GNR multa turistas por campismo ilegal

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Paulo » quinta mar 19, 2015 9:49 am

Bom dia,

A saga continua!

Não há intervenções pedagógicas durante meses/anos a fio e depois surgem as operações surpresa. Há muita matéria para as verdadeiras associações autocaravanistas agarrarem, fora dos fóruns e dos blogues, pois dentro da legalidade que se mostra necessária no âmbito do comportamento de alguns autocaravanistas, também estas situações denotam alguma má vontade (ou excesso de zelo...) por parte das autoridades.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/port ... legal.html
GNR multa turistas por campismo ilegal
53 autocaravanistas foram autuados por estacionamento ilegal.

O dia ainda estava a começar quando a GNR avançou, ontem, para uma fiscalização surpresa a dezenas de autocaravanas estacionadas em Silves e Armação de Pera. Ao que o CM apurou, 50 turistas, na sua maioria estrangeiros, foram multados por campismo ilegal e três por estacionamento irregular. Os militares levantaram ainda um auto de contraordenação por exploração ilegal de um parque de estacionamento, junto à praia de Armação de Pêra. Segundo o CM apurou, o local é explorado pelo clube Os Armacenenses, que cobra pela utilização do parque e já tinha sido alvo de uma outra fiscalização no final de fevereiro. Fonte da GNR confirmou ao CM que foi levantado um auto "por exploração ilegal do local". Na cidade de Silves, dois locais habitualmente usados por autocaravanistas, junto às piscinas municipais e nas proximidades do cemitério, foram também fiscalizados. Jean Santarpia, de 75 anos e nacionalidade francesa, foi um dos turistas que foi acordado pelos militares da GNR. "Fui multado em 30 euros porque a GNR achou que estava a ocupar 4 lugares de estacionamento", lamentou ao CM o autocaravanista. Depois da fiscalização, a maioria dos autocaravanistas decidiu abandonar a cidade.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/port ... legal.html


Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Duarte » quinta mar 19, 2015 3:29 pm

Passando hoje por Silves cerca das 13:30 horas no parque de estacionamento junto ás Piscinas municipais contei 13 Autocaravanas na sua grande maioria alemães e holandesas, francesas vi 2, não esquecendo que geralmente costumavam estar mais de 50 Autocaravanas no local. Curiosamente no local onde vai ser implementada a nova área de serviço não estava nenhuma. Também no parque de estacionamento por de trás do Castelo contei 5 onde geralmente estavam para cima de 30. Todas as que vi estavam estacionadas e ocupavam pelo menos 2 a 3 lugares, e não vi aquilo que se costumava ver como cadeiras e tudo o resto que a gente sabe na rua, estavam estacionados somente.
A área de privada de Silves estava quase completa
O artigo refere-se a multas por ocupar vários lugares, e ainda hoje vi isso e pelo que vi lá continuavam a ocupar também vários lugares presumo que não foram multados.

Aqui na minha terra houve uma grande afluência de Autocaravanas ontem, costumam estar aqui entre as 30 e as 40, mas ontem estranhamente estavam quase 70 talvez reflexo do que se passou em Silves e Armação de Pêra.
Falando com Franceses que estavam aqui em São Bartolomeu de Messines alguns disseram-me que em Olhão também receberam ordem de se retirar, e não fiquei a saber se também tinham sido multados.

Quando tiver mais informações relevantes voltarei a este espaço para vos informar.

Duarte
Editado pela última vez por Duarte em quinta mar 19, 2015 3:31 pm, num total de 1 vez.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Paulo » sexta mar 20, 2015 2:24 pm

É claro que mais uma vez os títulos e os artigos pecam pelo pouco rigor e pormenor, assim como pela falta de conhecimento inerente ao tema sobre o qual se escreve. è sistemáticamente lamentável.
Reparem:
GNR multa turistas por campismo ilegal
53 autocaravanistas foram autuados por estacionamento ilegal.



Mais uma vez se mistura o estacionamento com o campismo, pelo simples facto de que é o veículo autocaravana que está envolvido. Entra então aqui a tal dualidade de opiniões que defendem a necessidade de legislação dedicada ao autocaravanismo ou a devida e correcta aplicação da que existe.

Este tema deveria unir e não dividir entidades/associações.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado mar 21, 2015 10:58 pm

Paulo:
A confusão entre "campismo ilegal" e "estacionamento ilegal de autocaravanas" resulta de uma confusão a montante, a confusão entre "campismo" e "autocaravanismo".
É lamentável que ainda haja companheiros que pretendam "anexar" um conceito ao outro, o que só ajuda a perpetuar ideias erradas junto de uma população e de autoridades genericamente muito mal informadas sobre o assunto.
O autocaravanismo é hoje um fenómeno independente do campismo, sem prejuízo de poder também ser um meio, como outros, de o praticar. Ninguém defende que o automobilismo, o motociclismo ou o ciclismo, fenómenos também ele associáveis à prática de campismo, sigam a mesma pretendida interpretação. Por isso será muito raro ouvir-se falar de "campismo ilegal" quando o mesmo é praticado com recurso ao automóvel, à mota ou à bicicleta. Mas se for com a autocaravana, é logo "campismo ilegal"!
É por isso que eu e muitos outros defendemos legislação específica para o autocaravanismo, uma vez que as ACs são automóveis com características e funções muito especiais. O próprio Código de Estrada diferencia automóveis, motos e bicicletas, mas não há aí espaço para as ACs.
Essa legislação é desejável, não para punir os prevaricadores (a que existe é suficiente) mas sim para defender os autocaravanistas dos frequentes abusos de autoridades, autarquias e de outras instituições do Estado, resultando em discriminação negativa.
Concordo que este tema deveria unir e não dividir entidades/associações, mas temo que isso nunca vá acontecer porque um certo universo campista tem muito a perder com uma evolução positiva para o autocaravanismo ao nível legislativo. É que a esse universo permanecem "agarrados" muitos companheiros, tantas vezes a pretexto de usarem frequentemente ou em exclusividade os parques de campismo para, por exemplo, pernoitar. Ou a pretexto de outros argumentos a que não vou aqui referir-me. Embora uma coisa não tenha nada que ver com a outra, uma vez que qualquer legislação que fosse criada para proteger o autocaravanismo "extra-campings" nunca os prejudicaria na sua opção de recurso aos campings...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor fj2011 » terça mar 24, 2015 1:17 am

Boa noite
sem duvida que os turistas estrangeiros, nomeadamente (pelo que tenho observado e lido) os franceses são os mais abusadores, se a multa foi por estacionamento abusivo, foi muito bem multado.
por exemplo, um camião TIR também não estaciona num parque automóvel ocupando 2 ou mais lugares, alegando que é mais comprido que um veiculo para o qual o lugar se encontra demarcado.

Continuo a parar e/ou estacionar legalmente a minha autocaravana na via publica, daí continuo aparte de qualquer chamada de atenção por um qualquer elemento policial.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 24, 2015 8:18 am

Tem toda a razão, companheiro Fernando Jorge.
Mas numa sociedade respeitadora de todos, têm de existir estacionamentos com espaço suficiente - também - para os camiões TIR.
Seria uma hipocrisia não o fazer e depois pretender autuá-los sistematicamente por estacionarem "onde não devem".
Aqui na Guarda é frequente vê-los estacionados ilegalmente nas bermas das vias que constituem o principal acesso à cidade (por exemplo, junto à ponte pedonal na área do rio Diz). As autoridades locais, reconhecendo a existência do problema e conhecedoras de que está em preparação um espaço condigno (com 95 lugares) para acolher esse tipo de veículos, não têm autuado. E é assim que deve ser.
É também assim que devia ser na maioria das situações que envolvam autocaravanas. O mesmo já não direi se nos diversos locais forem criadas condições adequadas de acolhimento e de estacionamento que não discriminem negativamente as autocaravanas no acesso aos pontos de interesse.
Daí a necessidade da tal legislação "pró-autocaravanista" a que me venho referindo. Os TIR só estão a conseguir ver respeitados os seus direitos porque já existe alguma legislação relacionada com esta problemática, permitindo nomeadamente, no caso da Guarda, o seu acolhimento na PLIE (ver em: http://soldaguarda.blogspot.pt/2015/02/ ... -plie.html).
Abraço
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Oliventino » terça mar 24, 2015 11:48 am

Bom dia.

Concordo com o que o companheiro Henrique Fernandes escreveu, e acrescento que há um grande facto, os veículos de mercadorias TIR (transportes inter reinos) ou não, estão muito bem representados pela ANTRAM, associação específica muito influente e respeitada junto do poder central.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor jaimemgon » quarta mar 25, 2015 10:06 pm

Não costumo pernoitar em parques de campismo. Frequento algumas AS municipais (mais baratas) mas a maioria das vezes durmo mesmo em parques de estacionamento...
Com estas notícias, começo a ficar preocupado... :(
Consultei uma pessoa de confiança, Chefe de um comando de GNR sobre esse assunto:
Se batem à porta, não abras. Se não tiveres degraus abertos, cadeiras na rua, estiveres mal estacionado ou houver sinalética contrária, não tem razão para multar. (Nesse caso estou descansado pois nunca coloco nada na rua, a não ser num parque de campismo.)

Pois não sei se tenho coragem para não abrir... Comprei autocaravana para ter alguma liberdade...começo a ficar condicionado e isso incomoda-me...

Opiniões?
Editado pela última vez por jaimemgon em quinta mar 26, 2015 10:22 pm, num total de 2 vezes.
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor jgomes » quinta mar 26, 2015 11:11 am

Bom dia
Companheiro jaimemgon, desculpe lá, mas esclareça este esta sua escrita: «Se não tiveres degraus abertos, cadeiras na rua, estiveres mal estacionado ou houver sinalética contrária, não tem razão para multar». Será mesmo assim ou não será erro de escrita!?
Não abrir a porta, de acordo, agora mal estacionado e outras situações, e não ter razão para multar.....Hum! não bate a bota com a perdigota.

Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Oliventino » quinta mar 26, 2015 12:10 pm

Bom dia.

Companheiro jgomes, desculpe lá, isto está muito bem explicado através da conjunção condicional SE , isto é, na condição de.

Se não houver (na condição de não haver) degraus abertos, utensílios na rua, (mesmo sapatos ou tapetes, tigelas do cão) etc, e estiver bem estacionado segundo o código da estrada para veiculo classificado M1, conforme comprova o docunento unico, não têm razão para multar, e por isso não têm razão para incomodar. (incomodar=chatear como chatos=piolhos da...)
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta mar 26, 2015 12:13 pm

Não é minha intenção "atravessar-me", mas penso que o que o companheiro jaimemgon queria dizer era: "Se não tiveres degraus abertos, se não tiveres cadeiras na rua, se não estiveres mal estacionado ou se não houver sinalética contrária, não tem razão para multar".
Era isso?
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor jaimemgon » quinta mar 26, 2015 10:15 pm

Henrique Fernandes Escreveu:Não é minha intenção "atravessar-me", mas penso que o que o companheiro jaimemgon queria dizer era: "Se não tiveres degraus abertos, se não tiveres cadeiras na rua, se não estiveres mal estacionado ou se não houver sinalética contrária, não tem razão para multar".
Era isso?

Era mesmo isso.
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

MULTA LEGAL... ESTACIONAMENTO ABUSIVO

Mensagempor fj2011 » quarta mar 30, 2016 1:02 am

Paulo Escreveu:Bom dia,

(...)

Fonte da GNR confirmou ao CM que foi levantado um auto "por exploração ilegal do local". Na cidade de Silves, dois locais habitualmente usados por autocaravanistas, junto às piscinas municipais e nas proximidades do cemitério, foram também fiscalizados.
Jean Santarpia, de 75 anos e nacionalidade francesa, foi um dos turistas que foi acordado pelos militares da GNR. "Fui multado em 30 euros porque a GNR achou que estava a ocupar 4 lugares de estacionamento", lamentou ao CM o autocaravanista. Depois da fiscalização, a maioria dos autocaravanistas decidiu abandonar a cidade.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/port ... legal.html


Abraço,[/quote]

Ora em!....se foi multado pelo que está aqui escrito (ocupação de 4 lugares) este turista foi muito bem multado. ( quanto ao valor, não me interessa) Esta é a minha opinião e com certeza a demais.
Então vamos lá raciocinar, tenho uma moto e procuro um estacionamento adequado ao meu veiculo, tenho um automovel ligeiro, não vou estacionar num lugar da moto, certo?
- se tenho uma autocaravana mais comprida que o lugar marcado, obviamente tenho que procurar outro local para estacionar adequado ao meu veiculo.
É a isto que eu apelido de "chico espertos" e que ainda para mais se julgam de vitimas, quando são este tipo de autocaravanistas que ajudam a denegrir a imagem dos mesmos.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: GNR multa turistas por campismo ilegal

Mensagempor Lealbino » quarta mar 30, 2016 9:56 am

:wink:

...é como chegar a uma estacionamento em alcatrão junto ao mar em S.Torpes, e a zona mais próxima da linha de água estar com mais de metade do espaço ocupado com ACs "ao comprido", já para não falar de algumas com os acessórios cá fora...No limite estacionariam em local mais afastado da linha de água, ou então em zona mais desocupada, e não se deixava de estar "perto do mar".

Faltam as marcas no chão para se poder definir o tipo de lugares de estacionamento, mas dado que a distância bordo até ao passeio é sensivelmente o do comprimento de um carro/carrinha, facilmente se deduz que estavam vários lugares a ser ocupados por cada uma das ACs. :cry:

Pouco mais à frente há várias zonas em terra batida junto ao mar, cujo estacionamento SÓ é possível paralelamente à via, ou seja os mais indicados para quem quisesse estacionar com a janela virada para o mar...
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes