CCDR - Novas regras para o autocaravanismo no Algarve (??)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

CCDR - Novas regras para o autocaravanismo no Algarve (??)

Mensagempor Paulo » sábado jan 24, 2015 10:26 pm

Caros amigos autocaravanistas,

O assunto agora noticiado pelo Correio da Manhã, mais concretamente na passada 6ªF 23/Jan, já tinha aqui sido ventilado. O artigo é muito pobre, pois não esclarece e até parece apelar ao mistério. Não sabemos, através do mesmo, quais foram as entidades envolvidas nem o acordado.

Não acredito nos números apresentados referentes a 2012, mas até me parecem reais os de 2014, dado que confirmam contagens anteriores. As autoridades turísticas têm tardado em considerar este tipo de turismo, mas a presença crescente e persistente do mesmo não permite que continuem indiferentes.

Não sabemos se este seu interesse resulta mesmo na melhoria das condições, ou se é apenas um pretexto para o surgimento de interdições que são criadas porque os gestores locais não sabem gerir devidamente a benesse que é terem a visita destes turistas, muitas vezes considerados como “um problema” (imagine-se!!).

Imagem

Aguardemos...
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: CCDR - Novas regras para o autocaravanismo no Algarve (?

Mensagempor ahlagos » sábado jan 24, 2015 10:45 pm

E que não surjam mais Áreas de Serviço e Pernoita como o Pereiro, Alcoutim, em que se gastaram milhares de euros, e que pela sua localização, longe de tudo, num lugar inóspito, sem qualquer atractivo paisagístico ou turístico, ninguém lá fica!
Espero que não queiram (CCDRA) deslocalizar as autocaravanas do litoral, para o interior, como apontava o seu anterior estudo, "libertando" as áreas de melhor atractivo paisagístico para "outros turistas", remetendo os autocaravanistas para "o 2º balcão".
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: CCDR - Novas regras para o autocaravanismo no Algarve (?

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jan 25, 2015 10:30 am

Bom dia,

Por vezes dou graças a Deus por sermos o povo que sômos...rápidos nas tomadas de decisão...e lentissimos, quase parados na execução das mesmas...!!!

ahlagos Escreveu:Espero que não queiram (CCDRA) deslocalizar as autocaravanas do litoral, para o interior, como apontava o seu anterior estudo, "libertando" as áreas de melhor atractivo paisagístico para "outros turistas", remetendo os autocaravanistas para "o 2º balcão".


Não tenho (ainda!) netos...mas acho que se os tivesse era um assunto que os preocuparia...

Normalmente a "folha em branco" com que nós começamos é sempre...primeiro expulsa-se...e depois vamos pensar na criação de condições...depois muda a vereação... a presidência da edilidade...o presidente do organismo...depois fica tudo parado a meio...depois muda a geração...

Paulo Escreveu:Não sabemos, através do mesmo, quais foram as entidades envolvidas nem o acordado.


Já estou como o Paulo..."cadê" as entidades?!?! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: CCDR - Novas regras para o autocaravanismo no Algarve (?

Mensagempor Paulo » domingo jan 25, 2015 11:30 am

Bem, mais um artigo encontrado, e aqui já se avança com algo mais (descrição das entidades) mas tudo leva a crer que que o balizamento para as paragens são os parques de autocaravanas.
Por outro lado, para o autocaravanismo, temos aqui uma personalidade pouco abonatória (presidente da AMAL e presidente da CM Tavira Jorge Botelho), pois tem na sua folha de serviço acções que mostram não saber gerir este tipo de turismo. Na sua cidade interditou áreas imensas e quase todos os estacionamentos da baixa às ACs, pois não gostava das cerca de 120 ACs que o visitavam diariamente. Não soube criar regras, não soube constatar o valor, ou seja, não teve visão para ordenar e organizar - apenas para interditar. Sendo este elemento um dos pilares da definição da "rede de acolhimento", não posso esperar nada de bom....espero que o tempo me mostre que estou errado.

http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia=150817

Constituída a Rede Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo do Algarve

A constituição da Rede Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo do Algarve foi formalizada através de assinatura de um protocolo de cooperação entre várias entidades, na passada quarta-feira, 21.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação de Turismo do Algarve (ATA) são as instituições envolvidas.

Assinaram este documento o presidente da CCDR/Algarve, David Santos, o presidente da AMAL, Jorge Botelho, o presidente da RTA, Desidério Silva, e o presidente da ATA, Carlos Luís.

Para David Santos, a constituição desta rede de espaços para o acolhimento de autocaravanas, “é um passo muito importante para a região do Algarve, uma vez que o autocaravanismo é, nos dias que correm, um segmento do turismo em crescimento que não deve ser ignorado”.

“A CCDR tem desenvolvido uma estratégia à volta desta matéria, com o objetivo de resolver os problemas dos parqueamentos não infraestruturados de autocaravanas, que se difundem sobretudo no litoral, provocando graves conflitos ao nível do ambiente, do ordenamento do território e do turismo”, referiu o responsável.

O autocaravanismo tem tido “indicadores percetíveis no incremento da economia da região, na criação de emprego, no ordenar e solucionar conflitos territoriais”, segundo a CCDR.

O número de autocaravanas que passam pelo Algarve, nas 12 áreas de serviço e parques de campismo que pertencem à rede agora constituída, aumentou 125% entre 2012 e 2014: o número de autocaravanas que passaram nestas áreas em 2014 foi de 29.369, de acordo com os valores até à data disponibilizados.

A estadia média dos autocaravanistas (julho 2013/ junho 2014) no Algarve é de 4,2 dias, enquanto no país é de 2,3 dias, de acordo com dados do INE.

A Rede Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo visa assegurar bom funcionamento e monitorização desta prática. Após a criação da identidade visual, a rede está focada na identificação de interlocutores nos serviços das autarquias, apoio técnico às unidades instaladas e a instalar, acompanhar o dinamismo da atividade, promoção da troca de experiências e das boas práticas entre as unidades e os municípios, bem como na articulação com as atividades económicas, sociais e culturais locais, e com outros turismos de nicho.

.diariOnline RS
19:01 sexta-feira, 23 janeiro 2015



Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes