplo, com uma mota. Qual a justificação para não se poder então abrir a janela traseira ao máximo, quando os 40 ou 50 cm lineares assim ocupados representam apenas uma pequena fração da projeção, no solo, do tal atrelado?
Penso que esta e outras questões deviam ser equacionadas numa eventual legislação sobre autocaravanismo, que venho defendendo há muito.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Algarve

Mensagempor jaimemgon » sexta abr 10, 2015 10:09 pm

Também não sou fundamentalista sobre calços e janelas entre-abertas mas a verdade é que as janelas são perigosas para as cabeças dos piões que passam junto à AC... :roll:
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes