Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Paulo » quarta fev 18, 2015 12:38 am

É interessante, e até motivo de satisfação, como a escolha dos autocaravanistas franceses cai sobre Portugal quando estes preparam as suas viagens. Dirão alguns que “não admira, pois falamos com fluência a sua língua” ou “claro, pois somos um povo que sabe bem receber e eles sentem-se em casa, e num cantinho seguro da Europa”, ou mesmo que “hoje temos muito boas condições de acolhimento (AS e afins) um pouco por todo o país, mesmo no Algarve, onde a esmagadora maioria procura o sol de Inverno”.

Não tenho dúvidas de que todos terão a sua quota-parte de razão, pois estes, e outros argumentos explicarão esta preferência.
Além do acima exposto, diria que temos muita sorte, dado que a desarticulação entre as várias entidades associativas é atroz e não alavanca, com a eficácia que poderia ter, este tipo de Turismo, de modo que tivéssemos uma actividade mais organizada, e com regras concretas.

Há muito que é hora de acabar com imagens que nos envergonham, passadas por utilizadores de autocaravanas que sabem mas não querem aceitar os limites do bom senso quando ocupam o espaço público.

Esta conversa pode parecer repetitiva, ao longo de mais de 10 anos deste espaço, mas o aumento do volume de ACs em Portugal (nacionais e estrangeiras) descreve uma linha que sobe a pique e esse facto leva a que este tema esteja sempre na ordem do dia.

A multiplicação de AS em Portugal tem sido um facto, mas lamentavelmente a organização deste tipo de Turismo não tem acompanhado o seu crescimento, o que leva a interpretações abusivas da Lei por parte de alguns gestores locais, o laissez faire, laissez passer por parte de outros, e nós autocaravanistas, por um lado lutamos pela dignidade e pela boa imagem do Turismo Itinerante em Autocaravana e por outro lado temos alguns (muitos) utilizadores de ACs que deitam por terra esse trabalho.

Fonte: Le Monde du Camping-car Março/2015
Imagem



Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Euroviajante » quarta fev 18, 2015 7:19 pm

Boa noite

Estou a escrever daqui do Home Park da Falésia onde estão mais de 20 franceses estacionados. A juntar ao que o companheiro Paulo disse, destaco o que alguns companheiros franceses me transmitiram acerca de mais um fator para a escolha do nosso Portugal, a falta de segurança em Marrocos, eles estão aconselhados ( não oficialmente por razões diplomáticas) a não viajarem para países do Norte de Africa. Este facto vem trazer uma oportunidade para o turismo em AC em Portugal em especial aqui no Algarve, pelas temperaturas serem mais amenas. Era bom que as entidades turísticas e/ou as autarquias soubéssemos aproveitar esta oportunidade.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Paulo » quarta fev 18, 2015 9:35 pm

Completamente de acordo, amigo Euroviajante.

O factor Marrocos há anos que provoca alguma migração para o Algarve, especialmente desde que o estacionamento livre em Marrocos, junto às praias, foi restringido. Os campings começaram a aparecer e os autocaravanistas começaram a ser "encaminhados" para o interior dos mesmos. É claro que muitos não aceitaram. Agora temos os novos eventos relacionados com a segurança.

É impressionante o aumento de franceses no Algarve, durante todo o ano e não só no Inverno, pois há cerca de 7 ou 8 anos atrás a grande afluência era especialmente de ingleses, holandeses e alemães.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Haddock » quinta fev 19, 2015 5:07 pm

Uma pequena achega. Nas Áreas de Serviço para ACs na costa Sul de Espanha é cada vez mais difícil encontrar um lugar para pernoitar.
Alemães, Holandeses, Suecos, Finlandeses e Franceses. Estamos a falar em AS com todas as condições: electricidade, duches, locais para lavar louça e roupa, wifii, etc. Preços rondando os 12 €. Mesmo nos campings não é fácil encontrar um lugar.
Sou frequentemente abordado por companheiros a procurar informações sobre Portugal, especialmente Algarve.
Só espero que saibam explorar este filão.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor fluis » terça fev 24, 2015 10:13 am

Haddock Escreveu:Uma pequena achega. Nas Áreas de Serviço para ACs na costa Sul de Espanha é cada vez mais difícil encontrar um lugar para pernoitar.
Alemães, Holandeses, Suecos, Finlandeses e Franceses. Estamos a falar em AS com todas as condições: electricidade, duches, locais para lavar louça e roupa, wifii, etc. Preços rondando os 12 €. Mesmo nos campings não é fácil encontrar um lugar.
Sou frequentemente abordado por companheiros a procurar informações sobre Portugal, especialmente Algarve.
Só espero que saibam explorar este filão.


Bom dia,

Completamente de acordo. Que saibam explorar, mas colocando preços razoáveis, sem querer ganhar tudo de uma vez, que se o fizerem já se sabe que perdem tudo e os autocaravanistas estrangeiros irão à procura de outras paragens.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Haddock » terça fev 24, 2015 10:27 am

Por aqui pagam à volta de 10€ e está tudo cheio. Diga-se, no entanto que é fornecida electricidade e duches com água quente.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Euroviajante » terça fev 24, 2015 8:08 pm

No Park Motor Home da Falésia o preço é de 8,5 € por dia e os duches são de 0,50 € , com agua no espaço de estacionamento e Wi FI.

Abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Haddock » terça fev 24, 2015 8:15 pm

O da Falésia é do melhor que existe no Algarve. Do mesmo proprietário o de Silves também é bom. O Monte da Carrasqueira em Monchique também é muito bom. Enfim, em Portugal já vai havendo boas soluções.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor ahlagos » terça fev 24, 2015 11:24 pm

RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor time_out » quarta fev 25, 2015 11:44 pm



Boa noite

Permita-me discordar do que está mencionado no artigo.

Discordo porque faz alguns anos que os "empresários turisticos" marroquinos compreenderam o fenomeno Autocaravanista e foram adaptando as suas estruturas (rihads, acampamentos, hoteis, etc...) para aceitarem lado a lado com o turista tradicional os Autocaravanistas. Não é por falta de locais, alguns com todas as condições (água, electricidade e despejos) que os Autocaravanistas trocaram Marrocos por Portugal ou Espanha.

São várias as principais causas que fizeram com que os milhares de visitantes em autocaravana a Marrocos deixassem de eleger esse pais como destino para passarem grande parte do inverno europeu mas a que está mencionada no artigo não é seguramente a "verdadeira razão".

A principal e já aqui, em tempo oportuno a denunciei, foi a proibição por parte das autoridades marroquinas do estacionamento anarquico junto à costa e isto mesmo antes dos problemas que assolaram os paises do norte de Africa dos quais Marrocos foi o que menos os sentiu .
Em segundo lugar os problemas do aumento de custo de vida em Marrocos (gasóleo, água, alguns viveres, etc...) aliado ao facto de terem deixado de poder "residir" durante muito tempo no mesmo lugar e portanto obrigados a circularem!
Em terceiro e mais recentemente os apelos de alguns governos europeus sobre a circulação nos paises do norte de Africa

A descoberta de Portugal por parte de alguns dos antigos "residentes de inverno" em Marrocos fez com a palavra fosse sendo passada trazendo cada vez mais desses "dissidentes". Em Portugal encontraram locais para estacionarem e passarem largas temporadas, com um clima razoável (muito melhor do que onde habitam), uma alimentação excelente, preços competitivos e menor quilometragem entre destinos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor ahlagos » quinta fev 26, 2015 12:47 am

Boa noite time out,
Sem querer entrar em polémica, devo dizer-lhe que na Pascoa passada fiz cerca de 1500 km em Marrocos e, com excepção do Parque de Campismo de Marraquexe, não encontrei instalações adequadas a autocaravanas. E estive sempre em "Parques de Campismo", mas com condições como já não se encontram pelos nossos lados...... Mesmo os Municipais!
Mas deve ter sido azar nosso!
Editado pela última vez por ahlagos em quinta fev 26, 2015 6:36 pm, num total de 1 vez.
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Haddock » quinta fev 26, 2015 8:21 am

Já que falamos em achegas, aqui vai mais uma.
No passeio que estou a realizar no Sul de Espanha de Cadiz a Valência, tenho tido a oportunidade de conversar com alguns franceses. Alguns deles foram vandalisados outros ameaçados por palavras ou por gestos. A rádio AC fez o resto. A maioria diz-me que neste momento não é seguro viajar em Marrocos especialmente nas grandes cidades e principalmente asendo francês.
O Je suis Charlie paga-se.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor Oliventino » quinta fev 26, 2015 2:20 pm

Haddock Escreveu:Já que falamos em achegas, aqui vai mais uma.
Alguns deles foram vandalisados outros ameaçados... A maioria diz-me que neste momento não é seguro viajar em Marrocos especialmente nas grandes cidades e principalmente sendo francês.

O Je suis Charlie paga-se.


Esta será sem dúvida a maior verdade, depois de todas as outras, e Portugal não saberá aproveitar este filão com época alta no inverno. (Continuam ignorantes desorientados nos postos de comando)
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor time_out » quinta fev 26, 2015 8:47 pm

ahlagos Escreveu:Boa noite time out,
Sem querer entrar em polémica, devo dizer-lhe que na Pascoa passada fiz cerca de 1500 km em Marrocos e, com excepção do Parque de Campismo de Marraquexe, não encontrei instalações adequadas a autocaravanas. E estive sempre em "Parques de Campismo", mas com condições como já não se encontram pelos nossos lados...... Mesmo os Municipais!
Mas deve ter sido azar nosso!



Boa noite

No meu texto não faço menção a instalações adequadas a autocaravanas ou o que isso quer dizer. Apenas afirmei que "alguns (dos locais que recebem autocaravanas) com todas as condições (água, electricidade e despejos)" e o que quero dizer é isso mesmo! Não falei em parques de campismo (até porque parques de campismo contam-se pelos dedos de uma mão!) mas sim Rihads, acampamentos e mesmo hoteis.

Não sei quais as condições que procura para pernoitar com a sua autocaravana pelo que não posso entender o que quer dizer com "instalações adequadas".
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Portugal - O destino mais escolhido pelos franceses

Mensagempor time_out » quinta fev 26, 2015 8:56 pm

Haddock Escreveu:Já que falamos em achegas, aqui vai mais uma.
No passeio que estou a realizar no Sul de Espanha de Cadiz a Valência, tenho tido a oportunidade de conversar com alguns franceses. Alguns deles foram vandalisados outros ameaçados por palavras ou por gestos. A rádio AC fez o resto. A maioria diz-me que neste momento não é seguro viajar em Marrocos especialmente nas grandes cidades e principalmente asendo francês.
O Je suis Charlie paga-se.


Boa noite

Marrocos é muito grande e a diferença entre a forma de receber do norte, costa e sul são completamente diferentes. Viajo assiduamente, por vezes mais que 3 vezes por ano, para Marrocos faz mais de 20 anos e sempre fui bem recebido, Naturalmente lá como por cá há zonas que evito.
Nunca me considerei superior ao viajar por outro pais ao contrario do que muitos franceses fazem, principalmente nos paises francofonos.
Assaltos ou vandalismo são frequentes nas areas de serviço das autoestradas francesas ou do norte / este de Espanha.
Dentro de 15 dias regressarei de novo a Marrocos onde viajarei principalmente pelo interior e onde sei que estou em perfeita segurança ao contrario do que me sinto se tivesse que parar, por exemplo, em Sevilha!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes

cron